Pinheiro Machado

Pinheiro Machado-RS
banner

Bem-vindo a Pinheiro Machado!

banner

As melhores pousadas em Pinheiro Machado podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Pinheiro Machado, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1878. A localidade está em uma altitude de 439m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.316 habitantes. A área total de Pinheiro Machado é de 2.549,0km², e sua densidade demográfica é de 5,22hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pinheiro Machado-RS é 96470-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pinheiro Machado

Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

Microrregião Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município tem sua criação montada em torno da história de um tropeiro que, ficando cego, fez uma promessa de construir uma igreja caso viesse a se curar lavando seus olhos com a água das camcimbinhas existentes na localidade. Curando-se, ele construiu a Igreja Nossa Senhora da Luz. Município de vocação primária (agricultura e pecuária), evoluindo sua matriz produtiva para vitivinicultura e floricultura, florestamento e reflorestamento. Grande produtor de lã.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 31º3442 sul e a uma longitude 53º2252 oeste, estando a uma altitude de 439 metros. Sua população estimada em 2004 era de 14.327 habitantes.
Possui uma área de 2.546,89 km². É um município que conta com as águas do rio Camacuã.

Clima

Subtropical

Temperatura Média

16º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul do Estado do Rio Grande Sul

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 293, RS 608

Distâncias

354 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos 

Igreja Matriz N. Sra. da Luz

Localizada junto à Praça Angelino Goulart, no centro da cidade, é um dos marcos, mais importantes da história do Município. Passou à pouco tempo por uma total reforma, onde inclusive foram reformados os raríssimos vitrais da Igreja. 
 
Praça Angelino Goulart

Localizada no centro da cidade, a Praça passou à ter a atual denominação em reconhecimento à um grande administrador do Município no período 1904/1911, em substituição ao antigo nome (Praça XV de Novembro). 

Pedra de Torrinhas

Localizada no 2° Distrito de Pinheiro Machado (Torrinhas), à aproximadamente 60km da sede do Município, a Pedra de Torrinhas é um dos Cartões Postais do Município, sendo que seu formato curioso já foi motivo de estudo por diversos geólogos do Estado e do centro do País.
 
Guarda Velha

Localizado a aproximadamente 20km da sede do Município, na Estrada de Acesso ao Distrito de Torrinhas.
Construído em forma de Belveder, em local que marca a existência antiga de um cemitério, que na época da demarcação de fronteiras, foi local de guarda permanente onde se originou a realização de muitos embates entre demarcadores, permanecendo como cemitério até 1977, quando passou à ser Monumento Histórico.

Está afixada numa placa de bronze que diz:

NESTE LOCAL EXISTIU O CEMITÉRIO DA GUARDA VELHA, CUJAS LUTAS COINCIDEM COM A LUTA DE AFIXAÇÃO DAS FRONTEIRAS DO BRASIL. 

Bigada Militar

Localizado à Rua Dario Souza n°145a, o atual prédio da Brigada Militar foi inaugurado em 13 de Março de 1991. A Brigada Militar de Pinheiro Machado realiza o policiamento ostensivo fardado na sede do Município e Vila Umbus.
Utilizando os processos a pé e motorizado, vem desenvolvendo o patrulhamento na área urbana e rural, nesta última com maior ênfase no combate ao abigeato, crime este gerador de grandes prejuízos, uma vez que a pecuária é um dos principais produtos da economia pinheirense.  

Teatro municipal Ludovico Pórzio
 
Localizado junto à Praça Angelino Goulart, o Teatro Municipal Ludovico Pórzio leva esse nome em homenagem à um grande maestro de origem italiana, o qual montou a primeira Banda Municipal. O local é sede de vários eventos artísticos e culturais, tendo capacidade para aproximadamente 200 pessoas.  

Centro Cacimbinhense de Tradições Gaúchas Lila Alves 

O CCTG Lila Alves fica localizado na Estrada de Acesso ao Parque Charrua, a aproximadamente 2km do centro da cidade. É o local onde acontecem a maior parte dos eventos tradicionalistas do Município, onde se destacam as atividades da Semana Farroupilha.

Largo da Liberdade
 
Localizado na zona oeste da cidade, o Largo da Liberdade dá acesso ao Parque Charrua, à direita e ao Município de Pedras Altas, à esquerda. Possui na sua extensão uma grande avenida de eucaliptos.

Monumento ao MTG

Inaugurado no Mês de Setembro de 2003, o Monumento ao MTG, localizado na Praça Angelino Goulart, servirá como um ponto de referência para as comemorações e solenidades relativas ao tradicionalismo gaúcho. 

Parque Charrua
 
Localizado à aproximadamente 3km do centro da cidade, o Parque Charrua é o local destinado à realização de feiras agropecuárias no Município. Também é o palco da realização da Feovelha e Comparsa da Canção Nativa. 

Pedreira

Pedreira onde são extraídas as pedras de granito que são exportadas para Itália e Japão, em blocos de 4/5 toneladas.

