Imaruí

Imaruí-SC
banner

Bem-vindo a Imaruí!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Imaruí, fotos, informações, os principais hotéis de Imaruí, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Imaruí, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 6m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.637 habitantes. A área total de Imaruí é de 541,6km², e sua densidade demográfica é de 23,33hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Imaruí-SC é 88770-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Imaruí

Roteiros do Brasil

Região Encantos do Sul Catarinense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Contam os historiadores que a primeira colonização da região onde hoje está Imaruí ocorreu antes de 1800 e foi realizada por um grupo de pescadores oriundos de Laguna. Em 1833, foi criada a Freguesia de São João Batista do Imaruí, que se tornou distrito de Laguna. Um dos colonizadores foi o gaúcho João Vieira da Rocha, que acompanhou os farrapos até Laguna e que mais tarde mudou-se para Imaruí em companhia dos filhos. A guerra que se seguiu à instalação da República Juliana, onde ocorreu o trágico episódio da conhecido como o “massacre de Imaruí fez com que muitas famílias deixassem Laguna para morar em Imaruí, por volta de 1839. Imaruí passou à categoria de município em 27 de agosto de 1890, e o nome foi dado por uma tribo de índios que habitava o local.

Significado do Nome:

O nome vem do mosquito “maruim”, comum na região.  

Aniversário da Cidade:

27 de Agosto

Gentílico:

imaruiense

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A influência da colonização açoriana se faz presente no dia-a-dia da cidade, tanto na arquitetura como nas festas e manifestações religiosas. A pesca é a principal fonte de economia do município, seguida da agricultura, onde se destaca o arroz a farinha de mandioca e outros. A cidade também está investindo no turismo rural, tendo ótimas pousadas.

 

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente  

 

Temperatura Média

19,5° C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Para visitar Imaruí, o principal acesso é pela rodovia SC-437 com entrada no trevo norte de Imbituba, a partir da BR-101. Brevemente estará funcionando a travessia com ferry-boat, ligando o centro da cidade de Imaruí à Laguna, na altura da localidade de Perrixil.

Localização

Sul, na microrregião de Tubarão, Estado de Santa Catarina 

Limites

Imbituba, Laguna, Capivari de Baixo, Tubarão, Gravatal, Paulo Lopes, Aramazém e São Martinho.  

Acesso Rodoviário

SC-437  

 

Distância

128 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

A cidade, às margens da lagoa de Imaruí, preserva a cultura açoriana, presente nas brincadeiras da Ratoeira, Ternos de Reis, Pau de Fitas, Quadrilhas e Boi-de-Mamão. No Interior, encontram-se contadores de “causos” que refletem a religiosidade através das crenças e mitos como o do lobisomem, o da mula-sem-cabeça e o do boitatá. Um dia é pouco para conhecer este encanto de cidade, onde oferece além da hospitalidade dos moradores, maravilhosas cachoeiras e pousadas rurais. Imaruí oferece ótimas condições para a prática de esportes como: parapente, pesca artesanal, passeios de barco, lanchas e jet ski na lagoa, caiaque, cavalgadas, motocross, trilhas ecológicas. Não deixe de visitar a Igreja Matriz São João Batista da cidade, cartão postal da cidade e a Gruta de Santa Albertina.

Principais Pontos Turísticos

 

 hspace=0 EVENTOS

Berço da colonização açoriana, cuja cultura está presente no folclore, na gastronomia e na arquitetura do município. Vários eventos movimentam Imaruí ao longo do ano. Em março temos a Festa Religiosa da cidade a do Senhor Jesus dos Passos, que contam com mais de 40.000 devotos; em junho a festa do padroeiro da cidade São João Batista, com queima de fogos e festejos; agosto a festa de emancipação da cidade com atrações variadas, motocross, festa náutica e shows. 
 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Imaruí.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (48) 643-0138

hspace=0 110 Volts

hspace=0 AC Imarui 
End: Rua Antonio Bittencourt Capanema, 858
Fone: (48) 3643-0111 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária
Rua: Ayrton Senna, nº 717

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

Fotos Colaboração: Marcia Valentim Cunha Cabral

Comentários de Imaruí

Conheço Imarui desde os tempos de mocinha. Foi nesta bela cidadezinha que conheci meu grande amor, meu primeiro amor. Foi nesta praça central que me apaixonei pela primeira vez.Não me casei com ele, mais o amei pela vida afora.Hoje ele se foi e como estou muito longe e não posso estar ai para lhe dar um ultimo adeus,deixo esta mensagem para que todos saibam que o amei pela vida toda.Adeus herielio.
Por: marli

Sou natural de Imarui. Me criei em são Tomás, filha de Adilio manoel da Silva e Maria de Lourdes Rocha da Silva. " ó Imarui como eu sofro com saudades de ti."
Por: Marta Rocha

Nasci e cresci na pequena jóia do litoral catarinense.No Colégio "Carlos Gomes" fiz os primeiros estudos. Formei-me no 2º grau em Itajaí. Voltei para lecionar Português e Francês no no 1º e 2º graus.Casei-me e tive três filhos, dois dos quais permanecem na cidade. Fui feliz, neste recanto onde Deus não mediu esforços em colocar tantas belezas naturais.OSr. Bom Jesus dos Passos também é de uma beleza infinita e consegue , através da fé, reunir quantidade enorme de fiéis em sua festa. Imarui, eu te agradeço o chão que me ofereceste por tantos anos. Coloque em sua agenda uma visita a Imarui. Vale a pena! Por Dulce Claudino.
Por: Dulce Claudino

olá, só tenho coisas boa a disser de Imarui, des de muito pequena, eu passava minhas ferias lá, junto de meus avós, que maravilha só posso disser, em poucas palavra que me recordarei para sempre, e hoje levo minha filha para que ela também passe ferias, tão boas como as minhas, que sempre me lembrarei e do meu avô Mauro que descanse em paz....
Por: gleice

