Irineópolis

Irineópolis-SC
banner

Bem-vindo a Irineópolis!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Irineópolis, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Irineópolis. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Irineópolis para programar a sua viagem.

A cidade de Irineópolis, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 762m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.577 habitantes. A área total de Irineópolis é de 581,2km², e sua densidade demográfica é de 16,48hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Irineópolis-SC é 89440-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Irineópolis

Roteiros do Brasil

Região Vale do Contestado

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O início da História do município de Irineópolis remonta a 1885, quando a família de Caetano Valões, de ascendência espanhola, fundou o pequeno povoado que se transformaria na localidade de Valões. Na época, a região ainda pertencia ao Paraná – somente em 1916, através do acordo que fixou os limites definitivos entre os dois Estados, é que a as terras passaram para Santa Catarina. Antes do acordo, entre 1912 e 1916, a região foi assolada pela Guerra do Contestado, que teve como causas o fanatismo religioso, o descontentamento de alguns setores em relação à exploração econômica da área e a fronteira entre Santa Catarina e Paraná. A partir de 1920 começaram a chegar os imigrantes alemães, ucranianos e, em menor proporção, os italianos. Em 1921, Irineópolis foi elevada a distrito de Porto União, sendo emancipada em 22 de julho de 1962.
Significado do Nome

O nome da cidade é uma homenagem ao ex-governador Irineu Bornhausen.  

Aniversário da Cidade

22 de Julho  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A região onde fica o município foi castigada pela Guerra do Contestado e pertenceu ao Paraná até 1916.

Clima

Mesotérmico úmido 

Temperatura Média

17° C (no inverno, os termômetros podem marcar até –5° C) 

hspace=0 COMO CHEGAR

O principal acesso é pela SC-460, a partir da rodovia SC-280. A ferrovia cruza o município, mas é utilizada apenas para transporte de carga.

Localização

Planalto Norte, no Estado de Santa Catarina 

Limites

Porto União, Bela do Toldo, Matos Costa.  

Acesso Rodoviário

SC-460 

Distâncias

À 440 km de Florianópolis 

hspace=0 TURISMO

Irineópolis é uma cidade bonita e pacata, em que o extrativismo vegetal e a agricultura representam 85% da economia. As poucas indústrias existentes são de cerâmica. A maior produção agrícola é de milho, mas cultiva-se também soja, feijão, fumo e trigo. Na área urbana existe uma fonte de águas sulfurosas – os proprietários do terreno construíram um hotel e engarrafam a água, com a intenção de atrair turistas. O inverno é rigoroso, com temperaturas que podem cair a até -5°C, mas o verão é quente, com os termômetros alcançando a marca de 38,5°C. A região tem belas várzeas e planaltos e os pontos mais elevados da região são a Serra Grande, com 1.143m de altitude, e a Serra do Tamanduá, com 1.193m. Não existem mais matas nativas no município – apenas a vegetação secundária. As tradições dos colonizadores são mantidas através dos encontros de seus descendentes, promovidos pela Igreja Católica.

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Irineópolis.

hspace=0 

hspace=0 (47) 625-1111

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.goc.br 

Comentários de Irineópolis

Sim, fiz todo o meu ensino fundamental em Irineópolis. Lembro que muita vezes nós íamos de trem de Poço Preto (onde eu morava), para Valões (Irineópolis). Retificando: fiz da quinta a oitava série do antigo ginásio na cidade citada. O nome do colégio é Horácio Nunes. Visitem Irineópolis, vale a pena!
Por: Edson Thadeu Rogério Mallmann

uma cidade calma,um otimo lugar para se viver...quer tranquilidade eh só chegar,estamos sempre de braços abertos.
Por: jessica luana nicoluzzi

Amo esta cidade. Local onde nasci, e me orgulho disso. Cidade pequena mas acolhedora, lugar de gente simples mas feliz, de bem com a vida... Quem conhece não esquece jamais!...
Por: Adriana Koman

oi eu nao tenho palavras para dizer que eu amo irieopolis
Por: veronica marino

ola tudo bem a todos eu nasci em irineopolis tambem me orgulho dessa cidade ela e linda vale a pena conhecer sempre que posso dou uma passada por la, hoje em dia morro em curitiba mas nao esqueço minhas raizes, abraço a todos
Por: anoar de souza

Já morei nesta cidade por volta de 1992. Povo chegado no trabalho e muito acolhedor. Unico "senão" : Não existe hospedagem decente para as pessoas que por lá transitam.
Por: mauro delpizzo tabalipa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Irineópolis
Fundação:
1962
Altitude:
762m
População:
9.577 habitantes
Área:
581,2km²
Densidade Demográfica:
16,48hab/km²
CEP:
89440-000

Envie seu comentário sobre Irineópolis