Lauro Müller

Lauro Müller-SC
banner

Bem-vindo a Lauro Müller!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Lauro Müller, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Lauro Müller.

A cidade de Lauro Müller, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1956. A localidade está em uma altitude de 220m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.490 habitantes. A área total de Lauro Müller é de 267,0km², e sua densidade demográfica é de 46,78hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Lauro Müller-SC é 88880-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Lauro Müeller é uma cidade localizada no interior do estado de Santa Catarina que já teve outros nomes, como Bom Retiro, Arraial de Mina e Mina dos Ingleses. A cidade que hoje é conhecida como Lauro Müller é uma homenagem ao Dr. Lauro Severiano Müller, quatro vezes governador de Santa Catarina e tantos outros títulos.

A cidade se localiza na região dos cânions na Serra Geral, aonde encontramos a Serra do Rio do Rastro, um dos pontos turísticos mais bonitos de Santa Catarina. A flora é rica e muito bonita, com vegetação vasta e a fauna é repleta de animais silvestres. Muitas pessoas procuram Lauro Müller por suas cachoeiras, vales, montanhas e pelo clima, com frio intenso no inverno.

Pontos turísticos de Lauro Müller:

Sua economia está ligada à exploração de carvão, a primeira mina de carvão do Brasil é encontrada em Lauro Müller, assim como o Museu do Carvão, e também ao turismo. A região é bastante procurada por conta da neve e das paisagens belíssimas no inverno, além dos sítios arqueológicos e histórias sobre a colonização, bem como a vida dos imigrantes italianos e dos tropeiros.

Outras atividades procuradas na região são: a produção de vinho, cachaça, melado e açúcar mascavo, pães coloniais e produção de carne suína. As atividades rurais são uma ótima opção para quem quer estar em contato com a natureza e busca paz e sossego. É possível fazer rappel, enfrentar corredeiras, e ver belas cachoeiras e cascatas.

Outros pontos turísticos que devem ser visitados são o Castelo Henrique Lage (responsável pela exploração do carvão em Santa Catarina), a Igreja Matriz Imaculado Coração de Maria, o Rio Amaral Gruta (local bastante visitado no dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora, por fiéis de todo o País para comemorar a data, fazer orações e pagar promessas) e Guatá (distrito de Lauro Müller).

Há diversos hotéis pela região, para os mais variados gostos e bolsos. Além disso, a gastronomia na região é variada. Programe-se para uma viagem romântica ou com a família. Inúmeras possibilidades esperam por você em Lauro Müller e na Serra do Rio do Rastro.

Informações de Lauro Müller

Roteiros do Brasil

Região Encantos do Sul Catarinense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Colonizada por imigrantes italianos, Lauro Müller é também conhecida como o Berço Histórico do Carvão Nacional. Surgiu aproximadamente em 1827, em função da exploração do carvão mineral, quando os tropeiros que passavam pela Serra do Rio do Rastro, em intercâmbio comercial entre os campos de Lages e Laguna, descobriram que as pedras pretas com que acendiam as fogueiras eram incandescentes. A exploração efetiva do carvão só começou em 1874, com a construção da estrada-de-ferro Dona Thereza Christina, que ligava o porto de Imbituba à cidade. Em 1922, com a emancipação política de Orleans, Lauro Müller tornou-se vila, passando a município em 20 de janeiro de 1957.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

06 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Portal da Serra do Rio do Rastro, Lauro Müller é o Berço Histórico do Carvão Nacional.

Clima

Temperado quente

Temperatura Média

19,7° C

hspace=0 COMO CHEGAR 

Localização

Sul do Estado de Santa Catarina

Limites

Orleans, Bom Jardim da Serra, Tubarão, Urussanga, Criciúma.

Acesso Rodoviário

SC-438 (Estrada da Serra do Rio do Rastro)

Distâncias

188 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

O Castelo

Visite o Castelo, um prédio histórico restaurado, plantado no pé da Serra do Rio do Rastro.

A Serra do Rio do Rastro

É um dos mais belos cartões-postais da cidade. A subida da Serra, numa estrada encravada em rocha natural, em meio à vegetação exuberante.

As Cachoeira/Gruta do Amaral

É obrigatória para o turista, que deve visitar também a Gruta do Amaral, acessível através da antiga estrada que leva ao município de Orleans. 

hspace=0 EVENTOS 

 Agosto

- A cidade realiza diversas festas ao longo do ano, como a Festa da Padroeira.

 Outubro

- A Festa do Colono.

 Dezembro

- A Festa de Santa Bárbara (padroeira dos mineiros, Santa Bárbara é festejada há 65 anos, no distrito de Barro Branco).

- Festa de Nosso Senhor do Bonfim, na virada do ano.

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Lauro Müller.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 PABX: (48) 3464-3122

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

          www.lauromuller.sc.gov.br

Comentários de Lauro Müller

LUGAR MARAVILHOSO QUE TENHO MUITAS SAUDADES E UM DIA VOLTAREI PARA VISITAR POIS NASCI AI E TENHO MUITO ORGULHO DISSO.
Por: HELIO MARIOT

Nasci em Lauro Muller, me orgulho da cidade em que nasci e de ser catarinense. Sempre lembro do castelo. abraço a todos.
Por: ionesalete ramos

oi,meu nome é Roviane e vivi minha infância nesta cidade e sou encantada por este lugar tenho amigos aí,vou passear em breve nesta cidade linda!!!bj.
Por: roviane dias silva

Nasci em LM hoje moro em jlle,mas tenho muita saudade dessa cidade,tenho muitos amigos e familia la.Bjos
Por: selma genovencio

ja morei em lauro mÜller la e muito lindo suas ruas suas cachoeiras seus rios e seus sitios sao dems se eu pudesse eu iria para la denovo
Por: beatriz

nasci em lauro muller esta muito bonito quero levar os filhos a esposa e os netos ai
Por: francisco felicio de oliveira

é uma cidade simples mais muito aconhegante ja morrei nessa cidade é maravilhosa
Por: rozeli pedro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lauro Müller
Fundação:
1956
Altitude:
220m
População:
12.490 habitantes
Área:
267,0km²
Densidade Demográfica:
46,78hab/km²
CEP:
88880-000

Envie seu comentário sobre Lauro Müller