Nova Petrópolis

Nova Petrópolis-RS
banner

Bem-vindo a Nova Petrópolis!

banner

Comece planejando a sua viagem para Nova Petrópolis utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Nova Petrópolis e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Nova Petrópolis.

A cidade de Nova Petrópolis, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1954. A localidade está em uma altitude de 579m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.668 habitantes. A área total de Nova Petrópolis é de 293,1km², e sua densidade demográfica é de 56,87hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Nova Petrópolis-RS é 95150-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Nova Petrópolis

Roteiros do Brasil

Roteiro: Caminhos Temperados - Charme e Cultura do Sul

"JARDIM DA SERRA GAÚCHA'


hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Com a Paz de Ponche Verde firmada em 1845 cessaram as hostilidades em toda a Província Gaúcha marcando o término das lutas fratucidas da Revolução Farroupilha.
Imediatamente foram retomados os grandes projetos de Imigração e Colonização do Império interrompidos por dez anos no Rio Grande do Sul.  A nova legislação permitiu às Províncias e até a iniciativa particular investir no setor. Assim o Rio Grande responsabilizou-se por oito Colônias Provinciais entre elas: Nova Petrópolis fundada em 7 de setembro de 1858.
A nova Colônia abrangia um vasto território que excedia dos limites dos rios Caí e Cadeia avançando até os limites presumíveis das primeiras Estâncias do Campo de Cima da Serra. O nome do projeto foi em homenagem a Sua Majestade D. Pedro II (Nova Petrópolis = Nova Cidade de Pedro) mas também analogia a Real Cidade de Petrópolis do  Rio de Janeiro local de férias da Família Imperial da Corte.
Os imigrantes que chegaram à Nova Petrópolis desde 1858 eram na maior parte oriundos dos Estados Alemães: Pomeranos Saxões Renanos e Boêmios do Império Austro-Húngaro. Além disto alguns franceses das regiões limítrofes franco-germânicos holandeses belgas poloneses russos até irlandeses e escoceses que haviam fugido dos Estados Unidos devido à Guerra da Sucessão.
Estes Imigrantes apesar de sua heterogeneidade conseguiram iniciar um processo cultural específico da região com a interação dos elementos culturais importados e os encontrados na região vindos dos tropeiros que desciam  dos Campos de Cima da Serra com suas manadas rumo aos mercados urbanos.
A falta de escolas obrigou os imigrantes a criar sua estrutura educacional própria onde o ensino era ministrado por elementos escolhidos pelos próprios colonos e em língua alemã. As mesmas estruturas surgiram na organização religiosa sociedades etc adotando uma sistemática em tudo semelhante ao que haviam deixado na velha Pátria.
Estabelecidas as grandes metas para o desenvolvimento do Município as bases agrícolas receberam grandes investimentos de infra-estrutura destacando-se a implantação de um novo cooperativismo no exemplo da Cooperativa Agropecuária Piá. Os minifundiários que se modernizaram deixaram de ser improdutivos num exemplo raro no Brasil. O desenvolvimento industrial intensificou-se com o deslocamento de indústrias para a zona rural aproveitando os excedentes na mão-de-obra.
Com o resgate das origens históricas do Município houve um grande incremento na vida cultural especialmente no folclore. O movimento turístico intensificou-se gradativamente assumindo o aspecto de turismo cultural. Expandiram-se com isso as malharias artesanato hotéis restaurantes e cafés coloniais. Hoje o Município se encontra em posição invejável tanto no plano sócio-cultural como econômico.
Atualmente Nova Petrópolis faz limite com os municípios de: Vale Real Feliz Linha Nova Picada Café Santa Maria do Herval Gramado e Caxias do Sul.

Significado do Nome 

A ótima localização da colônia e suas belas paisagens naturais levaram seus fundadores a denominá-la de Nova Petrópolis, homenageando a Sua Majestade Imperial D. Pedro II e fazendo uma analogia à Cidade Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde a corte portuguesa passava os meses de verão.

Aniversário da Cidade

28 de Fevereiro

Gentílico

neopetropolitano

População

19.058 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Em meio ao verde exuberante da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis se destaca pela sua paisagem, casarios antigos, praças e jardins floridos.

