Igrejinha

Igrejinha-RS
banner

Bem-vindo a Igrejinha!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Igrejinha e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Igrejinha.

A cidade de Igrejinha, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1964. A localidade está em uma altitude de 18m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 26.286 habitantes. A área total de Igrejinha é de 144,5km², e sua densidade demográfica é de 181,91hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Igrejinha-RS é 95650-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Igrejinha

Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Vale do Paranhana

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Igrejinha teve sua colonização iniciada em 1824, com a chegada de imigrantes alemães. No ano de 1847, Tristão Monteiro desbravou os caminhos desde o Vale do Rio dos Sinos para instalar a recém fundada Fazenda do Mundo Novo. Depois, ainda no mesmo ano, funda-se o núcleo da Casa de Pedra.
O povoado inicialmente denominado de Santa Maria do Mundo Novo virou ponto de referência em razão da forte influência da igreja de toda a região, onde os ensinamentos cristãos davam o apoio necessário aos recém chegados imigrantes, que buscavam alívio para suas frustações, medos e saudades.
Igrejinha faz divisa com as cidades de Taquara e São Francisco de Paula, ambas situadas em uma região montanhosa e com muitos vales. Seus primeiros colonizadores vieram de Laguna, Santa Catarina, os quais foram responsáveis pela abertura de novos caminhos e estradas nas matas do Estado. Uma destas estradas ligava Viamão, no RS, a Lages, em SC.Estas características proporcionaram a Igrejinha ter suas principais atrações ligadas à sua própria natureza. Na Serra Grande existe uma rampa para vôo livre, esporte difundido em toda a região que atrai praticantes de todo o Estado.

Significado do Nome

 

Origem do nome: na região conhecida como Santa Maria do Mundo Novo, havia uma igreja evangélica, de madeira, em arquitetura enxaimel, que estava por ruir. Era necessário construir um novo templo e para isso o povo teve que se unir, doando os recursos e os esforços que dispunham. Atendia aos colonos da região e servia de referência para aqueles que passavam por ali, sendo a única na região até 1874. Assim surgiu IGREJINHA.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 115

 

Distâncias

83 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

CASA DONA LUISA - MEMORIAL DO COLONO

A Casa possui uma exposição permanente denominada Memorial do Colono, além de um local destinado a exposições itinerantes e atividades artísticas e culturais. Localiza-se na Rua Osvaldo Cruz, Praça Dona Luisa, com acesso pela RS 115, Km 10. Aberta de segunda a sábado, das 13h30 às 17h30.

MUSEU GUSTAVO ADOLFO KOETZ

O museu leva o nome do maestro Gustavo Adolfo Koetz em reconhecimento a seu trabalho. Rua Osvaldo Cruz, 393 (51) 3545-1354 de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 18h

RUA SETE DE JULHO

Era uma rua festiva onde passaram a residir as famílias que se retiraram das proximidades do rio Paranhana. Nesta rua está a maioria dos prédios históricos e de valor arquitetônico da cidade.

IGREJA GABRIEL

A comunidade evangélica foi fundada em 1862, no vale Santa Maria do Mundo. Em 1893 foi construída a primeira igreja, em enxaimel. A igreja recebeu o nome de Gabriel porque a primeira criança batizada levou este nome.

CASA PASTORAL DA IECLB

Construída com estilo eclético que usava a telha francesa. Por este motivo, o telhado possui maior inclinação. A casa data dos últimos anos do século XIX, início XX.
 
MONUMENTO DO IMIGRANTE

Construído pelo artista plástico Victor Hugo, apresenta um grupo humano, onde aparecem figuras masculinas e femininas, representando os imigrantes e as ferramentas da época. Para simbolizar a festa e a alegria o escultor colocou um caneco que uma das figuras leva na mão com o braço estendido.

CASA DE PEDRA (STEINERER HAUS)

A grande casa de alvenaria foi a primeira e única na região. Construída por Tristão José Monteiro, foi um marco na colônia de Santa Maria do Mundo Novo, como era conhecida a região, servindo de moradia para seu construtor e armazém de abastecimento dos primeiros colonos.

TOCA DOS BUGRES

Gruta onde foram encontradas ossadas de índios. O acesso é difícil, podendo ser visitada somente na companhia de pessoa autorizada no local.

PARQUE DE EVENTOS ALMIRO GRINGS - PARQUE DA OKTOBERFEST

Localiza-se junto ao rio Paranhana, na sede do município,onde é realizado o evento Oktoberfest. Possui cinco pavilhões: um ginásio de esportes e quatro pavilhões cobertos, mais 16 estandes de alvenaria. Desenvolvem suas atividades no Parque, a Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Cultura e a Administração da AMIFEST - Associação de Amigos da Oktoberfest. Aberto de segunda a quinta das 8h às 11h30 e das 13h às 17. Na sexta, das 7h às 14h. Maiores informações pelo fone: (51) 3545-1077.

PARQUE ECOLÓGICO ECOLAND

Local aprazível para o lazer com piscinas, quadras esportivas, trilhas ecológicas, passeios de barco, minizoológico, minifazenda e restaurante. Situado na rua Alfredo Brusius, 2120 fone: (51) 3545-5500.

ROTA CAMINHOS DO VALE

Rota formatada pelo SEBRAE que une 6 municípios pertencentes à Região Turística vale do Rio dos Sinos.
Municípios Participantes: Campo Bom, Dois Irmãos, Igrejinha, Ivoti, Novo Hamburgo (Lomba Grande) e Sapiranga. 

ECONOMIA

Desde sua emancipação, Igrejinha está economicamente fundamentada na indústria calçadista e isto a torna reconhecida nacionalmente como pólo do calçado e berço de algumas das maiores empresas do ramo do país. Assim, Igrejinha é ponto de referência no turismo de compras para quem segue com destino à Serra Gaucha. Localizada a 80 quilômetros de Porto Alwgre a a 35 quilômetros de Gramado. Se destaca pela qualidade e variedade dos produtos que são oferecidos nas lojas localizadas às margens da RS 115.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Igrejinha

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (51) 3545-1377 - Fax: (51) 3545-1958

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51) 3545-1077 - Fax: (51) 3545-2522
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hoapital - Fone: (51) 3545-1313

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3545-1105

 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.igrejinha.famurs.com.br

                http://flickr.com.br

Foto colaboração: Eduard Macedo, Tallyton

Comentários de Igrejinha

gostaria de conhecer o parque de aventudara ..... bjs
Por: Rebeca Drews

sim eu adóro igrejinha móro aqui des que naci ou seja eu móro aqui a 15 anos
Por: wellington

Fui no começo de novembro pra Igrejinha fazer treinamento pela empresa que trabalhava aproveitei conheci Gramado amei e já quero voltar ai de novo
Por: Layse Nunes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Igrejinha
Fundação:
1964
Altitude:
18m
População:
26.286 habitantes
Área:
144,5km²
Densidade Demográfica:
181,91hab/km²
CEP:
95650-000

Envie seu comentário sobre Igrejinha

banner