Ipê

Ipê-RS
banner

Bem-vindo a Ipê!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Ipê e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Ipê.

A cidade de Ipê, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 750m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.492 habitantes. A área total de Ipê é de 601,0km², e sua densidade demográfica é de 9,14hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ipê-RS é 95240-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ipê

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Ipê tem sua origem no final do século XIX, com a passagem de imigrantes lusos pelo município, que servia na época como pouso para os tropeiros, cuja cultura permanece viva até hoje, através da preservação de grandes extensões de terras, destinadas à criação de gado e cultivo de grãos.
Em 1890, chegaram os primeiros imigrantes italianos, que com sua cultura e seu espírito empreendedor construíram uma nova vida e muito contribuíram para o desenvolvimento do município.
Passado mais de um século, vê-se no dia-a-dia do ipeense a propagação dessa cultura, seja no dialeto falado, na comida típica, na música, na religiosidade, nos jogos, entre outros.
O desejo de um futuro diferente levou alguns agricultores à procura de um modelo em que fosse possível a solidariedade entre as pessoas e a sustentabilidade dos recursos naturais. Assim, iniciou-se o manejo da agricultura ecológica. Hoje, o município de Ipê destaca-se no cenário nacional, tendo sido pioneiro neste tipo de cultura, onde os produtos são plantados sem o uso de agrotóxicos.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

15 de Dezembro.

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical.

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 122, RS 437

Distâncias

188 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Localiza-se na RS 122, a 01Km da sede do município. Recebe visitas em período integral.
 
SÍTIO DE ROSAS

A propriede produz cerca de 460 mil botões de rosas por ano, com mais de 50 variedades. Possui exposição permanente. Localiza-se na RS 122, a 01 Km da sede do município. Recebe visitação de segunda a sábado, das 8h às 19h. Maiores informações pelo fone: (54) 9973-8393 ou 3233-1050.

PASSEIO DO LAMBARI

Localizada no Capão do Bugre, um lugar místico e misterioso, o passeio proporciona a visita a três tocas onde viveram índios e a uma ponte de trem de 300 metros sobre o rio Telha. A paisagem é simplesmente magnífica do alto do morro, onde é possível avistar o vale em sua plenitude. Reservas e maiores informações pelo fone: (54) 3293-2021 ou 3293-1013 ou 9968-0093.

PASSEIO ECOLÓGICO

O Passeio Ecológico é realizado dentro da propriedade do Sr. Vilmar, que dedica-se à criação de diversos animais, além do cultivo de frutas e outros legumes. O passeio possui uma duração aproximada de cinco horas, percorrendo um trecho de 22 Km. Oferece também algumas opções, como café, almoço, lanche ou janta. Reservas pelo fone: (54) 3293-2021 / 3233-1013 / 9988-8165 / 9968-0093

PASSEIO DA USINA DO SALTINHO

É realizado no interior de São Paulino, distante 25 Km da sede do município, onde localiza-se a Usina Hidrelétrica do Saltinho, que gera energia desde 1950. O local também abriga inúmeras cachoeiras. Reservas e maiores informações pelos fones: (54)3293-2021 ou 3233-1013 ou 9988-8156.

PASSEIO DO SEGREDO

Este passeio inclui pontes, cachoeiras, moinhos, além da gruta natural de Nossa Senhora de Lourdes. O passeio ofererece, ainda, opções de emocionantes trilhas offroad (fora da estrada). Reservas e maiores informações pelos fones: (54) 3293-2021 ou 3233-1013 ou 9988-8165. 

ROTA UVA E VINHO

A saga imigrante italiano, juntamente com as demais etnias é a grande marca de seu povo. A rota Uva e Vinho apresenta cenários que lembram lindas imagens européias. A Uva, o Vinho e a diversificada gastronomia são encontrados nos hotéis, pousadas, restaurantes, cantinas, vinícolas e adegas de toda a região.

RAPEL

Por sua formação geológica, que exibe grandes paredes de rocha basáltica, em toda a Serra Gaúcha existem excelentes alternativas para a prática da escalada.
Os iniciantes encontram ótimas opções, com formações em vários tipos de inclinação positiva, sempre com o apoio de instrutores experientes e equipamentos adequados. Os mais experientes, que buscam nível mais alto de dificuldade, podem escalar paredões naturais de inclinação negativa, também presentes na região.

CASCADING

Descerem meio a cenários já mostrados em diversos filmes e documentários fascina muito dos amantes do Rapel que vão à Serra Gaúcha. No Pólo de Aventura Vale Rio das Antas existem paredões e cascatas em diferentes altitudes, onde se pode praticar rapel e cascading (rapel em cascatas).
A estrutura turística da região está preparada para dar ao praticante a oportunidade de superar seus limites e sentir a emoção de descer grandes paredes rochosas e quedas dágua em locais onde a natureza ainda está intacta.

JEEP AVENTURA

Os Jipes partem dos centros urbanos em direção aos vales dos Rios Burati e das Antas.
As estradas e trilhas, repletas de cascatas e belezas naturais, são remanescentes dos primeiros acessos abertos na mata nativa por imigrantes italianos.
Durante o trajeto também são visitadas casas centenárias, atrações importantes dos projetos culturais idealizados para a região dos vinhos. Os passeios duram 3 horas a um dia inteiro.

MOUNTAIN BIKE

Pedalar por picadas, trilhas e estradas de terra abertos em diversa épocas, em meio a bosques e riachos, é uma das melhores maneiras de conhecer a Região Uva e Vinho. Os passeios de Mountain Bike são organizados com opções para todas as idades, dos mais fáceis e moderados aos mais arrojados, como o ciclismo esportivo.

CAMINHADAS

Na região serrana do Rio Grande do Sul a Mata Atlântica manifesta sua personalidade gaúcha.
Nas áreas de reserva ecológica, recantos alcançados exclusivamente a pé exibem fauna, flora, rios e formações geológicas especialmente belos.
As caminhadas são orientadas por condutores de ecoturismo conhecedores da região e treinados em prontosocorrismo. Os níveis de dificuldade vão de fácil, como o passeio a pé, até moderado e difícil, como a prática de condicionamento físico. As atividades podem durar de duas a seis horas.

ESCALADA

Por sua formação geológica, que exibe grandes paredes de rocha basáltica, em toda a Serra Gaúcha existem excelentes alternativas para a prática da escalada.
Os iniciantes encontram ótimas opções, com formações em vários tipos de inclinação positiva, sempre com o apoio de instrutores experientes e equipamentos adequados. Os mais experientes, que buscam nível mais alto de dificuldade, podem escalar paredões naturais de inclinação negativa, também presentes na região.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Ipê.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (54) 3233-1050

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (54) 3233-1050
E-mail: [email protected]  

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (54) 3293-1499

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (54) 3233-1250

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.turismo.rs.gov.br

           www.ipe.famurs.com.br

Comentários de Ipê

já conheço essa cidade maspassei ai faz muitos anos gostaria de saber se ainda existem s indústrias de garrafões.E a gruta de Nossa Senhora De lourdes tem Romarias, se Há gostaria de saber a data. Muito linda essa cidade. abraços.
Por: Marilei Sebben

Antigamente conhecida por Vila Ipê região da agro-ecologia. Maioria dos habitantes são de descendência italiana.
Por: Pedro Martim kokuszka

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ipê
Fundação:
1989
Altitude:
750m
População:
5.492 habitantes
Área:
601,0km²
Densidade Demográfica:
9,14hab/km²
CEP:
95240-000

Envie seu comentário sobre Ipê

banner