Piratini

Piratini-RS
banner

Bem-vindo a Piratini!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Piratini, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Piratini. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Piratini para programar a sua viagem.

A cidade de Piratini, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1830. A localidade está em uma altitude de 349m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.151 habitantes. A área total de Piratini é de 3.562,5km², e sua densidade demográfica é de 4,81hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Piratini-RS é 96490-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Piratini

Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

Microrregião Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Piratini ou Piratinin (denominação primitiva) teve, em 1789, o início do povoamento com 48 casais de açorianos. Os primeiros povoadores ao chegarem, estabeleceram-se no local denominado de Capão Grande de Piratini, e fundaram uma capela em honra a Nossa Senhora da Conceição, desde então a padroeira da cidade. A capital da República Rio-Grandense, possui um centro histórico com prédios preservados, da época dos farrapos, que constituem um testemunho vivo do Período Farroupilha, glória e tradição do povo do sul. Além dos primeiros povoadores de origem portuguesa-açoriana, hoje fazem parte da população outras etnias, como alemães e italianos.

Significado do Nome

Na língua tupi-guarani significa Peixe Barulhento.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sudeste Rio-Grandense

Limites

Canguçu, Encruzilhada do Sul, Santana da Boa Vista, Pinheiro Machado, Herval, Pedro Osório e Cerrito.

Acesso Rodoviário

RS 265, RS 702

Distâncias

339 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Construída entre 1811 e 1814. Nesta Igreja foi realizado o primeiro TEDEUM em Ação de Graças à criação da República Riograndense. Sofreu um incêndio e após foi remodelada, ficando com a fachada atual.

MINISTÉRIO DA GUERRA E INTERIOR

Prédio construído em 1819, onde se instalou o Ministério da Guerra e Interior, durante a Revolução Farroupilha. Atualmente funciona o Museu Histórico Farroupilha. Localizado na Rua coronel Manuel Pedroso, 77 - Centro. Informações fone (53) 3253-1481.

CASA DE GARIBALDI

Sua construção remonta das duas primeiras décadas de 1800. Prédio onde residiram Garibaldi e Rosseti e também onde foram instaladas as oficinas do Jornal O POVO, durante a Revolução Farroupilha. O prédio possui características coloniais.

CASA DE CAMARINHA

Construída em 1789, foi a residência do primeiro morador do município. Atualmente funciona a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços.

PALÁCIO DA REPÚBLICA RIOGRANDENSE

Construído em 1826, prédio onde funcionou o Governo da República Riograndense no período Farroupilha.
 
SOBRADO DE AZULEJOS

Construído em 1830, no Período Farroupilha, pertenceu a Vicente Lucas de Oliveira, que foi o primeiro presidente a administrar a Comuna Piratiniense. Sua fachada possui azulejos de origem portuguesa.

PREFEITURA MUNICIPAL

Construída em 1858 e remodelada em 1934, prédio onde funcionou a antiga Casa da Câmara, atualmente funciona a Prefeitura Municipal.
 
CADEIA MUNICIPAL

Construído em 1832 para funcionar a Cadeia Municipal. Este prédio jamais foi utilizado para esta finalidade.

TEATRO MUNICIPAL

Neste prédio funcionou o Teatro Municipal, onde eram apresentados saraus e bailes.
 
CAMINHO FARROUPILHA

A Costa Doce, uma das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, constituída por um complexo lagunar que inclui o Lago Guaíba, o Rio Camaquã, o Canal São Gonçalo e as Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, foi cenário do principal acontecimento político-militar do Rio Grande do Sul, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Prédios e sítios em Guaíba, Camaquã, São Lourenço, Cristal, Piratini, Pelotas, Rio Grande e José do Norte são testemunhas da riqueza gerada pela indústria do charque, motivo básico do conflito, e de episódios dos combates entre farroupilhas e os soldados do Império do Brasil.

BALNEÁRIO MUNICIPAL

Represa junto ao leito do Rio Piratini. Local para lazer e esportes. Av. Seis de Junho, s/nº

PARQUE DA BICA

Antiga fonte fornecedora de água da cidade e parque com mata nativa. Rua da Fonte dos Pinheiros, s/nº

CAMINHO FARROUPILHA, CULTURA E TRADIÇÃO GAÚCHA

A Costa Doce e o Pampa Gaúcho, duas das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, foram cenários do principal acontecimento político-militar do Sul do Brasil, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Reunindo cultura, belas paisagens e diversão, a Costa Doce e o Pampa Gaúcho oferecem um passeio único com seus visitantes: um roteiro integrado que fará o visitante se emocionar pela saga farroupilha. No roteiro as estâncias, museus e charqueadas abrem as portas para receber os turistas, oferecendo passeios temáticos, a vivência nas lidas campeiras e, principalmente, o acesso a informação de dados sobre a história do Rio Grande do Sul.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Piratini

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone (53) 3257-1200 - Fax (53) 3257-1260

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (53) 3257-3278
Email:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (53) 3257-1161

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (53) 3257-1247

 

Serviços de Registro Público
Rua Crispim Duarte Gomes, 261 - Centro
Piratini-RS
Fone: (53) 257-1173

