Santa Cruz do Sul

Santa Cruz do Sul-RS
banner

Bem-vindo a Santa Cruz do Sul!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Santa Cruz do Sul e muitas outras opções de hospedagem na cidade Santa Cruz do Sul. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Santa Cruz do Sul.

Informações de Santa Cruz do Sul

Roteiros do Brasil

Região Vales

Microrregião Vale do Rio Pardo

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Santa Cruz do Sul é um dos principais núcleos da colonização alemã do Rio Grande do Sul. Seus primeiros habitantes vieram de lugares distantes do Reno e da Sibéria, em 1849. Estabeleceram-se na Colônia Picada Velha, hoje Linha Santa Cruz. Entre 1854 e 1855, foi povoado o Faxinal de João Maria, originando da atual cidade. Conhecida internacionalmente pela cultura e indústria do fumo, traz grandes empreendedores desssa área de vários países. Entre suas atrações principais pode ser visitada a Catedral de São João Batista. Ao longo do ano, tem vários eventos programados em seu calendário, para mostrar à turistas e visitantes os costumes germânicos. A cidade também é conhecida pelas ruas largas, limpas e arborizadas e por seus jardins e trevos floridos. Hábito herdado dos imigrantes alemães, a jardinagem é um, entre tantos outros costumes da cultura germânica, que até hoje são cultivados no dia-a-dia da população.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR/RS 287, BR 471, RS 409, RS 418

Distâncias

150 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

PRÉDIO DA ANTIGA ESTAÇÃO FÉRREA

Rua Ernesto Alves, 817 - Foi inaugurado em 19 de novembro de 1905, no mesmo dia em que Santa Cruz do Sul foi elevada à condição de cidade. O prédio da Estação Férrea foi tombado pelo município, onde está instalado o Centro de Cultura Jornalística Francisco José Frantz - Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira.

CENTRO DE CULTURA JORNALISTA FRANCISCO JOSÉ FRANTZ

Antigo prédio da Viação Férrea, foi inaugurado em 19 de novembro de 1905, no mesmo dia que Santa Cruz deixou de ser vila sendo elevada à condição de cidade. A solenidade de inauguração do ramal ferroviário que ligava Santa Cruz a Ramiz Galvão, contou com a presença do então presidente da província sr. Borges de Medeiros. Em 1965 o ramal ferroviário deixou de funcionar. Atualmente o prédio abriga o Centro de Cultura Jornalista Francisco J. Frantz e situa-se Rua Ernesto Alves, 817.
 
CASA DAS ARTES REGINA SIMONIS

Prédio bancário construído pela firma Schütz e Hoelzel, inaugurado em 1922, servindo de sede para o Banco Pelotense, e posteriormente, torna-se sede do Banco. Em 7 de janeiro de 1931, o Banco Pelotense entra em liquidação. A 4 de julho de 1932 o Governo do Estado do Rio Grande do Sul instala-se no majestoso prédio filial do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, pertencendo hoje à Secretaria da Fazenda. A arquitetura está magnificantemente bem composta em torno de uma entrada principal que se abre para a esquina. Lembra a arquitetura de Theo Wiebersthan, de Porto Alegre. Localiza-se na Rua Marechal Floriano, esquina Júlio de Castilhos, no centro da cidade e recebe visitação em horário comercial.

CATEDRAL SÃO JOÃO BATISTA

A Catedral São João Batista é um dos maiores templos da América do Sul em estilo neogótico tardio. Suas dimensões são: 80 metros de comprimento, 38 metros de largura, 26 metros de altura na nave central, e suas torres alcançam 82 metros. O projeto é do arquiteto austríaco Simão Gramlich e sua construção deu-se entre os anos de 1928 e 1976. Situa-se na Rua Ramiro Barcelos, em frente à Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. Aberta para visitação diariamente, das 08h às 11h30 e das 14h às 18h. Informações fone: (51) 3711-3622.

PRÉDIO DA PREFEITURA MUNICIPAL

A decisão de se construir o prédio da Prefeitura data de 1886. Encarregado do projeto, o engenheiro Carlos Trein Filho conclui o prédio em julho de 1889. Na Revolução Federalista de 1893, o prédio foi ocupado por forças revolucionárias serranas. Trata-se de um prédio neo-clásico, lembrando a forma dos Templos Gregos, implantado num magnífico parque, especialmente projetado para destacar a importância do monumento. Localiza-se no quarteirão formado pelas ruas Marechal Floriano, Sete de Setembro, Tenente Coronel Brito e Borges de Medeiros, no centro da cidade. Pode ser visitada em horário comercial.

