Águas Mornas

Águas Mornas-SC
banner

Bem-vindo a Águas Mornas!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Águas Mornas e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Águas Mornas.

A cidade de Águas Mornas, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 70m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.023 habitantes. A área total de Águas Mornas é de 327,9km², e sua densidade demográfica é de 15,32hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Águas Mornas-SC é 88150-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Águas Mornas

Roteiros do Brasil

Região Grande Florianópolis

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Águas Mornas começou a ser colonizada em 1847, por colonos alemães que aportaram na Ilha de Nossa Senhora do Desterro. Os 164 imigrantes católicos e evangélicos instalaram-se na Colônia Santa Isabel, na área ocupada hoje pelos municípios de Águas Mornas e de Rancho Queimado, e encontraram grande dificuldade em trabalhar nos solos pouco férteis. Além disso, surtos de malária dizimaram boa parte da população. Apesar das dificuldades, a colonização avançou e a cidade se transformou numa das mais famosas estâncias hidrominerais do mundo – atrás apenas de Vichy e Aux-Les Thermes, na França. Suas águas jorram, à temperatura de 39ºC, em diversos pontos da cidade.

Significado do Nome

Como a própria denominação indica, o nome “Águas Mornas” vem das águas termais abundantes no lugar. 

 

Aniversário da Cidade

19 de dezembro  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Colonizada por imigrantes alemães, Águas Mornas tem excelente infra-estrutura turística e é considerada um dos melhores complexos hidrominerais do mundo.

Clima

Temperado 

Temperatura Média

22ºC 

hspace=0 COMO CHEGAR

Águas Mornas fica às margens da BR-282

Localização

Grande Florianópolis, Estado de Santa Catarina 

Limites

Santo Amaro da Imperatriz, Rancho Queimado, Angelina, São Pedro de Alcântara.  

Acesso Rodoviário

BR-282 

Distâncias

40 Km de Florianópolis 

hspace=0 TURISMO

A cidade tem seu desenvolvimento estruturado no turismo de saúde, recebendo anualmente milhares de visitantes de todos os pontos do Brasil, que vêm em busca da qualidade terapêutica de suas águas.

Principais Pontos Turísticos

 

Águas Termais

As águas do município são classificadas como esotermais radioativas. Com temperatura constante em torno de 39ºC, as águas emergem de terrenos pré-cambrianos e, pelo teor de radioatividade, termalidade e baixa mineralização, apresentam propriedades curativas que as qualificam entre as melhores do mundo.

Natureza

Situada na encosta da Serra do Tabuleiro, a localidade de Rio dos Porcos, a 900m de altitude, é o ambiente ideal para turismo de aventura, com uma estrada sinuosa e íngreme, de difícil acesso. Vale também visitar o Recanto da Garganta – um sítio em plena Mata Atlântica, na localidade de Rio Novo, a 30km do centro –, a Wasserplatz, uma queda d’água situada na Fazenda Sacramento, a 05km da cidade – e o Salto do Rio Vermelho, um passeio ecológico com belíssimas cascatas, ao pé da Serra do Tabuleiro, a 07km do centro.

Patrimônio Histórico

Águas Mornas tem sua História preservada em três colônias alemãs – Vargem Grande, Santa Isabel e Teresópolis –, que mantêm construções remanescentes da época da colonização.

Cultura

Conheça a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na localidade de Vargem Grande, às margens da BR-282, a 05km do centro de Águas Mornas. Também vale experimentar os produtos caseiros e coloniais fabricados na cidade: doces, geléias, embutidos, conservas...

Infra-estrutura turística

Pequeno, mas bem estruturado, o perímetro urbano da cidade está preparado para receber o grande número de turistas que chega em busca de alívio para seus problemas de saúde nas águas mornas da cidade.  

hspace=0 EVENTOS

Junho 

23 - Dia do Padroeiro 

Dezembro

19 - Aniversário da Cidade 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Águas Mornas

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (48) 3245-7252 

 

hspace=0 Correios - (48) 3245 - 7254

 

 

 

 

hspace=0 Posto de Saúde -  (48) 3245-1570

 

 

hspace=0 Polícia/Delegacia  - (48) 3245 - 7254

Informações Turísticas:
Prefeitura de Águas Mornas
Praça José Adão Lehmkuhl,62 – Centro
Fone:             (48) 3245-7252      
Site: www.aguasmornas.sc.gov.br

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.sc.gov.br

           www.aguasmornas.sc.gov.br

Comentários de Águas Mornas

PARA MIM È O MELHOR LUGAR PARA TIRAR DESCANSO.Fèrias com a família,agua 24 horas a disposição para o banho ,recreação,bufet excelente.
Por: ELFRIEDA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Águas Mornas
Fundação:
1961
Altitude:
70m
População:
5.023 habitantes
Área:
327,9km²
Densidade Demográfica:
15,32hab/km²
CEP:
88150-000

Envie seu comentário sobre Águas Mornas

banner