Itajaí

Itajaí-SC
banner

Bem-vindo a Itajaí!

banner

As melhores pousadas em Itajaí podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Itajaí, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1859. A localidade está em uma altitude de 1m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 145.197 habitantes. A área total de Itajaí é de 303,6km², e sua densidade demográfica é de 478,25hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itajaí-SC é 88300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Itajaí é um município localizado no nordeste do estado de Santa Catarina, à aproximadamente 90 quilômetros da capital estadual, Florianópolis. A cidade é praticamente perfeita, pois consegue aliar boas políticas sociais, grandes investimentos em segurança, saúde e educação e ainda consegue ser um bom lugar para investimentos, tanto na área industrial, como no setor de serviços e no turismo.

Itajaí possui uma população de quase 190 mil pessoas e isso faz com que a cidade seja um grande sistema de engrenagens, onde todos são como pequenas peças que fazem o sistema se mover. É por esse motivo que Itajaí é uma das melhores cidades para se viver no Brasil.

Basicamente, o que impulsiona a economia da cidade – que possui o maior PIB do estado, a frente de Florianópolis – é o famoso Porto de Itajaí. Esse é o segundo porto que mais exporta produtos no Brasil, atrás somente do porto de Santos. O desenvolvimento do município se baseia quase totalmente no porto.

Turismo em Itajaí:

Quem já conhece o litoral de Santa Catarina sabe que o estado, por mais que esteja na região Sul do Brasil (onde geralmente faz frio), é um local onde o calor impera, principalmente nas praias. E não é diferente com Itajaí: a cidade possui várias atrações em suas praias, que são formadas por areia branca e águas cristalinas.

A principal atração nas praias de Itajaí é o Warung Beach Club. Este, que já foi eleito o melhor clube do gênero no mundo, quatro vezes, apresenta várias festas durante o ano e costuma trazer grandes nomes da música eletrônica para Santa Catarina.

No entanto, nem só as praias fortalecem o turismo e a história da cidade. A forte imigração de europeus durante o período de colonização do estado fez com que a cidade mantivesse muitas características culturais de alemães, italianos e açorianos. Por isso, visitar as construções antigas é um grande programa para quem gosta de turismo cultural.

Ainda há outras opções de turismo na cidade, como os circuitos de turismo rural e o turismo de negócios. Se você estiver passeando por Santa Catarina, não deixe de conhecer Itajaí, a cidade que move o estado.

Informações de Itajaí

Roteiros do Brasil

Região Rota do Sol

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras do atual Município era ocupadas pelos índios Xokleng e Guarani. Aqueles eram arredios e não aceitavam o contato com o homem branco e sempre atacavam. Na segunda metade do século XIX, fazendeiros paulistas, criadores de gado, instalaram suas manadas na região de lages e para levar o gato até o litoral precisam cruzar as terras dos índios Xokleng. Das várias vezes que tentaram este  processo acabaram perdendo vários homens atacados pelos índios. Isto os levou a procurar D Pedro II e pedir providências que garantissem a condução seguras das manadas. Ao mesmo tempo, na Alemanha, havia a estimulação à emigração e então houve um acordo entre o Brasil e as Empresas Colonizadoras Hasiáticas. O imigrante teve muita resistência dos índios e ocorreram diversas baixas, inclusive de mulheres e ciranças, o que fez com que muitos fossem para outras regiões. Os pecuaristas, então, contrataram os capitões-do-mato para exterminarem os índios, possibilitando a ocupação da área e a fundação de Cidades, entre elas Itajaí. A Cidade foi fundada em 1823 com a criação do curato em freguesia. O Distrito de Itajaí foi criado em 1833 e o município surgiu em 1860, desmembrando-se Porto Belo e São Francisco. 

Significado do Nome

Ave de Pedra 

Aniversário da Cidade:

15 de Junho 

Gentílico:

itajaiense

População:

183.388 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Itajaí é o ponto de partida para um passeio inesquecível. A viagem agrada ao turista no inverno. Também pode vivenciar a cultura de um povo hospitaleiro. Não há dúvida que será um passeio inesquecível.

