Itapema

Itapema-SC
banner

Bem-vindo a Itapema!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Itapema e muitas outras opções de hospedagem na cidade Itapema. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Itapema.

A cidade de Itapema, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 15m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.083 habitantes. A área total de Itapema é de 58,7km², e sua densidade demográfica é de 342,13hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itapema-SC é 88220-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Santa Catarina é caracterizado como o estado do sul do país que concentra as melhores praias dessa região. Além disso, o balneário é um dos únicos locais que funciona bem mesmo durante as épocas de baixa temporada. Mas, durante o verão, não espere por menos: o movimento nas praias, barracas, restaurantes e pousadas é bem intenso, sendo elas invadidas por famílias, grupos de jovens, surfistas e muito mais.

E um dos principais pontos escolhidos pelos turistas é a praia de Itapema, que é conhecida na região principalmente pelo mar tranquilo e pela ótima infraestrutura da orla. O cenário com frequência é palco para a realização de shows e eventos.

Para os que preferem aproveitar o agito da região, nada melhor do que se distanciar um pouquinho do centro: há apenas seis quilômetros está a Mata de Camboriú, que conta com uma série de pontos específicos para o banho na região de extremo norte da ilha.

Porém, para os que procuram a região para a prática de surf, nada melhor do que marcar a presença nas praias de Grossa ou Ilhota. A primeira é bem pequena, e seu acesso só é possível por meio de trilhas. Já a praia de Ilhota conta com o mar bem aberto e suas águas são transparentes e bem cristalinas.

Vale ainda destacar que, entre os meses de maio a julho, a prática de esportes náuticos não é possível na região, que fica reservada unicamente para a pesca da tainha. Para quem está de visita à Itapema, nada melhor do que aproveitar para ir à praia do Estaleirinho, localizada há apenas 17 km da região.

E para os que gostam de viajar e aproveitar para desfrutar da gastronomia local, nada melhor do que curtir cada um dos sabores propostos pela região durante a famosa Semana Internacional de Gastronomia, que é abrigada por Itapema todos os anos na última semana de julho.

Durante essa semana, a participação dos mais renomados chefes de gastronomia de todo o país é solicitada, e o evento acaba se estendendo também por outras regiões, como a de Bombinhas e Porto Belo, praias de renome e vizinhas de Itapema.

Informações de Itapema

Roteiros do Brasil

Rota do Sol - Costa Esmeralda

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento de Itapema iniciou-se em 1748, com a vinda de 461 imigrantes açorianos, dos quais a cidade herdou o linguajar, as crenças, o gosto pela música, o folclore e a conduta ordeira e pacífica.

Itapema pertenceu a Camboriú e a Porto Belo até ser emancipada, em 1962. Os primeiros habitantes eram açorianos e o primeiro nome da localidade era Tapera, devido ao tipo das primeiras construções.

Foi elevada a município em 28 de fevereiro de 1962 por iniciativa do do vereador Olegário Bernardes e por aprovação do governador Celso Ramos.

O Nome

O nome de Itapema é uma junção de duas palavras na língua tupi-guarani: ita significa pedra, e pema, gavião ou ave. A união destas duas palavras (gavião ou ave) já evidencia o fato de que, além das praias, o município é contemplado por outras belezas naturais.

 

Aniversário da Cidade

28 de fevereiro de 1962

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Mesotrémico úmido

Temperatura Média

20ºC e 25ºC.

hspace=0 COMO CHEGAR

DE AUTOMÓVEL: O acesso a Itapema é feito pela rodovia BR-101, que passa à margem da cidade. A estrada nos dois últimos anos foi totalmente duplicada e encontra-se em excelentes condições. Aproveite para ver a cidade do morro do Boi. É uma das vistas mais lindas do litoral brasileiro.