Clima

Subtropical

Temperatura Média 

20°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: RS 235

Localização

Município da Microrregião Hortênsias no Estado do Rio Grande do Sul

Limites 

Acesso Rodoviário

BR 116, RS 235

Distâncias:

Da Capital

93 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Torre Medieval

Central de Informações Turísticas:
Nela funciona a Central de Informações Turísticas. A construção é uma analogia aos portões de entrada das cidades medievais que eram o ponto de vigilância para eventuais perigos. Construída no entroncamento da BR 116 e RS 235 foi inaugurada no dia 25 de julho de 1990. Sua altura é de 25 metros podendo-se avistar a linda paisagem de nosso Município.

Praça da República

Também conhecida como Praça das Flores é um recanto bucólico no centro da cidade que está florido nas quatro estações do ano ponto de passagem obrigatório para todos os visitantes.

Labirinto Verde

Localizado na Praça da República o Labirinto é feito com ciprestes cuidadosamente cortados em forma de cerca viva. As plantas formam as paredes que desenham o seu traçado. É atração que diverte a todas as idades.
 
Monumento Ao Cooperativismo

Localizado junto a Praça da Republica foi construído em homenagem ao Centenário do Cooperativismo de Crédito na América Latina cujo berço foi à localidade de Linha Imperial em Nova Petrópolis simboliza FORÇA COOPERATIVA e é dedicada à comunidade que acolheu o seu precursor.

Parque Aldeia do Imigrante

Foi inaugurado oficialmente em 12 de janeiro de 1985 junto ao centro de Nova Petrópolis com uma área de aproximadamente 10 hectares. Logo à entrada do Parque foi erguida uma Aldeia Bávara com os seguintes elementos arquitetônicos: Pórtico de Entrada lojas de malhas artesanato e produtos coloniais Salão de Baile Quiosque para apresentação do rico folclore da região e o Biergarten (Jardim da Cerveja). Estes prédios foram construídos para as tradicionais Festas do Município. No coração do Parque a reconstrução de antigos prédios históricos com técnica enxaimel   removidos de diversas localidades do interior constituem a Aldeia Histórica demonstrando a estrutura e funcionamento de uma aldeia de Imigrantes entre os anos de 1870 e 1910.
 
Capela do Imigrante

Proveniente da Linha Araripe é a única no Brasil com torre e nave com técnica enxaimel. Encontra-se equipada com: sino de bronze altar púlpito harmônio pinturas antigas e paramentos.

Cemitério

Em todas as localidades do Município onde havia Igreja existia também um cemitério. 
O cemitério normalmente ficava ao lado da capela com portão encimado (colocado no alto) pela Cruz de Honra Harret des Herrn (Aguardai ao Senhor); daí o nome  Kirchof em português - pátio da igreja.

Venda com Salão de Baile

O prédio relembra como eram os bailes da época que iniciavam ao final da tarde e terminavam com o raiar do dia seguinte. Velho salão de baile e cervejaria artesanal anexa era o centro social da localidade de Arroio Paixão desde os primórdios de sua colonização 1870.

Cooperativa de Crédito ou Bauernkasse

Prédio e instalações da primeira cooperativa de crédito da América Latina fundada pelo Padre Amstad em 1902 na Linha Imperial.

Casa com Cantina

Esta casa construída em técnica Enxaimel (em alemão Fachwerck)  foi trazida do distrito de Arroio Paixão do Vale do Caí e traduz bem como eram as casas dos colonos da época em torno de 1870. O porão era usado para guardar as reservas de comida e bebida principalmente para fabricação de vinho caseiro. (uma cantina)
 
Ferraria
 
A Ferraria era essencial para a vida dos colonos. Esta é a mais antiga do Município teve início o seu funcionamento em 1903. Lá eram feitas enxadas foices tachos machados rodas de carroça ferraduras de cavalo e tantas outros objetos e utensílios.

Escola Comunitária
 
Esta é a escola comunitária mais antiga do Município de Nova Petrópolis. Trazida para o Parque do distrito de Linha Temerária. O prédio é construído em técnica Enxaimel com as classes que também são da época com o espaço para o tinteiro pois se escrevia com pena.

Casa do Professor

Esta casa também construída em técnica Enxaimel em alguns casos como nesta as casas não eram rebocadas. Servia como moradia do professor normalmente localizada próxima à escola comunitária. Esta casa é proveniente da localidade do Pinhal Alto.

