Porto Belo

Porto Belo-SC
banner

Bem-vindo a Porto Belo!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Porto Belo, informações atualizadas sobre a cidade Porto Belo, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Porto Belo.

A cidade de Porto Belo, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1895. A localidade está em uma altitude de 1m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.469 habitantes. A área total de Porto Belo é de 93,8km², e sua densidade demográfica é de 90,29hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Porto Belo-SC é 88210-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Praia paradisíaca, local calmo e acessibilidade para outros grandes centros urbanos. Esta é Porto Belo, cidade considerada uma das, com maior quantidade de mata preservada no Brasil. A maioria das pessoas que vai à região se interessa pelas águas da cidade, que são limpas, calmas e cristalinas, mas é claro que ainda existe muito mais que a cidade oferece como festivais de época, atrações turísticas e uma ilha exclusiva para quem quiser aproveitar a tranquilidade que o mar pode trazer.

Confira nossa matéria e descubra tudo que Porto Belo tem.

Porto Belo - local para descansar e se divertir

Localizada próximo a Florianópolis, Porto Belo é mais conhecida por ser caminho de outra famosa praia de Santa Catarina: Bombinhas. Na verdade, Porto Belo e Bombinhas fazem divisa, e existem praias que praticamente já não sabemos mais se é de uma cidade ou de outra.

Porto Belo também tem um Porto que está se tornando cada vez mais famoso por ter entrado de vez na rota dos grandes cruzeiro marítimos. Não raro, quando você está na praia, é possível avistar lá no horizonte as grandes embarcações indo e vindo, algo que pode ser considerado uma atração à parte para os que gostam de ficar observando o movimento na água.

Outro ponto de destaque para quem pretende passar férias em Porto Belo é a Ilha de João da Cunha, mais conhecida como Ilha de Porto Belo. Ali, você pode desfrutar de uma paisagem ainda mais incrível, águas ainda mais calmas e um passeio ainda mais interessante. Um ponto que pode ser negativo para alguns é que, como a Ilha de Porto Belo não sofre os efeitos das ondas do mar, suas areias são meio lodosas, mas nada que vá atrapalhar a incrível experiência que a ilha é capaz de oferecer.

Além de tudo isso, Porto Belo é marcada por ser um forte polo da Cultura Açoriana. Por isso, é muito comum ver barcos e casas coloridas, as vilas de pescadores e, é claro, muitas festas típicas, como a festa do Boi de Mamão, Terno de Reis, Pau de Fita e Queima de Cruzes, atrações indispensáveis para você conferir.

Informações de Porto Belo

Roteiros do Brasil

Região Rota do Sol

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Logo após o descobrimento do Brasil, a região da Enseada das Garoupas, muitas vezes foi visitada pelos portugueses, na tentativa de ocupar e colonizar suas terras. Esta terra porém não era rica em jazidas de ouro, o grande interesse da coroa portuguesa na época. Relatos dos navegadores eram sempre os mesmos “pobres em mina de ouro, as serras são muito próximas do mar, sendo suas terras alagadiças e impróprias para a agricultura”. Mas não deixam nunca de descrever a existência de uma enseada de águas tranqüilas e navegáveis, aninhando em suas águas uma pequena ilha nesta enseada, onde os navios poderiam abrigar-se de tempestades e ventos, em total segurança. Em l703 aconteceu a primeira tentativa isolada de ocupação dessa terra.
O português Domingos de Oliveira Rosa fixou-se na Enseada, a procura de ouro. Desistiu logo em seguida, pois as jazidas eram pobres e não lhe deram o retorno necessário. Em meados do século XVIII, teve inicio o projeto do Governo Português de colonização açoriana no litoral catarinense, iniciou-se os povoamentos secundários. Foram enviados 60 casais vindos do Arquipélago dos Açores para iniciaram uma povoação, hoje, Porto Belo.
O crescimento desse povoado foi lento e difícil dada as dificuldades com o clima e ataque dos espanhóis. Ficou entregue a própria sorte, pois estava longe do centro administrativo da capitania de Santa Catarina. Em 1818, o povoado da enseada das Garoupas foi elevado à condição de Colônia com o nome de Nova Ericeira. Foram trazidas 101 pessoas entre homens e mulheres da localidade de Ericeira, uma colônia de pescadores, de Portugal continental. Tinham o objetivo de darem inicio a atividade pesqueira na região.
O nome Nova Ericeira, não chegou a se consolidar, continuando o local a chamar-se Enseada das Garoupas até 18 de dezembro de 1824, quando passou a denominar-se Vila de São Bom Jesus dos Aflitos de Porto Belo. Este nome surgiu, devido as suas belezas naturais e a tranqüilidade dessas águas. Em 13 de outubro de 1832 foi elevada a categoria de Município e teve a sua instalação em 7 de julho de 1837.

Significado do Nome

Devido à beleza natural do lugar 

Aniversário da Cidade

13 de outubro  

Grentílico

porto-belense

População

16.118 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O grande atrativo de Porto Belo é a beleza de suas praias, que têm características únicas e encantam os milhares de turistas que visitam a cidade todos os anos.

