Mairi

Mairi-BA
banner

Bem-vindo a Mairi!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Mairi, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Mairi, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1857. A localidade está em uma altitude de 468m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.399 habitantes. A área total de Mairi é de 909,3km², e sua densidade demográfica é de 19,13hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mairi-BA é 44630-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Mairi

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Mairi (do tupi mair= francês; Mairi = povoação de franceses. Semelhanternente a mariquiquiig = naufrágio de franceses. Naufrágio acontecido ao largo da costa do Rio Vermelho, bairro de Salvador, daí o Largo da Mariquita, corruptela dessa expressão indígena) localiza-se na microrregião homogênea 11 - Itaberaba-, composta por doze comunas (Baixa Grande, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Ibiquera, Itaberaba, Lajedinho, Macajuba, Mairi, Mundo Novo, Rui Barbosa, Tapiramutá e Várzea da Roça), e na região econômica 7 - Paraguaçu -, formada esta por quarenta e dois municípios, correspondendo a 6% da área do estado da Bahia, ainda incluído no polígono das secas (área delimitada pela Lei nº 1 348, de 1951), fazendo parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu e, também da Bacia do rio Jacuípe. De forma botânica de caatinga em maior extensão (caatinga é vocábulo de origem tupi, significando mato branco), de vertentes-esplanadas, maci- ços de morros e de oiteiros com tabuleiros interioranos. Pastagens de capim, onde se desenvolve a pecuária extensiva. O potencial agroclimático do município é de grau regular, com aptidão para as culturas de algodão arbóreo, fumo e sisal (agave): mandioca, batata-doce, feijão, banana e laranja. Limites Municipais O município de Mairi limita-se a oeste com municipalidade de Mundo Novo, ao sul com Baixa Grande, leste com Pintadas e Capela do Alto Alegre e ao norte, Várzea da Roça e Varzea do Poço, com as fronteiras: Mundo Novo - começa na Foz do Riacho do Ouro no Rio Jacuípe, seguindo, em reta, até a localidade Canabrava, na margem do riacho deste nome: Baixa Grande - da localidade Canabrava, na margem do riacho de mesma denominação, daí, em reta, até o marco da localidade Cruzei- ro, seguindo, em reta até o marco no lugar Congonha e daí ainda em reta, até a Foz do Riacho Barão do Rio Cairu, seguindo em reta até o lugar Coração de Jesus, na margem do Rio do Peixe; Capela do Alto Alegre - no marco do lugar Coração de Jesus, na margem do rio do Peixe, sobe por este até o cruzamento da estrada vicinal, que parte de Mairi em direção de Capela do Alto alegre, com rio do Peixe. Várzea da Roça - limite provisório sujeito à alteração; Varzea do Poço - da Foz do Riacho do Morro, até a foz do Riacho do Ouro, ambos do Rio Jacuípe, que tomamos como ponto de partida. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

mairiense

População:

19.335 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade é simplismente divina, venha conhecer esse lugar que encanta a primeira vista!

Clima:

semi-árido e seco 

Temperatura Média:

23º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Norte Baiano  

Limites:

Itaberaba 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital: 

 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Capela da Santa Cruz de Monte Alegre

Dizem os moradores que a capela da Santa Cruz do Monte Alegre, como ainda a designam, é o cartão postal da cidade de Mairi. Realmente. Qualquer que seja o ponto de quem se aproxima da cidade, a primeira vista que se descortina é a beleza mística da capela lá no alto, dominando extenso e vasto panorama. Assentada a cavaleiro na parte mais proeminente do monte, a capela tem dimensões reduzidas, com nave de dez por quatro metros e dividida em duas partes, separadas por um arco. Na parte menor, posterior, encontra-se uma mesa , como por um altar, com alguns objetos e encostado à parede, um grande crucifixo, que chega até o alto. A esquerda, no ângulo da parede, um nicho protegido por grade de ferro e onde estão dispostos os santos gêmeos Cosme e Damião. Há, na parede lateral esquerda, uma prateleira inteiramente ocupada por estampas e quadros com molduras de santos, fitas, terços, ex-votos de madeira, pano e cera, representando partes anatômicas humanas: pernas, braços, mãos e pés. Na outra porção do espaço interno, as paredes estão riscadas, em toda a sua extensão, com nomes de pessoas, datas e outros dizeres, de tinta preta semelhante a carvão. O frontispício da igrejinha possui como envergadura urna porta abaulada, que se alcança por uma escada de seis degraus, em azulejo. Acima da porta, uma espécie de nicho, em arco romano, com uma pequena trave horizontal destinada, talvez, a um sino e localizado no centro do frontão. Lateralmente, em cada extremo, dispõem-se dois coruchéus pontiagudos, com telhados em duas águas e terminações em beira-seveira.
A porta tem duas bandas, que não se fecham e presas por furos na madeira, onde se passa uma pequena corrente. As bisagas do lado direito estão corrompidas, dificultando a abertura. A capelinha está a merecer maiores cuidados por parte dos poderes constituídos, pois é o mais importante marco (bi) centenário da Cidade, estando a completar, seguramente, duzentos anos de edificada.
Diante e ao lado direito da capela construiu-se uma amurada com gradeado tosco de ferro, servindo para proteger os visitantes ou romeiros, pois que fica à beira do despenhadeiro alcantilado, que abruptamente e quase na vertical se abre, a um tempo, diante "do precipício! ... e do céu!..."
Ao aproximar-se do templo, o visitante sobe por dois lanços de escadaria, onde se aproveitou a sinuosidade da formação rochosa, a partir daí, de quartzo leitoso. O primeiro lanço possui 41 degraus e o seguinte, 25, separados por um patamar inclinado.
No final do século XVIII as freguesias mais próximas do núcleo de moradores então existente eram Sant 'Ana de Camisão, criada em 1753, e Santo Antônio de Jacobina, em 1758. Os missionários frades capuchinhos, liderados por frei Apolônio de Todi, sabedores desse pequeno aglomerado de pioneiros, foram em sua busca e cumprindo sua missão, lá se apresentaram a semear a sua fé é a sua religião, e auxiliados pelos moradores edificaram o santuário para perpetuar a sua visita e a sua crença.
Houve tempo em que se realizavam romarias para assistir missa de penitência, quando em época de longas estiagens e para lá convergiam milhares de fiéis.
Toca da onçaNo mesmo monte, cerca de trinta metros abaixo da parte frontal da capela, encontra-se a falada. 