Casa Paroquial

Trazida do interior do município distrito Pinhal Alto e reconstruída na Aldeia do Imigrante em 1985.
Serviam em primeiro lugar para que o pastor  ou o padre da igreja pudesse morar e além disso atender sua comunidade. Os pastores e padres da época além de cuidarem dos assuntos da Igreja e da Paróquia se preocupavam também em cuidar da saúde da comunidade já que não existiam médicos. Distribuíam remédios e levavam pessoas a hospitais.
Hoje funciona nesta casa o Studio Photographico de fotos à Moda Antiga.

Ninho das Águias
 
Rampa de Vôo Livre distante 4 km da cidade com 702 metros de altura e vista espetacular para o Vale do Rio Caí e cidade de Caxias do Sul. BR 116 em direção a Caxias do Sul acesso a 2 km da Central de Informações.

Praça Theodor Amstad

Localizada em Linha Imperial RS 235 7 km do centro da cidade com monumento em homenagem ao iniciador do cooperativismo brasileiro. Nesta localidade surgiu a primeira cooperativa do Brasil em 1902.

Pinheiro Miltissecular

Em Linha Imperial a 1 km da RS 235 acesso a Praça Theodor Amstad. Altura: 45 metros. São necessárias 7 pessoas adultas para abraçá-lo.
 
Ccascata Johann Grings

Localizada em Linha Imperial. Entre a cascata e o alicerce da primeira serraria(1862) encontra-se a Bica com água pura e cristalina da rocha.

Vale do Rio Caí

Estende-se ao longo do Rio Caí que divide os Municípios de Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Tem-se do alto da Fazenda Pirajá (Ninho das Águias) um panorama espetacular desse Vale onde em sua várzea predominam as plantações de hortifrutigranjeiros e povoada por descendentes de alemães provindos da Região da Pomerânea hoje Polônia.
 
Panelã
 
Acesso por Linha Araripe a 18 km do centro da cidade mais 4 km de acesso da RS 235 até Linha São Roque divisa com Gramado. Formação rochosa com queda dágua formando um lago - panelão - com saída subterrânea.

Museu Histórico Municipal (do Imigrante)

O acervo é dividido em três temáticas principais: a trajetória político-administrativa do município, com fotografias, documentos e pequenos textos ; peças, ferramentas e utensílios dos imigrantes doados pela comunidade; folclore alemão, uma das maiores riquezas de Nova Petrópolis. Av. 15 de Novembro, 1956 - junto ao Parque Aldeia do Imigrante.

Rota Romântica

É um caminho de 273 Km, composto por 13 municípios de colonização alemã no Rio Grande do Sul. Podemos desfrutar da rica arquitetura germânica, da gastronomia, com seus deliciosos cafés coloniais, da alegria dos Kerbs e festas típicas, além das belezas naturais da região da serra.
Municípios participantes:Canela, Dois Irmãos, Estância Velha, Gramado, Ivoti, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São Leopoldo.
 
hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Julho

25 - Dia do Colono

Outubro

31 - Dia da Reforma Luterana

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PETRÓPOLIS

E-mail:

Telefones: (54) 3281-8400

Sites: http://www.novapetropolis.rs.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3281-1254

Terminal Rodoviário de Porto Alegre

Largo Vespasiano Júlio Veppo, 70 - Porto Alegre - RS.
Telefone: (51) 3210-0101 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3281-4899

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (54) 3281-1153

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.rotaromantica.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Nova Petrópolis

Lugar encantador na Serra Gaúcha, cidade linda, limpa. comida deliciosa, povo gentil e hospitaleiro, além de uma variedade de compras de malhas, couro , excelente!!!
Por: Carolina

Eu ja fui para Nova Petropolis e bonito elegal todos falam bem estranho mas fora isso e muito legal mesmo
Por: arielli

Fiquei apaixonado por esta cidade. Se pudesse com certeza mudaria para Nova Petópolis.
Por: Vagner

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nova Petrópolis
Fundação:
1954
Altitude:
579m
População:
16.668 habitantes
Área:
293,1km²
Densidade Demográfica:
56,87hab/km²
CEP:
95150-000

Envie seu comentário sobre Nova Petrópolis

banner