Laguna

Laguna-SC
banner

Bem-vindo a Laguna!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Laguna e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Laguna.

A cidade de Laguna, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1714. A localidade está em uma altitude de 2m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 43.310 habitantes. A área total de Laguna é de 445,2km², e sua densidade demográfica é de 97,28hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Laguna-SC é 88790-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Poucos sabem que o município em que a heroína Anita Garibaldi nasceu é localizado em Santa Catarina, em meio a belíssimas praias e um centro histórico extremamente interessante para os amantes de cultura.

A cidade de Laguna é encantadora e, entre os maiores atrativos que chamam a atenção, certamente está o Farol de Santa Marta, um dos grandes pontos turísticos de todo o estado.

Laguna se torna uma ótima opção tanto para os turistas que procuram por agito, durante a intensidade das festas de final de ano, por exemplo, como também é um destino mais calmo e similar com o clima de interior durante a baixa temporada.

Os surfistas também são destaque na região, o que ocorre por conta das badaladas praias. As mais procuradas estão na região central da cidade, como é o caso, por exemplo, da praia de Mar Grosso. Além de areia brilhante e mar azul-esverdeado, a praia é um grande point do surf e de outras atividades, como vela e windsurf. A pesca da tainha também é uma das grandes atrações para os turistas, que podem contar com a ajuda dos golfinhos no momento de levar os cardumes até a areia da praia.

Outras praias que também chamam a atenção são as praias de Galheta, que conta com ótimas ondas, restaurantes, bares e areias bem claras, e também a praia do Gi, que é uma das mais extensas da região, e ainda conta com pequenas dunas para garantir a diversão dos seus visitantes.

Uma grande parte dessas praias podem ser acessadas por meio de barcos, o que torna o ambiente muito mais calmo e a viagem ainda mais interessante. Esse é o caso das praias de Cigana, Gravatá e Cardoso que, inclusive, são as mais indicadas para os aventureiros e amantes de esportes náuticos.

Para os que procuram a região pelo Farol de Santa Marta, que é destaque na cidade desde o seu surgimento em 1891, as melhores praias para ver o pôr do sol são a Prainha e a Praia Grande. No Centro Histórico, o passeio pode ser guiado pelos próprios pés. Conheça o Museu Anita Garibaldi, a Matriz de Santo Antônio e a casa dos padrinhos de Anita.

Informações de Laguna

Roteiros do Brasil

Região  Encantos do Sul Catarinense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Laguna foi fundada em 1676 e é a terceira cidade mais antiga de Santa Catarina. Nessa época, ocupava todo o sul do Estado e servia como ponto de apoio para a Coroa Portuguesa colonizar as terras do sul do País e evitar que fossem ocupadas pela Espanha. A cidade foi palco de eventos importantes da História do Brasil, como a Guerra dos Farrapos e a fundação da República Juliana - Estado independente do Império Brasileiro, aliado à República de Piratini, localizada no Rio Grande do Sul e que também se havia declarado independente do restante do País. Laguna guarda em suas ruas estreitas e em seu casario, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, as lembranças de um passado glorioso de luta e de coragem. É a terra de Anita Garibaldi, a heroína de dois mundos, que ficou famosa por combater ao lado do marido, o italiano Giuseppe Garibaldi, em diversas revoluções, no Brasil e na Itália. Ele esteve à frente da Guerra dos Farrapos e do movimento de unificação da Itália.  

Significado do Nome:

Seu nome deve-se ao complexo de três lagoas que pertencem à Cidade. 

Aniversário da Cidade:

20 de Janeiro 

Gentílico:

lagunense

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Laguna tem como base econômica a pesca nas lagoas e na costa atlântica, com alta produção de camarão e siri. O turismo também é grande fonte de renda, especialmente no verão, quando milhares de turistas invadem suas lindas praias. Palco de eventos importantes da História do Brasil, cidade histórica e praiana, Laguna tem o melhor carnaval do sul do País.

