Paim Filho

Paim Filho-RS
banner

Bem-vindo a Paim Filho!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Paim Filho, informações atualizadas sobre a cidade Paim Filho, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Paim Filho.

A cidade de Paim Filho, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 576m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.570 habitantes. A área total de Paim Filho é de 175,6km², e sua densidade demográfica é de 26,03hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paim Filho-RS é 99850-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Paim Filho

Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Rota das Araucárias

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 O primeiro morador a fixar residência no território onde hoje está o município de Paim Filho foi Felisberto Manoel Theodoro, em 1895, considerado o fundador da cidade.
A primeira administração pública foi eleita em 07 de janeiro de 1962, e até o presente momento já passaram 09 administrações pela prefeitura local.
O município é predominantemente agrícola, visto que não existem fábricas e indústrias de grande porte. Sendo assim, a principal fonte de renda é proveniente da agropecuária.
A miscigenação racial contribui para a formação do povo painfilhense. Os tipos característicos são alemães, italianos, poloneses, negros, franceses e portugueses.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Nordeste Rio-grandense  

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 126, RS 343, RS 477

Distâncias

399 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO CARAVAGGIO

A parte externa do Santuário, com cerca de 950m², é uma obra de arte. Todo de tijolo à vista, possui balaústres, cilunas e duas fachadas em estilo gótico. A estrutura da parte interna é muito bonita, com linhas e contornos em estilo gótico. Localiza-se na Praça Júlio de Catstilhos, na sede do município, com acesso pela RS 126. Recebe visitação todos os dias.

BALNEÁRIO ANDRIGHETTI

Banhado pelo rio Inhandava, possui águas rasa, podendo ser usado para a prática de banhos, natação e moto náutica, servindo refeições e bebidas diariamente. Possui também quadra de volei de areia, de futebol sete, cancha de bocha e churrasqueiras. Localiza-se na Linha Espraiado, a 05km da sede do município.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Localizada em um terreno de 1939m², a gruta é formada por pedras, possuindo uma ampla cobertura de concreto, que oferece abrigo para mais de 150 pessoas. Desde que foi inaugurada, em 1940, sempre houve festa da padroeira. Localiza-se na Rua Marcelo Valmorbida, na sede do município, com acesso pela RS 126.
 
BALNEÁRIO ESPRAIADO

O local é formado pelo rio Inhandava, que forma em seu percurso cachoeiras e ilhas, cercadas por mata nativa. Abriga ainda uma capela, conhecida como Igreja de Pedras, com área de 120m², inaugurada em 1940. Oferece refeições, lanches e bebidas aos visitantes. Localiza-se na Linha Espraiado, a 05km da sede do município, com acesso pela RS 126. Maiores informações pelo fone: (54) 9966-8913.

PESCA ESPORTIVA

Caracteriza-se por uma área de 20 mil metros quadrados, com piscinas (em construção)e três tanques para pesca com 7000m², 4000m² e 3000m² e diversas variedades de peixes e churrasqueiras. Localiza-se na Linha Gotardo, a 09km da sede do município, recebendo visitação todos os dias.
 
PRAIA DA PONTE

Banhada pelo rio Inhandava, a praia pode ser usada para natação, banhos, passeios em pequenas embarcações e pesca artesanal. Possui ainda área de aproximadamente 6000m², repleta de mata nativa, destinada para acampamento e com churrasqueiras. Localiza-se na estrada de saída para Cacique Doble, a 01km da sede do município, recebendo visitação diariamente.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Paim Filho

hspace=0 E-mail [email protected]

hspace=0 Fone: (54) 3531-1266 - Fax: (54) 3531-1276

Serviço de Informação ao Turista:  Fone/Fax: (54) 3531-1266 - Fone: (54) 3531-1135
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (54) 3531-1122

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (54) 3531-1197

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.paimfilho.famurs.com.br

Comentários de Paim Filho

Amo esta cidade pois já morei aí, é uma bela cidade. hj moro em Cuiabá-Mt. mas sinto saudades de Paim Filho. beijos meu povo. eu nasci em São João da Urtiga.
Por: Arlete Maria Disarz