Clima

Mesotérmico semi-úmido sem estações de seca e com verões quentes. 

Temperatura Média

18º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

A maioria dos turistas chega por via terrestre, pela BR-101. Há linhas regulares de ônibus de Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Tijucas e Florianópolis. Para quem vem pelo mar, Porto Belo está na Latitude 27°0928, Longitude 48°3311. Existem dois aeroportos que servem a região: o de Navegantes, e o aeroporto internacional de Florianópolis.

Localização

Situa-se na região litoral norte do estado de Santa Catarina  

Limites

Itapema e Tijucas, Bombinhas.

Acesso Rodoviário

 

BR-101 

Distâncias:

Da Capital:

55 km

Outras:

Balneário Camboriú: 25km;

Porto Alegre: 530km;

São Paulo: 650km;

Blumenau: 70km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Considerada uma das regiões mais bonitas do litoral brasileiro, Porto Belo tem em seu território algumas das praias mais concorridas do Estado e do Brasil. A população nativa conserva as tradições dos antepassados, com destaque para o folclore do Boi-de-Mamão, o Terno de Reis e a Queima de Cruzes. Durante o verão, muitos cruzeiros marítimos, de passagem pelo litoral catarinense, ancoram nas águas de Porto Belo e convidam os passageiros a visitar a cidade, que faz parte dos melhores roteiros turísticos.

 

Principais Pontos Turísticos

Praça dos Pescadores

Local com fortes traços açorianos é onde ficam concentrados os pescadores nativos conhecedores de muitas estórias e que conduzem os visitantes em suas embarcações artesanais pela calma baía até a Ilha de Porto Belo.

Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos

A capela em estilo açoriano foi erguida em 1814 (sendo a segunda construção em alvenaria mais antiga de Porto Belo) sendo utilizado trabalho escravo. Para a fixação das paredes que medem cerca de 1 50 metros de espessura foi utilizado óleo de baleia como componente da argamassa (pode-se apreciar a parede na parte posterior da Igreja com acesso pelo cemitério). É um dos principais atrativos culturais do município. A casa construída pelo Alferes José Vieira rebelo localizada no centro de Porto Belo representa a primeira construção em alvenaria do município.

Sertão do Valongo

Os engenhos de farinha de Porto Belo (alguns ainda em atividade) eram dirigidos pelos senhores de engenho cujos empregados eram escravos responsáveis pelos cafezais plantações de mandioca e outras culturas pelas construções e por todo o trabalho braçal. Após a abolição da escravatura no ano de 1888 várias famílias de escravos se refugiaram no Sertão do Valongo que até hoje permanece como um dos mais preservados resquícios dos quilombos nesta região.

Trilhas Ecológicas

Consulte nosso roteiro de diversificadas trilhas na região de Porto Belo e Bombinhas onde poderão ser observados pássaros lagartos mamíferos silvestres árvores centenárias bromélias orquídeas e muitas outras maravilhas que compõem a biodiversidade da Mata Atlântica. Inscrições rupestres mirantes e praias desertas também podem ser visitados durante sua caminhada ecológica.

Ilha  de Porto Belo  

Travessia do continente a ilha mergulho com instrutor trilha ecológica com inscrições rupestres e mirante visita ao museu da família Schürmann com opções de restaurante especializado em frutos do mar quiosques de praia e turismo organizado.

Porto dos Piratas

Navegue de maneira segura em uma escuna para até 150 passageiros pelas águas calmas das baías de Porto Belo e Bombinhas. Paradas para banho nas praias da Sepultura e Caixa d aço apresentação de piratas buffet e coquetel de frutas são algumas das opções que você pode desfrutar em um dos passeios do Porto dos Piratas.

Travessias em Canoas Canadenses

Navegue pelas águas calmas da baía de Zimbros entre grandes pedras e pequenas praias desertas. O costão de Canto Grande o mais bonito e menos explorado da região garante a observação de inúmeras espécies de nossa fauna e flora nativa. Com total segurança equipamento completo e acompanhado de monitor experiente.

Passeio de Veleiro

Velejar em um mar de águas claras e calmas com uma leve brisa no rosto pelas baías de Porto Belo e Bombinhas em um veleiro de 30 pés.

Pescaria Diurna e Noturna

Consulte nossas opções de pescaria de dourado e peixe espada garoupa e anchova nas águas de Porto Belo.

Parabrasil

Experimente o fantástico vôo da Porto Belo Parasail Adventure e sinta-se como um pássaro sobrevoando as belas praias de Porto Belo e Bombinhas. Venha voar sem treinamento e risco.

Rafting

Viva esta emoção na cidade de Ibirama descendo as correntezas do rio Itajaí com opções de Rapel Trekking Canyoning.

Ilha Wind

Curso básico de Wind Surf e guarderia na baía de Porto Belo com fácil acesso mar tranqüilo e bons ventos ideal para pratica e ensino de Wind Surf

Praia do Perequê

É a maior praia do município. O nome vem do Tupi-Guarani Pira-Iquê que significa local de entrada de peixes para comer e desovar. De mar aberto e grande faixa de areia é arborizada própria para banho esportes de areia e náuticos.

