Glorinha

Glorinha-RS
banner

Bem-vindo a Glorinha!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Glorinha, informações atualizadas sobre a cidade Glorinha, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Glorinha.

A cidade de Glorinha, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 58m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.832 habitantes. A área total de Glorinha é de 336,5km², e sua densidade demográfica é de 14,36hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Glorinha-RS é 94380-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Glorinha

Roteiros do Brasil

Região Grande Porto Alegre

Microrregião Porto Alegre e Delta do Jacuí

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Glorinha foi, nos seus primórdios, caminho de tropeiros e carreteiros que passavam pela região. A etnia lusa foi a primeira a povoar o município e os alemães chegaram no séc. XIX, diversificando a economia do município, que antes baseava-se na agricultura. Em 1834, o município de Gravataí dividia-se em três distritos: Costa de Sapucaia, Freguesia da Aldeia dos Anjos e Passo Grande, mais tarde também conhecido com Rua da Glória. Nas laterais dessa rua, em verdade uma estradinha ainda com traçado bastante primitivo, formava-se uma pequena vila, habitada por agricultores e pecuaristas, em sua maioria descendentes de colonos portugueses, italianos e alemães. Neste singelo núcleo de moradores movimentava-se num cenário composto por algumas casas de comércio, um clube recreativo, uma escola e uma capela católica.A Rua da Glória  era rota tradicional de tropeiros, caixeiros-viajantes e carreteiros, que aproveitavam a sombra de inúmeras figueiras - à época já centenárias e comuns na região - para o seu descanso e pernoite, criando uma aconchegante e movimentada pousada ao ar livre. Por volta de 1910, a povoação começa a ser carinhosamente identificada como a Vila da Glorinha, o nome de sua Santa Padroeira passa, de modo curioso, a representar, ao mesmo tempo, a denominação do próprio vilarejo: Nossa Senhora da Glorinha. Em 1936, a pioneira estrada de chão batido que cortava a Vila da Glorinha desde os tempos em que era chamada Passo Grande, é inaugurada como a primeira via asfaltada do Estado, a RS 030. A partir de 1960, com a diversificação gradual da economia, Glorinha passou a ser mais importante bacia leiteira do estado, consolidando-se como principal fonte de riqueza do Distrito, ao lado da comercialização de produtos derivados do leite de cabra, engenhos de arroz, atafonas, atividade agrícola desde hortifrutigranjeiros cultivados em estufa à piscicultura e à pecuária de corte somando-se a emergentes indústrias de laticínios e ao grande potencial natural da região, próprio para o desenvolvimento do turismo rural e ecológico.
O distrito de Glorinha, antes pertencente a Gravataí, emancipou-se em 04 de maio de 1988.

Significado do Nome

Homenagem a Padroeira da cidade 

Aniversário da Cidade

04 de Maio 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 290, RS 030

Distâncias

44 Km da Capital
 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

PARÓQUIA MATRIZ NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

Imponente e belíssima, no centro da cidade, é um cartão-postal glorinhense. Foi em torno do seu sítio histórico que a povoação nasceu.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Glorinha

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (51) 3487.1020 - Fax: (51) 3487.1014

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (54)3487-1923 - Fax:(54)3487-1923
E-mail: [email protected]
Homepage: www.glorinha.famurs.com.br

hspace=0 Fone: (51) 3487-1082

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.glorinha.rs.gov.br

Comentários de Glorinha

sou paulista sou de sao paulo . olha eu nao conheço mas estou morrendo de voltade de conhecer é mais espero que nao demore para eu ir aiiiii . me aguarde glorinha. sera em breve....
Por: lilian dos anjos pereira

cidade acolhedora,linda,com lugares de muita tranquilidade.onde se pode admirar a natureza.conheci a poucos dias e adorei. VOLTAREI COM CERTEZA.
Por: ana maia

Morro em Glorinha a 4 anos e é uma cidade maravihosa de um povo muito humilde,amo a minha cidade, vale apena vir conhecer!!!
Por: ANDREA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Glorinha
Fundação:
1989
Altitude:
58m
População:
4.832 habitantes
Área:
336,5km²
Densidade Demográfica:
14,36hab/km²
CEP:
94380-000

Envie seu comentário sobre Glorinha

banner