Rio Pardo

Rio Pardo-RS
banner

Bem-vindo a Rio Pardo!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Rio Pardo, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Rio Pardo. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Rio Pardo para programar a sua viagem.

A cidade de Rio Pardo, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1809. A localidade está em uma altitude de 47m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 37.901 habitantes. A área total de Rio Pardo é de 2.187,5km², e sua densidade demográfica é de 17,33hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Rio Pardo-RS é 96640-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Rio Pardo

Roteiros do Brasil

Região Vales

Microrregião Vale do Rio Pardo

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Conhecida por suas ruas estreitas e históricas e suas construções antigas, teve sua origem no Tratado de Madrid, assinado em 1750.
Para demarcar as fronteiras, o Gal. Gomes Freire de Andrade mandou construir o forte Jesus Maria José, numa colina à margem esquerda do rio Jacuí. Ali estabeleceu-se o regimento dos Dragões que ficaria famoso por resistir bravamente a todas as investidas por parte dos índios e espanhóis, não permitindo que a fortaleza fosse tomada. Estes feitos deram a cidade o título de Tranqueira Invicta.
Mais tarde, os açorianos aqui se estabeleceram, deixando um forte legado nos costumes e tradições.
Quando terminaram os conflitos, a Capitania do Rio Grande de São Pedro já estava formada e se tornou necessário estabelecer uma divisão administrativa. Foram então criadas, a 7 de outubro de 1809, as quatros primeiras vilas gaúchas: Rio Grande, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha e Rio Pardo.
O município foi instalado oficialmente em 20 de maio de 1811, com a posse da primeira Câmara de Vereadores. Desta grande extensão de terra, mais de 300 municípios já se desmembraram e muitos fatos históricos ocorreram.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico

riopardense

População

37.602 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Rio Pardo, uma bela cidadade cercada de encantos e hospitalidade. Ideal para que procura passar as férias em um lugar tranquilo, aconchegante e com muitos lugares para conhecer. Venha para Rio Pardo, serão dias inesquecíveis.

Clima

Subtropical

Temperatura Média

20º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Oriental Rio-grandense

Limites

Santa Cruz do Sul, Pantano Grande, Cachoeira do Sul, Encruzilhada do Sul, Passo do Sobrado, Minas do Leão, Candelária, Vera Cruz e Vale Verde.

Acesso Rodoviário

BR 471, RS 403

Distâncias:

Da Capital:

137 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Capela Senhor dos Passos

Capela de São Francisco de Assis

Construída pelos idos de 1800

Igreja de São Nicolau

Construída num lugar que constituía um arranchamento de índios; possui interessante estatutária de feições indígenas.

Igreja N. Sra. do Rosário

Inaugurada em 1801, demonstra todo o fervor religiosos e a necessidade de adoração do povo da época. O prédio atinge 16m de altura e 7 altares, a igreja conserva as sacadas em que os nobres se colocavam durante a missa para não se misturar com o povo.

Casario

Que pertenceu à família do ilustre riopardense Raul Silveira, autor do Hino de Rio Pardo.

Fazenda Abellina

Fundada em 1853 pelo colono alemão Frederico Augusto Hanenann, conhecido como pai da apicultura racional no Brasil.

Forte Jesus Maria José

Fortaleza onde nasceu a história de Rio Pardo e grande parte do Rio Grande do Sul aqui os bravos Dragões de Rio Pardo, resistiram a todas as invasões e dela lançaram e fixaram as fronteiras meridionais da pátria. Localiza-se no bairro Fortaleza.

Antiga Escola Militar

Prédio construído pela Irmandade dos Passos passa ser Casa de Caridade. A pedra fundamental foi lançada em 1848. Porém sem condições de ser aparelhada a Casa foi cedida para o Exército, que primeiramente, foi usado como quartel, e depois abrigou a Escola Militar, que funcionou até 1911. Entre os inúmeros alunos que ali estudaram, destacaram-se Getúlio Vargas, Eurico Gaspar Dutra e Mascarenhas de Morais.
 
Solar do Almiranta Alexandrino Alencar

Sobrado com linhas arquitetônicas coloniais, pertencente a família Alencar antepassado do ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco.

Solar Panatieri

O solar foi hospedeiro do Imperador D.Pedro II, quando de sua segunda visita à Rio Pardo, em 1865 Está localizado na R. Andrade Neves com a Rua da Ladeira, atualmente funciona o Espaço Cultural Panatiere.