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:       www.piratini.com

               www.piratini.famurs.com.br

               www.flickr.com.br

               www.riogrande.com.br

Comentários de Piratini

sou filha dessa cidade,o trabalho me impede de ir a piratini mas estou estou sempre acompanhando pela internet,amei as fotos que vi o pessoal aqui de caçapava achou muito linda a cidade e os predios antigos,parabens aos moradores pela conservação da cidade e as autoridades pela maneira como preserva a natureza.
Por: vera farias

adoro piratini meu pai mora la e eu quando posso dou um pulinho la o unico poblema e que nao da vontade de ir enbora gosto muito da calmaria de piratini pena nao ter campo de servico o pouco que tem e para os que moran la naquela terra abencoada enfim eu amo piratini um dia ainda vou morar la um abraco a todos piratinenses
Por: edison moreira correa

bha essa cidade pode ter certeza que é um lugar lindo pra se conhecer, onde a história dos farroupilhas permanece viva na memória de cada habitante, é uma cidade onde onde pode ser respirar fundo e ter certeza de que o ar é o menos poluido. Piratini é o melhor lugar para estar e se viver!
Por: Rosilene

piratini e muito bonito,tanto que eu tenho ate um trabalho da escola sobre(piratini) bjxx mas espero que tenham gostado de mim!
Por: luana

adoro essa cidade e a minha terra natal e vivo aqui
Por: françuele

amigos de piratini sou daqui de santa catarina e gostaria de passar minhas ferias ai nesta bela cidade conheço so por fotos atenciosamente rogerio marques
Por: rogerio marques

Aposto q. poucas pessoas conhecem as minas do paredão 3º distrito de Piratini.....AS margens do rio Camaquã.... Ótrimo para acampar.(cuidado com os bugios e outras feras!) e tambem para pescar... Obs; A mata é nativa...
Por: Santos

...sou natural do 3º de piratini local chamado de rodeio velho,um bom lugar para se viver em páz...e constituir uma família. (é uma cidade de povo hospitaleiro, é uma das regiões que mais preserva a cultura do rio grande do sul,hoje não estou morando por lá,mas tenho saudades !!!
Por: GILNEI MACHADO SIAS

piratini e minha terra natal aqui nosso povo e hospitaleiro e gaucho de verdade.venha conhecer nossa cidade e ai vc vai oque e ser gaucho.
Por: sandra ulguim

adorei a cidade;; qndo vel]jo as fotos imagino q tooo aii;;; volto novamente;; abração;; valew
Por: ivanildopereira

Piratini é uma linda cidade,tanto como cultural.Tem um enorme patrimonio que nem cabe nessa cidade.Piratini é a primeira capital farroupilha do RS!Eu vivo aqui e sou muito feliz!
Por: glenda

uma bela cidade sou natural desta rica cidade que oferece um belissimo passeio na ristica história de nosso passado; pois são 220 anos de historia parabens piratini parabens população Piratinense
Por: vangler correa

sou filho de piratini do 3° sub distrito minas do paredao.hoje moro em charqueadas pelo motivo de pouca oportnidade de trabalho.uma pena porque e realmente uma terra sem comparaçao...enfim... sem comentarios...muitas saudades.1 abraço a todos piratinienses!!!
Por: carlos

adoro piratini a familia de minha mãe morão em piratini.adoro essa cidade. eles nos tratão muito bem.abraços elis-sapucaia do sul
Por: elis laércia pereira furyado silveira

Moro em Piratini, é um bom lugar de morar, lugar calmo, pacífico e todo mundo é amigo.... Venha Visitar!
Por: DGD

É uma cidade emocionante, toda vez que chego em Piratini parece que respiro o ar da revolução farroupilha. É realmente a história no ar.
Por: Silvana

euma cidade muito linda por ter a semana farroupilha mais linda do estado do riogrande do sul e e muito linpinha
Por: deomar vargas soares

amei a cidade linda muinto linda .gostaria de ir um dia p\vizitar.um grande abraço..
Por: edvaldo da paz martins amorim

Passei por Piratini há dois anos, fiquei encantada com essa bela cidade, com seus lugares históricos, tão conhecidos dos gaúchos. Muito parecida com Caçapava do Sul, onde nasci e me criei. Pretendo voltar!!!!!
Por: Ceris

Essa é minha terra! Ame-a o deixe...Quem nasce em Piratini não é apenas Piratiniensa é um herdeiro da História...
Por: Getúlio

Parabens!!! Eu morei quatro anos ai e gostei muito,meus pais moram ai,sempre que entro em ferias vou passear ai. Abrassos!!!
Por: Vanderlei Buhring

Já estive aí várias vezes adorei tudo na cidade, principalmente o atendimento ao publico dos comerciantes..parabéns ..
Por: Juset Palermo Dreissig

Conheço a cidade e gosto muito e adoro este povo hospitaleiro. Eu moro em rio grande a vinte anos. um abraço a todos.
Por: Alveri Rossales

De longe,a Piratini de meu pai,já interage contigo ! Dá uma vontade grande de ficar ! Em cada esquina tem uma história,eo povo ,que colosso de pessoas ! ... UM PARAISO IDÍLICO !
Por: Renato Moura

Piratini e uma cidade muito legal uma cidade que ficou na historia e no nosso coracao !!!!!!!!!!!!!!!amo essa cidade!!!!!!!!!!
Por: tatiane

Nasci e morei ate 1979, a cidade para eu é maravilhosa tem tudo que se precisa para ter uma qualidade de vida melhor.Vale a pena conhecer ,pois existe muitos pontos turisticos e historicos.Ha eu ainda penso um dia voltar pois amo a Capital farroupilha.
Por: eliana cavalheiro de avila

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Piratini
Fundação:
1830
Altitude:
349m
População:
17.151 habitantes
Área:
3.562,5km²
Densidade Demográfica:
4,81hab/km²
CEP:
96490-000

Envie seu comentário sobre Piratini

banner