São Miguel das Missões

São Miguel das Missões-RS
banner

Bem-vindo a São Miguel das Missões!

banner

Inúmeras opções de hotéis em São Miguel das Missões e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de São Miguel das Missões.


Subtítulo: Um passeio cultural, histórico e místico pelas ruínas jesuíticas no sul do País

Houve um período na história brasileira em que os jesuítas fizeram diversas expedições pelo País a fim de catequizar os índios. No território do Rio Grande do Sul, os aldeamentos indígenas, colonizados pelos espanhóis, receberam o nome de Sete Povos das Missões. Cada região ganhou o nome de um santo. A colonização se declinou com o tempo, mas sobraram as ruínas, os costumes, os sinais e a lenda de um passado histórico do Brasil.

As ruínas de São Miguel das Missões, por exemplo, são herança da humanidade. Quase na fronteira do estado com a Argentina, o município de mesmo nome preserva a arquitetura das ruínas de mais de 400 anos. Em 1938, a Unesco declarou os resquícios das construções e da catedral como Patrimônio Mundial.

De fácil localização, é impossível visitar São Miguel das Missões e não conhecer os templos centenários, pois esses estão situados no centro da cidade, próximos aos hotéis e pousadas. Se o viajante se programar, dá também para participar do Roteiro das Missões que, “reza a lenda”, é histórico, místico e cultural e percorre o caminho que os padres espanhóis fizeram há mais de séculos. Algumas agências organizam as retiradas em três, sete ou 13 dias, dependendo do lugar até onde o passeio chega. A caminhada vale a pena, pois, além de permitir o contato com a história jesuítica, é o momento de adentrar na história da nação gaúcha.

Mas, se o visitante resolver aproveitar a viagem para contemplar apenas a região central da cidade, nada o impede. Aliás, história é o que não falta por ali. O Museu das Missões é outro atrativo que preserva os objetos dos missioneiros e está instalado no Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo.

Através das combinações de luzes e sons, o turista aprecia também um espetáculo, de aproximadamente uma hora, que relata a história das missões desde o desenvolvimento até o declínio e é apresentado no próprio sítio. Índios guaranis e padres jesuítas são os personagens principais da narrativa. Falando nos indígenas, não é difícil vê-los próximos às portas do museu comercializando suas obras artesanais. É que um grupo pequeno ainda habita pelas redondezas. Distante 1 km do sítio arqueológico, também está a fonte missioneira, descoberta no ano de 1982 e que era responsável por prover a redução.

As fazendas no interior do município são outras opções de passeio onde as cachoeiras e a arquitetura dos casarões recebem notoriedade. Algumas construções, como as cercas de pedras, ainda são mantidas nessas terras. Quanto aos eventos, visitar a cidade na Festa do padroeiro São Miguel Arcanjo, no Carnaval Regional de Rua ou na Festa do Colono é sempre garantia de uma viagem diversificada e cultural.

Informações de São Miguel das Missões

Roteiros do Brasil

Região Missões

Microrregião Rota Missões

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os povos missioneiros se organizaram num conjunto de Trinta Reduções em território pertencente à Espanha, hoje Argentina, Brasil e Paraguai. No atual território do Rio Grande do Sul, os jesuítas iniciaram sua obra em 1626, frustrando-se tal iniciativa devidos aos ataques dos bandeirantes. Retornaram em 1682 fundando os históricos Sete Povos das Missões. Pela magnitude de seu significado São Miguel das Missões foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1983.

Gentílico

 

Significado do Nome 

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima

Subtropical úmido 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Rio-grandense

Limites

Vitória das Missões, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Jóia, Tupanciretã, Capão do Cipó, Bossoroca, São Luiz Gonzaga e Caibaté. 

Acesso Rodoviário

BR 285, RS 536

Distâncias

483 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

SÍTIO ARQUEOLÓGICO SÃO MIGUEL ARCANJO

Localizado na rua Antunes Ribas, aberto diariamente das 9h às 12h e das 14h às 18h. Maiores informações: Fone: (55) 3381-1291 ou (55) 3381-1221.

