Cocal do Sul

Cocal do Sul-SC
banner

Bem-vindo a Cocal do Sul!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Cocal do Sul, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Cocal do Sul.

A cidade de Cocal do Sul, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 58m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.849 habitantes. A área total de Cocal do Sul é de 78,5km², e sua densidade demográfica é de 163,68hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cocal do Sul-SC é 88845-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cocal do Sul

Roteiros do Brasil

Região Encantos do Sul Catarinense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A colonização do município começou em 1880, com a instalação das primeiras famílias de imigrantes italianos – Cechinel, Possani e Smânia – vindas da região do Vêneto. O inspetor de terras do Governo Federal em 1884, Accioly de Vasconcellos, é considerado o principal responsável pela criação de Cocal do Sul. A partir de 1890, junto com novas famílias de italianos, chegaram grupos de poloneses que fugiam da Polônia ocupada. No início, os colonos praticavam a agricultura de subsistência, com destaque para o fumo, café, feijão, cevada, milho, arroz e cana-de-açúcar, mas a maioria dessas culturas foi abandonada, restando hoje apenas o cultivo do fumo como fonte econômica de expressão. A primeira indústria de Cocal do Sul foi um moinho construído por Pauli Cechinel. Mais tarde surgiram os alambiques de cachaça, as serrarias e os engenhos de açúcar. O nome vem dos coqueirais às margens do rio por onde chegaram os primeiros colonizadores.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

20 de setembro de 1991

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O município está incluído no Projeto Roteiros do Sul, da SANTUR, para divulgar suas belezas naturais e as tradições italianas.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente

Temperatura Média

19,2°C

hspace=0 COMO CHEGAR

O acesso é pela SC-446, a partir da BR-101.

Localização

Sul, na microrregião de Criciúma no Estado de Santa Catarina

Limites

Criciúma, Siderópolis, Urussanga, Treviso, Morro da Fumaça, Içara.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

203 km da Capital

hspace=0 TURISMO

A principal fonte econômica de Cocal do Sul, emancipado de Urussanga desde 1991, é a cerâmica de revestimentos, além da cultura do fumo. Também são importantes a criação de suínos e bovinos e a extração de argila para a indústria cerâmica. O maior destaque industrial é o Grupo Eliane, responsável por 90% da arrecadação do município e um dos maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do Brasil. Há planos para a criação de um parque de eventos. Incluído no Projeto Roteiros do Sul, da SANTUR, o município tem planos para explorar o turismo, com suas belas cachoeiras, pesque-pagues e tradições italianas. A cidade mantém vivas as tradições religiosas de seus antepassados italianos com a Festa de Nossa Senhora da Natividade, a padroeira do município, que acontece em setembro, e a Festa das Flores, em outubro.

Principais Pontos Turísticos

Visite as cachoeiras.

hspace=0 EVENTOS

Aniversário da Cidade/ Festa da Padroeira Nossa Senhora da Natividade e Olimpíadas Interbairros

Data: Setembro

Festa das Flores

Data: Outubro 

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Cocal do Sul

hspace=0 

hspace=0 (48) 447-6088

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  

Comentários de Cocal do Sul

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cocal do Sul
Fundação:
1993
Altitude:
58m
População:
12.849 habitantes
Área:
78,5km²
Densidade Demográfica:
163,68hab/km²
CEP:
88845-000

Envie seu comentário sobre Cocal do Sul

banner