Santa Maria do Herval

Santa Maria do Herval-RS
banner

Bem-vindo a Santa Maria do Herval!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Santa Maria do Herval e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Santa Maria do Herval.

Informações de Santa Maria do Herval

                            Roteiros do Brasil

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Morro dos Bugres, a primeira localidade do município, surgiu entre 1835 e 1838. O primeiro morador de lá, de origem alemã, assim como a maioria dos atuais moradores do município, tinha o sobrenome Buchermann de onde originou-se o nome da localidade. Dedicavam-se ao cultivo da terra, desbravando as matas abrindo suas roçadas, onde plantavam: cevada, trigo, centeio, fumo, milho, feijão.
Estes primeiros colonos passavam por muitas dificuldades pois o terreno era montanhoso, tiveram que lutar contra animais ferozes e os índios que habitavam a região. Por volta de 1844 chegaram os primeiros colonos à linha Herval onde hoje situa-se a sede do município, que apresentava um solo mais propício para o cultivo. Daí originou-se o novo Município de Santa Maria do Herval. Primeiramente Santa Maria do Herval, chamada no dialeto alemão falado localmente de Teewald, pertencia a São Leopoldo, depois passou a distrito de Dois Irmãos. Como alguns integrantes da comissão emancipadora e o primeiro prefeito não sabiam falar o dialeto hunsrück, acharam conveniente não dar o nome de Teewald ao município, como era conhecido por todos, decidindo assim mudar o nome para Santa Maria do Herval.

Gentílico 

Hervalense

Significado do Nome

O nome Santa Maria do Herval é uma homenagem a Santa Maria, padroeira da primeira igreja construída na localidade, a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Também compõe a sua denominação a palavra Herval que ressalta uma característica da região, que é a abundância de ervais.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Subtropical

Temperatura Média

26,3º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Porto Alegre

Limites

Gramado, Igrejinha, Nova Petrópolis, Três Coroas, Nova Hartz, etc.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

63 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Cascata do Herval

Com 125 metros de queda livre d água, localizada a 2 km do centro da cidade, possui belíssimas trilhas que passam meio a mata nativa, sendo ótimo local para camping.

Cascata Linha Marcondes

Distante de 10 Km do centro

Balneário Amizade

Localizado a 2,5 km do centro da cidade, sendo um ótimo local para camping, passeios na mata nativa e banhos de rio.

Correideiras do Rio Cadeia

No balneário do Jacaré, localizado a 3,5 km do centro da cidade.

Casa de Alvenaria

Fachada em madeira trabalhada em estilo enxaimel com mais de 80 anos de construção.

Prédio em estilo Germânico

Construído a mais de 100 anos, onde até hoje fica a sede da Sociedade Atiradores de Boa Vista do Herval, localizado a 5 km do centro da cidade.

Igreja Matriz N. Sra. Auxiliadora

Em estilo gótico, localizada no centro da cidade.

hspace=0 EVENTOS 


(Festa da Batata), principal festa do município, realizada anualmente no segundo e terceiro final de semana do mês de maio.
    
          

festa tipicamente germânica, realizada sempre no terceiro fim de semana do mês de outubro.



em homenagem aos agricultores do município, que hoje é o Fr produtor artesanal de batata do Estado, lavoura não mecanizada, realizada sempre no mês de julho.

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Santa Maria do Herval.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (51) 3567-1001

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:  http://www.santamariadoherval.rs.gov.br/

Comentários de Santa Maria do Herval

Tenho a grata satisfação de conhecer Santa Maria do Herval,pois estudei e trabalhei nessa cidade por varios anos.Para descrever esta cidade é muito facil,lugar de gente simples e muito amigavel,predominando o dialeto da lingua alemã e com belas paisagens a serem vistas...Abraço !!!
Por: Jeferson Stumpf Horlle

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Maria do Herval

Envie seu comentário sobre Santa Maria do Herval