Ouro

Ouro-SC
banner

Bem-vindo a Ouro!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Ouro, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Ouro, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 485m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.154 habitantes. A área total de Ouro é de 209,5km², e sua densidade demográfica é de 29,37hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ouro-SC é 89663-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ouro

Roteiros do Brasil

Região Vale do Contestado

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com a implantação de Ferrovia Paraná/Santa Catarina, hoje Rede Ferroviária Federal S/A, imigrantes de origem italiana, vindos do Rio Grande do Sul, instalaram-se no Meio Oeste Catarinense, formando pequenos grupos de habitantes, que deram origem á varias vilas. Uma delas, Ouro, situada às margens do Rio do Peixe, foi fundada em 20 de outubro de 1906, ficando vinculada administrativa e politicamente ao município de Campos Novos.
Em 1945, Joaçaba, uma das várias vilas, desmembrou-se do município de Campos Novos, conquistando para si as terras da Vila de Capinzal. Mais tarde Capinzal iniciou um movimento para emancipar-ce de Joaçaba e requereu partes das terras pertencentes a Campos Novos, copreendendo Ouro, Lacerdópolis e Presidente Castelo Branco. Estas terras eram muito disputadas, pois pertenciam à zona de litígio, O Contestado, episódio histórico muito conhecido dos catarinenses.
Passados alguns anos, Ouro iniciou seu movimento de emancipação, desmenbrando-se de Capinzal em 23 de janeiro de 1963 e instalado em 07 de abril de do mesmo ano, sendo empossado como prefeito o Sr. interino o advogado Dr. Nelson de Souza Infeld.
o Sr. Luiz Gonzaga Bonissoni foi o primeiro prefeito eleito do município. Ao município de Ouro foram anexados os Distritos de Lacerdópolis e Presidente Castelo Branco que por sua vez também fizeram seus movimentos de emancipação, conseguindo esse intento em 1964.
Desde o início da colonização os imigrantes italianos foram atraídos para a região pela possibilidade de cultivar o cereal mais importante da época,o trigo.
A primeira atividade econômica surgiu em função da urgência de suprir as necessidades dos trabalhadores da ferrovia em construção, bem como as suas famílias. Os armazés, como eram chamados, comercializavam principalmente gêneros alimentícios e utilidades diversas.
Paralelamente outras pessoas criavam e abatiam seus rebanhos de gado e suínos, dando supocrte ao comércio local, que prosperava poque muitas famílias fixaram suas residências na Vila, após a conclusão da ferrovia.
A construção da estrada de ferro facilitou o escoamento da produção agrícula, e as instalações das indústrias Reunidas Ouro S/A vieram a incrementar a produção de suínos, aquecendo a atividade econômica na região.

Significado do Nome

 

O nome “Ouro” vem dos trigais dourados da região, colonizada por descendentes de italianos. 

Aniversário da Cidade

07 de Abril

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A ardente religiosidade que caracterizava os primeiros imigrantes italianos permanece viva e coloca a cidade na Rota da Fé.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente

Temperatura Média

18,2° C

hspace=0 COMO CHEGAR

O acesso é pelas rodovias SC-303 e SC-458.

Localização

Meio-oeste, no Baixo Vale do Rio do Peixe no Estado de Santa Catarina

Limites

Capinzal, Joaçaba, Piratuba

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

303 km da Capital

hspace=0 TURISMO

A colonização italiana deixou como herança a gastronomia, a música e a dança típicas, além de uma marcante religiosidade, expressa nas 22 capelas espalhadas pelas comunidades da região, nas três grutas em louvor a Nossa Senhora de Lourdes e nos 11 capitéis com imagens de santos, e que inseriu a cidade de Ouro na chamada “Rota da Fé”. Anualmente, em 02 de fevereiro, cerca de 5.000 pessoas vindas de diversas cidades da região, unidas aos moradores do município, acompanham a procissão fluvial e terrestre em devoção à Padroeira de Ouro, Nossa Senhora dos Navegantes. Público semelhante comparece à Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em maio. Um dos pontos turísticos da cidade é o Túmulo de Frei Crespim, morto há 30 anos em um acidente automobilístico e cultuado por centenas de devotos que visitam seu jazigo todo ano, em 22 de agosto. A natureza generosa de Ouro favorece a prática do jet-ski, no trecho do Rio do Peixe junto ao Parque e Jardim Ouro. Destaque também para o rapel, na Cascata da Linha Leãozinho – com quase 30m de altura, é própria para o esporte, que atrai gente de toda a região. As águas claras e límpidas dos riachos também são um convite para banhos e mergulhos relaxantes.

Principais Pontos Turísticos

 

Ferrovia do Contestado

Tem mais de um século de história. O resumo histórico da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, no Vale do Rio do Peixe.                  
- A 1º de maio de 1910, foram inauguradas as estações de Rio Caçador (Caçador), de Rio das Antas, de Rio das Pedras (Videira) e de Pinheiro Preto. Em 1º de setembro deste ano, inauguraram-se as estações de Rio Bonito (Tangará), Barra de São Bento (Luzerna) e de Herval (Herval d’Oeste e Joaçaba). A 20 de outubro, foi aberta a estação de Rio Capinzal (Capinzal e Ouro) e no dia 29 do mesmo mês as estações de Rio do Peixe (Piratuba e Ipira), Volta Grande e Rio Uruguai. No outro lado do rio, a estação de Marcelino Ramos foi inaugurada a 29 de outubro.

hspace=0 EVENTOS

 Fevereiro

02 - Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do município

 Maio 

- Romaria de Nossa Senhora do Caravaggio

 Agosto

- Festa para Frei Crespim 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Ouro.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (49) 3555-1300

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.ouro.sc.gov.br

          www.sc.gov.br

Comentários de Ouro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ouro
Fundação:
1963
Altitude:
485m
População:
6.154 habitantes
Área:
209,5km²
Densidade Demográfica:
29,37hab/km²
CEP:
89663-000

Envie seu comentário sobre Ouro