Major Gercino

Major Gercino-SC
banner

Bem-vindo a Major Gercino!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Major Gercino, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Major Gercino, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 80m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.309 habitantes. A área total de Major Gercino é de 278,5km², e sua densidade demográfica é de 11,88hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Major Gercino-SC é 88260-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Major Gercino

Roteiros do Brasil

Região Vale Europeu

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com a fixação de colonos Luso-Brasileiros, há aproximadamente 120 anos, vindo seguidos de imigrantes italianos, alemães e poloneses por volta de 1870 a 1890, deu-se início a colonização das terras que hoje formam o município de Major Gercino.
Em sua primeira emancipação de distrito em 1922, deu-se o nome de Major Gercino Alves Rodrigues, por ser a única pessoa de conhecimento da localidade e que era procurado para resolver os problemas que aconteciam.
O distrito pertenceu inicialmente a Tijucas e com a emancipação de São João Batista, ficou integrado a este município.
Emancipado em 03 de novembro de 1961, pela Lei nº 756, recebeu o nome de Major Gercino em homenagem a Gercino Gerson Gomes, filho de Manoel Vicente Gomes, que também se empenhou pelo desenvolvimento desta comunidade.
Além de Major do Exército, Gercino Gerson Gomes, também foi professor da Faculdade de Farmácia, em Florianópolis.
O município foi instalado em 28 de dezembro de 1961. A população atual é de 3.795 habitantes, com área de 292 km².

Significado do Nome

 

Gercino Gerson Gomes, foi homenageado dando seu nome à cidade.   

Aniversário da Cidade

03 de Novembro  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Dos 278,1 km² do município, 90% são ocupados por parreirais e os 10% restantes são de pessegueiros, que abastecem o litoral catarinense. Ao todo, são colhidas 1.000 toneladas de uvas por ano, das quais a metade é utilizada para a produção de vinho colonial. O restante é comercializado na Grande Florianópolis e no litoral através da Ceasa. Nas 590 propriedades rurais de Major Gercino também são cultivados fumo, milho, mandioca, oleaginosos e criadas aves, suínos e bovinos de corte e de leite.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente  

Temperatura Média

20° C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Litoral, Estado de Santa Catarina 

Limites

São João Batista, Nova Trento, Antônio Carlos, São Pedro de Alcântara, Angelina.  

Acesso Rodoviário 

SC-408 - BR-101

Distâncias

100 km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos 

Rio Tijucas

O Rio Tijucas teve grande importância cultural e até econômica para a maioria das pessoas que, desde a colonização povoaram a cidade. Balneário para as pessoas que não tinham condições de terem casas na praia, fonte de alimentos para todos, principalmente, os mais carentes, e também inspiração para muitas histórias, hoje, continua sendo a maior fonte de vida e beleza da comunidade.

Cascatas

Por ser uma região muito montanhosa e de exuberante floresta atlântica, o município de Major Gercino é repleto de riachos, córregos, ribeirões e nestes quedas dágua, cascatas, cachoeiras, pequenas, maiores, remotas e outras mais conhecidas.
Dentre estas, está a cascata do Rio do Alho, localizada próximo à localidade de Três Barras, na estrada que segue em direção à comunidade de Rio do Alho. Esta cascata é freqüentada, todos os anos, por inúmeros banhistas: locais, visitantes, parentes de moradores do lugar, que não perdem a oportunidade de, pelo menos uma vez por ano, dar um mergulho nas águas cristalinas da cascata. Embora já tenha sido deformada e mutilada de seu aspecto original, devido a interesses meramente econômicos, ela resiste.
A outra cascata de beleza ímpar é a conhecida como Cascata do Ribeirão da Dona Chinoca, que se localiza praticamente no centro da cidade. O riacho que desce da localidade de Morro do Descanso se precipita da montanha por várias quedas perigosas, em meio à mata atlântica, estacionando em lugares que permitem a balneabilidade.

Cachoeiras da Galícia

No trecho do Rio Boa Esperança, próximo a Nova Galícia, em que a estrada não mais costeia o rio, que segue para Barra Negra, há uma bela sequência de quedas dágua, pedreiras, cachoeiras, buracos nas pedras provocados pela ação milenar da água. Em meio à floresta, ornadas de bromélias, orquídeas e um sem número de outras plantas nativas estão as Cachoeiras da Galícia.

hspace=0 EVENTOS

 Agosto

06 - Festa do Senhor Bom Jesus.

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Major Gercino.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (48) 3273-1122

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.sc.gov.br

            www.majorgercino.com.br

Comentários de Major Gercino

Moro em florianopolis e minha familia reside na galicia,adorava passar minhas ferias quando criança e hoje em dia sempre que posso vou visita-los. Adoro o verde,o ar puro e a sossego do lugar, recentemente fui a festa da uva onde sempre me divirto muito. Para quem gosta de natureza e tranquilidade é o lugar ideal para conhecer. Abraços........ Jaque
Por: JAQUELINE BURINI MACHADO

Amo o povo de major gercino pela receptividade que me fornecem quando vou à trabalho e pela simplicidade e cultura de um povo que traduz nas palavras a pureza e a esperança de que todos os seres humanos ainda são verdadeiros.
Por: Leia Simas

Olá, Sou natural de Major Gercino, mudei para Floripa em 1975 para estudar e fiquei aqui.Sou apaixonada por Major, trabalho na área cultural e sempre que posso estou ajudando a cidade/pessoas. Gostei das fotos, acho que temos outras para acrescentar, sugiro que as primeiras fotos sejam as da cahoeira que fica no centro da cidade e a antiga igreja "Senhor Bom Jesus"desativada a 30 anos já teve um projeto aprovado com fundos de cultura recursos repassados para a restauração, mas não está pronta, é um Centro Cultural e Social . Aqui no Estado esta igreja é o cartão postal da minha cidade. Vou enviar outras fotos, precisamos motivar , mexer com aquela pequena comunidade para acordar e ver o patrimônio material e imaterial lá existente. é valioso o potencial turístico para trilhas, rally e banhos de cachoeiras. Obrigada, Sonia
Por: Sonia Maçaneiro

sou neto do rainoldo piotrovski,conheço major gercino e gosto muito dai. morro em blumenau meu vo em rio café
Por: allan djony piotrovski

sou neto do rainoldo piotrovski que mora no rio cafe ai em major,moro em blumenau e adoro major gercino
Por: ALLAN DJONY

Moro em Itapema, minha familia é de major gercino, adoro este lugar ,gosto muito de passar minhas férias na casa de meu tio Valdecir Marchi... este lugar é um pedaço do paraíso....Lembranças da familia Marchi...
Por: Débora P. Marchi

Não deixem de visitar a Gruta de Nossa Senhora Aparecida, ela foi toda reformar, e para poder manter-la sempre linda assim, basta apenas a comunidade colaborar e cuidar, infelizmente tem pessoas que alem de danificá-la roubam alguns objetos do interior dela
Por: WALDEMIRO ZIMMERMANN

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Major Gercino
Fundação:
1961
Altitude:
80m
População:
3.309 habitantes
Área:
278,5km²
Densidade Demográfica:
11,88hab/km²
CEP:
88260-000

Envie seu comentário sobre Major Gercino

banner