Ibiraiaras

Ibiraiaras-RS
banner

Bem-vindo a Ibiraiaras!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Ibiraiaras, fotos, informações, os principais hotéis de Ibiraiaras, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Ibiraiaras, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1965. A localidade está em uma altitude de 776m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.200 habitantes. A área total de Ibiraiaras é de 316,3km², e sua densidade demográfica é de 22,76hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ibiraiaras-RS é 95305-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ibiraiaras

Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Rota das Araucárias

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A região onde se situa o atual Município de Ibiraiaras chamava-se “Fazenda Rolin”, nome de um dos maiores proprietários, o Sr. João Garibaldino Rolin, o qual possuía 58.150.000m2. Os que cruzavam o local onde hoje se situa a cidade, com tropas de gados e suínos, chamavam-no “Mormaço” devido ao clima úmido do campestre fechado pelos pinheiras ao redor e que deu o nome ao arroio que atravessa a cidade. A região também foi chamada de “Costa do Carreiro” e Serra do Carreiro”, nome do principal rio que atravessa seu território. “Serra” devido ao relevo ondulado com elevações médias.
Grande área foi dividida em colônias passando a chamar-se “Fazenda São José”. Nos primeiros registros de venda das colônias o lugar era denominado “Colônia São José do Carreiro”, depois substituído por apenas “São José do Carreiro”.
“São José” foi o padroeiro escolhido pelo doador da praça, ao ser desenhada a planta da futura vila, através do agente Natale Piccoli. Este nome também foi ratificado pelos primeiros moradores que construíram a capelinha na praça dedicada a São José, escolhido como padroeiro; e também por ser o nome de um dos primeiros moradores o Sr. José Bedin, o qual doou a madeira para construir a primeira capela na praça citada.
Em 29 de dezembro de 1944, pelo Decreto 720, foi alterado o nome do distrito de São José do Carreiro para “Hibiraiaras”, sendo mais tarde retirado o “H” inicial, ficando assim “Ibiraiaras”.
Ao ser criado o Município em 1965, manteve-se o nome do antigo distrito: Ibiraiaras

Gentílico
 


Significado do Nome

A palavra “Ibiraiaras” é de origem indígena e se origina de uma tribo de índios que habitou a região Nordeste do Rio Grande do Sul. Na língua Tupi “Ibirá” significa árvore, mata, floresta; e “Iara” significa senhor, senhora, dono, dona. Então Ibiraiaras significa: Senhores da Mata ou Deuses da Floresta.

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

20,6º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Rio-Grandense

Limites

Ao norte, Lagoa Vermelha e Caseiros; ao sul, David Canabarro e São Jorge; a leste, Lagoa Vermelha; ao oeste, Muliterno.

Acesso Rodoviário

RS 126

Distâncias

240 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

- Além das tradições italianas, são muito concorridas as festas religiosas, na paróquia, e as tradições gaúchas: os rodeios, a música tradicionalista gaúcha, o churrasco e o chimarrão.

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Ibiraiaras

hspace=0 [email protected]

hspace=0 PABX: (54) 3355-1122

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (54) 3355-1122 - Fone: (55)  3355-1158
E-mail:
[email protected]

 

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (54) 3355-1288

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (54) 3355-1368

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.ibiraiaras.famurs.com.br

              http://www.panoramio.com/

              http://www.pmibiraiaras.com.br/

Fotos colaboração: Ezbonatto.

Comentários de Ibiraiaras

minha vó mora na bira e eu adoro passear aí,fui a ultima vez em abril,agora no verão vou novamente,adoro a cachoeira...
Por: adriana santos de oliveira

tive o maior prazer de conhecer essa maravilhosa cidade de um povo acolhedor,ai tenho parentes,amigos e com certeza voltarei ai mais vezes.abraços a todos que ai rezidem
Por: jovani Boito

adoro essa cidade vou para ibiraiaras todos os anos a cidade é linda o natal é muito lindo essa cidade é linda di mais minha tia mora ai AMOOOOOOOOO IBIRAIARAS
Por: Ana Paula

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ibiraiaras
Fundação:
1965
Altitude:
776m
População:
7.200 habitantes
Área:
316,3km²
Densidade Demográfica:
22,76hab/km²
CEP:
95305-000

Envie seu comentário sobre Ibiraiaras