Itaara

Itaara-RS
banner

Bem-vindo a Itaara!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Itaara, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Itaara, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 425m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.257 habitantes. A área total de Itaara é de 172,7km², e sua densidade demográfica é de 24,65hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itaara-RS é 97185-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itaara

Roteiros do Brasil

Região Central

Microrregião Central

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Seus primeiros habitantes foram os indígenas, daí a origem do nome em tupy-guarani, que significa Pedras Altas. A seguir vieram os europeus representados pelos portugueses e espanhóis que aqui se fixaram para disputar as terras, já que as divisas do Brasil eram alteradas após cada acordo assinado entre os dois reinados. Esses habitantes eram estancieiros com grandes extensões de terras, mantinham-se através da criação de gado.
Em 1858 três famílias de imigrantes alemães adquiriram terras e se fixaram na região, desenvolveram economia baseada na agricultura rudimentar e primária, a exploração de madeira, artefatos de couro (selaria) e ferrarias.
Em 1904, um grupo de aproximadamente trezentos imigrantes judeus-russos, são os primeiros a chegarem ao Brasil, já que haviam deixados a região da Rússia chamada Bessarábia (hoje Ucrânia), por perseguições religiosas.Embora não tivessem tradição agrícola sua intenção era a prática desta cultura, porém devido a vários motivos, isto não ocorreu, levando-os a procurar as cidades onde o comércio era um meio de vida mais adequado a seus hábitos.
Hoje a população é formada por descendentes de italianos, de alemães, de portugueses, de espanhóis, de judeus e de índios.
A criação do município de Itaara deu-se pela Lei Estadual nº 10.643 de 28 de dezembro de 1995, e a sua instalação em 1º de janeiro
Itaara remonta a conturbada atmosfera política da Europa do séc. XIX, quando chegaram os imigrantes alemães e logo depois os russos (1904) - que fundaram a primeira área de colonização judaica do país. Em 1948 Itaara, foi transformada em distrito de Santa Maria, e em 1996 emancipou-se com quase 4000 habitantes.

Significado do Nome

Nome em tupy-guarani, que significa Pedras Altas.

 

Aniversário da Cidade

22 de Outubro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 158/392

Distâncias

 

296 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

CEMITÉRIO ISRAELITA PHILLIPSON E MONUMENTO JUDAICO

Localiza-se junto a Fazenda Philippson, na região de Philippson, às margens da BR 158. Patrimônio das famílias que participaram do primeiro grupo de colonos judeus vindos da região de Bessarábia, na época Russia e hoje Ucrania, para o Brasil por motivos de perseguições religiosas: Colônia Philippson (1904) e o e o Monumento Judaico. Marco histórico-cultural da primeira colonização judaica no Brasil ente 1904 e 1916. O cemitério foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1994.

MUSEU INTERNACIONAL DE UFOLOGIA HISTÓRIA E CIÊNCIA

Rua Vanderlei Almeida - Parque Serrano 2 (55) 3222-7669 / 9884-1788 sábados, domingos e feriados, das 14h às 20h e durante a semana com agendamento.

CAPELA SANTO ANTÔNIO

Capela construída em estilo belga, próximo à via férrea. Marco histórico dos primeiros católicos da região, a capela possui aproximadamente 200m2 com as imagens de Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio. Situa-se na Vila Etelvina.

IGREJA DE CONFISSÃO LUTERANA E CEMITÉRIO GERMÂNICO

Localiza-se na Av. Guilherme Kurtz, centro. Devido a maioria dos moradores fixados no município serem protestantes, decidiram no ano de 1869 construir uma igreja. Então a comunidade encomendou da Alemanha a confecção dos sinos que vieram com isncrições no idioma alemão, pois na ocasião não era permitido erguer torres ou templos que não fossem católicos. Tais sinos são considerados os primeiros não católicos do Brasil. Próximo da igreja, localiza-se o cemitério germânico.

SOBRADO VILA ETELVINA
 
Construído a aproximadamente cem anos atrás, por Antônio Alves Ramos, português, que trabalhou na construção da estrada de ferro. O sobrado, que leva o nome da esposa do construtor, tem estilo de uma estação belga de trem, com as instalações consideradas de luxo para a época. Mais tarde a propriedade foi adquirida pela Mitra Diocesana, passamdo a ser residência de verão do bispado, e mais recentemente, foi vendidada a particulares.

SANTUÁRIO DE SCHOENSTATT

Situado no Rincão do Canto, é uma pequena capela em estilo gótico, no estilo original germânico, em seu altar encontra-se a imagem da Mãe Três Vêzes Admirável. Fone: (55) 3227-1122. 

TRILHA DO ITABUÃ

Há uma trilha acompanhando as margens do rio, passando por cinco cachoeiras que formam piscinas naturais próprias para banho. A paisagem apresenta inúmeras espécies vegetais, como bromélias, cactos e exuberantes árvores nativas. Ao final da trilha, chega-se à Cascata do Itabuã, com 50 metros de altura, onde é possível realizar rappel. Por estar localizada em área particular, a visitação só ocorre perante agendamento prévio. Localiza-se no arroio Itabuã, na Estrada dos Cauduros. Informações: (55) 3227-1122.

TRILHA DO AMERICANO

Antiga trilha dos colonos no meio da vegetação nativa, onde pode-se fazer uma caminhada ou passeio de bicicleta, cruzando por córrego e observando a natureza do local. É possível a visita às propriedades rurais, onde pode-se obervar a fauna local. Situada no Rincão dos Minello. Informações fone: (55) 3227-1122.

TRILHA DO PARAÍSO

Trilha percorrida pelas margens e leito de um rio, chegando em várias seqüências de cachoeiras, com piscinas naturais propícias para banho. Oferece condições para prática de esportes radicais como:caminhadas (básico, intermediário e avançado)orientação, atrativos naturais como observação de flora e fauna, passeios de jeep passando pela água. Informações: (55) 3227-1122.

TRILHA DE IBICUÍ

Passeio por estradas rurais, observando o relevo da região, chegando às margens e ao leito do rio Ibicuí. Ao percorrer a trilha,pode-se observar a fauna, principalmente pássaros, e flora locais. Ao final, chega-se à Barragem Saturnino de Brito. Localiza-se na Estrada do Ibicuí. Informações: (55) 3227-1122.

ESTRADA DO PERAU

Localizada na antiga estrada de ligação entre Santa Maria e Itaara. A Estrada do Perau complementa o roteiro proporcionando uma bela visão panorâmica, pois se encontra a aproximadamente 430m de altitude.O local possui uma rica biodiversidade, com espécies de fauna e de flora ameaçadas de extinção. Informações (55) 3227-1122.

PONTE GARGANTA DO DIABO

Ponte localizada na BR 158, possui um vão de 76m de altura e 10 pilares de sustentação. Vista deslumbrante da região.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Itaara

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (55) 3227-1122

Serviço de Informação ao Turista:  Fone/Fax: (55) 3227-1122
E-mail:
[email protected]

 

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.itaara.famurs.com.br

Comentários de Itaara

fui visitar minha tia e achei o lugar incrivel,lindo e super agradavel,uma cidade fantastica.
Por: paula

fui criada em itaara e não deixo por nadaaa...depois que me formar pretendo me mudar de definitivo de volta pra la!!!
Por: catiucha

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itaara
Fundação:
1997
Altitude:
425m
População:
4.257 habitantes
Área:
172,7km²
Densidade Demográfica:
24,65hab/km²
CEP:
97185-000

Envie seu comentário sobre Itaara

banner