Palmares do Sul

Palmares do Sul-RS
banner

Bem-vindo a Palmares do Sul!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Palmares do Sul, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Palmares do Sul. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Palmares do Sul para programar a sua viagem.

A cidade de Palmares do Sul, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1982. A localidade está em uma altitude de 9m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.781 habitantes. A área total de Palmares do Sul é de 947,3km², e sua densidade demográfica é de 11,38hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Palmares do Sul-RS é 95540-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Palmares do Sul

ROTEIROS DO BRASIL

Região Litoral Norte Gaúcho

Microrregião Litoral Norte Gaúcho

 

hspace=0  HISTÓRIA DA CIDADE:

Palmares do Sul foi criado no período do Brasil-Império como distrito pertencente ao município de Vila da Conceição do Arroio, hoje chamada de Osório. Entre 1920 e 1950 ganhou importância com a implantação de um porto às margens do Rio Palmares e uma ferrovia até Osório. Formou-se, então, um entroncamento hidroferroviário, de onde se exportava couro e lã. Em 1930 foi introduzido o cultivo do arroz, cultura que mantém a cidade na condição de um dos principais municípios gaúchos produtor deste cereal. O município possui 15 lagoas próprias para esportes naúticos, pesca e lazer.

Significado do Nome:

O nome Palmares foi escolhido pelos seus primeiros moradores portugueses ainda no século XVIII, porque nas redondezas havia grande quantidade de butiatuvas (ou butiatubas), que o seu conjunto formam aquilo que os portugueses denominavam os PALMARES.

Aniversário da Cidade:

12 de Maio

Gentílico:

palmarense

População:

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A bela cidade de Palmares do Sul, oferece boas opções de turismo e lazer para quem vai passar férias ou simplesmente um final de semana. Pode-se fazer um passeio de barco saindo do Rio Palmares contemplando suas belezas naturais e fauna da região, há opção de banhar-se na Lagoa do Casamento.

Clima:

Subtropical

Temperatura Média:

26°C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Rodovias: RS-040 e RS-776

Localização:

Região Metropolitana de Porto Alegre

Limites:

Balneário Pinhal, Capivari do Sul e Mostardas

Distâncias:

-Brasília/DF - 2.068 km

-Porto Alegre/RS - 91,8 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.525 km

-São Paulo/SP - 1.098 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Balneário Dunas Altas

 -O Balneário está localizado ao lado do Quintão Velho, neste local foi construído em 1920 um dos primeiros hotéis do litoral Norte o Max Traunig que funcionou por 10 anos. 
Hoje o Balneário recebe centenas de veranistas na temporada de veraneio que buscam no local tranquilidade e qualidade de vida. Há casas de veraneio e uma pousada e o Farol. Ideal para pescarias a beira mar. O Acesso pode ser feito via rua Esparta em Quintão ou via Granja Vargas por estrada Vicinal. 

-Lagoa do Cipó

  -Lagoa do Cipó é chamada pelos moradores da Praia de Lagoa do Quintão, localiza-se entre o campo de dunas móveis e a cidade de Quintão. Seu acesso pode ser feito pelas Ruas Alegrete ou Rua Borba Gato. O local é muito aprazível e durante o veraneio é bastante procurada pelos banhistas no entanto é preciso cautela porque o local não possui salva vidas.

-Praia do Quintão

  -A Praia do Quintão possui 11Km de litoral esta tem este nome em homenagem a um dos primeiros luso-brasileiros que ganhou concessão de Sesmaria no RS mas a qual nunca chegou a conhecer João da Costa Quintão clã de família quatrocentos de São Paulo. No inicio da década de 60 o jornalista Thadéo Onar lança a venda de terrenos da Praia do Quintão com o slogan "Paraíso dos Pescadores e Eldorado dos Homens de larga visão comercial". Conta com Dunas preservadas e boa infra-estrutura. A maior atração da praia é a Rua Esparta com seus bares e lojas sendo considerada o coração da praia. No verão recebe milhares de veranistas. É uma das únicas praias a realizar carnaval de rua no litoral norte tornando-se famosa por isso.