Vivo a minha vida toda nesse paraiso. No início dos anos 70, por trabalhar na Rádio 26 de abril de Imaruí, tornei nossa cidade conecida como" A pequena jóia do litoral catarinense" Atualmente estou concluindo um livro que fala sobre o"Saque do Imaruí" (Guerra dos Farrapos"- Parabéns,lindas fotos.
Por: Albi Israel da Silveira

Nasci em Imaruí. É um dos melhores lugares do mundo pra se viver em paz!!!!
Por: Adriana de Resendes Ricardo

Que terrinha boa,que povo bonito,que Festas bonitas,assim que tenho folga vou pra la me diverti ver amigos namoradas a minha familia...abracos ao imaruienses...
Por: josias da silva

sou natural de imarui, estudei no colegio "CARLOS GOMES"e com oito anos vim morrar em criciuma,volto a imarui quando posso e passo ferias la, e uma cidade linda adoro a festa de passo. bjs a todos imaruinense e a minha familia...
Por: luana silveira

Na minha infancia, eu a via de longe, do outro lado (Cabeçudas) e sempre pensei que o lugar alem, era um lugar bonito e especial pela natureza. Hoje aqui em São Paulo, natural de Tubarão, ainda sonho em conhecer este cantinho, na serta abençoado por Deus.
Por: R. Nunes Neto

eu achei imarui muito bonito na foto então quero ver de perto eu adorei
Por: julia de oliveira silveira

nasci e cresci em imarui, para mim é o lugar mais lindo que DEUS projetou. quando me aposentar voltarei com certeza. espero que a cidade não cresça pois o chic deste lugar é realmente sua tranquilidade, sem contar que a hospitalidade do meu povo é inigualavel. parabens aos promotores de turismo da nossa pequena joia do litoral catarinense, sempre volto a imarui, para mim é o nosso caribe,,, visitem.
Por: julio fraga

eu ja morei em imarui so qe em sitio novo imarui e muito bom de morar sinto muitas saudades de morar ai sou muito conhecida na radio eu e minha mae beijos saudades
Por: shayane fernandes sabino

amoooooo morar em imaruí,sou apaixonada por imaruí,quem morar em imaruí não vai se arepender
Por: francielly

Um lugar otimo para visitar, muito a oferecer aos turistas, mas pouco divulgado no site.
Por: Ricardo Correa

Conheço Imaruí há mais de 20 anos. O povo de Imaruí é muito amigo e cordial.Além das belezas naturais como a Lagoa , a vegetação - as festividades, destacam-se a Banda Municipal Unidos de Imaruí e o belo Portal da Cidade.
Por: Isaias M. da Silva

ESTIVE EM EMARUÍ EM JUNHO DESTE ANO E FIQUEI ENCANTADA COM AS ESTATUAS ENORMES ENFRENTE A IGREJA LINDAS A FESTA DE SÃO JOÃO BAPTISTA TBM ADOREI ESPERO PODER IR AI MAIS VEZES.PARABENS PELOTAS Rs
Por: meg mariano

tenho otimas lembranças adoro passei minha infancia e adolecencia
Por: eliane cardoso

IMARUÍ! que maravilha, meu pai nasceu nessa cidade maravilhosa, em TAQUARAÇUTUBA, sempre passei minhas férias escolares em Imaruí, depois me casei só fui algumas vezes no Perrigil, nunca mais visitei Imaruí, haja vista todos meus familiares por parte de meu pai terem partido para Porto Alegre. Jamais esquecerei a terra onde meu saudoso pai nasceu e viveu até seus 15 anos, mas, ainda há muito tempo, com certeza voltarei para mostrar para meus 3 filhos e meus nove netos, sendo que, 5 são norte americanos e 4 brasileiros. Imaruí tem um povo acolhedor e amável. Bjs. tetê.
Por: TERESINHA ARGENTE

NASCIDO EM SAO TOMAS FILHO DE ANTONIO THOME DA ROCHA MUDEI PARA CAPIVARI MAS MEU SONHO E MARAR EM IMARUI O CIDADE QUE TENHO SAUDADE E E AMIGOS
Por: THOME ROCHA

Amo ,imarui cidede linda visite em1986,gostaria de rever amigos adair Barreto,lelo, danceteria,muito dez,me dem noticias blz.
Por: rosangela aparescida dos santos

Imaruí, te vi uma vez só e fiquei encantada por tua beleza! Cidade de beleza grandiosa, onde pretendo voltar para olhar com muito tempo e te gravar para sempre no meu coração.
Por: Elisete Souza

NAO CONHEÇO MAS JA OUVI FALAR E SO COISAS BOAS. PRECISOQUE ALGUEM ENVIEM FOTOS DE DE TERRENOS OU AREAS DE UMA ECTAR OU MAIS
Por: LUIZ

cidade linda muitas saudades amigos,adjair barreto 1987
Por: ROSANGELA A SANTOS

Eu na festa do bom jesus dos passos em imarui e adorei a cidade . É lindaesta cidade
Por: vanessa

olha,morei em IMARUI nos anos 80 nunca vi nen senti hospitalidade igual a galera da cidade e do interior sao da melhor especie sinto saudades e hoje ainda sonho com as noites maravilhosas que passava junto da galera na praçinha um beijo muito grande e um abraço maior ainda para quem se lembrar de mim. meu nome e gilmar sagi marcos.
Por: gilmar sagi

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Imaruí
Fundação:
1890
Altitude:
6m
População:
12.637 habitantes
Área:
541,6km²
Densidade Demográfica:
23,33hab/km²
CEP:
88770-000

Envie seu comentário sobre Imaruí