Lagoa Vermelha

Lagoa Vermelha-RS
banner

Bem-vindo a Lagoa Vermelha!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Lagoa Vermelha, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Lagoa Vermelha.

A cidade de Lagoa Vermelha, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1881. A localidade está em uma altitude de 801m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 29.738 habitantes. A área total de Lagoa Vermelha é de 1.778,9km², e sua densidade demográfica é de 16,72hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Lagoa Vermelha-RS é 95300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Lagoa Vermelha

Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Rota das Araucárias 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Lagoa Vermelha situa-se na região Nordeste do Estado. Povoada inicialmente por índios guaranis, originou-se como povoado a partir da expansão da criação de gado, entre 1830 e 1840, com a chegada de tropeiros que se estabeleceram como posseiros. José Ferreira Bueno, oficial da Guarda Nacional, instalou a sede de sua fazenda no local, tornando-se o fundador do povoado. Sendo que a 25 de janeiro de 1845,é a data comemorada até hoje como o dia do padroeiro, São Paulo da Lagoa Vermelha. Entretanto, o município só foi oficialmente criado em 10 de maio de 1881, pela Lei n.º 1.309.
A história de Lagoa Vermelha é marcada por lutas sangrentas acontecidas por ocasião da Revolução Federalista de 1839, que deu lugar à violenta e inesquecível guerra civil.
Hoje não há mais tropeiros, mas a evolução de Lagoa Vermelha continua, com sua indústria moveleira em ascensão, sua agropecuária, sua agricultura, estando sempre presente a amizade do povo lagoense.

Significado do Nome

 O nome Lagoa Vermelha foi dado pelos tropeiros para identificar locais de seus roteiros e teve como origem a lagoa de águas avermelhadas.

Aniversário da Cidade

10 de Maio

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 No povoamento do território de Lagoa Vermelha não houve afluência de elementos estrangeiros. A natureza propícia e a existência de gado trazido pelos Jesuítas, atraiu tropeiros, fazendeiros e estancieiros luso-brasileiros de São Paulo e Paraná. Os imigrantes estrangeiros vieram depois da fundação do município.

O maior número de imigrantes foi de italianos, em segundo lugar os alemães e poloneses. Alguns árabes e em menor escala outras nacionalidades

A partir daí, a população foi crescendo vertiginosamente havendo miscigenação de raças.

Dos elementos étnicos que povoaram a regiao, ainda se encontram descendentes de luso-brasileiros, imigrantes italianos, índios, árabes, poloneses e outros.

Clima

Subtropical 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Nordeste Rio-grandense

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 285, BR/RS 470

Distâncias

320 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

IGREJA MATRIZ SÃO PAULO APÓSTOLO

Construída nos anos de 1951 a 1956, em homenagem ao padroeiro do município, São Paulo Apóstolo. Trata-se de um belíssimo monumento arquitetônico, principalmente seu interior, ricamente decorada com pinturas de Emílio Zanon e vitrais vindos da França, retratando imagens de santos. Localiza-se na Av. Afonso Pena, na sede do município. Funciona de segunda a sábado, das 13h30 às 19h, e aos domingos, a partir das 8h.

CENTRO CULTURAL LAGOENSE

Inaugurado em 19 de outubro de 1998, o local abriga em suas dependêcias a Biblioteca Pública Municipal Baltira Bitencourt, que conta com um acervo de aproximadamente 12 mil obras. Destaca-se pela promoção e participação de eventos e exposições eventuais. Localiza-se na rua Nívea Castelano, 650, na sede do município, recebendo visitação de segunda a sexta, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

MUSEU GARIBALDINO LOURENÇO DE LIMA

História do município, peças doadas pela comunidade, fotografias. Av. Nívio Castellano, 650 (54) 3358-1653 / 3358-1400 ramal 301 de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h.

CASCATA DO RIO INHANDAVA

Uma das belezas naturais do município, com local apropriado para lazer e camping. Trata-se do mais volumoso e importante rio do município, abrigando a cachoeira que movimentou a primeira usina do local. Localiza-se na Estrada da Usina, a 20km da sede do município, com acesso pela BR 285. Maiores informações pelo fone: (54) 3358-1653. Rodovia BR 470 - Distante 30 km da sede - Às margens do Rio Inhandava se instalou a primeira usina do município, hoje desativada.
 
PESQUE E PAGUE

Oferece área para camping com churrasqueiras, açude para pesca, passeios de barco e a cavalo, campo de futebol, estacionamente, bar e lancheria. Localiza-se na BR 285, próximo ao rio Forquilha, a 10km da sede do município. Funiciona diariamente, das 08h às 24h.

CENTRO DE LAZER DO ASSIS

Oferece diversas opções de lazer a turistas interessados no contato com a natureza. 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Lagoa Vermelha

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (54) 3358-1400

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (54) 3358-1400 - Fax: (54) 3358-1577
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (54) 3358-1125

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (54) 3358-1803/1375

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.lagoavermelha.famurs.com.br     

                 www.lagoavermelha-rs.com.br/

               http://flickr.com.br

Fotos colaboração: Olmo Ojen,  Franco Andrei.

Comentários de Lagoa Vermelha

Estive nesta simpática cidade por diversas vezes e adorei o clima e as pessoas que são muito receptivas e amigas. Gostei muito e sempre que posso retorno para desfrutar desta cidade.
Por: Wandergleidson Fawcet Junior

amo este lugar morei nele 3 anos depois voltei para minha cidade são leopoldo mas sinto muita saudade de la é tudo perfeito na quele lugar saudades
Por: lidiane

Lagoa Vermelha é uma cidade linda,cheia de flores,campos,enfim tudo o que de melhor existe. Ela tem quase 30.000 mil habitantes,é um lugar ótimo de se viver. PARABÉNS LAGOA VERMELHA!!!!!
Por: gabriele

LAGOA VERMELHA TE AMOOOO MUITO, MORO DESDE QUANDO NASCI. VC É O MEU CHODÓ. BJUUU
Por: LINDALVA

nao so conheço como AMO esta cidade. morei la por muitos anos e posso garantir que é uma cidade maravilhosa
Por: denise

Sou gaucha n~conheço ai mas meu pai é natural dessa cidade gostei muito pretendo conhece-la Parabens amo RS
Por: Loreni Zeni Biasi

Eu adoro a minha cidade onde nasci,so foi 1 ves mais adorei.Espero voltar em breve,beijos
Por: Andreia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lagoa Vermelha
Fundação:
1881
Altitude:
801m
População:
29.738 habitantes
Área:
1.778,9km²
Densidade Demográfica:
16,72hab/km²
CEP:
95300-000

Envie seu comentário sobre Lagoa Vermelha

banner