São Gabriel

São Gabriel-RS
banner

Bem-vindo a São Gabriel!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em São Gabriel, informações e fotos da maravilhosa São Gabriel. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em São Gabriel, recomendadas por internautas.

A cidade de São Gabriel, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1846. A localidade está em uma altitude de 114m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 62.065 habitantes. A área total de São Gabriel é de 6.011,2km², e sua densidade demográfica é de 10,32hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Gabriel-RS é 97300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de São Gabriel

Roteiros do Brasil

Região Pampa Gaúcho

Microrregião Fronteira Gaúcha 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A formação do povoado nas terras de São Pedro do Rio Grande começou a ser concebida nas discussões do Tratado de Madrid e Santo Ildefonso, celebrados entre os reis da Espanha e Portugal, para demarcar a posse das duas Coroas. Sua fundação deu-se em 2 de novembro de 1846, a Lei Provincial de nº 8 eleva São Gabriel a condição de sede de município, com uma Câmara de Vereadores. É conhecida também como a Terra dos Marechais: João Propício Mena Barreto, Fábio Patrício de Azambuja;do Presidente da República Hermes da Fonseca e Mascarenhas de Moraes. Terra de José Plácido de Castro- desbravador do estado do Acre, do romancista Alcides Maya e do Padre Leonel Franca, fundador da PUC do Rio de Janeiro.
O município possui duas estações bem definidas: o inverno e o verão. A temperatura média é de 17 graus e no verão o calor chega próximo aos 37 graus, devido a característica aplainada dos campos, que absorvem por igual a insolação. No inverno as geadas ocorrem numa média de 15 vezes por ano.
As bacias hidrográficas do Jacuí e o Ibicuí constituem o sistema hídrico do município. O rio Vacacaí possui um traçado aproximado norte-sul, curvando-se para nordeste até desembocar no rio Jacuí. Os outros rios são o Santa Maria e o Jaguari nas fronteiras do município. O divisor de águas fica localizado no Distrito de Tiarajú, bem na linha do Monumento a Batalha do Caiboaté.
São Gabriel possui três barragens a VAC 4, VAC 6 e VAC 7, que compõem o sistema irrigatório do rio Vacacaí. O sistema, construído em 1993, faz parte de um sistema de irrigação. A estiagem sempre trouxe problemas para os agricultores e para a população, que sofria com racionamentos e enchentes. As barragens hoje servem para a irrigação de lavouras e disciplinam o nível do rio.

Significado do Nome

 

O povoado levaria o nome do anjo de devoção do vice-rei do rio da Prata, Dom Gabriel de Avilez y Del Fierro, denominado-se São Gabriel do Batovi.

Aniversário da Cidade

02 de Novembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município situado na fronteira oeste, São Gabriel possui obras arquitetônicas centenárias de valor histórico importante. Sua economia se baseia na produção de arroz, soja e gado de corte e criação de javalis, fruticulturam têxtil e agorindustrial. O setor de turismo investe na área rural.

Clima

Subtropical

Temperatura Média

26°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: BR-290 (Rodovia Osvaldo Aranha)

Localização

Município da região Sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul

Limites

Rosário do Sul, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Cacequi, Dilermando de Aguiar, Vila Nova do Sul, São Sepé e Santa Maria

Acesso Rodoviário

BR 290, RS 630

Distâncias

321 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

Museu Gaúcho da FEB

O Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira está localizado na antiga estação férrea de São Gabriel e possui fotografias, armas, uniformes, condecorações, bandeiras, equipamentos de comunicação e outros objetos que foram utilizados pela FEB, na Itália, durante a II Guerra Mundial. Localização: Praça Carlos Antunes Visitação: terças a sábados, dfas 14h às 18h.

Prédio da Prefeitura Municípal

Inaugurado em 1922 tem o estilo arquitetônico neoclássico com influência positivista. O imóvel nunca sofreu alteração em sua estrutura. Está localizado na Rua Duque de Caxias.

Museu João Pedro Nunes

Acervo com objetos, fotos e documentos da história gaúcha, sacra, escravista e indígena, curiosidades e exército brasileiro Rua Barão de São Gabriel, 530 - Centro Fone: (55) 9997-0042 terças a sábados das 14h às 18h ou mediante agendamento.

