Imbituba

Imbituba-SC
banner

Bem-vindo a Imbituba!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Imbituba, informações e fotos da maravilhosa Imbituba. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Imbituba, recomendadas por internautas.

A cidade de Imbituba, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 30m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 33.894 habitantes. A área total de Imbituba é de 185,7km², e sua densidade demográfica é de 182,52hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Imbituba-SC é 88780-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Imbituba é um município de Santa Catarina, amplamente conhecido pelas suas praias ideais para banho e prática de esportes radicais como o surfe. Entre as praias da região estão: a Praia do Rosa, que é a mais conhecida da região e considerada uma das 30 baías mais bonitas do mundo; a Praia do Porto; Praia D'Água; Praia de Ibirapuera; Praia Vermelha; Praia da Vila; Praia de Itapirubá; Praia da Ribanceira e Praia da Luz.

As praias de Imbituba, além de serem amplamente procuradas por pessoas e famílias que desejam ter os seus dias de descanso e tranquilidade nas praias bem conservadas da região, são também muito procuradas pelos surfistas, já que as águas são perfeitas para a prática do surfe, entre outros esportes radicais. Algumas dessas praias são praticamente desertas, sendo que todas oferecem grandes reservas ecológicas e maior proximidade com uma natureza intacta.

Imbituba recebe, desde 2003, o Campeonato Mundial de Surfe, que é um evento que leva centenas de pessoas até suas praias. Outra grande atração que leva brasileiros e pessoas de outros países até a cidade é a oportunidade de ver as baleias, sendo que o local é conhecido como “A Capital Nacional das Baleias Francas”, por ser um dos únicos lugares do país onde é possível avistar o animal. Graças a isso, inclusive, Imbituba conta com um grande projeto de preservação das baleias, o Projeto Baleia Franca.

É possível ver as baleias, sem ter que entrar no mar, nos meses de julho e novembro. Elas podem ser vistas a 30 metros de distância das praias e das rochas. Além disso, o local também conta com o Museu da Baleia de Imbituba, que fica na Praia do Porto, e o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, que está na Praia do Itapirubá, a 11 quilômetros de Imbituba.

Por receber grande quantidade de turistas todos os anos, Imbituba dispõe de toda infraestrutura que os visitantes necessitam, como transporte, pousadas, restaurantes e hotéis, além de todos os tipos de serviços de guias turísticos. Visitar a cidade e as suas praias, sem dúvidas, é uma grande chance de ficar mais próximo a natureza e desfrutar de lugares paradisíacos, perfeitos para descansar, com praias mais lotadas e outras completamente vazias.

Informações de Imbituba

Roteiros do Brasil

Região Encantos do Sul Catarinense

"UM MAR DE OPORTUNIDADES"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Imbituba nasceu por volta de 1720, quando pescadores e agricultores açorianos vindos de Laguna em busca de novos lugares para a pesca da baleia e para a agricultura se instalaram em seu território. Desenvolveu-se mais rapidamente a partir de 1912, quando passou a servir de escala para uma linha de navios de carga e passageiros que ligava o Rio de Janeiro a Porto Alegre, e com a ampliação do porto - o que favoreceu o comércio do carvão, muito explorado na época. Tornou-se independente em 1958.

Significado do Nome

 

O topônimo Imbituba provém do indígena Embetuba ou Imbituba que significa região com imensa quantidade de imbé, uma espécie de cipó escuro-roxo, muito resistente, usado para confecção de cordas. Esta alternativa toponímica consta do acervo de pesquisas dos historiadores Antenor Nascente e Teodoro Sampaio.

A etimologia do termo Imbituba nos demonstra o seu valor geográfico, derivando-se do prefixo Imbé e do sufixo tuba.

Imbé, também denominada guaimbé, é uma palavra muito conhecida tanto pelo índio como pelos homens do mar, agricultores, construtores e jardineiros. Pertence à família das aráceas e os botânicos a denominam Philodendron Bipinhatifidum Schott. Suas folhas são majestosas e diversas vezes fendidas. Sua copa frondosa faz com que seja colocada entre as plantas ornamentais mais formosas.

Vive, indiferentemente, no solo ou nas árvores. No último caso, emite, de cima, raízes adventícias que caem por espaços de muitos metros e penetram no chão. Ainda hoje, há grande quantidade de imbé no chamado Costão do Farol e nos morros de Ribanceira.

A casca do imbé é assaz procurada para confecção de cordas e substitui em muitos casos, com vantagem, o arame e diferentes fibras vegetais. Pode permancer na água por mais de 50 anos sem apodrecer, devido a quntidade extraordinária de tanino que possui, uma fibra adstringente que aperta os tecidos, comprimindo-os.

O imbé era aplicado ainda na indústria da pesca litorânea graças à resistência à agua salgada, ao sol e à chuva. Existem historiadores que, baseados em minuciosas pesquisas, encontram outras variações etimológicas para o termo imbé, denominando-o como planta que rasteja, segundo descrição de Von Martius e a maioria dos entendidos. Outros autores interpretam diferentemente o nome imbé. Cristóvam de Mauricéia, por exemplo, afirma significar y-embé, ou seja, praia, orla de água. Esta interpretação é pouco provável porque o mesmo nome, somente trocando-se o b por v, é dado a um rio e a uma cidade da região serrana do Paraná, Imbituva. Aí só se pode referir à planta imbé e não aos cômoros de areia e orlas arenosas do litoral.

Saint Hilaire acha que imbé significa objeto reunido, objeto de cacho, certamente com referência ao sistema peculiar da inflorescência do imbé. Tuba ou tuva significa abundância.

Portanto, Imbituba significa lugar onde há cipó em abundância.