Sou natural de Paim Filho. De lá sai com 4 anos e retornei com 19. Fiquei lá por sete anos. Trabalhei nas tres coissões emancipadoras fui o primeiro escriturário da PM e Oficial Legislativo da Câmara de Vereadores. Naquela época chamavamos a praia de #Praia das Guabiroba # face a quantidade de arvores desta fruta. Pescavamos muito no rio Hianhandava, com linhas de espera amarradas em porongos. O depraiado era lindo . A Igreja era uma das maravilhas da Região.Caçava perdiz e lebre. O vinho da cantina do Mottin era espetacular. O Esporte Clube Cruzeiro era respeitado nos municípiosm visinhos. Tenho saudades das festas relegiosas, da balsa do Zandoná, das disputas políticas entre PSD e PTB. Tiuve grandes amigos. Alevino Refosco, já falecido advogado e Prefeito. Carlos Salim médico de Bagé que lá atuou muito tempo. Do farmacêutico João Lacerda, dos Cavazzola e do Zanuzzi, dos Baggios. Olmiro, meu cuinhado, Narciso Dal Prá, Ipenor Zanela, Helio Zanuzzi, Ulerdes Ruaro, Suzzin da gasosinha e o sdemai dauqele tempo. Se poderem me colocar em contato com eles agradecerei. Hoje moro em Imbituba SC e não morrerei sem retor nar a Paim Filho, percorres todos os cantos do município e encontram as recordações que lá deixei. Cesar Totti
Por: Cesar Totti

Meus pais ainda moram em Paim Filho, adoro essa cidade . Tenho mta saudade de ir ao balneario Espraiado, da feira k acontece ai....... PAIM FILHO- um amor de cidade.
Por: Ana Maria Pudlo

É minha terra natal. Em termos de pontos turísticos: o balneário Espraiado, com área de camping e razoável infraestrutura às margens do Rio Inhandava, num ponto onde o rio passa por cima de uma plataforma rochosa, espalhando-se num largo de mais de 300m, proporcionando uma lâmina de água onde pode-se caminhar e refrescar-se sem qualquer perigo. As pequenas cascatas que se formam ao longo do espraiado proporcionam um recanto bucólico, calmo e ótimo para um descanso em contato com a natureza. Há pequenos pontos onde pode-se nadar, pescar e divertir-se com a límpida água do rio. Nas várias ilhas que se formam quando a água toca na plataforma rochosa pode-se ter contato direto com a mata atlântica, bela vegetação, sombra e locais próprios para camping. Na margem principal existem cabanas para aluguel, churrasqueiras, bar, quadra de vôlei de areia, campo de futebol sete, squadra de bochas. Como o local fica a cerca de 5 Km da cidade, pode-se hospedar no único hotel existente, que oferece estrutura mínima mas aconchegante. Outro ponto turístico importante é o Santuário de Nossa Senhora do Caravággio. Trata-se de uma igreja construída em estilo gótico, com vitrais importados e de tijolos à vista. É tombada pelo Patrimônio Histórico Mundial e considerada a segunda mais bela em estilo gótico da América Latina. No último domingo de Maio de todos os anos realiza-se a Romaria de Nossa Senhora do Caravággio, que atrai fiéis de toda a região sul do Brasil. A população é formada basicamente por descendentes de italianos, cultivando muitos dos costumes do vale vêneto, a exemplo dos moradores da serra gaúcha. O povo é muito hospitaleiro e solidário, o que valeu à cidade o título de "Celeiro de Solidariedade". O clima é ameno - muito frio no inverno, com geadas constantes e esporádicas nevascas e verões quentes, que favorecem o contato com a natureza. A cidade é pequena, com 5.000 habitantes e economia baseada na agricultura, pecuária de leite e indústria moveleira. Para amantes do ecoturismo, poderá ser um prato cheio, embora a infraestrutura seja ainda bastante precária para acolher turistas. Faltam investimentos na área, mas o potencial turístico é bastante forte. Fica a cerca de 30Km do balneário Termas de Machadinho, com ligação asfáltica. Vale conferir.
Por: MARCO ANTONIO SCHNEIDER ARSEGO

