Cerro Grande do Sul

Cerro Grande do Sul-RS
banner

Bem-vindo a Cerro Grande do Sul!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Cerro Grande do Sul, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Cerro Grande do Sul.

Informações de Cerro Grande do Sul

Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

Microrregião Centro Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Por volta de 1910, originou-se este novo Município, com a denominação de Colônia de Rio Grande, mudando posteriormente para Fortaleza. Essa mudança foi provocada por frequentes confusões com a tual cidade de Rio Grande,já existente. O nome Fortaleza está relacionado com um cerro existente nas proximidades do núcleo urbano que tem, pelo lado sul, uma fachada de pedra vertical dando a impressão de uma fortaleza. Como também já existia outra localidade com esse nome, foi mudado para Cerro Grande.Dos 800 Km2 iniciais, ficaram 600 Km2. Em decorrência do falecimento do Presidente, assumiu o 1 Vice-Presidente, sr. Edarte Danelon, que começou a fazer os contatos necessários. Marcado plebiscito para 20/09/87, as 9 horas do dia 19 fica-se sabendo que as 22 horas do dia 18 fora expedida uma liminar decorrente do mandado de segurança, impetrado por um morador de Camaquã, suspendendo com isso a consulta plebiscitária. Veio a 3 modificação do mapa, que deixava fora a parte de Camaquã e parte do segundo Distrito de Tapes.
Feitos os devidos acordos, insurgiu-se outro morador, exigindo que o povoado de Potreiro Grande ficasse fora, inclusive o cemitério. Veio a quarta modificação do mapa. Ao levá-lo para ser autenticado pelo IBGE, este não o aceitou, por ter parte de suas divisas por linhas retas e secas. Veio a quinta modificação do mapa da área que iniciou com 850 Km2 e acabou com 357 Km2. A consulta plebiscitária foi realizada em 10 de abril de 1988, com a presença de 80% dos eleitores, de um total de 3918 eleitores inscritos. Finalmente a Lei nº 8619 de 12 de maio de 1988, criou o Município de Cerro Grande do Sul.

Significado do Nome

 

Referência a um cerro existente no 3 Distrito, divisa com Camaquã, cujo pico se situa a 550 metros acima do nível do mar, sendo o ponto culminante do Município e também da zona sul do Estado.

Aniversário da Cidade

12 de Maio

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 715

Distâncias

117 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

CACHOEIRA

Além de um atrativo natural, as águas que descem da cachoeira servem para o abastecimento que atinge o consumo de quase 100% da população urbana de Cerro Grande do Sul. Anterior a emancipação a água da cachoeira não era tratada, mas abastecia uma grande camada dos moradores da zona urbana. Hoje ela passa por um tratamento, graças a um convênio firmado entre PREFEITURA/CORSAN, e assim, a população ganhou em qualidade de vida, consumindo uma água tratada, limpa, potável, livre de microorganismos e fluoretada.

CACHOEIRA SÃO JOSÉ
 
A Cachoeira São José, está localizada na zona rural de Cerro Grande do Sul, mais precisamente na propriedade do Sr. Ilceu Rodrigues Duarte na localidade de São José. Seu curso d’agua tem aproximadamente 1.000 metros de queda até o seu cume.

O CERRO DOS CORREIAS

Localiza-se na área rural de Cerro Grande do Sul em Data dos Tavares. É um cerro de grande beleza natural, hoje mais conhecido como Paredão de Pedra , face a sua parte frontal dar a imprensão de um grande paredão de pedra.

CERRO DA FORTALEZA

Cerro Grande do Sul, teve como seu primeiro nome COLÔNIA DE RIO GRANDE, mudado posteriormente para FORTALEZA, Devido a freqüentes confusões com a atual cidade de Rio Grande. FORTALEZA, é um cerro localizado nas proximidades da área urbana da cidade, pelo seu lado sul, observa-se a fachada de pedra vertical dando a impressão de uma fortaleza, dai o nome dado ao Município na época.

CERRO GRANDE

O nome Cerro Grande, foi o terceiro nome dado ao Município em referência a um cerro existente no interior, divisa com o Município de Camaquã, cujo o pico situa-se a 550 metros acima do nível do mar, sendo o ponto culminante do Município e também da zona sul do Estado. Hoje mais conhecido como ¨Cerro da Antena¨. Posteriormente, com a emancipação o nome foi trocado para Cerro Grande do Sul, pra distinguir-se do Município de Cerro Grande, desmembrado de Palmeira das Missões.

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Cerro Grande do Sul

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (51) 3675-1222

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51) 3675-1088 - Fone/Fax: (51) 3675-1122
E-mail:
[email protected] .

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3675-1065

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.cerrograndedosul.rs.gov.br

              www.cgrandedosul.famurs.com.br

Comentários de Cerro Grande do Sul

Já morei em Cerro Grande do Sul por trabalhar no Banrisul e por lá deixei muitos e bons amigos. É uma cidade pequena mas muito acolhedora.
Por: jose luiz quinteiro do sul

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cerro Grande do Sul

Envie seu comentário sobre Cerro Grande do Sul