Toca da Onça

Para lá chegar, a sua descida é íngreme e escarpada. A gruta se abre numa galeria estreita, que sobe em declive, mais ou menos por uns dez metros, saindo na parte superior por um rasgão angusto, dificilmente dando passagem a uma pessoa. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAIRI

E-mail:

Telefones: (74) 3632-2262

Sites: http://www.mairi.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela

Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DOS FEITOS CÍVEIS E COMERCIAIS:

E-mail:

Telefones: (74) 3632-3338 / 3355

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Mairi

Eu como filha desta cidade adoro . quero dizer que sinto saudade e que no Sao Joao estou ai se deus quiser para ver meus familiares e amigos.
Por: Rita de Cassia Santos Neri

a maior beleza que se pode encontrar em mairi, é o monte..é a maior referencia da cidade..quem conhece adora, vc que não conhece , venha sentir o ar puro da nossa cidade. vc não ira esquecer essa beleza natural encantadora,,VENHA!!!!
Por: juliana

adoro mairi e uma otima cidade pra si viver a vista do monte e muito bonita
Por: adailto

ja morei em mairi ,mas há18 anos estou no rio de jaeiro ,adoro esta cidade e me lembro bem do monte e da festa de sao joao!sinto saudades
Por: rita de cassia magalhaes santos

sou nascida em Mairi. aconselho a quemnaõ conhecer ir aconhecer vai gostar.
Por: MARGARIDA CERQUEIRA PEREIRA

adorei passar sao joao em mairi minha familia moram la muito linda essa cidade
Por: iracema

Está cidade é maravilhosa, tudo de bom... folo isto porque minha família mora ai, conheço muito bem e tenho varios amogos tambem
Por: vadiron

saldadi desta terra maravilhosa,em dezembo voltarei air.
Por: marcelo carvajho

EU AMO MAIRI.MINHA CIDADE MARAVILHOSA FOI ONDE NASCI. 2010 P/ 2011 ESTAREI LA SE DEUS QUISER.BJS
Por: SUZANETE RIOS

essa cidade é simplismente divina tenho muitas saudades
Por: orlando silva santos

Minha cidade natal, estou ai todo ano. recentimente fui no encontro de motociclismo de mairi, foi otimo, meus amigos amaram a cidade.
Por: Noe Pereira Rioos.

nasci em Mairi. e sair aos 9 anos, fui p/ nova fatima tambam ai na Bahia, hoje aos 33 vivo no Rio de Janeiro. a 15 anos que estou aqui ainda não voltei a Mairi estou com muitas saldades da rua proxima a igreja senhor do bonfim onde nasci. na epoca havia uma pedreira bem em frente a minha casa. onde meu pai trabalhor muito,para sustentar os 8 dos 10 filhos que teve com minha mãe.ou vice -versa,espero voltar logo.um grande abraço a todos de Mairi Bahia.
Por: ADELMO ARAUJO SILVA

amo minha cidade natal.amo vc mairi, vivendo do outro lado do pais eu não consigo viver um dia sem ter saudades de minha terra natal e de todos os parentes e amigos de infancia.
Por: luiz claudio santos de carvalho

amo mairi ba morei lá tres anos a vinte anos nao a visito tenho o sonho de passar o resto dsa vida nesta pacata e maravilhosa cidade.
Por: claudio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mairi
Fundação:
1857
Altitude:
468m
População:
17.399 habitantes
Área:
909,3km²
Densidade Demográfica:
19,13hab/km²
CEP:
44630-000

Envie seu comentário sobre Mairi