Itapiranga

Itapiranga-SC
banner

Bem-vindo a Itapiranga!

banner

Comece planejando a sua viagem para Itapiranga utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Itapiranga e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Itapiranga.

Informações de Itapiranga

Roteiros do Brasil

Região Grande Oeste Catarinense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Itapiranga nasceu da idéia dos dirigentes da Sociedade União Popular, do Rio Grande do Sul, de criar um núcleo de colonização para germânicos católicos na década de 1920. Depois de percorrer 150km em embarcações rústicas, navegando pelos rios da Várzea e Uruguai, os desbravadores, chefiados pelo missionário padre Max Von Lassberg, chegaram a Porto Novo, que em 10 de abril de 1926 se transformaria em Itapiranga 

Significado do Nome

“pedra vermelha” em tupi-guarani.  

Aniversário da Cidade

30 de dezembro

Gentílico


População

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A Oktoberfest é a principal atração da cidade, que tem sua população triplicada no mês de outubro.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente  

 

Temperatura Média

19,4 °C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Extremo oeste, Estado de Santa Catarina 

Limites

Iporã do Oeste, Mondaí, Descanso, São Miguel do Oeste.  

Acesso Rodoviário

SC-472 

 

Distâncias

870 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

A base da economia, que já foi calcada na extração da madeira, é hoje a agropecuária, com destaque para o cultivo de milho, fumo e feijão, além da criação de aves, suínos e gado de leite. A diversificação econômica se firma com a instalação de indústrias e a exploração do turismo: durante a Oktoberfest, a população de Itapiranga triplica.

Principais Pontos Turísticos

 

 Cascatas

Os rios da bacia hidrográfica do município proporcionam belezas raras através das cascatas no interior do município, com destaque para três: na Linha Popi, Santa Fé Baixa e Baú.

 Salto do Yucumã

Itapiranga é ponto de partida para o Salto do Yucumã, a maior queda de água longitudinal do mundo. O salto está localizado no município de Derrubadas-RS, a 35km de Itapiranga, no Parque Estadual do Turvo, àrea de preservação permanente. O local impressiona pela sua beleza e pela diversidade da natureza. Quando você visitar Itapiranga, vale a pena fazer um passeio ao Salto do Yucumã.

Marco das Fronteiras

O Marco das Três Fronteiras faz divisa entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e a República Argentina. Localizado na Linha Aparecida, interior de Itapiranga, dispõe de uma área de lazer para visitantes, com churrasqueiras e mesas, além de espaço para camping.

Recanto da Natureza e Igreja de Linha Chapéu

Localizado na Linha Chápéu, interior do município, o Recanto da Natureza é um lugar de contato com ar puro, àgua límpida de fonte e de natureza exuberante.Outros atrativos do local é a gruta e a igreja da comunidade que fica nas proximidades.

Ilhas de Sede Capela

Trafegando pela estrada na volta de Sede Capela, às margens do Rio Uruguai, é possível obervar a beleza das Ilhas.

Mirante na AABB

A área externa da sede social da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB proporciona uma visão privilegiada da cidade e do Rio Uruguai. A Associação está localizada na Linha Baú, cujo acesso é pelo bairro Rainha da Paz. 
 
Mirante na Linha Laranjeira

Trafegando pela ITG 070 em direção à comunidade de Linha Becker, um ponto oferece uma belíssima paisagem do Rio Uruguai. O mirante está localizado a 500m da área de lazer da barra do Macaco, na subida em direção à Linha Becker.  
 
Mirante no Bairro Jardim Bela Vista

Construído em 2006, o mirante no bairro Jardim Bela Vista proporciona um cenário deslumbrante, com uma belíssima vista da cidade de Itapiranga e do Rio Uruguai.  
 
Sociedade Imigrantes

A Sociedade Recreativa Imigrantes, situada na margem do Rio Uruguai, proporciona belas paisagens aos visitantes. 

Avenida Uruguai

A Avenida Uruguai é cartão postal de Itapiranga. Às margens do Rio Uruguai, a Avenida possui uma beleza única com espaços para momentos de confraternização e lazer.  
 
Corredeiras do Rio Uruguai

Outros atrativos oferecidos pelo majestoso Rio Uruguai são as corredeiras, localizadas na Linha Sede Capela, Santa Fé Baixa, centro da cidade, bairro Santa Teresa Baixo, Linha Baú, Laranjeira e Aparecida. No total são 07 corredeiras, algumas com ilhas e outras apenas quedas de água.  
 