DE AVIÃO: As principais companhias aéreas possuem vôos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para o aeroporto de Navegantes, distante cerca de 30 quilômetros de Itapema. Outra alternativa é pousar no aeroporto de Florianópolis onde as companhias aéreas operam vários vôos para outras cidades brasileiras.

DE ÔNIBUS: Algumas empresas de ônibus fazem o trajeto direto até o município de Itapema. Outra alternativa é descer na cidade de Balneário Camboriú, distante 14 quilômetros de Itapema ou em Florianópolis, a 60 quilômetros.

Localização

Litoral Norte, a 60km de Florianópolis.

Limites

Acesso Rodoviário

BR-101

Distâncias

Distância de Florianópolis    -     60 km

Distância de Porto Alegre    -   540 km

Distância de Curitiba          -   220 km

Distância de São Paulo       -   640 km

 

hspace=0 TURISMO

 

No segmento do ecoturismo, o balneário possui pontos até agora conhecidos somente pelos ecologistas. Morros, leitos de rios e cascatas e a própria vegetação nativa intocada proporcionam roteiros indescritíveis para o turismo ecológico. Nos rios ainda podem ser encontrados pescadores e moradores locais em pequenas embarcações - canoas. A pesca de caniço e anzol também é constante nestes cursos d’água.

Principais Pontos Turísticos

Pedra que bole

Localizada a 3 quilômetros do centro da cidade, uma pedra que se move com o bater da água do mar, abrigando a lenda de um estrangeiro que se apaixonou pela menina mais bonita do povoado, e que, após ferido e atirado ao mar pelo pai da moça, ela atirou-se ao mar para junto do namorado. Posteriormente os corpos foram retirados abraçados do mar.Localizada no Sertão do Trombudo, a cerca de 8 quilômetros do centro, possui águas claras e límpidas, que abastecem o município de Itapema (meia praia), Porto Belo, Bombas e Bombinhas. Possui um riacho com pedras, sem muita profundidade e é cercado de árvores exóticas e Mata Atlântica.

Praça da Paz

Inaugurada em 21 de abril de 1999, a Praça da Paz e a sua concha acústica, é outro ponto turístico do município. Nela os turistas e a comunidade podem conferir diversas manifestações artísticas e culturais.

Canto da Praia

Quer dar uma volta ao passado e saber mais sobre colonização açoriana? Vá ao Canto da Praia, na região Norte. O local ainda guarda a vocação pesqueira de Itapema, conhecido como reduto dos pescadores. Lá está o trapiche de onde saem escunas para passeios na orla da praia. Tem também ótimos restaurantes especializados em frutos do mar.

Ponte dos Suspiros

O surgimento de construções públicas planejadas como a ponte dos Suspiros e a praça da Paz, onde acontecem grandes shows, mostram que natureza e o progresso caminham lado a lado em Itapema.

Morro da Gurita

A 10 quilômetros do centro da cidade é indicado para quem gosta de passeios ecológicos. São 200 metros de altura e várias trilhas para caminhadas ecoturísticas.

Costão

Considerado um dos pontos mais bonitos de Itapema, no Costão é possível caminhar sobre as rochas e apreciar a orla marítima da cidade. Muitos turistas aproveitam para pegar conchinhas e levá-las de lembrança.

Cachoeira do Sertão

 

Cachoeira do São Paulinho

É a mais atraente e a mais freqüentada de todas. Situada na bacia do Bairro São Paulinho a aproximadamente 3 quilômetros do centro, é ideal para quem gosta de fazer um passeio ecológico, percorrendo trilhas e aprendendo mais sobre a Mata Atlântica.

Rio Itapema

Localizada na subida do morro do Areal a cerca de 10 quilômetros do centro, é também área de preservação ambiental. As águas são límpidas e abastecem o centro de Itapema. Nos últimos anos, a procura por terrenos nesta região vem crescendo muito.

Cachoeira do Sertãozinho

Uma das menores e menos atraente. Fica no Bairro do Sertãozinho a cerca de 1 quilômetro.

