Caxias do Sul

Caxias do Sul-RS
banner

Bem-vindo a Caxias do Sul!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Caxias do Sul, informações e fotos da maravilhosa Caxias do Sul. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Caxias do Sul, recomendadas por internautas.

A cidade de Caxias do Sul, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 817m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 349.581 habitantes. A área total de Caxias do Sul é de 1.588,4km², e sua densidade demográfica é de 220,08hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Caxias do Sul-RS é 95000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Caxias do Sul é uma cidade localizada a 136 quilômetros de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O município é um reduto dos imigrantes italianos no Estado, e guarda muitas tradições e expressões culturais desse povo.

Caxias é considerada uma das cidades mais ricas da Serra Gaúcha. O local encanta os turistas com sua arquitetura, que ainda guarda marcas dos tempos da colonização, e com suas belas vinícolas.

Caxias do Sul é uma das principais produtoras de uvas e vinhos do Rio Grande do Sul. O município é muito bonito e oferece uma excelente infraestrutura turística para seus visitantes.

O clima de Caxias é perfeito para viagens de lua de mel e passeios românticos. A cidade oferece os melhores vinhos do país, uma culinária tradicional e muita história para seus turistas.

Caxias também é um importante centro comercial do Rio Grande do Sul. A cidade tem boas opções de compras em seu comércio de rua e, também, nos shoppings.

O que fazer em Caxias do Sul

Os turistas que visitam Caxias do Sul não podem deixar de apreciar a bela arquitetura colonial da cidade, com suas casas e igrejas de pedra. O roteiro de viagem também deve incluir visitas às propriedades agrícolas que produzem vinhos e uvas.

Caxias do Sul tem o título de “pérola das colônias”. A cidade realiza todos os anos a tradicional Festa Nacional da Uva, que acontece entre fevereiro e março e tem diversas atrações, entre shows, desfiles e a escolha das princesas e da rainha do evento.

Caxias do Sul é uma cidade verdadeiramente encantadora. O destino é perfeito para quem gosta de apreciar a boa culinária do sul do Brasil, com o churrasco, o vinho, os galetos e, claro, as deliciosas massas italianas.

Informações de Caxias do Sul

Roteiros do Brasil

Roteiro: Caminhos Temperados - Charme e Cultura do Sul

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Caxias do Sul, começa antes dos italianos, ainda quando a região era percorrida por tropeiros e ocupada por índios, chamada Campo dos Bugres. A ocupação por imigrantes italianos, em sua maioria camponeses da região do Vêneto ( Itália ), deu-se a partir de 1875, localizando-se em Nova Milano. Estes por sua vez, buscavam um lugar melhor para viver, no entanto, encontraram lombrados, trentinos e outros. Embora tivessem ganho auxílio do governo, ferramentas, alimentação e sementes, esse mesmo auxílio teve que ser reembolsado aos cofres públicos.
Dois anos após, a sede da colônia do Campo dos Bugres recebeu a denominação de Colônia de Caxias. No dia 20 de junho de 1890 foi então criado o Município, e a 24 de agosto do mesmo ano, foi efetivada a sua instalação. Vários ciclos econômicos marcaram a evolução do Município ao longo deste século. O primeiro deles está ligado ao traço mais forte da sua identidade: O Cultivo da Videira e a Produção de Vinho. Num primeiro momento, para consumo próprio, e mais adiante para comercialização.
No dia 1º de junho de 1910, Caxias foi elevada a categoria de cidade e, neste mesmo dia chegava o primeiro trem, ligando a região à Capital do Estado. Os Imigrantes eram agricultores porém, muitos deles possuíam outras profissões. Instalaram-se na região, urbanizando-a e dando início a um acelerado processo industrial. O município, ao longo dos anos, foi dividido administrativamente em sete distritos: 1º Distrito, Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva, e Vila Seca e conta ainda com quatro regiões administrativas: Ana Rech, Desvio Rizzo, Forqueta e Galópolis.
Na zona rural instala-se a agricultura de subsistência que se concentra na produção de uva, trigo e milho, começando a industrialização em nível doméstico. Todo o excedente era comercializado. No início, a uva e o trigo. Com o correr do tempo, a diversificação da indústria caseira para, juntamente com o processo humano da colônia, a ampliação do leque de manufaturados. Das pequenas oficinas caseiras, as grandes indústrias hoje, internacionalmente conhecidas.
Em 1976, é criada a Universidade de Caxias do Sul, núcleo da cultura sistematizada.
Caxias do Sul é hoje, o pólo centralizador da região mais diversificada do Brasil, com seus laboriosos colonos, seus vastos parreirais, suas vinícolas, seu variado parque industrial e um comércio rico e dinâmico; dando a esta terra uma dimensão ainda maior, razão essa que Caxias do Sul, a Capital da Montanha, a Pérola das Colônias, a Colméia do Trabalho é, por si só, o pólo centralizador da marca italiana no sul do Brasil.
Junto com os imigrantes, outras etnias partilharam desse caminho. Aconteceram a miscigenação e a aculturação. Cantos e linguagem, hábitos e tradições se aproximaram. Ao lado do lastro cultural itálico, convive a bela tradição gaúcha. O churrasco e o vinho, a polenta, o galeto, as macarronadas, ao som de belas letras trazidas da longínqua Itália e de outras já produzidas na terra de cá dão matizes, sonorização e sabores especiais à culinária típica desta Metrópole. É a fartura do Sul aliada ao sabor especial do tempero italiano.
É, através da Uva e do Vinho, que Caxias se notabilizou, sendo o berço do turismo do Estado quando, em 1931, lançava a maior festa do sul: a Festa da Uva. Vinhos, uvas, frio e neve, aliados ao clima europeu destas montanhas, com muita gente bonita, comida farta, hospitalidade e muitos atrativos.