Passeios de Barco

Ao visitar Itapiranga, não deixe de fazer um passeio de barco. Existem dois portos para estas embarcações,com preços acessíveis. Esses barcos fazem diariamente a travessia de pessoas no Rio Uruguai. Converse com o responsável pelo barco e faça um passeio no Rio Uruguai.  
 
Rio Peperi Guaçú

O Rio Peperí Guaçú que separa o município de Itapiranga da República Argentina. Várias paisagens podem ser visualizadas, despertando o fascínio dos observadores. 

Rio Uruguai - Paisagens

Os encantos do majestoso Rio Uruguai também são exaltados nas paisagens que proporciona. No nascer ou pôr do sol, nos mirantes ou sob qualquer ponto as paisagens são de encher os olhos dos apreciadores.  
 
Salto do Yucumã

Itapiranga é ponto de partida para o Salto do Yucumã, a maior queda de água longitudinal do mundo. O salto está localizado no município de Derrubadas-RS, a 35km de Itapiranga, no Parque Estadual do Turvo, àrea de preservação permanente. O local impressiona pela sua beleza e pela diversidade da natureza. Quando você visitar Itapiranga, vale a pena fazer um passeio ao Salto do Yucumã. 
 
Travessia no Rio Uruguai - Balsas

A travessia para o Rio Grande do Sul, mais precisamente aos municípios gaúchos de Barra do Guarita e Pinheirinho do Vale é feita através de balsas. Um dos pontos de travessia é no porto da cidade e outro em Linha Sede Capela, a 17 km da cidade. 

Gruta Rainha da Paz

A Gruta Rainha da Paz é um lugar encantador de natureza exuberante e muita tranquilidade. Está localizada nas proximidades do Hospital Sagrada Família, no acesso ao bairro Rainha da Paz. 
 
Gruta São Cristóvão

A gruta São Cristóvão está localizada na entrada da cidade, na SC 472.

Igreja de Linha Santo Antônio

Igreja da Comunidade de Santo Antônio. 

 

Recanto da Natureza e Igreja de Linha Chapéu

Localizado na Linha Chápéu, interior do município, o Recanto da Natureza é um lugar de contato com ar puro, àgua límpida de fonte e de natureza exuberante.Outros atrativos do local é a gruta e a igreja da comunidade que fica nas proximidades.

Pesque-Pague na Linha Laranjeira

Pesque-pague localizado na Linha Laranjeira Baixa, próximo à área de lazer.

Casas em estilo germânico

Diversas construções da época da colonização estão conservadas e preservam os traços da cultura germânica.  
 
Colégio São Vicente

O Colégio Estadual São Vicente é o maior do município e está localizado no centro da cidade.  
 
Kolping

A comunidade foi a primeira da obra Kolping construída no Brasil. O prédio chama atenção por seu estilo germânico e está localizado na Rua São José, próximo ao Hospital.  
 
Monumento Fritz e Frida

O monumento do Fritz e Frida está localizado no trevo de entrada da cidade.  
 
Pórtico de entrada da cidade

Localizado na entrada da cidade, o pórtico possui estilo germânico e é cartão postal do município.  
 
Pórtico do Complexo Oktober

O pórtico de entrada dos pavilhões do complexo oktober chama atenção pela sua beleza e seu estilo germânico.  
 
Rodoviária

A Rodoviária Municipal foi construída em estilo germânico e está localizada no centro da cidade, na Avenida Uruguai, junto à Praça do Imigrante.  
 
Sicoob/Creditapiranga

O prédio do Sicoob/Creditapiranga foi construído em estilo germânico e hoje é um ponto de referência no município pela sua beleza e unicidade.  
 