Cachoeira do Bairro Ilhota

Distante cerca de 12 quilômetros do centro, fica no Bairro Ilhota e é área de preservação permanente

Praias para todos os gostos.Meia Praia

Cinco praias com características distintas e de fácil acesso fazem de Itapema um dos lugares mais requisitados do litoral catarinense. Há praias para quem adora se expor ao sol e se banhar. Há praias movimentadas, onde até o palmo de areia é disputado; outras para quem quer ficar em paz com a natureza. Há ainda as mais agrestes, locais onde ainda hoje, sobrevivem vilas de pescadores artesanais, próprias para aqueles que fogem do agito e buscam sossego.

Já a Meia Praia é a maior de todas, a mais conhecida e a mais freqüentada pelos turistas. O comércio é diversificado e possui uma rede imobiliária bem estruturada.

Praia do Costão

Para aqueles que preferem o sossego, entretanto, a praia do Costão ou Canto da Praia é o lugar mais adequado. Com um clima tranqüilo de uma vila de pescadores, é possível fazer passeios de barco, desfrutar de um peixe fresquinho na beira da praia ou simplesmente apreciar a paisagem típica açoriana, que deu origem a colonização de Itapema. Caminhar sobre as rochas do Costão e admirar a orla marítima é uma boa pedida para quem vai para esses lados.

Praia do Cabeço

Mais adiante fica a praia do Cabeço ou Grossa, que também merece destaque pelo visual. Cercada pelo verde exuberante das encostas, a praia é selvagem e uma excelente opção para o surf devido as boas ondas que se formam. Já a praia de Ilhota, fica próxima a BR-101 e é um dos recantos mais exóticos de Itapema. Formada com águas cristalinas e correntes fortes vindas de mar aberto - é ideal para quem gosta de desafiar as forças das ondas.

Praia de Ilhota

A praia de Ilhota é ótima para quem gosta de emoções. As águas cristalinas e com correntes fortes, vindas de mar aberto, são ideais para a prática do surf. O local fica distante cerca de cinco quilômetros do centro de Itapema, na direção Norte.

Praia do Centro

A praia que banha o centro de Itapema também tem mar calmo e cristalino. Esse trecho de orla é complementado com grande estrutura hoteleira e de restaurantes, o que transformam o local em um dos mais requisitados do município.

 

Créditos

Informações e Fotos:

 

           Bela Santa Catarina

           Guia Santa Catarina

           Revista Turismo

           Itapema

Comentários de Itapema

cidadeeee muuuiiiiittooo linda, tude de bom..........;)
Por: Yara

e uma didade que me encanta pela beleza das praias,passeios acessiveis eu recomendo itapema
Por: keila guedes

Uns dos lugares mais lindo que já conheci.......tudo de bom.
Por: Luciano

todos os anos viajo para o litoral ... Não me imagino em outro lugar!!!! Amo a Praia de Itapema!!!
Por: cleris da rocha

Simplismente maravilhosa a Costa Esmeralda, aguas limpas e quantes, baladas e boa infra estrutura para o Turista e moradores da região.
Por: Carlos

eu ja conheço esse lugar ja passei umas férias la adorei aquele lugar ja mais esquesso
Por: gerson de oliveira neves

estive duas vezes em itapema um dos lugares mais bonitos q ja vi linda mesmo
Por: livia

Itapema SC Deslumbrante,o Lugar ideal para quem quer ficar em sintonia com a Natureza, aguas claras e sossego para a familia,Onde o Progresso e a Natureza se encontram, dias e noites de encantos e encontros,acessibilidade segurança, aconchego do interior. A gastronomia com seus pratos típicos que vêm do Mar. Saude e Bem Estar
Por: Antônio Carlos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itapema
Fundação:
1962
Altitude:
15m
População:
20.083 habitantes
Área:
58,7km²
Densidade Demográfica:
342,13hab/km²
CEP:
88220-000

Envie seu comentário sobre Itapema