Aniversário da Cidade

21 de junho

Gentílico

imbitubense

População

40.200 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Além da exuberância do litoral, Imbituba tem porto, lagos, montanhas, baleias...

 

Clima

O clima é temperado, moderado e chuvoso, sofrendo grande influência marítima e condicionamento do relevo circundante. A unidade relativa do ar é muito alta em Imbituba.

 

Temperatura Média

A temperatura média varia entre 18ºC e 30ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Florianópolis: BR-101

Localização

Localizada no Sul do Estado de Santa Tatarina

Limites

Garopaba (Norte), Laguna (Sul), Oceano Atlântico (Leste), Imaruí (Oeste).

Acesso Rodoviário

BR-101

 

Distâncias:

Da Capital:

90 km

Outra:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Conhecida nacionalmente por seu porto, Imbituba também ficou célebre pela Praia do Rosa – que, segundo os surfistas, tem ondas que só perdem para as de Fernando de Norinha. Também ganhou fama por transformar-se, entre maio e novembro, em maternidade das baleias-francas, que vêm parir e amamentar seus filhotes em suas águas e ficam bem próximas da costa, oferecendo um verdadeiro show aos turistas. Vale conferir as festas do calendário turístico, em especial a Festa do Camarão e o Festival de Verão, em janeiro; a Semana do Município, em junho, e o Zimba Moto Praia, um encontro de motos que acontece em novembro.

Principais Pontos Turísticos:

Praias

Praia da Vila

A praia da Vila é um balneário de três quilômetros de extensão, areia branca e mar aberto, considerada uma das grandes praias para a prática do surfe no Brasil. As ondas atingem de 12 a 14 pés (de 4 a 5 metros de altura).

Praia do Rosa

Vista como uma das baías mais belas do mundo pela ONG World Bays, especializada em avaliar a manutenção dos ecossistemas litorâneos, a praia do Rosa a cada ano supera seu número de visitantes. Cercada de morros, o Rosa possui sete quilômetros de areia, lagoas, trilhas e cachoeiras.

Baleia franca

Todos os anos de junho a novembro, Imbituba recebe a visita ilustre das baleias francas, em particular mamãe-baleias e seus filhotes recém-nascidos, que são amamentados e por isso, fortalecidos para retornar à Antártida. A Prefeitura Municipal realiza todos os anos, no mês de setembro, a Festa da Baleia Franca, através das atrações, é exaltado à importância de sua preservação.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE UIRAPURU - IMBITUBA

E-mail:

Telefones: (62) 3342-3144 

Sites: http://www.uirapuru.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588    

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Imbituba

Olá,conheço Imbituba um lugar maravilhoso,com pousadas maravilhosas e um povo muito simpático,isso sem contar as praias, mais tem uma coisa que quero saber por que ZIMBA qual significado vou ficar aguardando resposta. Obrigada pela atenção. JANE
Por: Jane DAmazio dos SAntos

oi eu tenho parents ai minha mae tambem e dai eu adoro zimba eu nao conheco nem uma praia do rs e eu nao tenho vantade de conhece pq quem conhe imbituba nao quer outra praia pelo menos e o que eu faco imbituba e uma cidade fantastica sem contar das festas que tem ex festa do camarao.carnaval e depois do carnaval na rua principal da divineia de tarde os homem se vestem de mulheres eu acho muito divertido e depois do disfile que eles fazem eles sobem para o saloa que tem em frente da igreja beijos para esta cidade maravilhosa ha aqui os homem acham que e boiolise isto que voces fazem se vistirem de mulher eu nao acho como eu ja falei e os dias mais divertidos para todos que gostam do carnaval
Por: michele da silveira

Oiii meu nome e emanuela nasci ai em imbituba mas me mudei quando tinha 2 anos e faz uns 13 anos q nao vo pra imbituba mas adoro e um lugar agradavel pelas praias e pessoas maravilhosas.. vcs estao de parabens
Por: emanuela henrique

sou de imbituba,moro atualmente no fortaleza,ceara.todos tem que conhecer imbituba. e uma cidade pequena mas com muinto calor humano.a zimba e show
Por: sandra

oi pra todo mundo!!!!Conheço Imbituba e morei lá desde os meus 7 anos de idade.Hoje com 34 anos moro em Uruguaiana Rs. O que tenho pra falar sobre Imbituba, é que ela é simplesmente uma das cidades mais bonitas e aconchegantes do mundo. suas praias são lindas, as pessoas são super acolhedoras...temde tudo um pouco....diversão pro dia e pra noite. Minha mãe ainda mora lá, próxima a praia da vila. A única coisa ruim de Imbituba é a saudade que ela deixa em meu coração cada vez que tenho que voltar pra casa. Bjão pra todos da Zimba!!!!!!
Por: Ana Paula da Silva Rubino

Conheço esta praia maravilhosa visito todos os anos...sem comentário,é um paraiso,um lugar lindo de viver. Sonho em morar numa praia destas...Clau do RS
Por: Claudete Ferri

certo dia meu marido e eu estavamos viajando com destino a porto alegre e o carro quebrou em santa catarina e ne cidade de imbituba nossa que maravilha amei o lugar tanto que nós nos casamos e passamos a lua de mel em imbituba
Por: magda

E desta cidade maravilhosa e suas lindas praias que eu conheci a minha morena em floripa em 13/02/2001 e me apaixonei,mas ela foi embora p/rgsul e restou a felicidade de ama-lá e conhecer esta cidade e suas praias,agora o mi só pode sonhar com tudo de bom que aconteceu comigo.
Por: Joao carlos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Imbituba
Fundação:
1958
Altitude:
30m
População:
33.894 habitantes
Área:
185,7km²
Densidade Demográfica:
182,52hab/km²
CEP:
88780-000

Envie seu comentário sobre Imbituba

banner