CAPELA HOSPITAL SANTA CRUZ

Construção em estilo neo-gótico foi inaugurado a 1º de novembro de 1922, pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom João Becker. A primeira capela situava-se junto à portaria, corredor à esquerda e ao lado da Rua Fernando Abott. A atual capela é a única parte histórica visível do hospital. Localiza-se na Rua Fernando Abott, esquina Marechal Deodoro. O horário de visitação limita-se aos horários das missas.

MONUMENTO AO IMIGRANTE ALEMÃO

Constitui-se na homenagem prestada pela comunidade local aos imigrantes que com seu árduo trabalho colonizaram o município. Criado pelo desenhista santacruzense Hildo Müller, o monumento foi inaugurado em 25 de janeiro de 1969 e nele consta a data da fundação da Colônia - 1849 - e o nome dos´primeiros colonizadores. Em 1994, o largo que abriga o monumento sofreu reformulações para maior embelezamento da área, com destaque para a construção de um chafariz e plantio de flores da época. Localiza-se na Rua Galvão Costa com a Rua Marechal Floriano, no centro da cidade.

MONUMENTOS DA PRAÇA GETÚLIO VARGAS

Na região central da cidade em frente à catedral São João Batista, a Praça Getúlio Vargas constitui-se num belo exemplo de local de passeios, pois conta com uma excelente arborização, muitos e bem distribuídos bancos e com ótimo serviço de limpeza e conservação. Nela há diversos monumentos, como o em homenagem ao ex-presidente Vargas, ao centenário do Colégio São Luís, às mães e aos 100 anos de comemoração do dia do trabalho (1º de maio de 1986). Embeleza ainda mais a referida praça o belíssimo chafariz construído na parte central da mesma. Está localizado entre as ruas Marechal Floriano, Ramiro Barcelos, Marechal deodoro e Júlio de Castilhos, no centro da cidade.

MONUMENTOS DA PRAÇA DA BANDEIRA

Na Praça da Bandeira encontram-se diversos monumentos em homenagem a personalidades do município, como os professoroes André Klarman e Luiz Dourado. Na região frontal do Prédio da Prefeitura Municipal há um grande munumento em homenagem ao Centenário da Independência do Brasil, com os bustos de D. Pedro I, Gonçalves Ledo (grande defensor e lutador pela Independência), José Bonifácio de Andrade e Silva (grande incentivador da Independência) e Joaquim José da Silva Xavier e, na parte superior, a figura de uma mulher empunhando a bandeira e um facho de luz. Localiza-se entre as ruas Marechal Floriano, 7 de Setembrom Tenente Coronel Brito e Borges de Medeiros, no centro da cidade.

IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA

O prédio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Santa Cruz do Sul, construído em estilo neo-românico, é o maior templo evangélico do Rio Grande do Sul, tendo capacidade para abrigar 500 pessoas. Inaugurado e entregue ao culto público em 30 de novembro de 1924, a história dessa Igreja Evangélica se iniciou em 1920, quando 120 membros da comunidade se reuniram para aprovar o plano de construção da nova igreja, projeto da firma Shütz & Hoezel. Em 1921 iniciaram-se os trabalhos de construção que tiveram um custo de 200 mil réis. Localiza-se na Rua Venâncio Aires, n.º 307, recebendo visitação diariamente, das 08h às 11h30 e das 14h às 18h. Maiores informações pelo fone: (51) 3713-3322.

SANTUÁRIO DA MÃE TRÊS VEZES ADMIRÁVEL DE SCHOENSTATT

Pertencente ao Instituto Secular da Irmãs Maria de Schoenstatt, o santuário foi inaugurado em 11 de dezembro de 1977, sendo uma cópia fiel do Santuário original na Alemanha. Símbolo da fé da população católica e do trabalho árduo das irmãs desta congregação, o pequeno santuário foi construído devido aos esforços dos próprios moradores e dos membros da congregação. Localiza-se na BR 471, km 54, recebendo visitação diariamente, das 08h às 18h. Maiores informações pelo fone: (51) 3711-3991.

MOSTEIRO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Atividades de artesanato, restauração de imagens, fabricação de licores e geléias, confecção de velas decorativas, ilustração de textos e mensagens, além de assessoria a retiros e encontros de aprofundamento em liturgia e espiritualidade. Localiza-se na RST 471, km 1,8, na Linha Travessa. Maiores informações pelo fone: (51) 3717-1033.

