Cristal

Cristal-RS
banner

Bem-vindo a Cristal!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Cristal e muitas outras opções de hospedagem na cidade Cristal. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Cristal.

A cidade de Cristal, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 500m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.980 habitantes. A área total de Cristal é de 682,1km², e sua densidade demográfica é de 10,23hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cristal-RS é 96195-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cristal

Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

Microrregião Centro Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município surgiu a partir da Estância Cristal, propriedade da família do General Bento Gonçalves, herói farroupilha que ali viveu, as margens do Rio Camaquã. Por volta do ano de 1955, ao longo da BR-116, formou-se o primeiro núcleo de moradores, surgiu um loteamento para moradores do município, iniciando então a construção da primeira escola,em área doada pela comunidade.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

  BR116 Km 425

Limites

 Camaquã/São Lourenço

Acesso Rodoviário

BR 116, RS 354

Distâncias

180 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

PARQUE HISTÓRICO E TURÍSTICO GAL BENTO GONÇALVES

Entre os atrativos está o Museu com acervo da indumentária gaúcha, armas, documentos e outros itens que remontam à época da Revolução Farroupilha.
Também possui mais de 700 animais taxidermizados, basicamente da região sul do Estado.
Distante 5 Km da sede pela BR 116 (KM 423).
Horário: das 9h às 17h, de terça a domingo.

MUSEU DE ANIMAIS EMPALHADOS

Parque Histórico e Turístico Gal.Bento Gonçalves da Silva (51) 9989-7021 das 9h às 17h, de terça a domingo.
 
CAMINHO FARROUPILHA

A Costa Doce, uma das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, constituída por um complexo lagunar que inclui o Lago Guaíba, o Rio Camaquã, o Canal São Gonçalo e as Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, foi cenário do principal acontecimento político-militar do Rio Grande do Sul, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Prédios e sítios em Guaíba, Camaquã, São Lourenço, Cristal, Piratini, Pelotas, Rio Grande e José do Norte são testemunhas da riqueza gerada pela indústria do charque, motivo básico do conflito, e de episódios dos combates entre farroupilhas e os soldados do Império do Brasil. Figuras como Bento Gonçalves, Gomes Jardim, Domingos José de Almeida, Corte Real, Onofre Pires, David Canabarro, General Netto, Giuseppe e Anita Garibaldi, Joaquim Teixeira Nunes e seus Lanceiros Negros, John Griggs, Caxias e Grenfell estão presentes na cultura e na memória. Caminho Farroupilha mostra os locais onde começou a Revolução Farroupilha, os homens e mulheres que nela se envolveram, os fatores econômicos e políticos que alimentaram o conflito e o legado de uma década de lutas que contribuiu para a formação do Rio Grande do Sul contemporâneo. Nesta região está o começo e o fim. A invasão de Porto Alegre. A morte de Bento Gonçalves. O roteiro apresenta as estâncias dos líderes farroupilhas, destaca o papel de suas mulheres no movimento, as roupas da época e as lides campeiras. As charqueadas são símbolos de riqueza e poder de um período que lança os fundamentos da economia e da política rio-grandense. Os antigos sobrados e palacetes, de uma arquitetura austera e forte, ainda guardam os passos de políticos e guerreiros que construíram uma identidade para o sul do Brasil. Informações nas prefeituras dos municípios envolvidos: Guaíba, Camaquã, Cristal, São Lourenço do Sul, Pelotas, Piratini, Rio Grande e São José do Norte.
 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis


Prefeitura Municipal de Cristal

Prefeitura Municipal de Cristal
      Rua 7 de Setembro, 177 - 051 36781100
      Horário de funcionamento: das 7h30min. às 14h

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (51) 3678-1100

Serviço da Informação ao Turista: Fone/Fax: (51) 3678-1100
E-mail: [email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 

Posto de Saúde - 051 36781001 / 36781088

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3678-1121

Oficinas

Auto Elétrica Paulo - 051 98073329
Oficina Mecânica Barreto - 051 98119904
Mecânica Rosalvo Ortiz - 051 36781519

 

Posto de Gasolina Coqueiro - 051 36781102

Delegacia de Polícia - 051 36781341
Brigada Militar - 051 36781155
Rodoviária - 051 3678 1121