Cidade limpa e hospitaleira. A catedral é impressionante, um cartão postal.
Por: Marcos Aurelio de Castro

Nasci em Paim Filho e atualmente moro em Maximiliano de Almeida. Sempre volto para rever os amigos e colocar os assuntos em dia. Abraços a todos.
Por: Roselaine Braghirolli

É UMA CIDAD LNDA E ACNCHEGNTE, TM VÁRIAS BELEZAS CMO O BALNEÁRIO ESPRAIADO! SUA ROMARIA ATRAI CENTENA DE FIÉIS, EÉ MARAVILHOSA!!!!!
Por: CÁCIO dS.

Cidade maravilhosa, boa pra se viver, principalmente para quem quer tranquilidade, um braço.
Por: ADERBAL teles

Também sou filha de Paim gostaria de ver muitas fotos da cidade. Eu moro em colider mato grosso.
Por: sandra mara

ACHO PAIM FILHO O LUGAR MAIS LINDO DO MUNDO. SABES PORQUE? POIS FOI AI QUE EU PRATICAMENTE ME CRIEI E DEPOIS DE 40 ANOS E RETORNEI NESSA LINDA CIDADE. MARAVILHOSA,ÉLA É PEQUENA MAS COM O CORAÇÃO ENORME,ÁH E MAIS, TODOS OS PRIMOS QUERIDOS MORAM AI,ESSE É O GRANDE MOTIVO QUE TENHO DE TODOS OS ANOS DE JANEIRO QUANDO ESTOU DE FÉRIAS EU ESTAR AI,PARABENS PAIM FILHO AMO VOC!!!!! BRASILIA-18/09/2009.
Por: JOSE LIVINO MACHADO DE ABREU

Sou de paim Filho, atualmente moro em caxias do Sul mas sinto muita saudade dos amigos que lá estão e daquele cantinho tranquilo da cidade. Os fins de tarde ha!!
Por: Person de Campos

Tive a oportunidade de conhecer a cidade de Paim Filho é muito bonita lugar tranquilo para se morar e viver. Eu mora em Joinville SC sou natural de Venâncio Aires. Obrigada.
Por: Lucia Maria Hickmann

PAIM FILHO É MINHA TERRA NATAL,LINDA E MARAVILHOSA SEMPRE QUE POSSO VIAJO PRA LA SO PRA MATAR A SAUDADE, QUEM NÃO CONHECE PRECISA CONHECER, COM CERTEZA VAI SE ENCANTAR!!!!!
Por: valdelir lopes santana

SIM ! EU CONHEÇO BEM ESSA CIDADE. É A MINHA TERRA NATAL! SE VC NÃO CONHECE, APROVEITE AS TUAS FÉRIAS OU UM FINAL DE SEMANA E VÁ CONHECER UM DOS CANTINHOS MAIS CALOROSOS DO RIO GRANDE DO SUL. GENTE ACOLHEDORA, CARINHOSA, AFETIVA E CONSTATE AS BELEZAS NATURAIS. A AGRICULTURA. PEQUENOS PRODUTORES ITALIANOS QUE SOUBERAM PRESERVAR A TERRA. E AS ÁGUAS ? HÁ ! É UM LUGAR LINDO DE SE VER E SE BANHAR. NO INVERNO A BRISA QUE ENCOBREM AS ÁGUAS PARA PRESERVA-LA PARA O VERÃO. A BELEZA DAS CORREDEIRAS.DO DESPRAIADO NÃO TEM IGUAL. E A ARQUITETURA DA IGREJA DE CARAVAGGIO. SALVE PADRES CAPUCHINHOS, SALVE O PADRE AREZZI. VISITE A MINHA TERRA NATAL, VC VAI CONCORDAR COMIGO. PAIM FILHO É ESPECIAL. EU AMO MINHA TERRA NATAL. REVERENCIO OS ANTEPASSADOS AOS QUE FUNDARAM AQUELA TERRA QUE ME GEROU E AOS MEUS PAIS QUE AJUDARAM ESSE MUNICÍPIO A SE EMANCIPAR. MEU CARINHO ESPECIAL A TODOS OS MUNÍCIPES E AOS MEUS PARENTES E AMIGOS O MEU CARINHO. MARIA INES FAVETTI DE CARVALHO CURITIBA, 03 DE JUNHO DE 2010
Por: MARIA INES FAVETTI DE CARVALHO