Significado do Nome

Diferentes foram as denominações de Caxias do Sul, sejam elas oficiais ou aquelas, surgidas informalmente e mantidas pela tradição. A primeira denominação surge nos primórdios da imigração italiana. Em 1875, Caxias aparece nos documentos oficiais como Fundos de Nova Palmira. A denominação devia-se a sua localização, ao sul das localidades de Nova Petrópolis, Picada Feliz e Nova Palmira, antigas colônias alemãs.
Com a concentração inicial dos imigrantes recém chegados à Colônia na área que atualmente corresponde a Nova Milano - distrito do município de Farroupilha - Caxias ficou conhecida como Nova Milano ou Barracão. Esta última denominação devido à existência, no local, de uma edificação destinada ao abrigo provisório. 

Aniversário da Cidade:

1º de Junho 

Gentílico:

caxiense ou sul-caxiense

População:

435.482 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Que tal aproveitar o friozinho? É a principal característica desse roteiro singular. É também a oportunidade de desfrutar a natureza local. Atrações irresistíveis. Venha se deslumbrar com a opulência da natureza.

Clima:

Subtropical 

Temperatura Média:

16º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Caxias do Sul localiza-se na encosta superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, parte na extremidade leste da microrregião vitivinícola e parte no planalto dos Campos de Cima da Serra. Essa região também é conhecida como Roteiro da Uva e do Vinho. 

Limites:

Norte: Flores da Cunha, São Marcos e Vacaria
Sul: Nova Petrópolis e Feliz
Leste: São Francisco de Paula, Canela e Gramado
Oeste: Farroupilha. 

Acesso Rodoviário:

BR 116, BR/RS 453 

Distâncias:

Da Capital:

125 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Trilhas Urbanas

Andar pelas trilhas urbanas de Caxias do Sul é redescobrir a cidade em cada olhar.
Um olhar que revela a constante busca da harmonia entre as suas pretensões de metrópole
e seu jeito quase ingênuo de cidade do interior:
Conhecer seu patrimônio é viajar no tempo, desvendando a história guardada em antigos prédios e monumentos.
As trilhas urbanas de Caxias do Sul oferecem a você as mais variadas opções de cultura, lazer e entretenimento.

Catedral Diocesana

A Catedral de Caxias começou a ser construída em 1895, inspirada na Basílica de Santo Antônio de Bolonha, Itália. O interior do templo guarda os reflexos multicoloridos de 18 vitrais confeccionados na Alemanha. O altar-mor, feito em madeira pelo escultor Francisco Meneguzzo, completa a magnitude da matriz. Do lado de fora, as grandes escadarias do templo e a Casa Canônica, edificada em 1918, formam um belo conjunto arquitetônico. A catedral integra o cenário não menos elaborado da Praça Dante Alighieri, com seus monumentos e pisos desenhados na forma de grandes cachos de uva.

