Taquara

Taquara-RS
banner

Bem-vindo a Taquara!

banner

As melhores pousadas em Taquara podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Taquara, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1886. A localidade está em uma altitude de 57m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 51.035 habitantes. A área total de Taquara é de 445,7km², e sua densidade demográfica é de 114,51hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Taquara-RS é 95600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Taquara

Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Vale do Paranhana

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Seu território fazia parte do antigo município de Porto Alegre, da sesmaria concedida em 1814 a Antônio Borges de Almeida Leães, que em 20 de junho de 1845 foi adquirida por Tristão José Monteiro e Jorge Eggers. Mais tarde, em 1846, o território passou à propriedade exclusiva de Tristão Monteiro, no mesmo ano que começam a chegar os primeiros imigrantes alemães.
Em 24 de setembro de 1880 foi instalada a Primeira Comarca de Taquara. O município surge com a Lei Provincial n.º 1568, de 17 de abril de 1886, sendo instalado a 07 de janeiro de 1888. Através do Decreto Estadual n.º 1404 de 18 de setembro de 1908, a vila passou a ser cidade de Taquara.
Um dos principais atrativos é o Museu Arqueológico. Outro local de visitação é o Parque do Trabalhador.

Significado do Nome

Taquara tem a origem de seu nome na cerrada vegetação de bambus, ou taquarais, que cobriam as margens do Rio dos Sinos, por onde escoava a produção agrícola.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 020, RS 115, RS 239

Distâncias

73 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

IGREJAS CATÓLICA E EVANGÉLICA DE TAQUARA

Construídas uma em frente à outra, com as portas de entrada alinhadas igualmente. Localizam-se na Rua Júlio de Castilhos, na sede do município. A comunidade católica recebeu em doação de Tristão José Monteiro o terreno para construir sua igreja. Em razão disso a esposa de Monteiro, Ana Berwanger, obteve igual cortesia para a sua comunidade Evangélica Luterana. Assim, bem antes da Proclamação da República, as duas religiões inauguravam suas casas de orações. Por esta razão há dezenas de anos a construção neoclássica católica mira placidamente a edificação gótica luterana. É tal a precisão geométrica, que o padre, durante a celebração da missa, pode visualizar, no outro lado da rua, o pastor oficiando o culto evangélico, fato inédito no território brasileiro. Durante as festividades cristãs, os sinos de ambas as religiões sempre se duelaram levando, todavia, um badalar uníssono do verdadeiro espírito ecumênico que sempre norteou a comunidade taquarense.

MUSEU ARQUEOLÓGICO DO RIO GRANDE DO SUL - MARSUL

Artefatos e vestígios arqueológicos, fragmentos cerâmicos e documentos arqueológicos RS 020, KM 58.
 
MUSEU CULTURAL E HISTÓRICO ADELMO TROTT

Rua Tristão Monteiro, 1574. Horário:de segunda a sexta-feira, das 08 às 11h30min e das 13h às l1730min.

BALNEÁRIO JOÃO MARTINS NUNES - PRAINHA

RS 020, parada 115 Banhado pelo Rio dos Sinos.
 
CENTRO NATURISTA COLINA DO SOL

Área com infra-estrutura para simpatizantes do naturismo.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Taquara

hspace=0 [email protected]  

hspace=0 Fone/Fax: (51) 3541-9200

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (51) 3542-3755
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (51) 3542-1042

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3542-1301

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.taquara.famurs.com.br

             www.taquara.com.br

             www.skyscrapercity.com

Fotos colaboração: Jorge Luís Stosker

Comentários de Taquara

Gosto muito de morar em Taquara, é prática e muito solidária!! Cresceu muito de uns anos prá cá, quem sabe futuramente nela exista um pouco mais de opção de divertimento nos finais de semana! É boa d+ essa cidade!!
Por: Thais Vieira

Ola... Eu moro em tequara eu acho Taquara uma cidade maravilhosa eu adoro Taquara pretendo morar muito tempo em Taquara ela e uma cidade calma bastante conhecida por visitantes Taquara e uma cidade sem igual... beijinhos Bruna Taquara eu te amo...
Por: bruna

Taquara e uma cidade sem igual. Tem defeitos como outra qualquer, e qualidades como qualquer uma. Mas apostamos tudo por ela por que sem duvida amamos muito ela. Big Beijos... ***PATY***
Por: Paty

Pensa numa cidade mta linda foi aqui que eu vivi 13 anos da minha vida!!!!!!!!!!!! Estou morrendo de saudades dessa cidade linda! Que cidade maravilhosa!!!!!!!!!!
Por: adriana

bom ....a primeira vez que eu fui ate essa cidade eu já me apaixonei achei um lugar maravilhoso !!!lindo!!!encantador!!!vou mais vezes agora!!tenho um irmão que mora aí!!!é vai ser minha nova cidade!!!bom abraço....
Por: sarah primon

Como historiador admiro esta belissima cidade pela sua história contada através de seus prédios históricos ainda preservados, seus museus, suas tradições, sua gente, entre tantas outras maravilhas.
Por: JORGE ONDERE JUNIOR

Olá, taquara é muuuito show, tenho grandes amigos ae, ia sempre pra taquara, eu namorava uma guria dae, e hoje ela mora na mesma cidade que eu, e a gente é feliz até hoje, graças a deus, passamos momentos lindo nessa cidade, ainda pretendo volta muuuuitas vezes ae, taquara pra mim foi um dos melhores momentos da minha vida, CIDADE MARAVILHOSA! André Carvalho. Esteio!
Por: andré

Foi de Berlin, Alemanha que veio meu avô, o Barão Gunther von Berg e sua esposa Baronesa Elsa von Berg onde fixaram residência. No museu Trott da cidade existem alguns pertences e fotos da familia retratando a época nesta bela cidade.
Por: ELAINE DENISE VON BERG ONDERE

Morei por quase 4 anos nesta cidade, sou paulista de nascimento, mais gaucho e taquarense de coração.sinto muita saudade deste pedaço do ceu.Um dia se deus quiser ei de voltar,nem que seja a passeio
Por: João fernandes junior

Agradeço o fato de colocarem meu comentario no portal.Foi a forma que encontrei de prestar uma pequena, humilde, mais sincera homenagem a essa cidade que tanto me encanta e fascina.Valeu pessoal,obrigado pela lembrança.AMO MEU RIO GRANDE DO SUL
Por: João Fernandes Junior

É muito lindo taquara especialmente o Iacs; uma escola que chegou para mudar a vida de muitos jovens, muito obrigado
Por: vanda morais

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Taquara
Fundação:
1886
Altitude:
57m
População:
51.035 habitantes
Área:
445,7km²
Densidade Demográfica:
114,51hab/km²
CEP:
95600-000

Envie seu comentário sobre Taquara