Roque Gonzales

Roque Gonzales-RS
banner

Bem-vindo a Roque Gonzales!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Roque Gonzales, fotos, informações, os principais hotéis de Roque Gonzales, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Roque Gonzales

Roteiros do Brasil

Região Missões

Microrregião Rota Missões

Terra e Sangue das Missões

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Segundo o pesquisador Ângelo Felipe Ramos, o município pode ser dividido, no que tange a origem e colonização, em três momentos distintos: Primeiro ciclo da história missioneira, período de transição e colonização alemã e italiana, porém, a origem do nome do município se encontra na primeira fração do tempo retro citada. 
Com o espraiamento das fundações de reduções jesuítico-guaranis a banda oriental do rio Uruguai foi atingida e com isso a atual circunscrição de município mereceu destaque. 
A redução de Assunção do Ijuí teve suas bases lançadas em 15 de agosto de 1628 pelos padres Roque Gonzales e João de Castilho. 
Devido a resistência do poderoso indígena Nheçu, que vivia nas cercanias do local, os padres foram mortos pelos nativos não catequizados. 
Padre Roque, em companhia de Afonso Rodrigues foi morto em Caaró em 15 de novembro de 1628, já o espanhol João foi martirizado dois dias depois em Assunção. 
Com o exertermínio jesuíta o local ficou abandonado. No início do século XX em homenagem ao primeiro homem branco culturado a pisar em terras gaúchas e fundador da redução jesuítico-guarani de Assunção do Ijuí, Roque Gonzales de Santa Cruz, foi fundado o povoado Roque Gonzales onde hoje encontra-se a zona urbana da cidade.

Significado do Nome

 

Homenagem ao Pe. Roque Gonzales de Santa Cruz

Aniversário da Cidade

15 de Agosto

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Rio-grandense

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 392, RS 168

Distâncias

547 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

Salto Pirapó

Conhecido como mini Foz do Iguaçú, é um local repleto de beleza naturais com quedas dágua. Localiza-se a 5 km da cidade, na Linha Salto Pirapó. Funciona todos os dias.
 
Cerro do Inhacurutun

Considerado o pico mais elevado do município e da região, comm 504m de altitude. Localiza-se a 18km da sede, na Linha Inhacurutum.

Santuário do Assunção  do Ijuí

Local do martírio do Pe. João de Castilho, onde foi construída uma capela e se encontra uma fonte de água benta (milagrosa). É aberto a visitações e o acesso é pela BR 392.
 
Barra do Ijuí

Lugar do encontro das águas do Rio Ijuí com o Rio Uruguai, localizado no distrito de Rincão Vermelho, onde é realizado o tradicional BARCO E PESCA. O local possui infra-estrutura de camping.

Rota das Missões

Pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494, era estabelecida a divisão do território sul-americano entre Portugal e Espanha. Toda a região de atuação da Província Jesuítica do Paraguai, atualmente Praguai, Argentina, Uruguai e parte do Brasil, pertencia à coroa espanhola. Nesta área foram organizados pelos jesuítas trinta povos que, por 150 anos, abrigaram mais de 100 mil guaranis numa sociedade altamente desenvolvida, tornando-se uma experiência única no mundo.
Em 1750, com o Tratado de Madrid, as reduções localizadas em território hoje brasileiro passam a pertencer à Portugal. Este fato desencadeou a Guerra Guaranítica, onde surge o lendário guerreiro guarani Sepé Tiaraju e seu brado heróico: ...esta terra tem dono!
Somente circulando na região missioneira, visitando seus marcos, convivendo com sua gente, ouvindo suas histórias é possível sentir o que foi a grandiosidade do conjunto de fatos históricos que aconteceram nestas paisagens. Municípios participantes: Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio da Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missõs, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama, Vitória das Missões.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Roque Gonzalez

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (55) 3365-1288 - Fax: (55) 3365-1262

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3365-1288 - Fone/Fax: (55) 3313-4957
E-mail:
[email protected]
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3365-1120

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3363-1187

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:       www.rotamissoes.com.br

               www.roquegonzales.famurs.com.br

               www.roquegonzales-rs.com.br

               www.cnm.org.br

 

Comentários de Roque Gonzales

morei em roque com meus pais agora moro em porto alegre quando posso vou passar a férias na casa da nona e dos meus tios pois sou apaixonada po esse lugar , a cidade é fantastica sempre limpa, organizada é o lugar que mais gosto de visitar roque gonzales está em meu coração....
Por: cleida hoffmann schutz

clima bom terra maravilhosa mistica vale a pena ir
Por: ana soares

hoje moro em Anapolis goias mas sou de roque gonzales uma cidade acolhedora jamais vou esquecer desta linda que faz parte da minha vida alo vila seca estamos aqui so na correria um abraço a todos.
Por: Aliton de Oliveira

oh bairro Santo Antonia o javali ta na area blz cade o campo do roque em.
Por: Aliton de Oliveira

Moro a 10 anos em Caxias do Sul, mas sou natural de Roque Gonzales, cidade maravilhosa, limpa, bem cuidada, a praça central é a mais bonita que eu já vi, muitas árvores, grama e flores. Como é uma cidade pequena, não oferece muitas oportunidades e se não fosse por isso não mudaria de lá por nada no mundo.
Por: Vânia Gonçalves Silveira

cidade muito boa de morrar morrei cinco anos em roque gonzales
Por: gilberto vines Girotto

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Roque Gonzales

Envie seu comentário sobre Roque Gonzales