Prédio da Antiga Prefeitura
 
Prédio construído no século XIX, antigo Hotel Brasil. A partir de 1904 foi adaptado para abrigar a Prefeitura Municipal e hoje funciona a Secretaria Municipal de Turismo.

Centro da cidade

Prédios históricos e vistas panorâmicas

Museu de Arte Sacra

Peças sacras, artesanato indígena, vestidos de noiva, paramentos, objetos religiosos. Praça São Francisco, 277 e terça a sexta-feira das 8h15min às 12h e das 13h30min às 17h15min; sábado das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min; domingos e feriados das 9h às 11h30min e das 14h às 17h30min.

Museu Histórico Municipal Barão de Santo Ângelo

História do município, primeiro mobiliário da Câmara dos Vereadores, poncho de David Canabarro, revolução farroupilha, fotografias e documentação. Rua Almirante Alexandrino, 1050 - Centro - fone: (51) 3731 1225 ramal 220 de terça a sexta-feira das 8h15min às 12h e das 13h30min às 17h15min; sábado das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min; domingos e feriados das 9h às 11h30min e das 14h às 17h30min.

Museu Zoológico Municipal

Animais taxidermizados, flora e pinturas. Rua Andrade Neves, 552 - Centro - de terça a sexta-feira das 8h15min às 12h e das 13h30min às 17h15min; sábado das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min; domingos e feriados das 9h às 11h30min e das 14h às 17h30min. 

Praia do Porto das Mesas

Localizada a 11,5 Km da sede.

Balneário Santa Vitória

Balneário com infra-estrutura, é um atrativo natural, proporcionando lazer e recreação aos seus visitantes.

Praia dos Ingazeiros

Formada pelo encontro dos rios Pardo e Jacuí. Local é dotado de excelente infra-estrutura, camping e barcos de passeio, onde acontece a Festa do Peixe.

Fazenda Abellina

Importante estabelecimento apícola, criado em 1868. Hoje este importante sítio, recuperado de suas ruínas, transformou-se em um aprazível local de turismo, histórico, ecológico e rural. Na fazenda, é produzida artesanalmente a cachaça Abellina. Localiza-se a 7 km da sede em direção a Cachoeira do Sul.

Ponte do Rio Pardo

Construída em 1825 por prisioneiros argentinos.
 
Ponte do Couto

Construída em 1848, possui dois arcos romanos. Localizado em belo sítio, próximo a Ramiz Galvão.
 
Rua da Ladeira

Construída por mão de obra escrava em 1813 com pedras grandes e irregulares, os seixos rolados, encontrado em nossos rios, conserva ainda hoje seu estilo original, seguindo o modelo da Via Àpia de Roma, com escoamento central.

Casa do Turista

A casa do turista tem mais de 200 anos de história; foi mandada construir por coronel vindo do nordeste, para atuar na antiga Escola Militar; constitui uma das casas abertas mais ilustrativas da história da cidade; foi reformada por iniciativa e conta de família riopardense, e ali funciona um restaurante, ao mesmo tempo que expõe quadros de artistas; todas as dependências da casa localizada na Rua da Ladeira (que oficialmente se chama Rua Júlio de Castilhos), número 257,  têm histórias para contar; são ilustrativos o telhado com eira e beira, o pátio interno, as janelas de madeira, as portas, divisórias internas, o teto; seguindo a tradição das casas portuguesas, localiza-se junto à calçada, e de suas janelas as pessoas (e as moçoilas) podiam observar a rua e falar, com amigos (e admiradores), e, quem sabe, ouvir uma serenata em noite de lua cheia).

Estação Ferroviária

E. F. Porto Alegre a Uruguaiana (1883-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
RIO PARDO
Município de Rio Pardo, RS
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km 697,259 (1970)   RS-2313
Inauguração: 07.03.1883
Uso atual: em reforma    com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1883 
 
Histórico da Linha: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde esse mesmo ano.
 