-Praia do Quintão Velho

-Praia Rei do Peixe

-Praia do Frade

-Praia de Santa Rita

-Reserva Ecológica Ilha Grande

  -A Ilha Grande situa-se entre as lagoas do Casamento , Rio Manjolo e Lagoa dos Patos. Possui 1800 hectares não habitados exceto por pescadores do município que ali acampam para pescarias. A fauna e flora estão preservadas podendo ser encontradas diversas espécies de orquídeas, bromélias, cactus, palmeiras, figueiras centenárias.Na fauna podem ser observados caturritas, Tarrãs, ratões do banhado, capivaras, tatus e diversos passáros. No interior da ilha encontra-se o Rio Morto que recebe este nome porque não se pode nele navegar devido a vegetação que cresceu no seu leito. O trajeto da cidade até a Ilha pode ser feito em barco de pescadores ou de passeio e leva em torno de 2h. (51) 3668 - 3133

-Rio Palmares

-O Rio Palmares nasce no Banhado Feliciano e deságua na Lagoa do Casamento. Este rio tem grande importância histórica, cultural e econômica para o povo Palmarense. Foi em suas margens que a cidade se desenvolveu devida a construção do Porto de Palmares em 1919, mas antes desta data em 1886 o Porto já funcionava com a navegação Porto Alegre - Palmares. O Porto não existe mais, porém o Rio Palmares continua importante para os moradores, agora é utilizado para navegação de barcos de pesca e passeio. Em suas margens podemos observar a vegetação nativa da região, fauna e flora.

-Turismo Ecológico

 -Passeio de Barco saindo do Rio Palmares contemplando suas belezas naturais e fauna da região, há opção de banhar-se na lagoa do casamento ou acampar nas ilhotas do Gambá e Limoeiro. Outra opção é navegar pelas margens da Ilha Grande e Ilha do Furado ou quem sabe visitar O Rio Capivari e conhecer um pouco da história deste Rio que serviu de cenário para um dos mais emocionantes acontecimentos da Revolução Farroupilha. Os passeios são agendados e dependem de condições climáticas favoráveis. A melhor época para visitação é entre os meses de dezembro a março. (51) 3668 - 3110

-Lagoa Bacopari

  -Distante pouco mais de uma hora de Porto Alegre, uma imensidão de água localizada entre Mostardas e Palmares do Sul surpreende quem já está adaptado à instabilidade da coloração do mar do litoral gaúcho. Na Lagoa Bacopari, também conhecida como Lagoa Azul, uma faixa de águas rasas e cristalinas forma uma grande piscina natural.

hspace=0  Eventos:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Maio

  -Dia 12 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:


PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMARES DO SUL

E-mail: www.palmaresdosul.rs.cnm.org.br

Telefones: (51) 3668.1206

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefone: (51)3668-1092

TERMINAL RODODVIÁRIO

Telefone: (51) 3668-1288

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

Telefone: (51) 3668-1122

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-www.palmaresdosul.famurs.com.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.citybrazil.com.br

-www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Palmares do Sul

Sim uma bela cidade! Com pessoas acolhedoras e gentis. Otimo para descansar
Por: Cesar Ferreira

Estive visitando a cidade de Palmares do Sul e gostei muito da calma do local, ruas limpas, sem mendigos, sem pivetes. mercados com bastante frutas, legumes e verduras frescas. Fiquei interessanda em comprar/alugar um imóvel residencial, mas acreditem, não encontrei nenhuma imobiliária na internet.
Por: Veronika, RJ

sou filha adotiva e certa vez ouvi comentários a respeito da cidade de Palmares. Não sei muito bem o que ouvi, só tenho certeza que escutei que alguem da minha familia biologia morava na cidade de Palmares e me aguçou a curiosidade de conhecer a cidade. É uma cidade litorania? gostaria de ver mais fotos...
Por: rosaura brito

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Palmares do Sul
Fundação:
1982
Altitude:
9m
População:
10.781 habitantes
Área:
947,3km²
Densidade Demográfica:
11,38hab/km²
CEP:
95540-000

Envie seu comentário sobre Palmares do Sul

banner