Feliz

Feliz-RS
banner

Bem-vindo a Feliz!

banner

As melhores pousadas em Feliz podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Feliz, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de . A localidade está em uma altitude de 68m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.089 habitantes. A área total de Feliz é de 92,7km², e sua densidade demográfica é de 119,62hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Feliz-RS é 95770-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Feliz

Roteiros do Brasil

Região Vales

Microrregião Vale do Caí

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O município de Feliz teve sua origem no ano de 1846, quando um grupo de imigrantes alemães aí se estabeleceram, vindos da região Hunsruck, sul da Alemanha.
Sua economia, ainda hoje, fundamenta-se na agricultura, praticada em minifúndios familiares que produzem, atualmente, hortifrutigranjeiros. Destacam-se, nessa atividade, o cultivo do morango de mesa e da amora preta, além do setor moveleiro, as cerâmicas e indústrias de calçados.

Significado do Nome:

"Em 1850, uma comitiva sob o comando do engenheiro Afonso Mabilde foi incumbida de abrir um caminho através da mata dos pinhais e o Campo dos Bugres (Caxias do Sul) aos campos de criação de gado de Vacaria. Este grupo atravessou com uma canoa o rio das Antas, usando uma embarcação como elo de ligação com os já ocupados campos de Vacaria, donde obtinham os mantimentos necessários. Uma enchente, no entanto, teria arrastado a canoa e o grupo de homens se viu obrigado a retornar ao sul. Depois de ficarem muitos dias errantes pelo mato, sofrendo toda sorte de privações e perigos, finalmente teriam encontrado a casa de um colono e saudado este encontro com a exclamação: Oh Feliz! Em lembrança deste fato, a nova picada recebeu o nome de Feliz."

Aniversário da Cidade:

31 de Maio

Gentílico:

felizense

População:

12.992 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Feliz é o Município com o maior índice de desenvolvimento, e menor em analfabetismo, do Rio Grande do Sul. O idioma alemão prevalece, tanto na área urbana como na rural. Uma linda cidade, e seu povo faz jús ao nome, é muito feliz. Você vai adorar conhecer Feliz.

Clima:

subtropical/temperado

Temperatura Média:

Temperaturas que oscilam entre 5ºC até 39ºC, sendo que a média é de 20ºC.

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Feliz está situada entre os dois principais polos econômicos do Estado: a região metropolitana (80 km de Porto Alegre) e a região serrana do Estado (45 km de Caxias do Sul). A cidade possui fácil acesso e ligação com as principais rodovias estaduais e federais, como RS 122, RS 240, BR 116.

Limites:

Alto Feliz, Bom Princípio, Linha Nova, Nova Petrópolis, São José do Hortêncio e Vale Real

Acesso Rodoviário:

Rodovias: RS-122 e RS-452

Distâncias:

Da Capital:

75 Km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Parque Municipal

  -Os 24 hectares de belíssimas áreas verdes do Parque Municipal de Feliz fazem dele um ponto turístico e também um espaço de lazer da comunidade. É considerado um dos parques mais bonitos da região e recebe durante todo o dia pessoas de diferentes idades. Localiza-se na rua Frau Wiederkehr, s/n.º, com acesso pela RS 452. Maiores informações pelo fone: (51) 3637-1166 ou 3637-1500.

-Rampa de Vôo Livre

  -Rampa de Voo Livre na localidade de Morro das Batatas é um local visitado por adeptos e simpatizantes do paraglider. Mantido por esportistas, a área tem uma das mais belas vistas da cidade e já inclui Feliz na rota dos "voadores" da região.

-Ponte de Ferro

  -Em 1900, foi inaugurada a Ponte de Ferro sobre o rio Caí. Trazida da Bélgica, onde servia para o transporte ferroviário. Ao longo dos anos, acumulou importância histórica, pois possibilitou o desenvolvimento e o progresso socioeconômico para o município de Feliz e toda a região, visto que durante décadas foi o único elo de ligação entre a Capital e a Serra Gaúcha. É um dos mais bonitos cartões da cidade.

-Rio Caí

  -Muito importante para o crescimento e o desenvolvimento de todos os municípios banhados por suas águas, o rio Caí, faz parte da identidade de Feliz. Corta o Município de nordeste a sudoeste e encanta a todos com sua beleza e imponência.

-Prefeitura Municipal

  -Construção em estilo enxaimel, que remete à colonização alemã do município de Feliz. É comum servir de plano de fundo para fotos de visitantes.

-Museu Histórico Municipal

  -O Museu Histórico Municipal de Feliz foi inaugurado em 18 de maio de 2008, dia internacional dos museus. Está instalado num prédio histórico de 1894, restaurado e adaptado para abrigar uma parte da história do município. Conta, em seu acervo, com móveis e objetos de famílias felizenses, vestimentas, fotografias e documentos. O acervo é composto por objetos doados e emprestados para exposições temporárias.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Abril

  -Dia 20 - Festival Nacional do Chopp:

  -A primeira edição do Festival do Chope foi realizada em 20 de abril de 1968, inspirada na Oktoberfest de Munique, na Alemanha. O idealizador da festa, Victor Ruschel, havia feito uma viagem ao país de seus antepassados no ano anterior, e visitara o estado da Baviera (Bayern) e, evidentemente, a Oktoberfest. Ao regressar ao Brasil, estava decidido a promover uma festa nos mesmos moldes no município de Feliz, para tal criou com demais amigos o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Feliz. Ele era proprietário da Cervejaria Ruschel, que mais tarde passou a ser a Cervejaria Polka, posteriormente Serramalte e, por último, Antarctica.

-Maio

  -Dia 31 - Festa de aniversário da cidade

-Julho

  -Dia 25 - Festa de São Cristóvão

-Novembro

  -Fenamor - Festa da Amora, Morango e Chantilly: A festa acontece de dois em dois anos, no mês de novembro, no Parque Municipal de Feliz. Em 2010, na sua 16ª edição, ocorrerá nos dias 6, 7, 12, 13, 14 e 15 de novembro. O evento tem como missão ser uma festa que promova a valorização dos trabalhadores rurais e da produção agrícola local, resgatando as raízes que formam a base cultural do município (gastronomia, música, canto, dança e tradições ítalo-germânicas). A programação conta, anualmente, com exposições de produtos coloniais, feira industrial e comercial, feira de artesanato, apresentações artísticas, shows, gastronomia típica alemã e exposição de amoras e morangos.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FELIZ

Endereço:
Rua Pinheiro Machado, 55 - Cep 95770-000 - Tel. (51) 3637.4200

E-mail: www.feliz.rs.gov.br 

Telefones: Fone/Fax: (51) 3637-1166

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected] 

Telefones:

Rodoviaria de Feliz

Fone: (51) 3637-1080 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: Fone: (51) 3637-1241 

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:

-http://pt.wikipedia.org/

-www.feliz.famurs.com.br

-www.feliz.rs.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

 

 

Comentários de Feliz

Estou ancioso para ir visitar Feliz. e até ir morar ai, gostei muito do site: até +. Antonio
Por: Antonio M. Bühler

O próprio nome já representa seu título de um dos melhores ídices de desenvolvimento per cápita do Brasil. Sou muito feliz ter conhecido Feliz.
Por: Pedro Martim Kokuszka

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Feliz
Fundação:
Altitude:
68m
População:
11.089 habitantes
Área:
92,7km²
Densidade Demográfica:
119,62hab/km²
CEP:
95770-000

Envie seu comentário sobre Feliz