Museu Comunitário Almiro Theobaldo Muller

O museu de Itapiranga guarda peças e documentos antigos que despertam o fascínio dos visitantes. O primeiro material encontrado no município foi em 1967, pelo Padre João Alfredo Rohr que fez uma escavação nas barrancas do rio Uruguai, área ocupada atualmente pela Seara Alimentos. A uma profundidade de aproximadamente sete metros, encontrou carvão vegetal que foi submetido ao teste de carbono radioativo no museu Nacional de Washington e no museu do Homem de Paris. O teste comprovou a existência de civilizações pré-históricas há 8.640 anos no município.
Desde os primórdios da colonização de Itapiranga sempre despertou a atenção dos agricultores, em especial ao longo dos mananciais de água, a existência de sambaquis, sitos e acampamentos indígenas como também inúmeros objetos de cerâmica, de adorno, pedra lascada e polida, datados de mil a dois mil anos atrás.
Ao longo da história, a população se deparava com esse patrimônio arqueológico e os objetos acabavam sendo destruídos por não existir um local ideal para serem guardados. Muito se perdeu. Mesmo assim existem diversas peças guardadas no museu. Peças guaranis encontradas em Itapiranga estão expostas em museus da Europa, Estados Unidos e em capitais brasileiras.

Jardins e canteiros

Itapiranga é referência pela beleza dos seus jardins floridos e bem cuidados. A equipe do setor de Urbanismo da Prefeitura Municipal é responsável pelos ajardinamentos de canteiros e locais públicos.  
 
Praça das Bandeiras e Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Itapiranga está localizada na Praça das Bandeiras, no centro da cidade. Na praça também foi instalado um parque infantil em meio a uma natureza exuberante. 
 
Praça do Imigrante

Rodoviária Municipal em estilo Germânico, Figueira e monumento do Imigrante são atrativos desta praça localizada na Avenida Uruguai. 
 
Praça dos Pioneiros

A praça recebeu este nome em homenagem aos primeiros colonizadores, que chegaram em Itapiranga em 1926, na época distrito do município de Chapecó. A praça está localizada na entrada da cidade e é um espaço de recreação e lazer em meio a natureza.

Linha Presidente Becker

A comunidade de Linha Presidente Becker preserva a cultura e as tradições germânicas, repassando para as novas gerações. Também foi na comunidade em que foi realizada a primeira Oktoberfest no Brasil, no ano de 1978 e todos os anos a comunidade sedia a abertura da festa, o domingo cultural e o baile de encerramento, com uma excelente gastronomia preparada pela própria comunidade, muita música alemã, chope, desfiles e muitos outros atrativos.

Igreja Matriz

A Igreja Matriz da Paróquia São Pedro Canísio é considerada uma das mais bonitas de Santa Catarina.

hspace=0 EVENTOS

 Outubro

- Oktoberfest é o maior evento realizado no município. Todos os anos milhares de pessoas participam das festividades que acontecem na cidade, junto ao Complexo Oktober e na comunidade de Linha Becker, local onde foi realizada a primeira Oktoberfest do Brasil. Entre as principais atrações da festa está o concurso de tiro ao alvo, chope em metro, comidas típicas alemãs, bandinhas, café colonial, desfile de carros alegóricos entre outros.
Em outubro venha para Itapiranga, o Berço Nacional da Oktoberfest!

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Itapiranga.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (49) 3677-0011

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

 

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL
RUA COMÉRCIO, 510 S/ 208 - ST TEREZA
ITAPIRANGA - Santa Catarina
Telefone : (49) 3677-0115

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.sc.gov.br

           www.itapiranga.sc.gov.br

           www.smo.com.br

Fotos colaboração: Loivinho A. M. França, Fábio Kuerten.

Comentários de Itapiranga

sou itapiranguense com muito orgulho..........foi aqui que tive o meu primeiro emprego,uma cidade segura para formar uma familia
Por: claudia sntos

JÀ CONHESO ITAPIRANGA É UMA CIDADE MUITO BONITA SEM PALABRAS SE EU PUDESSE EU MORAVA AÌ
Por: LAURA ELIZA XAVIER

Tenho um carinho mto grande por esta cidade. Residi nela nos anos 70. Retornando após alguns anos, me deparo com uma LINDA CIDADE. Me orgulho mto de ter morado nela e ter feito parte desta história. Parabéns a esta Gente Guerreira.
Por: Leany Maria Bourscheidt

Eu moro e sempre morei em Itapiranga. É um lugar muito bom de se viver. Uma cidade pequena, tranquila, como paisagem lindas. Em outubro tem a Oktoberfest, que todos aguardam ansiosos para seu início. Em setembro também temos o Fôlego Fest, que é uma festa de encontro de som automotivo que vem cada vez mais ganhando espaço nas grandes festas da região oeste de Santa Catarina. Bom, quem vier para Itapiranga, náo irá se arrepender, terá várias opções de lugares para visitar e apreciar as mais belas vistas para o Rio Uruguai.
Por: Kerli Luana Welter