Costão das Vieiras

Um costão de pedras encravadas em uma bela montanha entre o Perequê e Porto Belo. A origem do nome refere-se as vieiras (molusco bivalve) que se criavam neste local. Possui três praias muito tranqüilas que se alcançam em poucos minutos de caminhada.

Praia de Porto Belo

Está situada na sede do município. Suas águas são tranqüilas e protegidas pela Ilha de Porto Belo tornando-se especiais para a prática de esportes náuticos. Dos trapiches também saem os barcos e escunas em direção à Ilha e outras praias. Aqui também se encontram vestígios dos índios carijós da tribo Tupi-Guarani que habitaram esta região : são as panelas de bugre superfícies polidas das rochas onde eram preparadas suas armas e ferramentas. Elas podem ser observadas em uma formação rochosa localizada no centro da praia.

Praia do Baixio

Localizada defronte a Ilha de Porto Belo oferece o local perfeito para a prática de esportes de areia e náuticos. Existe espaço delimitado para a prática do futebol e voleibol inclusive durante à noite com uma iluminação que garante a diversão de todos os interessados.

Praia do Araçá

O nome deriva de uma pequena fruta característica da região. Verdadeira vila de pescadores seu povo conserva os costumes dos primeiros colonizadores em suas manifestações populares. Sua condição de maior porto pesqueiro da região faz com que seus habitantes vivam em sua grande maioria exclusivamente da pesca.

Praia do Caixa de Aço

Porto Natural reconhecido internacionalmente sua denominação é atribuída ao Almirante português Robert MacDouall. No dia 17 de fevereiro de 1777 refugiou-se na enseada para evitar o combate com uma esquadra espanhola de 116 naus comandada por Pedro de Cevallos Cortéz y Calderón que vasculhou a área sem nada encontrar seguindo então para a Ilha de Santa Catarina.

Praia do Estaleiro

Praia agreste com uma faixa de areia branca de cerca de 80 metros e águas incrivelmente transparentes especiais para a prática do mergulho e para banho. A vegetação exuberante e os costões que protegem a praia contribuem para a bela paisagem. Para chegar até o Estaleiro deve-se tomar a estrada que vai para o Iate Clube passar pela Vila do Araçá e pelo Caixa d Aço. A estrada de 7 km é de terra e com alguns pontos estreitos que não permitem a passagem de dois carros simultaneamente exigindo do motorista apenas paciência e bom humor. Existe espaço para estacionar perto da servidão que leva à praia (descida de cerca de 150 metros) mas durante a temporada é melhor chegar bem cedo para conseguir uma vaga.

Ponta de Porto Belo

Possui uma vegetação bem preservada com pequenas baías e paredões rochosos que terminam no mar. Da praia do Estaleiro existe uma estrada que pode ser percorrida a carro até a Ponta. O costão é um ótimo local para pescarias. Das trilhas locais pode-se alcançar a Praia de Bombas no município de Bombinhas atravessando o Parque Municipal da Galheta. 

Cultura Local

O artesanato de Porto Belo é bastante variado e a atividade pesqueira incentiva a fabricação artesanal de artefatos de pesca em miniatura como: redes, tarrafa, barcos e remos.
Encontramos também artesãos locais produzindo: cerâmicas, pinturas, entalhe em madeira, quadros náuticos, trabalhos em couro, tarrafas, redes e cestarias.
Uns importantes artesanatos de influência açoriana que merece destaque são, as famosas Rendas de Bilro, feitas por senhoras da comunidade que se reúnem no tradicional Clube de Mães de Porto Belo.
Outra produção artesanal que merece destaque é a construção naval, Porto Belo tem vários estaleiros produzindo embarcações do tipo Baleeiras, botes, traineiras, lanchas e canoas.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro/Fevereiro/2012

25/01 à 25/02 - Campeonato Municipal de Futebol de Areia e Vôlei - Os jogos de futebol de areia e Vôlei de Praia, são organizados pela Fundação Municipal de Esportes e movimentam a Praia do Baixio nos fins de tarde de verão.

 Abril/2012

14/04 à 15/04 - 3ª Copa Porto Belo de Vela - O Evento acontece na Praia de Porto Belo, no centro do município.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO BELO

E-mail:

Telefones: (47) 3369-4111  

Sites: http://www.portobelo.sc.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (47) 3369-5638 

Terminal Rodoviário de Porto Belo

Rua Cap. Gualberto Leal Nunes, 93 – Centro - Porto Belo
Telefone: (47) 3369-4092

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, IMÓVEIS, TÍT. E DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (47) 3369-4032 / 9087

Sites: http://www.riportobelo.com.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Porto Belo

lindooo amoo tenho muitas saudades minha paixão um dia voltarei ai
Por: elizeth gomes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Porto Belo
Fundação:
1895
Altitude:
1m
População:
8.469 habitantes
Área:
93,8km²
Densidade Demográfica:
90,29hab/km²
CEP:
88210-000

Envie seu comentário sobre Porto Belo

banner