A Estação: A estação de Rio Pardo foi inaugurada em 1883 pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. A cidade já existia, e era uma das mais antigas do Rio Grande do Sul, tendo o município sido instalado em 1809. Na época da construção do primeiro trecho, até Cachoeira do Sul, discutia-se se a estação do Rio Pardo deveria ser o ponto inicial da ferrovia, visto que, no início, ela não partiria de Porto Alegre: a capital da Provincia era alcançada pela navegação fluvial pelo rio Jacuí. Rio Pardo ficava às margens desse rio, mas Santo Amaro (hoje Amarópolis) também e era mais próxima da capital: ficou sendo esta última a estação inicial. Na estação de Rio Pardo havia um restaurante. Atualmente a estação está abandonada, desde que cessaram os trens de passageiros, em 02/02/1996; porém, foi anunciado que em maio de 2005 o prédio será entregue restaurado pela Prefeitura, que o transformará em Centro Cultural e sede do Patrimônio Histórico do município. (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; Correio do Povo, 09/01/2005; VFRGS, suas estações e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Procissão Luminosa do Senhor Morto.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PARDO

E-mail: [email protected]

Telefones: (51) 3731-1225 / 2221

Sites: http://www.riopardo.rs.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (51) 3731-2549 / 9870-0102

Site: www.riopardoturismo.com.br

Terminal Rodoviário de Rio Pardo-RS

Rua Guido Alberto Franz, 368
Telefone: (51) 3731-1327

Terminal Rodoviário de Porto Alegre-RS

telefone: (51) 3210-0101

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone: (51) 8149-1306

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (51) 3731-1039 / 3933

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

www.terragaucha.com.br

www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Rio Pardo

rio pardo cidade maravilhosa um lugar perfeito pra anda com a familia e tem muito lugares muito mais deliciosos para anda pena q naum tem fotos mais o melhor é vim até aqui e conhece sem duvidas naum vão se arrempende EU NASCI AQUI ,CRESCI AQUI E AQUI QUERO MORRE
Por: Letiane

Conheço Rio Pardo e tenho um carinho especial por esta terra! Um dos lugares mais lindos e com uma riqueza cultural, natural e arquitetônica ímpar, não perdendo nada para cidades que tem maior divulgação na mídia!
Por: Cristiane

Rio Pardo é uma cidade maravilhosa, tanto que tenho apenas 11 anos mas nasci aqui .. e já adoro por muito tempo .. Com seus pontos turisticos recomendo as pessoas que não conheçem Rio Pardo .
Por: Lavynia Ferreira Hoffmann

Rio Pardo cidade onde nasci a qual hoje sempre que é possivel vou visitar , tem sim pontos importantes na historia, igreja são francisco de assis e igreja da matriz vale a pena visitar. Praia dos ingazeiros maravilhosa onde se degusta um otimo peixe frito .. paulinho 16/10/06
Por: paulo roberto cougo oliveira .

simplesmente adooooro RIO PARDO. A praia dos ingazeiros então, o que é aquilo de tão lindo.tenho parentes que tem bar na praia(Pingo).Sou de montenegro e sempre que posso vou a RIO PARDO.Bjuuussssssssss
Por: ELIANE

show de bola , gostei muito das fotos , a cidade de rio pardo realmente possui lugares interessantes, só faltou a foto do mosteiro,
Por: nelson bezerra feitoza

moro em porto alegre mas sou riopardense e amo esta terra sempre que vou a RIO PARDO procuro rever amigos e relembrar com muito carinho os tempos de juventude. Abraço a todos que amam RIO PARDO.
Por: dilson de bastos ribeiro

rio pardo é uma cidade maravilhosa rica em SUA CULTURA TEM MUTO VALOR TENHO ORGULHO DE SER RIO PARDENSE
Por: taise pasço

Uma bela cidade histórica gaúcha um pouco esquecida da rota tradicional do turismo. o RS não tem apenas a serra e os vinhedos. Vale a pena conhecer Rio Pardo. Uma dica : experimente a tainha do restaurante flutuante da praia dos Ingazeiros.
Por: marcos h.

nasci em rio pardo desde 1970 estou morando em sapucaia ,mas todo ano vou passar ferias ou quando tem algum feriado estou ai meu pai e meu irmão ainda moram ai sr. RUI DERLI RODRIGUES MACHADO E CÀSIO REIS MACHADO, EU AMO RIO PARDO è uma cidade de pessoas educadas.povo gaucho tem que visitar RIO PARDO
Por: fatima beatriz

Eu amo esta cidade, passei os melhores momentos da minha vida aqui.
Por: Lisiane

Adoro Rio Pardo....saudades! Meus pais e meus tios moram lá.
Por: PEDRO ERLI REIS MACHADO

eu amo rio pardo, sempre que posso passo férias em santa vitoria,(balneario)
Por: maristela carpes da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rio Pardo
Fundação:
1809
Altitude:
47m
População:
37.901 habitantes
Área:
2.187,5km²
Densidade Demográfica:
17,33hab/km²
CEP:
96640-000

Envie seu comentário sobre Rio Pardo