MUSEU COLÉGIO MAUÁ

Acervo arqueológico, histórico e etnográfico Rua Marechal Floriano, 274 - Centro (51) 3715-0496 terças a sextas, das 14h às 17h ou mediante agendamento.


PARQUE MUNICIPAL DA GRUTA DOS ÍNDIOS

Com 17,4 hectares, o local é um belo parque ecológico de lazer e recanto natural, onde a Prefeitura Municipal montou uma infra-estrutura apta a receber centenas de pessoas, com churrasqueiras, banheiros, play-ground, trilhas ecológicas. É um dos recantos mais acolhedores da região, sendo que uma grande parte da área é de mata nativa. O turista pode conhecer dois lagos artificiais, cascata, zoológico e um teleférico com mais de 272 metros de comprimento. A gruta lá existente é resultante de um processo de erosão fluvio-pluvial. Foram encontrados vestígios de indígenas nos arredores da gruta. Situa-se na Rua Capitão Pedro Werlang, s/n.º, a 2 km da sede. Aberto à visitação diariamente, das 08h às 17h.

PARQUE DA SANTA CRUZ

Inaugurado em novembro de 1996, o parque apresenta uma área total de 12 hectares. Localizado em uma antiga pedreira chamada Monte Verde, possui um cruzeiro na sua parte mais alta, iluminado com neon de 20 metros de altura e corpo de 2 metros de largura, orientado junto com três pirâmides de basalto para o norte geográfico. Devido a sua grandiosidade, pode ser visto de qualquer parte do município e até de municípios vizinhos. Na parte baixa encontra-se um anfiteatro para eventos, principalmente religiosos, com capaciade para 800 pessoas, e, a sua frente, uma imagem de Cristo com 4 metros de altura esculpida em arenito. Localiza-se na Rua Edmundo Baumhardt, recebendo visitação diariamnete, das 08h às 18h. Maiores informações pelo fone: (51) 3713-1288.

PARQUE MUNICIPAL DA OKTOBERFEST

O parque consiste em uma área verde de 14 hectares. Nele estão o moderno Ginásio Poliesportivo e Cultural Municipal, palco dos shows, com capacidade para 8000 pessoas. Apresenta também em sua infra-estrutura o pavilhão central, pavilhões II, III, vila típica, campo municipal, quadras de tênis, basquete, futebol de salão, beach-soccer (futebol 7 de areia), quadras de bocha, pista de bicicross e uma ampla área para camping, tendo 1/3 de sua área total arborizada com mata primária e secundária. Junto ao parque funciona também a sede administativa municipal. Situa-se na Rua Galvão Costa, 755. Funciona diariamente.

ROTEIRO DE RIO PARDINHO

Santa Cruz do Sul, um dos principais núcleos da colonização alemã no Rio Grande do Sul, conhecido internacionalmente pela cultura e indústria do fumo, apresenta o Turismo Rural, Colonial e Ecológico de Rio Pardinho: um roteiro que impressiona pelas belezas culturais e naturais. O Distrito de Rio Pardinho, a 10 km da sede, foi fundado em 1852. A arquitetura, a gastronomia, o artesanato, os hábitos e costumes dos imigrantes alemãos são preservados até os dias atuais.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (51) 3713-8100 - Fax: (51) 3713-1859

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51) 3715-3991 / Fone/Fax: (51) 3713-1288
E-mail:
[email protected]
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (51) 3715-2254

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3711-2657

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.santacruz.rs.gov.br

              www.pmscs.rs.gov.br

              www.turismo.santacruz.rs.gov.br

              Bruna Luiza Trapp

Comentários de Santa Cruz do Sul

Sem dúvida alguma, Santa Crus é a cidade perfeita p/ quem busca diversão, hospitalidade e, ao mesmo tempo, tranquilidade. Recomendo a todos os visitantes.
Por: Daniela

Eu amo esta cidade,é minha terra natal,vendo as fotos mato as saudades,pois atualmente moro em Xangri-lá.
Por: Vera Maria

SANTA CRUZ É UMA BELA CIDADE, JA A VISITEI DUAS VEZS E PRETENDO VOLTAR MUITO MAIS!!!
Por: ALEXANDRA TENORIO

EU ADOREI A CIDADE QUERO MUITO CONHECER BJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
Por: FERNANDA DE MEIRA OLIVEORA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Cruz do Sul

Envie seu comentário sobre Santa Cruz do Sul