Novo Hamburgo

Novo Hamburgo-RS
banner

Bem-vindo a Novo Hamburgo!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Novo Hamburgo e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Novo Hamburgo.

A cidade de Novo Hamburgo, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1927. A localidade está em uma altitude de 57m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 239.940 habitantes. A área total de Novo Hamburgo é de 216,0km², e sua densidade demográfica é de 1.110,83hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Novo Hamburgo-RS é 93300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Novo Hamburgo

Roteiros do Brasil

Microrregião Vale do Rio dos Sinos

 Capital Nacional dos Calçados

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Novo Hamburgo surgiu na primeira metade do século XIX, a partir da colonização germânica de nosso Estado. Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Brasil em 1824, desembarcando em São Leopoldo. Logo espalharam-se por várias regiões do Vale do Rio dos Sinos , surgindo um núcleo em Hamburger Berg, hoje o bairro de Hamburgo Velho, que deu origem à cidade de Novo Hamburgo. Várias casas comerciais surgiram nas proximidades e para o local convergiu a vida social dos colonos.
Em 1832 fundavam sua comunidade de culto evangélico e, por volta de 1850, surgiram os primeiros curtumes, as selarias e as oficinas dos sapateiros que abasteciam a província gaúcha com seus produtos artesanais. O progresso chegou definitivamente com a abertura de uma estrada de ferro, que acabou atraindo para as proximidades de sua estação o centro comercial do povoado. A industrialização dos manufaturados de couro entrou na vida da comunidade a partir do final do século passado. A eletricidade para mover motores colaborou para impulsionar o progresso social, cultural e político da região.

Gentílico

Hamburguense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

05 de Abril

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Reconhecida em todo Brasil como a Capital Nacional do Calçado, Novo Hamburgo hoje está preparada para passos muito maiores, incentivando a vinda de novas empresas, tanto do Brasil quanto do exterior.

Exemplo de educação no País, Novo Hamburgo conta com mão-de-obra qualificada, infra-estrutura completa e localização privilegiada frente ao Mercosul. Tem uma população profundamente marcada pela origem germânica. Uma cidade onde não falta seriedade, dedicação e gosto pelo trabalho.

Clima

Subtropical

Temperatura Média

19º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: BR-116

Localização

Município da Região Metropolitana de Porto Alegre do Estado do Rio Grande do Sul.

Limites

Dois Irmãos, Gravataí, São Leopoldo e Taquara

Acesso Rodoviário

BR 116, RS 239.

Distâncias

44Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Em Novo Hamburgo promove-se anualmente uma das mais importantes feiras do setor calçadista: a FENAC - Feira Internacional de Calçados e Artefatos de Couro. O evento vem sendo realizado desde 1961 e, além de projetar a cidade internacionalmente, tem divulgado o potencial de nossa indústria calçadista.

O parque de exposições da Fenac S/A conta com 08 pavilhões climatizados, construídos numa área de 25.000 m², salão de convenções e palestras, restaurante Panorâmico, lancherias, hotel e quadras de tênis.

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Culturais 

Igreja da Ascensão

O primeiro templo foi erguido em 1895 e o atual, construído em estilo gótico, em 1951.Destaque aos vitrais, abóbadas, arcos e torres que abrigam dois sinos de tubos da ARBOHN, além da iluminação noturna. A igreja situa-se na Rua Bento Gonçalves, 2434. Visitação diária das 08 às 11h e das 13h30min às 18h. Informações fone:(51)3582-4399. Fone: (51)3582-4399.Visitação diária das 8h às 11h e das 13h30 às 18h.

Catedral Basílica São Luiz Gonzaga

Rua Cidade Atlântida, 34. Fone: (51)3593-1263 A primeira igreja foi construída em 1926 e a atual em 1950, em estilo romano basilical. Possui em seu interior afrescos de Aldo Locatelli, Marciano Schmitz, Emílio Sessa e Irmão Nilo. Destaque ao frontão, com duas torres e contornado com grande arabescos e ao órgão de tubos ARBOHN. À noite proporciona um belo espetáculo com suas torres iluminadas.Visitação diariamente das 7h às 19h30m.
 