ESPETÁCULO DE SOM E LUZ

Com duração de 50 minutos o espetáculo narra o nascimento, o desenvolvimento e o fim da civilização criada por jesuítas e índios. Ocorre diariamente às 21h15 (durante a estação do verão e às 20h meses de inverno). Ingresso R$5,00 e R$2,50 estudante. Maiores informações: Fone: (55) 3381-1291

MUSEU MISSIONEIRO

Localizado junto ao sítio arqueológico. Possui acervo da estatutária religiosa missioneira, sinos e fragmentos da decoração arquitetônica. Aberto diariamente, maiores informações: Fone: (55) 3381-1291

FONTE MISSIONEIRA
 
Localizada na Rua João Bittencourt, s/n - a 2 km do sítio arqueológico. Rica em detalhes, contribui para a reconstrução parcial do cotidiano do povoado missioneiro.

CAMINHO DAS MISSÕES

O Caminho das Missões é um roteiro de caminhadas pelas antigas estradas missioneiras que ligavam as Reduções Jesuítico-Guarani. No percurso estão três Patrimônios nacionais: Sítios arqueológicos de São Nicolau (no município de São Nicolau), São Lourenço (em São Luiz Gonzaga) e São João Batista (em Entre-Ijuís), e um Patrimônio da Humanidade, São Miguel Arcanjo no município de São Miguel das Missões, além de dezenas de outros atrativos culturais e naturais. A chegada se dá sempre em Santo Ângelo em frente a Catedral Angelopolitana. Informações nas prefeituras dos municípios envolvidos. 

ROTA CAMINHO DAS ORIGENS

Em Cada Paisagem Uma Nova História
Assim são os pequenos municípios que integram a Rota Caminho das Origens. Um conjunto de cenários de incrível beleza. Cidades que preservam a história e os costumes dos colonizadores: Italianos, Alemães, Portugueses, Poloneses, Africanos, Indígenas...
As influências e a herança cultural destes povos são visíveis na arquitetura, na culinária, no folclore, nas festas e nas manifestações religiosas.
A diversidade geográfica e cultural privilegia o turismo. A natureza, com seus rios, cachoeiras, grutas e trilhas ecológicas aliadas aos sítios paleontológicos e a saga missioneira, favorecem a formação de vários roteiros turísticos.
Escolha o seu e venha percorrer o Caminho das origens.
MUNICÍPIOS PARTICIPANTES: Bossoroca, Jaguari, Mata, Nove Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul e Toropí.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (55) 3381-1300

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3381-1294 - Fone/Fax: (55) 3381-1299
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3381-1331

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3381-1226

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:       www.saomiguel-rs.com.br

               www.panoramio.com/

Fotos colaboração: Gerson Gerloff, Alex Carniel, Leandro Badalotti, Oscar de Souza Dias, Luka.

Comentários de São Miguel das Missões

Em visita a varios sites de São Miguel das Missões,não encontrei o que eu procurava,que sertamente é um dos simbolos mais inportantes de uma localidade-A SUA BANDEIRA.Livramento 15/11/2008. Rotta
Por: rotta

Região importantíssima para história do Brasil. Muitos turistas acorrem as ruínas construídas pelos índios Guaranís na época dos Jesuitas espanhois. Infelizmente foram dizimados pelos colonizadores especialmente portugueses na época. Mais de 12 mil índios ali se concentravam. Conheça a história do índio Sepé Tiarajú. Visite.
Por: Pedro Martim Kokuszka

nos temos terra la em sao miguel das missoes euma sdade linda e as ruinas vale a pena visitar e tambem assista o som e lus a noite nas ruinas vale conferir
Por: edivan

maravilha esa cidade fantastica eu conheso o munisipio temos propriedades asenda no munisipio
Por: edivan

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Miguel das Missões

Envie seu comentário sobre São Miguel das Missões