Pinto Bandeira

Pinto Bandeira-RS
banner

Bem-vindo a Pinto Bandeira!

banner

Comece planejando a sua viagem para Pinto Bandeira utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Pinto Bandeira e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Pinto Bandeira.

Informações de Pinto Bandeira

ROTEIROS DO BRASIL

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Os primeiros imigrantes que se estabeleceram em Pinto Bandeira chegaram em 1876. Até 05 de Maio de 1902, a localidade chamava-se Silva Pinto. A Paróquia de Nossa Senhora da Pompéia só foi criada em 1922, através da iniciativa de um padre, fazendo com que o local passe a se chamar distrito de Nova Pompéia. Em 1938, o nome muda novamente, desta vez para Pinto Bandeira. Esta denominação perdura até hoje. O movimento pró-emancipação de Pinto Bandeira inicia-se em 18 de Abril de 1994. Em 16 de Abril de 1996, através da Lei n.º 10749, o governador do estado cria o município de Pinto Bandeira. A primeira eleição municipal acontece em 1º de Outubro de 2000, e em 1º de Janeiro de 2001 dá-se a instalação do município.

Significado do Nome:

Homenagem a Rafael Pinto Bandeira, um militar ilustre que nasceu e viveu na região. 

Aniversário da Cidade:

1º de Janeiro

Gentílico:

pinto-bandeirense

População:

2.681 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima:

Subtropical

Temperatura Média:

hspace=0 COMO CHEGAR:

 Pela Rodovia: RS-805

Localização:

-Mesorregião: Nordeste Rio-Grandense

-Microrregião: Caxias do Sul

Limites:

Bento Gonçalves, Farroupilha, Nova Roma do Sul e Veranópolis

 Distâncias:

-Brasília/DF - 1.979 km

-Porto Alegre/RS - 137 km

-São Paulo/SP - 996 km

hspace=0 TURISMO:.

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia

  -Primeiro Santuário Mariano do Rio Grande do Sul. Fica localizado junto à Praça Central da cidade.

-Cabana Turística Serra Gaúcha

  -A propriedade oferece passeios a cavalo, tri-lhas ecológicas, passeios de rural, caminha-das, degustação e mini-cursos de vinhos, visitação a cantinas, entre outros.

-Rota da Uva e Vinho

  -A saga imigrante italiano, juntamente com as demais etnias é a grande marca de seu povo. A rota Uva e Vinho apresenta cenários que lembram lindas imagens européias. A Uva, o Vinho e a diversificada gastronomia são encontrados nos hotéis, pousadas, restaurantes, cantinas, vinícolas e adegas de toda a região. Municípios Participantes: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Serafina Corrêa, Veranópolis, Vila Flores, Vila Maria.

-Roteiro Caminhos de Pedra

  -Ao chegar no Roteiro Caminhos de Pedra encontrará o Centro de Atendimento ao Turista, localizado juntamente ao Posto da Megapetro no Barracão. O Roteiro funciona 365 dias por ano das 9:00 às 17:30hs. Os pontos que tem atendimento são de propriedades particulares de descendentes de imigrantes, com atendimento realizado geralmente pela família dos proprietários, onde há demonstração e/ou degustação e explicação local. Veja abaixo algumas das casas:


   -Casa dos Doces Predebon

     -Agroindústria construída, em tijolos maciços á vista, com características arquitetônicas típicas da imigração italiana. Produz e oferece no varejo, que funciona no porão de pedra da família, variados doces de frutas cultivadas na propriedade, com destaque para os figos. Neste local o visitante pode também desfrutar de uma bela vista do vale do rio Buratti e do Salto Tomasini.

    -Atelier João Bez Batti

     -Considerado um dos maiores escultores em atividade no país, Bez Batti, destaca-se por ter como matéria prima o basalto (pedra duríssima, de origem vulcânica) abundante na região numa infinidade de tonalidades e colorações. O escultor reside nos Caminhos de Pedra desde 2003, sendo que, desde 2009, dispõe de um novo ambiente onde, além de trabalhar e residir, disponibiliza para o visitante a observação de uma galeria com inúmeras esculturas de sua autoria.

   -Casa do Tomate

    -No ano 2000 surge a construção utilizando pedras basálticas  e com característica peculiar  da arquitetura italiana. O empreendimento está no Roteiro Caminhos de Pedra, em homenagem ao imigrante italiano que cultivava o tomate para o consumo da família e o refrigerante natural (gasosinha)  produzido  em ocasiões especiais (Natal ou na Páscoa). A bebida era conservada (preservada, mantida) em porões de pedra ou  em pequenos córregos. A Casa abriga a família que é descendente de italianos e tem como objetivos  a preservação e a  divulgação da história  do local bem como a importância da existência do roteiro. Além da língua portuguesa atende o visitante, no dialeto italiano e na língua inglesa.  Agroindústria em 2012 iniciou a produção da cerveja artesanal incluindo a de tomate, a casa oferece um passeio em vários ambientes: indústria, plantação e varejo, a degustação derivados do tomate e o refrigerante natural.

-Casa da Ovelha

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro

  -Dia 1º - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINTO BANDEIRA

Endereço: Rua Sete de Setembro, 689, Centro

E-mail: [email protected] / [email protected]

Telefones: (54) 3468-0210

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Serviço de Informação ao Turista:

Telefone: (54)3452-02080

E-mail: [email protected]

TERMINAL RODODVIÁRIO

Telefone:

CARTÓRIOS:

CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (0xx54) 3468-0012 / 9974-1766 

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.caminhosdepedra.org.br

-http://www.panoramio.com


PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:


OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Pinto Bandeira

E um lugar maravilhoso, e tem povo muito hospitaleiro. Eu amo Pinto Bandeira
Por: sonia segnini

-Gostaria de mais detalhes de fotos de mais está lindo>
Por: jussara maria de souza

ola, visitei essa maravilhosa cidade, e fiquei encantado com a cultura e hospitalidade de seo povo. sou policial militar e na epoca estava programando para trabalhar ai. mas na epoca nao foi possivel. mas tenho vontade ainda de trabalhar ai. abc
Por: lauri moacir dettoni

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pinto Bandeira

Envie seu comentário sobre Pinto Bandeira

banner