Granisul - Pedreira

Pedreira onde são extraídas as pedras de granito que são exportadas para Itália e Japão, em blocos de 4/5 toneladas.

Vinhedos São Felício

Distante 3 Km da sede pela BR 293. Fone: (53) 9972-3615

hspace=0 EVENTOS

 Janeiro

- Um dos mais prestigiados festivais de música nativa do Estado, à Comparsa da Canção Nativa é um dos principais eventos realizados no Município, ao final do mês, durante à FEOVELHA - Feira e Festa Estadual da Ovelha. O evento proporciona a descoberta de novos talentos da música nativista, além de contar com shows de artistas consagrados da música Rio-Grandense.

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Pabx: (53) 3248-1133

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (53) 3248-3505 - Fax: (53) 3248-1133
Email: [email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (53) 3248-1628

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (53) 3248-1435

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.pinheiromachado.famurs.com.br

             www.flickr.com.br

Comentários de Pinheiro Machado

minha querida cidade;sempre que puder estarei ai;tomando todas.... saudades
Por: jose mauricio leivas porciuncula

adoro a cidade, moro aqui á 30 anos, atualmente moro na vila Umbu, vou quase toda a semana lá. Adoro aquela cidadezinha.
Por: Rozemere Teixeira Vaz

cidade pitoresca que ainda preserva velhos costumes gauchos.Nem mesmo estando longe sai de meu coração.
Por: marcio b. teixeira

Pinheiro machado é uma cidade otima e eu ainda morarei ai e terei meus filhos nesse paraiso.
Por: Ivan da luz avila

adoro menha terra natal, .........................................................................................
Por: daniel teixeira ferreira

Trabalhei no Banco do Brasil em Pinheiro Machado nos anos de 1980/81. O que mais me chamou a atenção e que jamais me esqueço é o povo acolhedor que mora nesta cidade, que acho que é a maior riqueza que a cidade possui.
Por: Valdemar José Frantz

é uma cidade de grande valor cultural, porém pouco valorizada. Possui um dos festivais mais importantes do RS que é a Comparsa da Canção Nativa que ocorre durante as festividades da FEOVELHA em Janeiro. a Cidade pertence a 21ª RT, região que vem se destacando dentro do MTG( movimento tradicionalista gaúcho) através da participação e dos títulos que vem conquistando em concursos, festivais, fests campeirs e artíticas. Boleia a perna e venha conhecer Pinheiro Machado!!!! um baita abraço!!
Por: Fabricia

Que bom poder dar um depoimento sobre a minha querida cidade, o que ela tem de melhor? o seu povo maravilhoso, acolhedor, que deixa qualquer visitante encantado ao primeiro contato. Alem do mais o ar puro que ainda pode-se respirar mais e melhor do que em qualquer outro lugar. Por fim admiro também a simplicidade dessa gente amiga, não deixem de visitar essa cidade gostosa, va tomar um bom chimarrão e comer um maravilhoso churrasco!
Por: Paulo Wanderlei Alves Martins

adoro pinheiro machado é um lugar inequecivel e aprecio cada instante que estive lá...espero voltar em breve saudades desse lugar!!!!!
Por: priscila dos santos costa

nasci e me criei em pinheiro machado adoro esta cidade saudades
Por: joelma garcia alonso

sou morador e tenho orgulho da minha terra gostei do saite por que esta divulgando parte da nossa histria ,e eu me cinto parte dessa historia pois a cacimba milagrosa era chamada "cacimba do camacho"
Por: linton garcia camacho

Eu amo cada pedacinho desta cidade pois passei minha infancia toda nela e lembrar dela me enche os olhos de lagrimas pois gostaria muitissimo de morrar novamente la ,para que as lembranças floreçam como as flores da praça em um dia de primavra,amote cidade maravilhosa...........
Por: glauceli dos santos martins

pinheiro contina lindo espero que evolua cada vez mais com mais oportunidade de emprego;Educação para os jovens que são o futuro desta terra tão querida.Um forte abraço que deus abencoe Pinheiro machado a eterna CASIMBINHA
Por: fabio larroque dutra

sou natural de P. Machado,cidade maravilhosa,recomendo aos turistas,que visitem a feovelha,e tambem os pontos turisticos da cidades que são lindos.os habitantes são muito recpitivos.obrigada.
Por: Ana Lucia souza da silva

A CIDADE É SHOW,É TRNQUILA E SÓ TEM GENTE LEGAL A GAROTAS LINDAS
Por: JESSÉ MORELLES

nasci na segunda zona de pinheiro machado ate os dezenove anos idade atualmente moro em jaguarão
Por: eva silva silveira

Que saudades da minha querência! Sempre que posso, vou em casa! Se Deus quizer um dia voltarei pra ficar!
Por: Ivan Alves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pinheiro Machado
Fundação:
1878
Altitude:
439m
População:
13.316 habitantes
Área:
2.549,0km²
Densidade Demográfica:
5,22hab/km²
CEP:
96470-000

Envie seu comentário sobre Pinheiro Machado

banner