Porto União

Porto União-SC
banner

Bem-vindo a Porto União!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Porto União, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Porto União. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Porto União para programar a sua viagem.

A cidade de Porto União, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1917. A localidade está em uma altitude de 795m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 31.626 habitantes. A área total de Porto União é de 925,6km², e sua densidade demográfica é de 34,17hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Porto União-SC é 89400-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Porto União

Roteiros do Brasil

Região Vale do Contestado

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Porto União nasceu em 1917, como conseqüência do acordo de limites entre Paraná e Santa Catarina. Entretanto, sua História começa em 1842, com a descoberta do vau do Rio Iguaçu – lugar onde a água é pouco profunda, facilitando a passagem das tropas que vinham dos campos de Palmas. Esse era também o ponto de embarque e desembarque para quem usava o Rio Iguaçu como via de transporte, daí o primeiro nome: Porto da União. Em 1855, tem a denominação alterada para Porto União da Vitória. Em 1881 tem início a navegação a vapor no Rio Iguaçu, com o transporte de carga e de passageiros. A partir de 1886 chegam os primeiros colonos de origem européia, na maioria alemães, e mais tarde aportam outras etnias: poloneses, ucranianos, austríacos e russos. No início do Século XX chegam os libaneses. A cidade desenvolve-se e, em 1901, é criado o município de União da Vitória. Em 1912 estoura a Guerra do Contestado, que se prolonga até 1916. Em 05 de setembro de 1917 é criado, do lado catarinense, o município de Porto União que, a partir daí, se integra com a parte da cidade que ficou do lado paranaense.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

05 de Setembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Separado do Paraná por uma simples linha férrea, o município convive com União da Vitória como se ambas fossem uma só cidade. As agroindústrias de Porto União significam hoje 25% da economia do município. São 26 agroindústrias espalhadas por todo o interior, envolvendo mais de 250 famílias. Uma das conseqüências mais positivas dessas agroindústrias é a redução do êxodo rural e a geração de renda para os agricultores.  Possuímos quatro agroindústrias que produzem embutidos  todas com inspeção municipal e federal. Os principais são: a lingüiça, o salame, o lombo defumado, a costelinha, o bacon, a linguicinha e o chouriço.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão fresco

Temperatura Média

17,2° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Pode se chegar a Porto União pelas rodovias SC-280, SC-302, BR-153 e BR-476.

Localização

Região do Contestado no Estado de Santa Catarina

Limites

Irineópolis, Calmon, Matos Costa

Acesso Rodoviário

SC-280, SC-302, BR-153 e BR-476.

Distâncias

445 km da Capital

hspace=0 TURISMO

O município de Porto União é separado de União da Vitória, no Paraná, apenas por uma linha férrea. A população das duas cidades, que convivem como irmãs siamesas, chega a 80.000 pessoas. Porto União e União da Vitória se fundem e são muitas as ruas que atravessam a linha férrea. As duas cidades formam um importante centro universitário, com a Universidade do Contestado, a Faculdade da Cidade de União da Vitória, a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras e a Unidade de Ensino Superior do Vale do Iguaçu. Metade da força econômica de Porto União vem da zona rural e todo o Planalto Norte e parte de Curitiba recebem leite produzido na região. O milho e a soja são as outras culturas de destaque no município. Para turismo e lazer, a cidade possui 130 cachoeiras e interessantes edificações do começo do Século XX. As diversas etnias que formam o povo do lugar são representadas pelos grupos folclóricos Calena, Cachoeiras de Prata, Steinkich, 25 de Julho e Edelwaiss.

Principais Pontos Turísticos

Museu Municipal, Museu Rural Cantina Antônio Patel, Museu Rural Leovegildo Dalmas, Igreja de Pedra de São Miguel da Serra, Igreja Ucraniana do Legrú, saltos do Rio Bonito, do Rio Pintado e do Rio dos Pardos.

hspace=0 EVENTOS

 Novembro

- Festa Agropecuária de Porto União, Rodeio Crioulo, Feira do Gado Leiteiro, Prova de Hipismo Rural e Feira do Mel. 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Porto União.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (42) 3523-1155

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.sc.gov.br

            www.portouniao.sc.gov.br

Comentários de Porto União

ainda ñ conheço parece ser uma cidade interessante, gostaria de ver + fotos da cidade. gostei da arquiteturas antigas,a ponte e a cachoeira do rio pintado,
Por: jamil

Sou natural de Porto União e estou morando em SP gostaria de receber noticias e fotos de minha tao querida cidade porque estou aqui mas meu coração esta em Porto União
Por: valdemar lerner

tenho o prazer de morar em porto uniao e proximo a um dos pontos turisticos bem na linha divisoriaqs das cidades gemeas, pois porto uniao é divisa com uniao da vitoria, pr.
Por: cristiane aparecida santos carvalho

adoro esta terra essa gente.Meu namorado foi criado ai ele e de sp.eu conheci e fiquei encantada meus filhos tambem.Em breve estarei ai morando com todos.bjs para esta cidade maravilhosa claudia florianopolis sc
Por: claudia rejane roepke

eu amei as fotos,minha irmã esta morando ai eu e minha outra irmã e amigas estão loucas pra ir ai... espero que o povo dai seja hospitaleiro como agente aqui da Bahia. me aguarde porto união
Por: vanessa mendes

Guardo saudosas lembranças, de minha adolescência, da cidade de Porto União,e em especial, do Rio Pintadinho. Planejo voltar a respirar tudo de bom desta região .
Por: jeronymo brim

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Porto União
Fundação:
1917
Altitude:
795m
População:
31.626 habitantes
Área:
925,6km²
Densidade Demográfica:
34,17hab/km²
CEP:
89400-000

Envie seu comentário sobre Porto União

banner