Fundação Scheffel

Av. Gal. Daltro Filho, 911 - Prédio em estilo neoclássico, data de 1880. Nos seus três andares estão expostas pinturas, esculturas, desenhos e partituras musicais, de acordo com as diferentes fases do artista Ernesto Frederico Scheffel> Informações: fone: (51)3593-6233. Horário de visitação: de terça à sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Aos sábados e domingos das 10h às 11:30h e das 13 às 17hs
 
Prédio Da Padaria Reiss

Av. Gal. Daltro Filho(ao lado da Fundação Ernesto Frederico Scheffel) - Iniciou suas atividades em 1923, como uma das mais modernas da região, equipada com um dos primeiros fornos a vapor do Estado. Funcionou até 1943. Foi restaurada pelo proprietário e hoje abriga lojas comerciais que atendem de segunda a sexta, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h; aos sábados das 7h30min às 12h.
 
Monumento ao Sapateiro

Inaugurado em maio de 1979, o monumento localiza-se na rótula do Colégio PIO XII, entre as ruas Nações Unidas, Nicolau Becker e José do Patrocínio. Obra do artista Flávio Scholles, o munumento é uma homenagem aos operários das fábricas de calçados, que foram retratados seis vezes, significando que trabalhavam seis dias da semana, sob um relógio de oito horas, significando que eles trabalhavam oito horas diárias em uma linha de produção de calçados.
 
Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis

Construído em 1908 em estilo gótico alemão, o prédio funcionava como Escola Evangélica (1909 a 1921) e depois foi ocupado por diversas famílias. Foi incorporado como patrimônio público em 1978 e, em fevereiro de 1982, tornou-se sede definitiva da Biblioteca Pública Municipal. Funciona de segunda à sexta das 8h s 18h40min; sábados das 08 às 12h.Praça da Bandeira, em frente ao prédio antiga prefeitura municipal. Fone: (51) 3582-8305
 
Monumento ao Imigrante

É o mais antigo monumento da cidade. Construído em 1927, em comemoração ao centenário da imigração alemã.Fopi o primeiro lote colonizado na cidade. Encontra-se dentro da área da Sociedade Aliança em Hamburgo Velho, na Rua Oscar Muller, 49. Fone: (51)3595-2093. Visitação diária.
 
Monumento à Bíblia

Situado no Parque Floresta Imperial, representa uma homenagem a universalidade de credos, religiões e correntes religiosas. Na sua base, o Triângulo de Pedras, nos leva a pensar na Trindade Divina, sobrepondo-se ao chão de base circular, que pode ser entendido como sendo o livro Bíblia. Fone: (51)3595-2929 ramal 1390.
 
Igreja Nossa Senhora da Piedade

A antiga capela foi construída entre 1850 e 1886. A atual construção data de 1936. É rica em pintura paretal e possui órgão de tubos da ARBOHN. O horário de atendimento é das 08h30min às 11h30min e das l3h30min às 18h, de segunda à sábado. Aos domingos o horário é das 07h às 11h30min e das 17 às 19h.Localiza-se na Rua Leão XIII, 180. Fone: (51)3595-4425.
 
Santuário das Mães

Local sagrado para peregrinações com capela onde são realizadas missas. No mês de maio ocorre a consagrada caminhada das Mães. Localiza-se no Bairro Roselândia, Informações fone (51)3593-1263.
 
Igreja Evangélica Três Reis Magos

Primeira igreja evangélica construída na cidade e uma das primeiras do estado. Em 1936 foi instalado o primeiro órgão de tubo fabricado pela ARBOHN.O nome foi dado devido a sua inauguração ter ocorrido no dia alusivo aos Três Reis magos, em 1833. destaque à torre que abriga os três sinos e o relógio. Situa-se na R. Júlio Kunz, 75. Fone: (51)3595-2259. Visitação das 8h às 11h e das 14h às 18h
 
Igreja Evangélica de Confissão Luterana

Foi inaugurada em março de 1848. Guarda um dos primeiros órgãos de tubos instalados no Brasil, ainda em funcionamento.
 
Cemitério Evangélico

A beleza dos trabalhos artísticos nas lápides é o maior atrativo.
 
Ruínas do Antigo Curtume

Os curtumes são um dos mais significativos sinais do desenvolvimento e pioneirismo industrial coureiro-calçadista da região. No Eco Parque da Lomba há vestígios de um curtume da primeira metade do século XX.
 
Casa de Aírton Schuck

Foi adquirida pela família Schuck em 1913. A casa em tijolos, possui uma fachada ornamentada.
 