Clima:

Quente e úmido 

Temperatura Média:

21º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Município da Região do Vale do Itajaí no Estado de Santa Catarina 

Limites:

Balneário Camboriú (S), Camboriú (S), Brusque (SO), Gaspar (O), Ilhota (NO) e Navegantes (N) 

Acesso Rodoviário:

BR-101, 90 km ao norte de Florianópolis

Distâncias:

Da Capital:

78 Km  

Outras:

1.074 km de Rio de Janeiro

1.212 km de Assunção
 
1.223 km de Belo Horizonte
 
1.438 km de Motevidéo
 
1.595 km de Brasília

1.617 km de Buenos Aires
 
10 km de Beto Carrero World

223 km de Curitiba
 
39 km de Blumenau

4 km de Balneário Camboriú

554 km de Porto Alegre

623 km de São Paulo
 
70 km de Joinville
 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Museu Histórico

Oferece um acervo muito interessante e aberto ao público. Mantido pela Fundação Genésio Miranda Lins, encontra-se instalado no prédio do Palácio Marcos Konder, edificado em 1925 para abrigar a sede da Prefeitura Municipal, que ali funcionou até 1972. O edifício é a principal peça do Museu, sua arquitetura de linhas “art-nouveau” e a sua conservação encantam pela beleza da construção. Conta a história de Itajaí através de 21 seções que levam o visitante à descoberta, ao encontro com as nossas origens.

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

É o maior monumento artístico e cultural da cidade, verdadeiramente seu cartão postal. A pedra fundamental foi lançada em 1940 pelo vigário Pe. José Locks, segundo o projeto do arquiteto prático alemão Simão Gramlich, o construtor de inúmeras Igrejas Catarinenses. Sua arquitetura soma elementos românticos e góticos e seu interior tem as mais belas pinturas dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locateli. Apresenta em seus vitrais, desenhos sobre motivos eucarísticos e bíblicos destacando o imenso painel da Imaculada Conceição da Virgem Maria no teto, e a imponente estátua de Moisés que desce do Sinai, obra do escultor Teichmann colocada sobre o dossel do púlpito. A Igreja Matriz foi inaugurada em 15 de Novembro de 1955, e a sua conclusão é devida ao trabalho do então vigário Monsenhor Vandelino Hobbold.

Mercado Público - Centro de Cultura Popular

Com fins de preservar sua originalidade, ele foi totalmente restaurado, no entanto, internamente toda beleza arquitetônica da construção original de 1917 é mantida. Na época, a comunidade reclamava um local apropriado à comercialização de produtos da pesca e agricultura, entre outros. Aí merecem destaque as armações do telhado, beirados e o chafariz do pátio interno.

Praia Brava

É um dos principais pontos de encontro de jovens e surfistas. Suas águas são agitadas, pórem límpidas. Sua estrutura é formada essencialmente por bares e restaurantes de arquitetura rústica que se mesclam com a vegetação de restinga e mata atlântica. A noite a Brava também é ponto de encontro dos jovens com luais e outras festas.

Praia do Atalaia

Praia de mar aberto, suas ondas são consideradas as mais regulares do Brasil e propícias à prática do Surf.

Praia de Cabeçudas

Possui um cenário composto por algumas mansões, infra-estrutura de serviços e praia de águas límpidas. Oferece além da beleza natural, competições de vôo livre e iatismo.

Praia de Geremias

Praia de águas rasas, sempre limpas e mansas. Junto a ela está o conhecido Bico do Papagaio.

Praia dos Amores

De natureza ainda virgem, oferecendo todo o sossego para um perfeito passeio. Ali o Morro do Careca dispõe de uma plataforma de 160 metros de altura, pronto para os aficionados de vôo livre. Além disso, proporciona boas pescarias e a Lagoa de Santa Clara completa o lazer

Praia de Geremias 

Águas rasas, sempre límpidas e mansas. Junto a ela está o conhecido “Bico de Papagaio”.
 
Canto do Morcego

Localizado no pontal norte é um local paradisíaco. A preocupação com a preservação da natureza, principalmente pelos moradores e surfistas, demonstra o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente e a busca da prática de um turismo sustentável.
 
Morro do Farol

Na extremidade direita da Praia de Cabeçudas encontra-se o Morro do Farol, local que oferece uma excelente visão para o mar e ideal para realizar caminhadas nas trilhas existentes.
 