ITAPIRANGA E LINDO MINHA CIDADE NATAL. VALE APENA CONHECER ESSA CICADE LINDA. BEM ACOHEDORA...
Por: IOLANDA DE LIMA FEITEN

Nasci em Itapiranga,adorei ver as fotos e saber que minha cidade continua linda.
Por: MARLI ARNOLD FERNANDES

itapiranga é uma cidade boa para relaxar... aproveitar a outoberfest.. passar um dia inteiro no rio aproveitando as aguas para se refrescar... itapiranga.. uma cidadezinha boa pra se conhecer
Por: CISIELI CAMPANA

Passei minha Infancia em Linha Popi até o Ano de 1983, após vim morar em São Leopoldo e cada Ano vou para Itapiranga como em Especial Linha Popi, fiz um passeio pelo Rio Uruguai com minha Filha em uma Popa acho que é assim que chamam e hoje pela Primeira vez entrei no Site, achei o máximo, fantástico, até matei as Saudades de uma Cascata de Popi que tem no Site, realmente meus Parabéns e quem não conhece vá até Itapiranga, pois é simplesmente FANTÁSTICO.
Por: Ari João Recktenvald

ola pessoal é uma cidade linda meus pais moram ali eu moro em poa rs,ainda tem natureza de verdade tudo limpo tem muita organisaçâo nesta cidade parabens porto novo ALES COT DIE LOIHT.
Por: joaowinter

Sou de Itapiranga. Meus pais são Arsênio Müller e Neusa Mahl. Amo este lugar! Terra para tirar férias.
Por: Alcione Müller

Sou de Garibaldi-RS e estou participando da 6ª Taça Brasil do Genoma Colorado. Achei o pessoal daqui hospitaleiro.A decoração natalina muito bonita. As areas de lazer acolhedoras, todas as cidades deveriam ter espaços assim para seus moraqdores. Gostei muito da cidade, ficarei com saudades. abraços a todos de Itapiranga. Sucesso a todos. RosaMaria Garibaldi-RS
Por: Rosa Maria de Lima

Sou nascido em Itapiranga em 08/05/1960, atualmente moro em Curitiba - PR, a cidade de Itapiranga tem muitas belezas, mas o Rio Uruguai é o que eu mais gosto, pois me faz lembrar uma infância muito boa. Quero aproveitar e desejar um FELIZ NATAL e UM PRÓSPERO ANO NOVO para a Cidade de ITAPIRANGA e para todos os seus moradores.
Por: Paulo Roberto Finger

ITAPIRANGA IST WUNDERSCHÖN:minha terra natal,orgulho de ter nacido la e cultivado as tradicoes germanicas.Hoje a 12 mil km longe sinto saudade imensa,Itapiranga vielen Dank.Alemanha minha segunda terra natal.
Por: NOEMIA DETERS

Sem comentários, falar de Itapiranga é bom d+. Nasci e vivi até meus 20 anos nesta cidade e 1 ou 2 vezes por ano vou vizitá-la. Hoje sou casado e moro em Jaraguá do Sul com minha família. A melhor faze da vida de uma pessoa é a infância, eu vivi esta faze, em Itapiranga por isso ficou marcada e eu jamais esquecerei. Um grande abraço a todos os itapiranguenses e até breve.
Por: Mauro

Vivi em Itapiranga de 1974 a 1982, tive minha educação dos primeiros anos no colégio sao vicente, hoje moro em Arapongas-PR, mas sempre que tenho oportunidade volta a rever este lugar que é muito lindo e tenho parentes e amigos que ali vivem, é uma cidade muito acolhedora e de um povo muito educado e amigo.
Por: Gilmar José da Silva

nasci em itapiranga estudei na Escola São Vicente,minha família mora toda aí. Faz muito tempo que sai de Itapiranga tenho muitas saudades de minha terra natal, espero ainda um dia voltar a morar nesse maravihoso lugar. Um lugar de gente feliz!! um beijão à todos. Eliane Zachi.
Por: Eliane Zachi

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itapiranga

Envie seu comentário sobre Itapiranga