Casa de Otto Muller

Construída há cerca de 120 anos. A edificação foi feita sem tijolos, sendo utilizada apenas pedras grés e barro. Atualmente, mantém sua estrutura original, possuindo internamente a antiga divisória, o assoalho e as portas.
 
Serraria Winck

O prédio é de 1934, a marcenaria entrou em funcionamento a partir de 1937. Fabricava cangas de boi e berços de madeira. Um dos maiores atrativos do local é o sistema com polias e correias utilizado desde o século passado.
 
Caminho das Artes

Lomba Grande é um espaço atraente, procurado por muitas pessoas que desejam manter o contato com a natureza próximo dos centros urbanos e visitar os fascinantes ateliês ali existentes. Estes ateliês pertencem a artistas plásticos e escultores que encontram nesta localidade um refúgio para seus momentos de criação. As visitas devem ser agendadas. *Ateliê Zeni - Marcelo Zeni inspira-se na arte sacra. Seus quadros apresentam símbolos cristãos como o pão, o vinho e os anjos. Utiliza óleo, acrílico e telas com areia e resina acrílica. Cristina Zeni trabalha com tinta acrílica e muita textura (massa e juta). A presença da mitologia e da simbologia é marcante no seu trabalho plástico. Lua, sol, terceiro olho, signos. *Ateliê Heitor Willms - Trabalha com escultura em madeira como crucifixos e santos de diversos materiais, cores e tamanhos. O artista trabalha também com quadros em madeira. *Ateliê Mai Bavoso e José Martins - Mai Basovo dedica-se às telas pintadas com tinta acrílica em obras coloridas e com diversidade de imagens. A inspiração vem de lembranças da infância e as manifestações culturais e sociais urbanas (imagens de pipas, peixes e vasos de flores). José Martins trabalha com resíduos de fábricas de couro e sucatas em geral. Seus quadros abstratos também apresentam uma utilização criativa de materiais (areia, pó de couro e de madeira). *Ateliê Moisés Braun - Utiliza pintura a óleo, aquarela, lápis de cor, desenho e cerâmica. Sua arte é considerada como realista, com obras hiper-realistas. São marcantes em seus quadros a nitidez das imagens retratadas. *Ateliê Cida Gil - Costuma pintar telas com tinta a óleo utilizando a textura através da massa acrílica, entre os temas predominam as flores e paisagens, com riqueza de tons e cores. *Ateliê Elemar Trevizani - Trabalha com pintura, óleo sobre tela ou sobre qualquer objeto. Possui pinturas feitas dentro de carro, raízes de árvores e folhas secas, etc.. Recria objetos comuns a partir de sucatas ou elementos da natureza.
 
Museu Comunitário Casa Schmitt Presser

Construído na primeira metade do século XIX (aproximadamente 1830)é o único imóvel em estilo enaxaimel tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Após o período de restauração abriga um museu que conta a história da colonização do município. O museu situa-se na Av. Gal. Daltro Filho, 929. O horário de visitação é de terças a sextas-feiras, das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 17; aos sábados e domingos das 10 às 11h30min e das 13 às 17h. Fone(51)3593-6233.
 
Museu do Índio Tücuna

Material etnográfico sobre os índios Tikuhna do Alto Solimões. Rua Frederico Mentz, 526 - Fundação Evangélica Agendamento através do fone(51)3594-3022
 
Museu Nacional do Calçado Feevale - Centro Universitário

História do calçado e do setor coureiro-calçadista. Mostra de tendências de calçados que marcam época ao longo dos anos e calçados de pessoas famosas. Rua Maurício Cardoso, 510 - Feevale - Hamburgo Velho (51)3586-8841 de segunda a sexta-feira das 13h às 17h30min e das 18h às 22h e sábado das 8h às 12h
 
Espaço Cultural Albano Hartz

Casa de Cultura que abriga espaço para as artes, entidades de classe, sala de projeção e sala de exposições. Endereço: Calçadão Osvaldo Cru, 112. Fone:(51)3581-2652. Funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 19h, sábados das 08 às 13h.
 
Prédio da Escola Santa Catarina

Em janeiro de 1900 as Irmãs de Santa Catarina receberam um apelo para fundarem uma escola para a comunidade católica local. Inicialmente a escola funcionou com duas professoras e quinze alunos. Em fevereiro de 1909 foi lançada a pedra fundamental do edifício central da atual escola normal Santa Catarina. Em 1931 foi firmado com o estado um convênio que transformava o Colégio em Escola Complementar. Em 1940 foi criado o curso ginasial. Atualmente esta escola funciona do maternal ao 2º grau. Fone (51)3595-1862.
 
