Serafina Corrêa

Serafina Corrêa-RS
banner

Bem-vindo a Serafina Corrêa!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Serafina Corrêa, fotos, informações, os principais hotéis de Serafina Corrêa, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Serafina Corrêa, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1960. A localidade está em uma altitude de 509m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.628 habitantes. A área total de Serafina Corrêa é de 161,6km², e sua densidade demográfica é de 65,77hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Serafina Corrêa-RS é 99250-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Serafina Corrêa

Roteiros do Brasil

Microrregião Uva e Vinho

"CIDADE SIMPATIA"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A colonização da antiga Linha Onze ou Rosário de Guaporé iniciou-se no ano de 1892, com a chegada dos primeiros imigrantes oriundos do norte da Itália. Com a autonomia concedida ao município de Guaporé em 1903, forma criados distritos, dentre os quais surge a Linha Onze, que em 1905 passa a se chamar Capela Curada, adotando com santa protetora Nossa Senhora do Rosário.
Em 1911 o atual município recebe o nome de Serafina Corrêa, mantido até hoje, e somente em 07 de agosto de 1930, com a intervenção do Estado, a localidade é fixada como distrito, permanecendo nesta condição até 1960. Em 25 de julho de 1960 Serafina Corrêa emancipa-se, sendo elevada à categoria de município.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

25 de Julho

hspace=0 CARACTERÍSTICAS


              O povo Serafinense caracteriza-se por sua alegria  e dinamismo , sabe associar trabalho, progresso, desenvolvimento, cultura e lazer. É exemplo disso o conjunto de edificações lembrando a terra natal dos imigrantes no centro da cidade: A VIA GÊNOVA. Os turistas estrangeiros ou não, deslumbram-se com a grandiosidade do projeto. Ela representa o respeito e o valor  atribuído pelos serafinenses aos costumes e ao progresso gerados nesse município, pelos seus antepassados. OUTRO EXEMPLO CULTURAL É O DECRETO LEI Nº 47/89 QUE OFICIALIZA O TALIAN (DIALETO VÊNETO) COMO LÍNGUA OBRIGATÓRIA NA ÚLTIMA SEMANA DE JULHO COINCIDINDO COM O ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO.

                A alegria e o dinamismo da população de Serafina Corrêa, de origem predominantemente italiana, tem se espelhado em seus festivais de Cantoria Italiana e em programações como a Festitália que diverte a todos com suas programações típicas.

 

Clima

Temperado

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Nordeste Rio-grandense

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 129 - VRS 351

Distâncias

 

219 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

Santuário Nossa Senhora do Rosário

O Santuário é ponto de romarias desde o iní-cio do século. Construído em estilo români-co, possui uma torre, réplica da Torre de Fonzaso (Belluno - Itália), e uma praça, a Piazzetta San Marco, inspirada na Praça de São Marcos (Veneza - Itália).
VIA GÊNOVA. É constituída por um conjunto de réplicas de prédios históricos de diferentes regiões da Itália. Nos seis prédios, La Rotonda, Castelo Inferiore di Marostica, Casa di Giulietta, Casa di Romeo, Il Colosseo (em fase de construção) e Torre di Pisa (projeto a ser iniciado), funcionam bar, danceteria, café colonial, sorveteria e loja de artigos para presentes. Localiza-se na Av. 25 de Julho, na sede do município, com acesso pela RS 129, RS 324, BR 153.

Mausoléu de Serafina

Junto à escultura elaborada em sucata intitu-lada Cristo Liberato, de Paulo de Siqueira, o mausoléu abriga os restos mortais da Sra. Serafina Corrêa, esposa do primeiro intenden-tede Guaporé, que foram transladados do Rio de Janeiro no dia 25 de julho de 1985,por ocasião da comemoração do 25º aniversário do município. Localiza-se no centro, na Av. Miguel Soccol, com acesso pela RS 129, RS 324 e BR 153. 
 
Morro do Cristo Rei

Abriga a estátua do Cristo Redentor, constru-ída com o auxílio da comunidade. Atualmente realiza-se uma romaria na Sexta-feira Santa e no dia de Corpus Christi de cada ano. Localiza-se a 02km da sede do município.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Localizada na Rua da Gruta/Centro.

Museu Municipal e Arquivo Histórico de Serafina Corrêa

Casa centenária com Sala de Exposições, Sala de ferramentas, Sala de Entrada e venda de artesanato, especialmente italiano. Pode-se conhecer os puoti, antigos bonecos de pano, poço e forno antigos, o tórcio (moedor de cana) e um cômodo com objetos religiosos. Os mais antigos artefatos são restos de pratos de 1550, vindos de Padova - Itália.