Clima:

Mesotérmico úmido

Temperatura Média:

20º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Região Sul de Santa Catarina 

Limites

Garopaba, Imbituba, Tubarão, Gravatal, Capivari de Baixo, Jaguaruna e Oceano Atlântico

Acesso Rodoviário

BR-101 

Distâncias:

118 km da Capital

 hspace=0 TURISMO

Laguna é uma cidade encantadora, com mais de uma dezena de praias, um centro histórico com mais de 600 casas e monumentos históricos, tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional, e o carnaval de rua mais animado do Sul do país. Dona de cenários cinematográficos, tem suas praias e recantos invadidos por milhares de turistas todo verão. Fora da temporada de verão, é interessante observar a pesca da tainha e do camarão. De abril a julho, época da tainha, os botos sempre vêm ajudar os pescadores que ficam parados nos Molhes da Barra, esperando os cardumes que eles trazem até a praia. Laguna tem excelente parque hoteleiro, além de inúmeras pousadas, casas de veraneio, campings... Há bons restaurantes, bons serviços, shopping, teatro, cinema e total infra-estrutura de turismo e lazer.

Principais Pontos Turísticos

 

Farol de Santa Marta

O maior da América do Sul, segundo maior do mundo, construído em 1891

Marco de Tordesilhas e as Docas

Ancoradouro de iates e pequenas embarcações, bem no centro da cidade, de onde pode-se apreciar um cinematográfico pôr-do-sol

Fonte da Carioca

Construída em 1863 por escravos e ampliada em 1906

Casa Pinto dUlysséa (1866)

Cópia fiel de uma Quinta Portuguesa, totalmente revestida com azulejos importados de Portugal, um luxo para a época.

Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos da Laguna

O altar em estilo barroco mineiro foi esculpido em 1789, e a parede lateral é enriquecida por uma tela de Victor Meirelles, retratando a Imaculada Conceição, executada em Roma, em 1856.

Museu Anita Garibaldi e Casa de Anita

Não deixe de conhecer a história de Anita Garibaldi, da Revolução Farroupilha e da República Juliana, mostrada no Museu Anita Garibaldi e na Casa de Anita. O Museu ocupa uma construção de 1747, na Praça República Juliana, antiga Câmara de Vereadores e Cadeia Pública da cidade, A Casa de Anita é de 1711 e conserva diversas peças pertencentes a Anita Garibaldi.

Praias

Laguna possui 12 praias, algumas ainda virgens, procuradas somente por pessoas que praticam esportes náuticos. Entre as praias mais conhecidas estão a do Mar Grosso, Iro, Gi, Sol, Itapirubá, do Farol, Tereza, do Gravatá, da Galheta, Prainha, do Ipuã e do Siri e Prainha.  

hspace=0 EVENTOS

Janeiro

- Pré-Carnaval

Fevereiro

02 - Festa de Nossa Senhora dos Navegantes - Paróquia N. Sra. dos Navegantes

- Carnaval - Shows de trios elétricos baianos. É considerado o melhor carnaval do Sul do Brasil. Local: Praia do Mar Grosso

Junho

- Festa de Santo Antônio - Centro Histórico

Julho

- Semana Cultural de Laguna - Local: Cine Teatro Mussi, Centro Histórico

 Setembro

13 à 20 - Semana Farroupilha

 Dezembro

2 à 13 - Feira de Escola de Artesanato Lagunense

- Moto Laguna e Abertura do Verão

- Reveillon 

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Laguna.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (48) 646-0533

hspace=0

hspace=0 Correios - (48) 3644-0111

 

hspace=0 Hospital - (48) 3646-0522

hspace=0 

 

hspace=0 Rodoviária:- Fone: (48) 3647-0208

 

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites: www.sc.gov.br

         www.laguna.sc.gov.br

         www.lagunainfoco.com.br

         www.turismocatarinense.tur.br

Pessoas Ilustres nascidas na cidade:

- Anita Garibaldi 

Comentários de Laguna

Sim, conheço é um lugar maravilhoso de natureza exuberante e povo encantador, adoro passar férias.
Por: Janete Cardoso Mayer

Ah.Laguna,cidade que fica no meu cora;äo,ela sempre estara la,e esperando quem chega.Para alegrar as pessoas de todos os lugares e mostrar a elas,o que e belo e lindo.Ah.laguna,näo sei quando,mas voltarei...
Por: pedro

é Linda de mais,quem bebe a água da Carioca sempre volta a Laguna.
Por: gilberto scott

O que mais enrique-se Laguna do que sua bela historia,paisagem e aquele belo mar do Sul, são as pessoas de viver simples e tranquilas. Um abraço aos Primos Bolão,Grandão,Pingo e toda familha Camilo e aos grandes amigos que deixei!!!!
Por: reinaldo de jesus oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Laguna
Fundação:
1714
Altitude:
2m
População:
43.310 habitantes
Área:
445,2km²
Densidade Demográfica:
97,28hab/km²
CEP:
88790-000

Envie seu comentário sobre Laguna