Itaqui

Itaqui-RS
banner

Bem-vindo a Itaqui!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Itaqui, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Itaqui, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1858. A localidade está em uma altitude de 57m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 41.033 habitantes. A área total de Itaqui é de 3.405,7km², e sua densidade demográfica é de 12,05hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itaqui-RS é 97650-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itaqui

Roteiros do Brasil

Região Pampa Gaúcho

Microrregião Fronteira Gaúcha

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento data da época das Reduções Jesuíticas, denominada de Rincão da Cruz, e que fazia parte integrante das Missões. Era patrimônio da redução de La Cruz, província de Corrientes. Em 1837, passava à Freguesia e, em 06 de dezembro de 1858 a 1859, aconteceram sucessivamente a emancipação e instalação do Município. Em 1879 foi elevado a categoria de cidade em 13 de dezembro de 1837. 

Significado do Nome

A palavra Itaqui deriva do Guarani, e significa pedra dágua, pedra macia, boa para afiar.

Aniversário da Cidade

13 de dezembro de 1837.

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR-472 e RS-529

Distâncias

680 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Igreja Matriz de São Patrício

Fundada em 23 de dezembro de 1837, construída em estilo gótico. O primeiro Pároco de Itaqui foi o padre José Coriolando de Souza Passos, nomeado em 1850. Localiza-se em frente a Praça Marechal Deodoro, na Rua Euclides Aranha.

Rio Uruguai

Divide o Brasil da Argentina, entre as cidades de Itaqui e ALvear.
 
Passo do Silvestre

Balneário com areias brancas e águas claras, ampla área para camping, quadras de futebol de areia e vôlei. Possui infra-estrutura com rede de luz, água, banheiros e bares. Localiza-se às margens do Rio Ibicuí, acesso via Josapar. Funciona diariamente.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Itaqui

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (55)-3433.2323

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital São Patrício
Endereço: Rua São Francisco, s/n º
Fone: (55) 3433-2101
Horário de Recepção: 24 horas

hspace=0

hspace=0 Estação Rodoviária
Endereço: Rua Tiradentes, 1320
Fone: (55) 3433-1406
Horário de Recepção: das 4h30 às 22h10, diariamente

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  

Comentários de Itaqui

Eu amo esta cidade linda do meu coração,e gostaria que crescesse cada vez mais.
Por: Lêda Marques

já morei aí tenho 29 anos e morei até os 20 anos;hoje moro em caxias do sul;mas sinto muita saudades de itaqui pois minha famíllia vive toda aí...foi uma fase incrível pois podíamos ir e vir;como e quando queríamos sem problema algum;sinto muita saudades....
Por: carina felix mendes

sou itaquiensse de nacimento amo esse torrao querido pois e aterra dos meus ancestrais hoje vivo distante mas nao te esqeço jamas itaqui minha paixao
Por: paulo ricardo de mattos marques

eu conheci itaqui eu tinha 9anos quando sai de canoas e fui prai com minha mãe e meus irmão eu amo itaqui muito como se fosse minha terra natal minha menina que ja tem 13anos é dai eu vim dai pra trabalhar e ajuntar um dinheiro pra poder voltar prai e comprar minha casa mas foi um sonho que sonho todos os dias em voltar prai de novo mas ñ consigo pq a vida aqui em canoas é boa mas a gente trabalha só sobriviver mesmo pq sempre que a gente pensa que vai da pra gente consiguir o objetivo tem alguem pra vim e atrapalhar ñ é reclamar mas eu queria é tar em itaqui perto de minha mãe ela dai e ter um cantinho nessa terra amada que adoro tanto com meus filhos maryane e milton e o meu esposo milton rodrigues dos santos ele vive no serviço é dificil ter uma folga pra gente poder se divertir e passear com nossos filhos nos queria poder sair sem ter que pegar ou depender de onibus aqui tudo depende de dinheiro pra sair e ter um passeio a famailia ai em itaqui não vc sai sem que ter gastar pra ter um lazer pra fazer um piquinique no porto ao entardecer ou almanhecer isso que eu tenho sonhado muito um dia a contecer em minha vida com minha familia passear com ele ver o sorriso de minha mãe quando ela me ver chegar de cada vez que eu posso eu vou ai em itaqui ver familiares mas eu queria poder muda tudo isso era podendo comprar minha casinha ai perto do parcão na enio sayago perto de minha familia e do meu esposo que a familia dele é toda dai tambem esse é o meu desejo e meu sonhar com essa terra maravilhosa que amo muito o terra amada que amo muito !!!!ass:silvia ferreira manganelli!!!!!
Por: silvia ferreira manganelli

Sou filho de itaqui sai da minha cidade em 1980, jamais abandonei meu Itaqui. Estive ai este ano no carnaval
Por: gilberto aguirre

eu amo a cidade onde nasci .itaqui e me orgulho de ter levado meus filhos e esposo para conhecer essa cidade encantada onde paassei minha infancia e juventde.amo de paixao itaqui mora no meu coraçao..
Por: giovana scheer

sou itaquiense, moro em jaraguá do sul, santa catarina. Mas o itaqui grande não sai do coração e do pensamento e tenho orgulho de dizer q/ sou gaucho de ITAQUI, onde estão os meus pais teteco e lo e minha vó renee, amo eles esse ITAQUI, UM ATÉ BREVE.
Por: claudio berro sanchotene

E a melhor cidade do sul do Brasil.cidade que jamais esquecerei.
Por: luis mello

Nasci em itaqui e levo essa cidade no coraçao moro agora em Panambi ,mas itaqui ta tatuado no peito..
Por: Jian Carlos Melo Farias

ADORO ITAQUI TEM LUGARES OTIMOS PARA SE IR FUI MORADORA DE ITAQUI É MINHA CIDADE DO MEU CORAÇÃO.
Por: franciele machado espindola

Olá,não sou de Itaqui mas morei 8 meses aí,pois sou casada há 8 anos com um itaquiense.Meus sogro e quase todos da familia moram em Itaqui e sempre que posso vou visitá-los e levar nosso filho Cristian na cidade maravilhosa do papai.
Por: lucilene r.goris

MINHA TERRA QUERIDA,MESMO BEM DISTANTE,SEMPRECOMIGO,MINHA SAUDAÇÃO DE SAUDADES DESDE A TERRA DOS PINHEIRAIS.ATÉ BREVE.
Por: ANTONIO CARLOS GUEDES SARAIVAanto

sou itaquiense ,moro na capital desde,1978,sinto muita saudade da minha terra,o chao ande nasci.minha familia,os barboza muniz,silva,paz,boeira,baita quebra costela
Por: HIRAM MUNIZ BARBOZA

Uma Cidade de gente hospitaleira com grandes riquesas da antiguidade mas não apreciadas e cuidadas como a tal deveria casas do tempo de nossos bizavós que hoje apreteciamos e tentamos nos imaginar na época como seria...
Por: Daniel Aguilar Fernandes

Senti saudades.
Por: marciano

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itaqui
Fundação:
1858
Altitude:
57m
População:
41.033 habitantes
Área:
3.405,7km²
Densidade Demográfica:
12,05hab/km²
CEP:
97650-000

Envie seu comentário sobre Itaqui

banner