Cascata da Caverna

Conhecida também como Perau do Toni, a casca-ta possui uma queda dágua de aproximadamen-te 15 metros e esconde atrás de si uma peque-na e bela gruta. Localiza-se na Linha Moreira César, a 08km da sede do município.

Rota da Uva e do Vinho

A saga imigrante italiano, juntamente com as demais etnias é a grande marca de seu povo. A rota Uva e Vinho apresenta cenários que lembram lindas imagens européias. 

hspace=0 EVENTOS

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (54) 3444-1192 / 1672 / 2299 

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (54) 3444-1166 - Fone/Fax: (54) 3444-1455/3451-5587
E-mail:
[email protected] 
E-mail: [email protected] 
E-mail: [email protected]  

 

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital- Fone: (54) 3444-1099 / 3444-1332 - Fax: (54) 3444-1128

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (54) 3444-1341

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.serragaucha.com.br

             www.serrars.hpg.ig.com.br

             www.pmscorrea.com.br

             www.riogrande.com.br

             www.municipionline.com.br

                http://flickr.com.br

Foto colaboração: Marília.

Fotos colaboração:dolly baptista <[email protected]>

 

Comentários de Serafina Corrêa

estiva ai em 2008 amei e gostei. pretendo voltar ai p/ morar e trabalhar.
Por: joão gabriel da silva mendes

estou morando a 3 meses em Serafina estou gostando, tem empregos,lugares muito bonito,e opovo é hospitaleiro.venham conhecer Serafina Corrêa voçes vão adorar.
Por: Andréia pereira

Uma belissima cidade de imigrantes italianos, o que merece destaque na região é o povo que se destaca com uma receptividade bem pitoresca... Ola vale a pena visitar esta cidade no interior do rio grande
Por: marcos ramos

Serafina Corrêa a "Cidade Simpatia" é a mais bela cidade da Serra Gaúcha. Gramado que se cuide. Não é que eu queira me exibir, mas lá que eu nasci.
Por: Umberto Rodrigues

Serafina Corrâa é uma cidade pequena, mas muito linda. Vele a pena visitar essa cidade. Quem for visitar, vai sair apaixonado(a) por Serafina Corrêa.
Por: Patrícia Graziele dos Santos

morei cinco anos nesta bella cita tenho para dizer um dos melhores lugareres do mundo para se viver amo voces!
Por: cristiana

Amo essa cidade, sempre que posso vou, é linda maravilhosa.
Por: FAbiana

Nasci e me criei nesta cidade maravilhosa mais precisamente no bairro gramadinho, sai para buscar novos horizontes profissionais, mas um dia voltarei, porque como diz um velho ditado popular quem bebeu água do rio feijão crú jamais esquecera, tenho raízes encravadas, irmãos, tios, primos, amigos pra quem não me conhece sou irmão do Édu, Ude, Pepe, Ruth, meu apelido é simplesmente "CAFÚ". Um grande abraços a todos
Por: José Gilmar Ferreira de Oliveira

estive em serafina correa a muitos anos adorei a cidade
Por: FRANCISCO ANTONIO LEAO

Vimos a reportagem em estilo viagem na tv com e ficamos impressionados com a beleza da cidade. Vera
Por: Vera Lúcia [email protected]

vocé a mais linda
Por: leando

Conheci Serafina corrêa a vinte e cinco anos atrás, quando namorei uma pessoa que mora ai, adorei a cidade, deve ter mudado muito durante este tempo todo, adoraria voltar e rever a cidade.
Por: solange stefani saldanha

Gostaria de dizer que vivi em Serafina Corrêa, entre 1972 e 1974, após esse período visitei a cidade por 10 anos seguidos, por causa de meus primos que hoje moram no DF, após tanto tempo me sinto feliz de ter feito par desta comunidade, foi a melhor fase de minha infância, hoje vejo que a cidade esta linda em breve levarei minha familia para conhecer. Um grande abraço. André Luis Evangelista Esteio/RS.
Por: andré luis evangelista

Oii sou a viivy de farroupilha... Serafina é sem comentários,cidade muito bonita,legal,enfim muito envolvente. Eu vou pra serafina de 5 a 6 vezes por ano.É muito perfeita. Amo essa cidade
Por: Virgínia Dal Vesco

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serafina Corrêa
Fundação:
1960
Altitude:
509m
População:
10.628 habitantes
Área:
161,6km²
Densidade Demográfica:
65,77hab/km²
CEP:
99250-000

Envie seu comentário sobre Serafina Corrêa

banner