Paial

Paial-SC
banner

Bem-vindo a Paial!

banner

As melhores pousadas em Paial podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Paial, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 425m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.224 habitantes. A área total de Paial é de 85,0km², e sua densidade demográfica é de 26,16hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paial-SC é 89765-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Paial

Roteiros do Brasil 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Paial conta com um legado cultural muito grande. A origem do nome se dá em duas versões distintas : a primeira diz que Paial tem sua origem ligada a caçadores gaúchos que vinham para este local caçar e se abrigavam em um paiol coberto de palhas de guaricangas próximo ao lajeado tapera.Devido as várias miscigenações e pronuncias incorretas, denominaram este local de Paial. A segunda diz que no inicio da colonização, havia um agrimensor denominado Bayer, o qual foi morto. Devido as miscigenações e dificuldades de pronuncia, surgiu : Baiel, Paiel, Paial.No inicio de 1924, fundou-se o primeiro povoamento com o imigrante Pritch que se estabeleceram nas proximidades de lajeado Tatu formando-se uma colônia coletiva de alemães vindos do Rio Grande do Sul sendo um total de 30 famílias, não se adaptando ao trabalho agrícola, revoltaram-se pela falta de alimentos, atearam fogo em suas choupanas abandonando o local, tomando destinos diferentes.Em 1929 Guilherme Frederico Bender comprou diversas colônias de terras da empresa colonizadora Luce Rosa & Cia nas proximidades do lajeado Tapera, Goiabal e Rio Irani.No final do ano de 1930 Guilherme Frederico Bender veio reconhecer suas terras, pois foi informado que estava ocorrendo retirada de madeira não autorizada de suas terras e comercializadas com a Argentina através de balsas durante as cheias do Riu Uruguai. Após um mês retornou a cidade de não me toque. Loteando a sua reserva confirmando o nome de Paial, o qual já era conhecido na Região.Em 1938 Guilherme Frederico Bender acaba falecendo e seu filho inicia a venda de terras para imigrantes do Rio Grande do Sul.em 1940 chega o Primeiro Morador Srº Willi Pommerening, em seguida vieram outros moradores: 1942 Abilio Frederico Jung, 1943- Edgar Floriano Grinevald, Pedro Hespich e Alberto Virgutz, 1946- Eduardo Bischoff e Ernesto Augusto Braatz, 1947- Fridoldo Bochoff e em 1951 Julio Bender.

Paial pertencia inicialmente 1917 a cruzeiro (hoje Joaçaba), depois a Concórdia, em 1953 a Seara, em 1956 a Itá em 04 de julho 1995 cria-se o Município de Paial.Devido as dificuldades de aceso encontrado pelos habitantes para efetuarem registros e para obterem maiores condições administrativas os moradores de Paial entram com pretensão na Câmara Municipal de Ita, solicitando a emancipação a Distrito, sendo que foi aprovado pela Resolução Nº 2/61 e homologada através da Lei Estadual Nº 776 de 1º de Dezembro de 1961 e instituído em 16 de Setembro de 1962 com as Primeiras autoridades: Escrivão de Paz : Abílio Faustino Bender/ Suplente de Escrivão de Paz : Carlos AndrighiSub-Delegado de Policia : Francisco Maciel Bageston ( o qual se deu nome ao Colégio Estadual ficando assim constituído Escola de Educação Básica Francisco Maciel Bageston)./ Fiscal do Posto de Arrecadação dos Impostos do Estado : Elias Bernardi/ Intendentes : 1962 a 1967 :Osvaldo Becker; 1967 a 1975 : Reinaldo Albrecht; 1975 a 1983 : Osvaldo Becker; 1983 a 1997 : Acy Hilson BenderPrimeiros vereadores que representaram o município de Paial: Arthur Auler (nome este dado a Escola Municipal de Linha Aparecida), Osvaldo Arlindo Becker, Avelino Auler, Claudino José Lippert ( em  valorização ao seu trabalho foi homenageado colocando seu nome no Centro Esportivo, hoje denominado “Centro Esportivo Claudino José Lippert”) , João Capelesso (valorizando seu trabalho em sua homenagem colocando seu nome no Centro Administrativo hoje denominado “Centro Administrativo João Capelesso”)  , João Pommerening, Névio Antonio Mortari.No inicio a intendência funcionava na residência do intendente. Em 1987 com a inauguração da Casa do Trabalhador (hoje  Centro Administrativo) é que a Intendência passou a ter Sede própria onde passou a funcionar Posto de Saúde, Gabinete Odontológico, Posto do Banco Besc, Despachante, Cartório do registro Civil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Posto telefônico, ainda passou a funcionar a Sub-Prefeitura com um pequeno Parque de Máquinas.  Em 1991 foi inaugurado o Calçamento e a Rede de Água e Esgoto da Avenida, Sub- Delegacia e Creche Municipal.Em 1992 criada a Coordenadoria Distrital de Educação. Em 03 de outubro de 1996 ocorre a Primeira eleição para o Poder Executivo e Legislativo, onde os mesmos tomaram posse em 1º de Janeiro de 1997 ficando assim  constituída:Prefeito : Névio Antonio Mortari/ Vice-Prefeito : Aldair Antonio Rigo. Câmara de Vereadores: Ademir Andrighi; Amandio Auler; Jaci Vizzoto; Jandir Cromianski; Júlio Augusto Bender; Manuel Otávio Alves de Oliveira; Néri Pommerening; Telmo Augusto Steindorff; Oscar Sive.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de

hspace=0 

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.paial.sc.gov.br

Comentários de Paial

eu conheço e amo essa cidade,sou muito ligada as raízes deste povo. gostaria muito de ver uma foto dá década de 80,principalmente do ano de 1986 ou 1987
Por: CLARICE DREXLER

pequena cidade, onde todos se conhecem (isso em 2011).
Por: Welker Sichelero

adoro essa cidade.MORRO EM PORTO ALEGRE MAS MINHA FAMILIA MORRA AI.ESTOU COM SAUDADE DESSE LUGAR POIS NASCI AI VIVI ATE MEUS 20 ANOS EM PAIAL
Por: maria eva vargas

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paial
Fundação:
1997
Altitude:
425m
População:
2.224 habitantes
Área:
85,0km²
Densidade Demográfica:
26,16hab/km²
CEP:
89765-000

Envie seu comentário sobre Paial

banner