Curitibanos

Curitibanos-SC
banner

Bem-vindo a Curitibanos!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Curitibanos, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Curitibanos. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Curitibanos para programar a sua viagem.

A cidade de Curitibanos, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1869. A localidade está em uma altitude de 987m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 35.488 habitantes. A área total de Curitibanos é de 953,6km², e sua densidade demográfica é de 37,21hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Curitibanos-SC é 89520-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Curitibanos

Roteiros do Brasil

Região Grande Oeste Catarinense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Primeiro núcleo populacional do planalto catarinense, Curitibanos nasceu como pouso dos tropeiros sulinos que levavam gado do sul para as capitanias do centro do País. Palco das revoluções Farroupilha e Federalista e da Guerra do Contestado, foi parcialmente destruída pelo fogo em 1914, incendiada por centenas de fiéis em protesto contra a ofensiva militar nas cidades santas, contra a República e contra a propriedade privada de terras. Renascida das cinzas, conserva a vocação de bem acolher os turistas. De sua área original desmembraram-se os municípios de Santa Cecília, Lebon Régis, Ponte Alta, Campos Novos, Canoinhas e parte dos territórios de Fraiburgo, Caçador e Matos Costa.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

11 de junho  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

No coração de Santa Catarina, Curitibanos oferece como atração sua História e as belezas da serra, tendo como vocação acolher bem os visitantes. A trajetória econômica de Curitibanos tem origem nos tropeiros, nas fazendas e no ciclo da extração da madeira. Atualmente, a mola-mestra da economia municipal é a agricultura, com destaque para a produção de alho, sendo Curitibanos o maior produtor nacional. Também são fortes o comércio e o turismo.

Clima

Mesotérmico 

Temperatura Média

Entre 15ºC e 25ºC 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localizada às margens da BR-470 e a 16km do entroncamento com a BR-116, Curitibanos fica no centro geográfico do Estado. Conta com um aeroporto com pista pavimentada, de 1.400m x 30m.

Localização

Planalto Serrano, na entrada do meio-oeste, Estado de Santa Catarina 

Limites

Frei Rogério, São Cristóvão do Sul, Ponte Alta, Campos Novos. 

Acesso Rodoviário

BR-470  

Distâncias

294km de Florianópolis 

hspace=0 TURISMO

Além de sua importância histórica, Curitibanos tem excelente localização - exatamente no centro geográfico do Estado – e muitas belezas naturais. Há campos verdes, araucárias seculares, degraus de rocha basáltica formando saltos e cachoeiras nos rios da região, além de fazendas centenárias. Visite a antiga Prefeitura, transformada em 1972 no Museu Antônio Granemann, que guarda armas, espadas, canhões e outras peças usadas pelos rebeldes da Guerra do Contestado e da Revolução Farroupilha, além de objetos utilizados pelos antigos tropeiros. Conheça também o Monumento ao Monge João Maria, construído no olho dágua onde o líder espiritual da Guerra do Contestado parava para descansar, e o Capão da Mortandade, palco de uma das mais sangrentas batalhas da Revolução Farroupilha, onde morreram mais de 400 farrapos, em 12 de janeiro de 1840. Quem vai a Curitibanos não pode deixar de visitar os muitos saltos e cachoeiras existentes no município, com destaque para as que existem nos rios Marombas, das Pedras, Canoas, Correntes, dos Cachorros e Raso ou dos Pocinhos. A cidade é também um convite ao bem-estar com o charme do campo. Nas fazendas históricas, os visitantes podem conhecer marcos da História da Guerra do Contestado e das revoluções Farroupilha e Federalista. Visite a Fazenda Forquilha, onde aconteceu uma das batalhas lideradas por Giuseppe e Anita Garibaldi.

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Como os primeiros colonizadores de Curitibanos foram os tropeiros vindos do sul, as tradições gaúchas estão presentes no modo de vestir, no linguajar, nas cantigas e na alimentação do povo de Curitibanos. Mas a vinda dos imigrantes italianos, alemães e japoneses alterou os costumes e a economia, transformando a cidade em pólo multicultural. Todas as etnias formadoras são celebradas durante a Semana Cultural e em outros eventos do calendário do município. No início de setembro, a Semana Farroupilha revive as tradições gaúchas, com desfiles, manifestações culturais e folclóricas. Em maio, a Expocentro realiza exposição agropecuária, industrial, comercial e de artesanato, com shows, bailes e folclore.  

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Curitibanos

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (49) 241-1555, 245-0073 (fax)

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.sc.gov.br

           www.curitibanos.sc.gov.br

Comentários de Curitibanos

Sim,sou natural de Curitibanos.Acho a cidade muito legal,um pouco parada, mas acolhedora.
Por: Ivandel Batista

tenho muitas saudades da bela cidade de curitibanos , pois foi nesta cidade que meu filho nasceu.Meu maior desejo e ter minha casa aí nesta cidade.Beijos Beijos Beijos>
Por: Solange Liebel

cidade maravilhosa q logo estou voutando para morar ai
Por: ana carala alonso dias

Cidade pequena, mais é linda, povo tranquilho e gente educada.
Por: Thanya

AMO,CURITIBANOS ,já morei lá,muitos anos, tenho meus parentes que ainda moram,e um lugar que eu adorava visitar,não se ainda exite,mais é algo que levo de lembrança da infancia é a praia do pedro manco, adorava quando chegava o fim de semana,que era o dia de se divertir na prai do pedro manco,um lugar que espero voltar para levar meu filho,para conhecer e brincar como eu quando criança,cinto saudades.hoje moro em União da Vitória, enão veijo a hora de voltar para passear em Curitibanos,a cidade de minha infancia,lembro até da serraria do beck,do clube sete,enfim Curitibanos está em meu coração.
Por: cleide regiane dos santos

curitibanos em bora nao ser muito bem conhecida , não é uma cidade feia , comparando com 10 anos atrás , nao acho q é muito pequena curitibanos , creio q ainda essa cidade vai melhorar muito com a unid. das UFSC e da escola profisionalizante na região e mais com inúmeras grandes empresas q estão se alojando na nossa cidade, sem contra q as lojas berlandas , o dono é de curitibanos. esssa cidade é muito linda , tem seu probemas , mas todas cidades tem problemas , afinal o trânsito de curitibanos em 2007 foi avaliado como pior do país em consderação do tamanho da cidade . bom isso nao impede de eu amar curitibanos . Afinal sou curitibanense.
Por: Pedro Henrique

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Curitibanos
Fundação:
1869
Altitude:
987m
População:
35.488 habitantes
Área:
953,6km²
Densidade Demográfica:
37,21hab/km²
CEP:
89520-000

Envie seu comentário sobre Curitibanos