Bom Retiro

Bom Retiro-SC
banner

Bem-vindo a Bom Retiro!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Bom Retiro, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Bom Retiro. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Bom Retiro para programar a sua viagem.

A cidade de Bom Retiro, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1922. A localidade está em uma altitude de 890m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.567 habitantes. A área total de Bom Retiro é de 1.065,6km², e sua densidade demográfica é de 8,04hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Bom Retiro-SC é 88680-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Bom Retiro

Roteiros do Brasil

Região Serra Catarinense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os campos de Bom Retiro foram descobertos por volta de 1787, quando o alferes Antônio Marques D’Arzão foi incumbido pelo governo de Desterro (hoje Florianópolis) de abrir uma estrada ligando o litoral e o planalto, partindo de São José e chegando até Lages. As obras foram concluídas em 1790. A colonização do local, porém, foi lenta. D’Arzão mandou seus escravos construírem um quartel e uma estrada de 06 km de extensão na localidade, mas o local foi abandonado e só muito tempo depois a estrada foi reaberta. Bom Retiro foi elevado à categoria de município em 04 de outubro de 1922, durante o governo de Hercílio Luz.  

Significado do Nome

O nome Bom Retiro foi dado pelo próprio D’Arzão, que considerava a região “um lugar calmo, um bom retiro”.  

Aniversário da Cidade

04 de Outubro  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Durante muito tempo, Bom Retiro viveu da extração da madeira, especialmente a araucária. Hoje, o forte de sua economia é a agropecuária. O município é o maior produtor de cebola da região do Planalto, o maior produtor de vime do Brasil e sua maçã-gala é considerada a de melhor qualidade no País. Criam-se grandes rebanhos de bovinos, suínos e caprinos, além de aves. Há ainda indústrias de extração e beneficiamento de madeira (pinus e eucalipto), fábricas de móveis, caixarias, roupas, cosméticos e perfumes.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão fresco, inverno rigoroso 

Temperatura Média

19° C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Planalto Serrano, na microrregião dos Campos de Lages, Estado de Santa Catarina 

Limites

Alfredo Wagner, Urubici, Bocaina do Sul, Rio Rufino.  

Acesso Rodoviário

BR-282 

Distâncias

134 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

ATRATIVOS NATURAIS

O município está entre as cidades que formam o Caminho das Neves, que vai de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, até Bom Retiro. Suas paisagens belíssimas, avistadas dos morros que a cercam, garantem o sucesso do investimento turístico. Calçada e Costão do Frade (pedra com a forma de um frade), Campo dos Padres (a 1.827m de altitude), Morro da Cruz (vista panorâmica de toda a cidade), são outros atrativos que fazem parte deste espetáculo.

ARTESANATO

É confeccionado com material característico da Região, com lã, vime, couro, taquara, palhas e madeira. Licores e compotas são preparados artesanalmente com frutas e legumes regionais.

CALÇADA E COSTÃO DO FRADE

O Morro do Costão do Frade se caracteriza por sua beleza natural e pela presença de uma enorme pedra com o formato de um Frade. A leste deste Costão, foi construido pelos escravos uma plataforma de pedras ferro, que hoje é denominada Calçada.

CAMPO DOS PADRES

Localizado a uma altitude aproximada de 1.110 à 1827 metros do nível do mar, o Campo dos Padres é uma das mais ricas reservas históricas de Bom Retiro, possuindo marcas de um passado memorável, além de um espetáculo natural inesquecível de sua formação.

MORRO DA CRUZ

Situado próximo a cidado Morro da Cruz se caracteriza por sua beleza natural e pela possibilidade de visualização de vários pontos do Município, como a sede, o Paraiso da Serra, o Campo Novo do Sul, o Parque Municipal de Exposições. Neste morro estão localizadas as antenas repetidoras dos canais de TV.

PRAÇA HERCÍLIO LUZ

Situada no centro da cidade, é o local onde as pessoas se encontram para um gostoso “Bate papo”, discutindo a Política e o Futebol. É uma praça arborizada, com bonito jardim onde as flores ajudam a embeleza-la, e fazer com que as pessoas sintam-se bem próximas à bela natureza.

IGREJA MATRIZ

Construida em um dos pontos mais altos desta cidade no ano de 1946. Dentro dela há Imagens Sacras dos 12 apóstolos entalhadas em madeira, vindos de Treze Tilhas. Estas imagens medem 1,5 metros de altura e é um trabalho inédito no estado, dispertando curiosidades aos turista.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

( Costão do Frade) Grande beleza da natureza, é uma gruta escavada pela natureza num paredão de pedra nas encostas do Morro do Costão do Frade, local apropriado para reflexões e orações, onde os fiéis dizem conseguir várias graças.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Bom Retiro.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (49) 3277-0183

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

CARTÓRIO NOTAS TABELIONATO
RUA ANITA GARIBALDI, 445
BOM RETIRO - Santa Catarina
Telefone : (49) 3277-0194

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

          www.lgs.matrix.com.br

          www.cidade.agox.net

          www.flickr.com.br/

          http://www.bomretiro.sc.gov.br/

Fotos colaboração: Dario Lins, caminhadajoinville

Comentários de Bom Retiro

minha terra natal,morro de saudades,é muito linda,seus campos,seu clima,tenho saudades de tudo que consigo lembrar.
Por: neusa belino

Sou Bonretirense com orgulho, no entanto tenho sentido que Bom Retiro acha-se fora da midia turistica, pois não temos um bom hotel, um restaurante, um roteiro turistico, uma estação meteorógica, estes são alguns dos fatores que poderiam colaborar com na renda do municipio e portanto tornar-se referencia no planalto serrano, como primeiro municipio ´que defrontamos quando procuramos o planalto serrano. Gente, vamos dispertar, o turismo ainda é a unica fonte de renda que contribui para melhoria das cidades previlegiadas com belezas naturais. At Eurico
Por: Eurico Roberto Willemann

oi tudobem morei ai na decada de oitenta,tenho muita saudedes.mil bjs
Por: michela

Ainda não conheço BOM RETIRO, quero ir conhecer dentro de uns trinta dias. desde ontem 03 de agosto meu filho mora lá, e vai trabalhar lá.
Por: Irene Leoni da Silva Brosowski

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bom Retiro
Fundação:
1922
Altitude:
890m
População:
8.567 habitantes
Área:
1.065,6km²
Densidade Demográfica:
8,04hab/km²
CEP:
88680-000

Envie seu comentário sobre Bom Retiro