Bárbara, minha cidade de nascimento!Nunca esqueci e nunca esquecerei!Viva Paim Filho!!! Guego Favetti Músico Curitiba
Por: Guego Favetti

Quando perguntam onde eu nasci, respondo “Paim Filho” e sempre preciso repetir, a partir de hoje, além de repetir vou indicar esse site para que conheçam minha terra natal. Gostaria inclusive de saber a origem do nome da cidade (se souber socialize conosco). Moro em alta Floresta no Estado do Mato Grosso (maravilhosa cidade). Lendo esses depoimentos senti vontade de apresentar Paim Filho para os meus Filhos de 22, 9 e 4 anos, e mostrar onde nasci, a igreja onde fui batizada, contar que assisti filmes rodados na manivela, que brinquei no despraiado, enfim, fazer uma visita à nossa história na vida. PAIM FILHO a cidade que o nome já nos faz sentir o aconchego familiar. Abraços de Marta Suzana Favetti Shiomi, AF/MT 3/7/10.
Por: Marta Suzana Favetti Shiomi

NOSSA CIDADE É LINDA!!! NOSSA GENTE HOSPITALEIRA E SOLIDÁRIA. TEMOS LINDAS PAISAGENS, ENTRE ELAS O BALNEÁRIO ESPRAIADO, LUGAR ONDE MORO. A NATUREZA AQUI É EXUBERANTE. ÓTIMO ACORDAR COM O CANTO DOS MAIS VARIADOS PÁSSAROS.
Por: maristela schenatto

Paim Filho é uma terra de grandes pessoas: solidárias, amigas, honestas.Lá eu nasci. Sempre retorno para ver minha família e me sinto bem. A comida é maravilhosa. Sinto Paim Filho como uma grande família.
Por: Bernadete D. Schenatto

Sou sobrinha-neta do General Firmino Paim Filho, irmão de meu avô, Elisiario Paim Neto. General Paim foi Senador da República e teve destacada atuação na história do Rio Grande do Sul. Infelizmente não conheço o municipio que leva o nome dele, mas, pelo que já li a repeito, sei que é uma cidade próspera e acolhedora.
Por: Sandra Maria Paim Dias

A pedido da Marta Suzana: o nome PAIM FILHO é homenagem ao General Firmino Paim Filho, personagem de importante atuação no Estado Gaúcho, tendo participação em movimentos revolucionários do início do século XX. Entre outras coisas, foi presidente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, o nosso Banrisul.
Por: MARCO ANTONIO SCHNEIDER ARSEGO

Nasci nesse belo lugar. Como não sentir saudades onde passei minha infância? Das pescarias no rio forquilha, dos torneios de futebol, dos colegas de aula. Um dia quem sabe não retorne para essa terra encantadora. Com certeza um belo lugar para se viver. Um grande abraço a todos.
Por: JOSÉ CARLOS BENETTI

Nasci nesta cidade onde tenho miles lembranças, vivo a 20 anos na transamazonica e são 20 anos sonhando em voltar- Paim Filho: me espere
Por: Itamar Jose Piovesan

Encontrei na Internet o nome desta cidade. Vi fotos. Gostei muito. Sou gaúcho e moro no estado do Espírito Santo. Vou visitar a cidade de Paim Filho, em breve. Gostei!
Por: ANTONIO PAIM FILHO

Cidade de pessoas hospitaleiras, lugar tranquilo e aconchegante ideal para viver sem medos uma terra boa de criar nossos filhos bom de viver aki....
Por: géssica de paula

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paim Filho
Fundação:
1961
Altitude:
576m
População:
4.570 habitantes
Área:
175,6km²
Densidade Demográfica:
26,03hab/km²
CEP:
99850-000

Envie seu comentário sobre Paim Filho