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.cristal.famurs.com.br

 

 

Fotos e informações colaboração:Silvania Duarte - [email protected]

 

Comentários de Cristal

sou apaixonada pela historia da revolução farroupilha,gostaria de conhecer todos os lugares importantes da nossa historia!!!!!!!!
Por: gabriele ramos

eu não conheço essa cidade mais fiquei encantada com as beleas que ela possui pois não sabia que essa cidade é tão maravilhosa
Por: gleiciane

A única coisa que posso dizer é que é um dos melhores lugares do mundo... AMO essa cidade :)
Por: Aritanna

Para quem não conhece, CRISTAL está localizado na região Sul do Estado do Rio Grande do Sul, distante 150 km de Porto Alegre e 160 km do Superporto de Rio Grande. É uma cidade pequena, com cerca de 7500 habitantes que traduzem em seu pensamento o grande sentimento de HOSPITALIDADE, ou seja a simples cordialidade que só o bom Gaúcho tem. Venha conhecer o nosso Cristal, a praia de agua doce que o Rio Camaquã nos brinda durante o verão, os Rodeios no CTG Bento Gonçalves, uma boa refeição em nossos Paradouros, ou eté mesmo um final de semana em nosso Hotel Rosas Parque, situado entre as rochas e com um visual panoramico maravilhoso. Venha à Cristal.
Por: Erinton Braga

cristal sem duvida é o melhor lugar p se viver. se voce nao acedita entao va la e conheça pesoalmente!
Por: diogo da costa avila

morei na cidade muito legal o cristal adoro passear ai recomendo a todos conhecer o cristal
Por: andre azevedo

Cristal princesa do sul, cidade tranquila cidade acolhedora.
Por: Adriano Morato

acampei durante 10 anos em cristal era otimo ficavamos sempre 1 mes adoro essa cidade esse rio lindo de aguas claras sempre que posso volto pra matar a saudades.recomendo essa cidade pra descanso.tchau abraços pra todos de cristal
Por: maria saleti moraes sores

CRISTAL É UMA DAS CIDADES MAIS BELAS QUE JA CONHECI, COM SEUS HÓTEIS FACINANTES E PRAIA DE ÁGUA DOCE,PONTOS TURÍSTICOS QUE VALE A PENA CONHECER.VENHA NÓS VISITAR.
Por: Taty sampaio

CRISTAL É UMA CIDADE DE MUITA GENTE BONITA, DIVERTIDA, SIMPATICA. TEM PRAIAS DE ÁGUA DOCE,CTGS,RODEIOS E FESTAS BEM BADALADAS E AGITADAS.
Por: ROGÉRIO SAMPAIO

eu e minha familha amamos cristal sempre vamos acampar na ponte e muito lindo tudo calmo as pessoas sao muito hospitaleiras um lugar otimo pra passar as ferias sem falar do rio maravilhoso com aguas cristalinas de verdade amo cristal vao e garanto de vao gostar tb .
Por: maria saleti

fiz parte da história desse municipio sou viuva de um dos emancipadores do cristal tenho panfletos da época, mapa e um esboço da bandeira. amo esse chão no qual fui feliz. minha filha leva o nome desse municipio. esse chão muito amado por mim desejo muito progresso e tenho o sonho de um dia voltar a esse lugar. um abraço! Naira Graeff
Por: NAIRA GRAEFF

EU ADORO ESSA CIDADE...UM BOM LUGAR PARA DESCANSAR E SE DIVERTIR COM OS AMIGOS.
Por: DANIELA DA ROCHA

EU ADORO ESSA CIDADE...UM BOM LUGAR PARA DESCANSAR E SE DIVERTIR COM OS AMIGOS.
Por: DANIELA DA ROCHA

moro em cristal ha 08 anos e amo essa cidade.mas acho que falta fotos do capao da amizade.
Por: hnaura braga velleda

Eu gosto muito de morar em cristal, nao tem muito movimento,e uma cidade tranquila.
Por: Djulia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cristal
Fundação:
1989
Altitude:
500m
População:
6.980 habitantes
Área:
682,1km²
Densidade Demográfica:
10,23hab/km²
CEP:
96195-000

Envie seu comentário sobre Cristal

banner