Igreja Católica São José de Lomba Grande

Fundada em 24 de junho de 1940. Tem como padroeiro São José. Endereço: Rua João Aloysio Allgayer, 1311. Fone:(51)3596-1298
 
Pindorama

A escola pindorama iniciou suas \tividades há 160 anos atrás. A iniciativa paretiu do Pastor Pechmann e membros da comunidade que queriam construir uma Sociedade Escolar Evangélica. Em 1961, houve uma fusão entre a Fundação Evangélica e Ginásio Pindorama criando a Instituição de Novo Hamburgo. Atualmente esta escola atende cerca de 450 crianças nos dois turnos. Endereço: Rua General Daltro Filho, 692. Fone:(51)3594-8040
 
Casa Professor Samuel Dietschi

Nesta casa havia o Prof. Samuel Dietschi, que dava aulas particulares de praticamente todos os instrumentos, dentre eles os de sopro, sendo o seu forte o violino e a cítara. Isto aconteceia no início do século (de 1890 a 1915, aproximadamente). Neste local funcionou também por algum tempo o internato masculinmo. Hoje temos a Escola Samuel Dietschi em homenagem a este professor.
 
Forma e Espaço

Prédio datado de 1907, já pertenceu às famílias Bürkle, Hass e Plangg. No ano de 1996 tornou-se galeria de arte e casa de decoração. Recentemente (2002) foi inaugurado com a inclusão da Galeria Edelweiss. visitação: de segunda a sexta, das 09 às 19h30min e aos sábados das 10 às 12h30min. Endereço: Rua Gal. osório, 722, Hamburgo Velho. Fone:(51) 582-3180/581-1214. 

Atrativos Naturais 

Parque Henrique Roessler (Parcão)

É uma área de 51,3 hectares, que foi lote colonial de Johann Peter Schimitt. Esta área foi comprada pela prefeitura com contribuições da comunidade e batizada com o nome de um dos percussores do movimento ecológico no Brasil. O projeto embrião está urbanizando o parcão.
Fone: (51) 3594-9930

Parque Florestal Imperial

Bosques, vertentes, churrasqueiras, campos de futebol e basquete, bar e restaurante.
Endereço: Av. Cel. Travassos, 197
Fone: (51)3594-9930

hspace=0 EVENTOS

Carnavale

Data: Fevereiro

Mês de Novo Hamburgo

Data: 1 a 30 de Abril

FIMEC

Feira Internacional de Máquinas, Couros e Componentes para Calçados
Data: Abril

Caminhada das Mães

Localização: Santuário das Mães
Data: 6 de Maio

Salão Automotivo do Mercosul

Data: 19 a 27 de Maio

FENAC

Feira Nacional de Calçados
Data: Junho

Festa do Colono

Data: Julho

Feira Regional do Livro

Data: Agosto

Festival de Coros do Vale dos Sinos

Data: Agosto

Semana da Cultura Liberato

Data: Setembro

Semana Farroupilha

Data: 13 a 20 de Setembro

Hamburgerberg Fest

Apresentações artísticas, gastronomia típica, artesanato e antiquário
Data: Setembro

FIETEC

Feira de Informática, Educação e Tecnologia e Salão Automotivo do Mercosul
Data: Móvel

Mostatec e Siet/ Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia do Ensino Médio da América do Sul

Data: 6 a 11 de Novembro 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (51) 3594-9999

hspace=0 220 Volts

hspace=0 Agência Central dos Correios
Av. pedro Adams Filho, 5156. De segunda à sexta, das 9hs às 17hs; sábados das 9h às 12hs. (51) 3594-4133
 
Agência dos Correios de Hamburgo Velho
Av. Vitor Hugo Kunz, 947 / 05. (51) 3593-1211

Agência dos Correios Franqueada Calçadão
Rua Bento Gonçalves, 2399. de segunda à sexta, das 9hs às 18hs, sábados das 8hs às 12hs. (51) 3595-4172

Agência dos Correios Franqueada Canudos
Av. Vitor Hugo Kunz, 2608. De segunda à sexta, das 9hs às 17hs. (51) 3594-6918

hspace=0 Hospital da Visão
Endereço: Rua oscar Ludwig, 749
Fone: (51) 3595-1437
CEP: 93587-048
Horário de Recepção: Das 8h às 18hs
 