Molhes da Barra

Os Molhes da Barra da Praia do Atalaia se constitui atualmente em um dos principais pontos turísticos da cidade, atraindo muitos turistas e visitantes. O local oferece uma bela visão de entrada e saída de navios e barcos pesqueiros pelo rio Itajaí-Açú e também propício para a prática da pesca de arremesso. Outra grande atração é a iluminação especial para a prática do surf noturno, tornando ainda mais atraente o local para visitação. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Maio
 
06 à 15 - 2º CASA SHOW ITAJAÍ 2011 - importante polo de comércio, serviços e turismo, com 147 mil habitantes e muitos encantos, recebe a feira casa show. Gerando negócios imediatos e futuros a casa show prima sempre pela qualidade e satisfação de seus expositores e visitantes. Venha 

 Julho
   
02 à 04 - COSMOBEL & FITNESS 2011 - A COSMOBEL é uma feira especializada em produtos de beleza, cosméticos, equipamentos, tendências, estética e, em sua 11ª edição, agrega também o setor fitness e a arte da tatuagem. 
 
20 à 24 - 29ª Festa Nacional do Colono - A Festa Nacional do Colono é uma das principais festividades em homenagem ao homem do campo em Santa Catarina. O evento reúne atividades como a feira agroindustrial, exposição agropecuária, encontro da família agricultora, concurso de pratos típicos, festival sertanejo, apresentações artísticas e culturais e competições esportivas.

 Agosto
 
09 à 12 - EQUIPAINDUSTRIA ITAJAÍ 2011 - Feira Multisetorial do Petróleo e Gás - O maior evento de Petróleo e Gás do Estado de Santa Catarina. Aproximadamente 224 bilhões de dólares serão investidos até 2014 na cadeia produtiva de petróleo e gás natural no Brasil. É com o objetivo de promover grandes negócios no segmento que mais investe no país que a Equipaindustria Itajaí 2011 - Feira Multisetorial do Petróleo e Gás - com 5 mil m2 de exposição, oferecerá uma verdadeira vitrine de máquinas, equipamentos e serviços utilizados por esse segmento.
 
 Dezembro

02 à 12 - Mãos da Terra - Feira Internacional de Cultura e Artesanato - O que: Mãos da Terra - Feira Internacional de Cultura e Artesanato
Local: Centro de Eventos da Marejada
Entidade organizadora: M&K Art Promoções e Eventos
Informações: (47) 3361-7959 
Site: http://www.maosdaterra.com

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJAÍ

E-mail:

Telefones: (47) 3341-6000

Sites: http://www.itajai.sc.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (47) 3348-1080

Terminal Rodoviário 

Avenida Governador Adolfo Konder, 1201
Telefone: (47) 3348-2535

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 1º TABELIONATO NOTAS E PROTESTOS:

E-mail:

Telefones: (47) 3344-2445

Sites: http://www.guiamais.com.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CORREIOS: (47) 3348-3535

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.fitur.itajai.sc.gov.br

www.webshots.com

www.baixaki.ig.com.br

www.folhauol.com.br

www.transportes.gov.br

www.cidasc.sc.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Itajaí

Esta e a verdadeira cidade maravilhosa do Brasil; por 14 meses estive todas as semanas em Itajai; suas praias, comercio, bares e restaurantes são demais; ahhhhhhhhhhh sem contar o povo... hospitaleiro, acolhedor e principalmente educado; eu simplesmente adoro... ITAJAÍ
Por: lucio cesar magnoli

ITAJAI É DEMAIS, PRAIAS PAR TODOS OS GOSTOS INCLUSIVE DUAS DE SURF, GENTEBOA,OUTROS PONTOS TURÍSTICOS, FICA PERTO DE CAMBORIÚ A PRAIA MAIS CHARMOSA DO BRASIL É CABEÇUDAS, ONDE PASSEI BOA PARTE DA ADOLESCENCIA, É LINDINHA. VENHA CONHECER.
Por: AUGUSTO TANCK NETO

Ítajaí é linda,um lugar maravilhoso pra se conhecer ,eu fiquei encantada .Foi amor a primeira vista.Fui lá várias vezes,espero poder voltar mais vezes.Adoreiiii.Muito bom.
Por: Vera Lucia

não só conheço como nasci ai,amo essa cidade linda que deveria ser chamada de cidade maravilhosa e não o rio que é uma bela porcaria,itajai é a cidade mais linda e mais aconchegante que ja conheci
Por: josete

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itajaí
Fundação:
1859
Altitude:
1m
População:
145.197 habitantes
Área:
303,6km²
Densidade Demográfica:
478,25hab/km²
CEP:
88300-000

Envie seu comentário sobre Itajaí