Itaiópolis

Itaiópolis-SC
banner

Bem-vindo a Itaiópolis!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Itaiópolis, informações e fotos da maravilhosa Itaiópolis. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Itaiópolis, recomendadas por internautas.

A cidade de Itaiópolis, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1918. A localidade está em uma altitude de 925m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 19.143 habitantes. A área total de Itaiópolis é de 1.242,6km², e sua densidade demográfica é de 15,41hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itaiópolis-SC é 89340-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itaiópolis

Roteiros do Brasil

Região Caminho do Príncipes 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A História de Itaiópolis reúne muitas etnias e tem origem na fundação da cidade paranaense de Rio Negro. Os primeiros colonos chegaram em 1891, oriundos da Inglaterra. Imigrantes russos, poloneses e alemães vieram pouco depois e, com as famílias de tropeiros que acampavam na região, começaram a formar o povoado onde hoje se localiza a cidade. Itaiópolis pertenceu ao Paraná até se tornar independente, em 1909, mas um acordo realizado em 1917, após a Guerra do Contestado, converteu a localidade novamente em distrito, desta vez pertencente a Mafra. Um ano depois, Itaiópolis conquistou definitivamente sua emancipação.  

 

 

Aniversário da Cidade

28 de Outubro 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A base da economia de Itaiópolis é a agricultura. No início da colonização, a madeira abundante e a erva-mate estimularam o extrativismo vegetal, que sustentou a população por muito tempo. Hoje, os destaques são o milho, o feijão e o fumo. Itaiópolis é também o maior produtor de pêra de Santa Catarina e o maior produtor de mel da região. Às margens da SC-419 se localiza uma unidade da Embraco, fábrica de compressores e componentes elétricos que emprega cerca de 500 funcionários. As belezas naturais de Itaiópolis representam um grande atrativo para o desenvolvimento do turismo rural.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão fresco  

Temperatura Média

16,2° C 

hspace=0 COMO CHEGAR

O principal acesso é pela SC-419, a partir da rodovia BR-116. A linha férrea passa pelo município, mas é usada somente para transporte de carga.

Localização

Planalto Norte, Estado de Santa Catarina

Limites

Papanduva, Mafra, Rio Negrinho, Monte Castelo, Major Vieira.  

Acesso Rodoviário

BR-116  -  SC-419

Distâncias

194 km da Capital 

hspace=0 TURISMO 

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

Túnel e pontes de metal e concreto da Rede Ferroviária Federal

Construídos na década de 1930. O túnel fica a 4,5 km da sede, em Alto Paraguaçu. As três pontes ficam a 16, 18 e 25 km da sede. Fonte: Roteiros Regionais.

Igreja Sagrada Família

Igreja de rito ucraniano localizada em Iracema.

hspace=0 EVENTOS

 Outubro
      
28 - A maior e mais concorrida festividade é a Festa do Boi Ralado no Espeto, que atrai todos os anos dezenas de milhares de visitantes e comemora o aniversário de Itaiópolis.

 Novembro

11 à 16 - Jogos Interprefeituras - Local: Ginásio de Esportes Francisco Linzmeier - Fone: (47) 3652-2211

 Dezembro

03 à 10 - Exposição de Artistas Itaiopolenses - Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal - Fone: (47) 3652-2211  

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Itaiópolis

 

 

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (47) 3652-2211

hspace=0

 

 

hspace=0 Correios - 0800 570 0100 

 

 

 

 

hspace=0 Pronto Socorro - 192 

hspace=0

 

 

 

 

 

 

hspace=0

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.sc.gov.br

           www.itaiopolis.sc.gov.br

           www.tchr.org

           www.guiasul.tur.br

Comentários de Itaiópolis

Saudades deste Abençoado Lugar, Uma das mais belas riquezas que DEUS colocou no Mundo sem duvida nenhuma é Itaiopolis-Abraços a todos -Celso A. Woiciechovski-Redençao PA.
Por: Celso Andre Woiciechovski-Jacare-

nossa eu moro em itaiopolis nao faz muito tempo mas ja me acostumei pq aki é uma cidade boa de vivr pq ela é calma e não é tão populosa e eu fiz amigos muitos legais exemplo a celina a bruna julia claudia.Eu moro bem no centro e isso facilita a locomoção e por isso ITAIÓPOLIS é a segunda melhor cidade que eu ja morei e eu recomendo essa cidade paa todos que queram mais sossego pq aki só tem 20.000 habitantes por isso venham conhecer pq eu recomendo ASS:xixixixixixi66659
Por: anonima

Morro em Jaragua do Sul ,mas sempre visito meus pais e familiares que morram em Itaiopolis.Adoro essa cidade...
Por: JAQUELINE PIETRUCHALEK GALLIANI

ola... Desejo ir em dezembro para turismo ,achei de cara o portal convidativo irei so ou com meus filhos estadia em media 02 dias ...tchau
Por: luiz menezes

uall em novembro estarei aí nessa cidade maravilhosa..quero conhecer todas as beleza que ela possui,me passa - me dicas de turismo.aquele abraço
Por: aline de andrade rafael

Itaiopilis foi a cidade onde passei os melhores anos de minha infancia, tenho muita saudade, quero voltar para visitar as pessoas com quem convivi.
Por: Rosana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itaiópolis
Fundação:
1918
Altitude:
925m
População:
19.143 habitantes
Área:
1.242,6km²
Densidade Demográfica:
15,41hab/km²
CEP:
89340-000

Envie seu comentário sobre Itaiópolis