Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra-SC
banner

Bem-vindo a Bom Jardim da Serra!

banner

Comece planejando a sua viagem para Bom Jardim da Serra utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Bom Jardim da Serra e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Bom Jardim da Serra.


O estado de Santa Catarina reúne grande parte dos atrativos de toda a região sul, principalmente para os amantes de praia e paisagens únicas.

Porém, muito se engana quem pensa que os pontos turísticos ficam concentrados unicamente na capital ou nos famosos balneários. Uma das paisagens mais atraentes de todo o estado está localizada em uma cidade, que por sua vez, reúne pouco mais do que quatro mil habitantes.

A Serra do Rio do Rastro, dessa forma, é o principal ponto turístico da cidade de Bom Jardim da Serra, sendo ela dividida por uma estrada totalmente estreita, repleta de mirantes que estão dispostos em 15 quilômetros de caminhada.

A altitude da Serra chega a quase 1.500m, e nos dias mais limpos é possível ver não só uma série de montanhas, como também o próprio mar.

Além desse local, as cachoeiras e cascatas também chamam bastante a atenção dos turistas que todos os anos visitam a cidade de Bom Jardim da Serra. Um bom exemplo é o Salto do Rio Pelotas, que reúne um extenso grupo de quedas na cidade.

Para fazer o passeio na atração, devemos destacar a necessidade de estar com o físico bem preparado, já que o acesso ao local só pode ser feito de uma forma: subindo 156 extensos degraus. Além disso, ele só pode ser realizado com o auxílio de guias, lembrando que o salto está localizado em uma região privada da cidade.

Para os que procuram visitar o Bom Jardim da Serra na companhia dos pequenos, um ótimo atrativo pode ser a cachoeira da Barrinha, que conta com uma belíssima piscina natural, está logo às margens da estrada e ainda é perfeita para a realização de piqueniques.

Se tem algo que também é bem peculiar à região de Bom Jardim da Serra são as cavalgadas. A mais famosa delas ocorre durante o mês de julho, reunindo cavaleiros de todo o Brasil para um passeio que percorre 300 quilômetros e dura exatamente uma semana.

Se puder escolher, visite a região durante as épocas do inverno, já que a visibilidade nos mirantes é muito maior durante os meses de maio e agosto, em que os riscos de nevoeiro são praticamente nulos.

Informações de Bom Jardim da Serra

 

Roteiros do Brasil

Região Santa Catarina, Serra e Mar

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A História de Bom Jardim da Serra começa em 1870, com a chegada do gaúcho Manoel Pinto Ribeiro e seus filhos, que se instalaram na localidade de Fazenda Pelotas. Uma trilha aberta pelos colonizadores ficou conhecida como “Serra do Dose” e foi o primeiro nome do lugar, que chamou-se depois “Serra do Rio do Rastro”. Elevada à condição de povoado em 1905 e de vila em 1921 – com o nome de “Cambajuva” – , Bom Jardim da Serra oficializa-se como cidade em 29 de janeiro de 1967 e é instalado a 05 de março do mesmo ano. Por suas origens, foi a primeira cidade catarinense a festejar as tradições gaúchas.  

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

5 de Março 

Gentílico:

bonjardinense

População:

4.400 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Bom Jardim da Serra é o portal da região serrana catarinense e tem como principal atração a Estrada da Serra do Rio do Rastro, que sobe do nível do mar até 1.450m de altitude em apenas 12km de estrada asfaltada.

Clima:

Subtropical temperado 

Temperatura Média:

14,4º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Planalto Serrano no Estado de Santa Catarina 

Limites:

Lauro Müller, Orleans, São Joaquim, Lages, Urubici, Siderópolis, São José dos Ausentes.  

Acesso Rodoviário:

Pela Rodovia SC-390

Distâncias:

Da Capital:

230 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Os grandes atrativos de Bom Jardim da Serra são a sua altitude e a da Serra do Rio do Rastro, bem como a estrada utilizada para a subida. É comum a presença de neve durante o inverno. Opte por descer ou subir até a cidade pela SC-438, conhecida como Estrada da Serra do Rio do Rastro, que serpenteia serra acima e vai do nível do mar a mais de 1.000m de altitude numa extensão de apenas 12km, beirando montes e contornando um cânion de 1.450m de profundidade. Na cidade, visite especialmente o Mirante da Serra, a 11km do centro, onde fica a primeira torre de energia eólica de Santa Catarina. Também são destaques o Rodeio Crioulo Nacional e a Festa Campeira, no CTG Presilha da Serra, e a Cavalgada “Aparados da Serra”, além do Rally Baja Brasil (maio), o Rally Eqüestre Santa Catarina (junho) e a Volta Internacional de Ciclismo (agosto).

Natureza 

Visite as cascatas do Rio Pelotas, ótimas para a prática de pesca esportiva, e a Cascata do Rio Baú – localizada a 03km da cidade, com 08m de altura. Perto de Bom Jardim da Serra, o Parque Nacional de São Joaquim guarda o Morro da Igreja, um dos mais altos do Estado, com 1.885m de altitude. Vá também a Alagados, uma planície alagada com 3.000.000m2, localizada dentro do Parque Nacional da Maçã, na localidade de Santa Bárbara, a 06km do centro de Bom Jardim da Serra. Visitar os cânions também é uma boa pedida – não deixe de conhecer o Cânion das Laranjeiras, o Cânion da Ronda e o Cânion do Funil.

Patrimônio Histórico

A chegada a Bom Jardim da Serra é uma aula de História. Caracterizado pela presença de muitas taipas – muros de pedras irregulares que antigamente demarcavam as divisas das propriedades –, o cenário faz o turista recuar um século no tempo. Comuns na região, as taipas espalham-se pelo interior do município. A Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída em 1905, também é uma atração.

Cultura e eventos

A cidade orgulha-se de ter sido o berço das primeiras manifestações da tradição gaúcha em Santa Catarina, e tem nos CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) uma das suas principais características. No mês de abril, nos anos ímpares, a Festa da Maçã leva milhares de visitantes ao município e região.

Infra-estrutura turística

A cidade tem boa infra-estrutura turística, especialmente para o turismo rural. A 10km do centro da cidade, uma fazenda foi especialmente equipada para esta modalidade de turismo e é considerada uma das melhores do setor no Estado.

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Dia de São Sebastião

Data:  20 de Janeiro

Aniversário de Emancipação

Data: 05 de Março

Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Data: Julho   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JARDIM DA SERRA

E-mail:

Telefones: (49) 3232-0197

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (49) 3232-0197 / 9135-4349

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Bom Jardim da Serra

Olha, estou impressionada, não encontro em nenhum site endereços de hotéis nesta cidade. Me ajudem!
Por: ana andrade

bom jardim da sera é uma das melhores opções,para esplorar o turuismo rural. tendo varias opções como: canyon das laranjeiras,canyon do funil, serra rio do rastro, mais informações com o guia turistico: josé luiz da silva pelo telefone (49)32320288
Por: josé luiz da silva

Eu amo essa cidade sou natuaral de Bom Jardim da Serra. Sinto muita saudade desse lugar,e muito lindo embora pouco divulgada,mas e um lugar inesquecivel. Quando vou a passei,se pudesse nao voltaria mas para a cidade onde moro. Todos deveriam passar umas ferias...
Por: vanuza padilha

MUITO LEGAL A SERRA EU E MEUS AMIGOS VAMOS ACANPA SABADO E VAMOS VIM SO DOMINGO CLARO SE NOSSOS PAIS DEIXAREM
Por: amanda

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bom Jardim da Serra

Envie seu comentário sobre Bom Jardim da Serra