Posto de Saúde
Endereço: Av. Joaquim Nabuco, 634
Fone: (51) 3595-1919
Horário de Recepção: de segunda a sexta, das 7h às 24hs; sábados das 8h às 18hs; feriados das 15hs às 24hs
 
Unimed
Endereço: Rua Tupy, 962
Fone: (51) 3594-4599
CEP: 93320-050

Multiclínicas
Endereço: Av. Pedro Adams Filho, 4902
Fone: (51) 3594-5533
CEP: 93320-006
 
Hospital Geral
Endereço: Av. Pedro Adams Filho, 6520 -
Fone: (51) 3593-1166
Horário de Recepção: 24 horas
 
Hospital Regina
Endereço: Av. Dr. Maurício Cardoso, 711 -
Fone: (51)3594-6666
Horário de Recepção: 24 horas
 
Hospital São Rafael
Endereço: Rua Waldemar Geib, 161 -
Fone: (51)3583-2000
Horário de Recepção: 24 horas.
 
Prontomed
Endereço: Rua Marcílio Dias, 1204
Fone: (51) 3593-3322
CEP: 93310-110

hspace=0 Bradesco 24 Horas
Rua Júlio de Castilhos, 270 - Fone: (51) 3594-5653

Hsbc 24 Horas
Rua Júlio de Castilhos, 330 - Fone: (51) 3594-412
 
Santander 24 Horas
Rua Bento Gonçalves, 2652 - Fone: (51) 3594-4744
 
Itaú 24 Horas
Pça. Punta del Este (em frente ao shopping) - Fone: (51) 3594-5000
 
Meridional 24 Horas
Rua Joaquim Nabuco, 726 - Fone: (51) 3593-9529 / 3594-5500

Unibanco 24 Horas
Rua Joaquim Nabuco, 831 - Fone: (51) 3594-2666
 
Banrisul
Rua Aloysio Allgayer, 1439 - CEP: 93490-000 - Fone: (51) 3596-1300
 
Banco Abn Amro
Rua Júlio de Castilhos, 258 - CEP: 9351-130 - Fone: (51) 3593-7488
 
Banco Bcn
Rua bento Gonçalves, 2702 - CEP: 93510-130 - Fone: (51) 3593-4244 / 3593-2170
 
Banco Bandeirantes
Rua Joaquim Nabuco, 951 - Fone: (51) 3593-9077
 
Banco Boa Vista
Rua Mariano de Mattos, 124 - Fone: (51) 3594-8989 / 3594-6374

Caixa Econômica Federal
Rua Bento Gonçalves, 2463 - Fone: (51) 3586-8200 / 3594-3874
 
Banco Bilbao Vizcaya
Rua Joaquim Pedro Soares, 349 - CEP: 93510-320 - Fone: (51) 3593-3388 / 3593-3710
 
Banco Mercantil de São Paulo
Rua Bento Gonçalves, 2605 - CEP: 93510-001 - Fone: (51) 3594-3411 / 3595-2521

hspace=0 Estação Rodoviária Normélio Stabel
Endereço: Av. Nações Unidas, esquina 3 de Outubro.
Fone: (51) 3525-0990
 
Estação Rodoviária
Endereço: Av. Teixeira Freitas, 185
Fone: (51) 3593-4430
Horário de Recepção: das 5h40min às 22h

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: http://www.novohamburgo.rs.gov.br/

         www.turismo.rs.gov.br

         www.citybrazil.com.br

         www.ci-columbia.com.br

         www.terragaucha.com.br

           http://www.camaranh.rs.gov.br/

Fotos colaboração: Arantes.garcia, Vilson Flores, Emerson F. Tormann.

Email: [email protected]

Comentários de Novo Hamburgo

eu conheço e moro em Novo Hamburgo cidade marivilhosa e muito linda
Por: jackson machado

já morei aí, adoro essa cidade,espero voltar algum dia.deixei muitos amigos.SAUDADES!!!!!!!!!!!
Por: gilberto dos santos garcia

gostei muito, das fotos, quero conhecer pessoalmente NovoHamburo, sou do Estado do Parana.
Por: terezinha sebben

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Novo Hamburgo
Fundação:
1927
Altitude:
57m
População:
239.940 habitantes
Área:
216,0km²
Densidade Demográfica:
1.110,83hab/km²
CEP:
93300-000

Envie seu comentário sobre Novo Hamburgo