Parque de Exposições Assis Brasil

Realização de feiras agropecuárias e rodeios. Informações pelo fone: (55) 3232-4122 ramal 2283.
 

hspace=0 EVENTOS

Carnaval de Rua

Data: Fevereiro

Festa Cultural do Mercosul

Data: Março

Festa Cultural do Mercosul

Festival de música gaúcha, provas campeiras e artísticas, além do festival de arte e tradição
Data: Abril

Festival Estudantil da Canção

Data: Junho

Semana Farroupilha

Data: Setembro

Estância da Canção Gaúcha

Data: Setembro

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de São Gabriel

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (55) 3237-1374

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3232-1008 - Fax: (55) 3232-6312

hspace=0 110 Volts

hspace=0 AC São Gabriel 
End: R. Coronel Soares, 589
Fone: (55) 3232-1560 

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3232-6555/1113/7012

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3232-5222

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.saogabriel.famurs.com.br

Comentários de São Gabriel

Bom...Pra começar São gabriel é uma das melhores citys... além do povo de são gabriel q é gente muito boa...Passei as férias aí e gostei muito! pretendo voltar assim que puder... Além de tudo as mulheres gabrielense são lindas... kkkkk abraço a todos!
Por: Rafael

Sou gabrielense!!!!A cidade e muito aconchegante pois o povo e muito acolhedor! Trabalho em POA mas todas as folgas e ferias estou na minha cidade do coração! Ana Castilhos
Por: Ana Castilhos

Nasci em São Gabriel(20/11/1942), atualmente moro no Rio de Janeiro(Capital). Amo São Gabriel, sempre estou vendo fotos/vídeos desta Cidade tão querida e lembrando meus momentos de infância e adolescência. Preetendo em 2010 visitar novamente SG Povo hospitaleiro, cordial, educado. Tenho orgulho de ser GABRIELENSE!!!!
Por: EDISON GODINHO

a cidade linda e as pessoas são maravilhosas gostaria muito de trabalhar e moras em sg
Por: ronaldo gomes da silva

estive em visita á amigos em São Gabriel. fiquei lisongeado pelas fachadas de casas e construções antigas e pela cultura do povo e belza do município, asssim como fiquei admirado pelos grandes plantis de soja e grandes represas e plantil de arroz existentes na cidade. Vastos campos com grandes rebanhos de gado me deixaram impressionado, Pena eu não ter dinheiro suficiente para ser um fazendeiro local,,, mas que,m sabe um dia.....
Por: Adilsão

moramos em sao gabriel a pouco minha familia estranhou pois somos de pelotas,mas valeu pois é uma cidade hospitaleira e aconxegante, ja me sinto gaabrielense!
Por: luiza

Sou Gabrielense. Nasci e vivi neste lugar bacana até meus 20 anos.Moro em Florianópólis (Ilha da Magia), a mais de 25 anos; mas pretendo ainda um dia voltar para rever os amigos. Saudades !!!
Por: Angela Claudete Ribeiro Rodrigues

tenho muita saudades da minha terra querida, fazem 31 anos que sai dai, mas tenho visto só elogios com relação a princesa das coxilhas, chamam á de cidade limpa, povo culto, e de uma simplicidade de dar inveja a qualquer metropole.parabens pelo site, moro em santa catarina. urussanga.
Por: paulo vicente nogueira ribeiro

Viajando para Livramento passei e aprendi um pouco da história das origens destes municipios que compõe o bioma pampa. É muito bonito.E a estrada é muito conservada. Pretendo voltar à estes municipios.
Por: paulo j.orsi

Nasci em São Gabriel na Vila Capiotti. Vivi e estudei nas décadas de 60 e 70 nesta querida terra dos marechais. É uma das mais lindas cidades do interior do Estado do Rio Grande de Sul. Em Tapejara tenho o mesmo amor de antes pela minha terra natal.Um gande abaço a todos os gabrielenses.
Por: francisco paulo leal machado

Tirei momentos para matar a saudade da minha terra. Olhando fotos bateu ainda mais forte a saudade. Há 32 anos que saí dai mas minha raiz ainda está encravada por ai, mais certeza, em Santa Margarida que não esqueço nunca. Abraços
Por: alamir silveira

cidade muito linda todo o povo de são gabriel estão de parabéns por morar nesta cidade,cidade calma eo povo são hospitaleiro parabéns
Por: jose alcione da silva

Cidade bonita e historica. O museu é muito interessante,muitas peças hitoricas,e talvez o maior museu da FEB do Brasil.
Por: Darci brondani

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Gabriel
Fundação:
1846
Altitude:
114m
População:
62.065 habitantes
Área:
6.011,2km²
Densidade Demográfica:
10,32hab/km²
CEP:
97300-000

Envie seu comentário sobre São Gabriel

banner