Horário de visitação:
Segunda a Sexta-feira: 8h às 20h
Sábados: 8h às 11h30min - 16h às 20h
Domingos: 8h às 11h30min - 17h às 20h

Rua Sinimbu, s/n - Centro - (54) 3221-2564

Museu da casa de Pedra

Foi construída em 1878 pela família Lucchese e transformada em museu em 1974. Ao longo de sua existência serviu de residência, albergue, sede de clube e depósito.

Em seu interior podemos encontrar objetos, utensílios e móveis usados pelos imigrantes na época da colonização. Feita de pedras irregulares rejuntadas com barro e madeira trabalhada a mão, é considerada museu vivo da América Latina.

Horário de visitação:
Terça a Domingo: 8h30min às 17h

Rua Matteo Gianela - Bairro Santa Catarina
no acesso ao Parque de Exposições da Festa da Uva.

Espetáculo Som e Luz

Inaugurado no dia 14 de outubro de 1995, tornou-se ponto obrigatório para os turistas que visitam Caxias.

Considerado um dos três melhores espetáculos do gênero do mundo, o Som & Luz está localizado num lugar privilegiado junto à Réplica que serve de cenário para contar a saga da imigração italiana.

Informações e reservas: Tel. ( 54 ) 3207-1166

Igreja de São Pelegrino

Uma das principais atrações urbanas de Caxias, a Igreja de São Pelegrino é o ponto de referência artístico da cidade.

No interior do templo você pode apreciar os magníficos afrescos de Aldo Locatelli: lateralmente, estão as quatorze estações da Via Sacra. No teto, a Criação do Mundo, a Criação do Homem, a Expulsão do Paraíso Terrestre e o Juízo Final.

No átrio, está exposta a Réplica da Pietà de Michelangelo, doada pelo Papa Paulo VI por ocasião do Centenário da Imigração Italiana.

As portas de bronze, em alto relevo, reproduzem a epopéia da colonização e foram criadas pelo artista Augusto Mürer. O templo possui uma Essa Mortuária de características únicas no Brasil, idealizada por Remo Gianella, que também idealizou o relógio das flores.

Horário de Visitação:
Todos os dias: 8h às 19h

Av. Itália, esq. Av Rio Branco, 50 - (54) 3221-2567

Monumento ao Imigrante

Símbolo de Caxias do Sul, o Monumento ao Imigrante está localizado na BR 116 - Km 150, bairro Petrópolis. As estátuas medem 4,5m de altura e foram concebidas artisticamente pelo escultor Antônio Caringi.

O casal lembra a época de 1875, quando chegaram os pioneiros da imigração italiana na região. O Monumento Nacional ao Imigrantre retrata o heroísmo, o espírito de luta e o trabalho destes colonizadores.

Horário de Visitação:
Terça a domingo, das 10h às 16h.

Telefone: (54) 3218-6112 

Caminhos da Colônia

Os Caminhos da Colônia convidam você a percorrer lugares bucólicos e pitorescos,
entre os municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha.
Além da bela paisagem, o contato com descendentes dos imigrantes italianos e suas tradições, representadas no canto, no dialeto, na gastronomia, nos produtos coloniais, artesanais e, naturalmente, com a presença de um bom vinho, paisagens, igrejas, restaurantes, vinícolas, produtos coloniais e artesanais
fazem a diferença na Rota Turística Caminhos da Colônia.

Estrada do Imigrante

A Estrada do Imigrante resgata a história do caminho que os primeiros Imigrantes usaram quando chegaram à Serra Gaúcha, no século passado. No seu entorno, permanecem ainda os costumes,
a arquitetura e a tradição original dos italianos que construíram Caxias do Sul.
Visitando o roteiro, você poderá sentir as mesmas emoções que sentiram os Imigrantes Italianos, quando aqui chegaram; poderá saborear a gastronomia típica da colônia italiana; também visitará igrejas de pedra centenárias. Participará de festas da colônia, comprará artesanato e produtos coloniais, passeará de carretão, praticará várias modalidades esportivas, tudo da região onde está a mais bela história viva da imigração italiana.

Vale Trentino

Quem visita o Vale Trentino, em Forqueta, na divisa entre os municípios de Caxias do Sul e Farroupilha, percebe que os usos, costumes e tradições italianas continuam de geração em geração.

O amor a terra e seu fruto, a UVA, transformou o Vale Trentino num passeio emocionante: belas paisagens e muitos parreirais. O visitante poderá visitar cantinas e conhecer o que acontece desde o plantio da videira até o descanso do vinho. E, é claro, degustar vinhos e sucos saborosos.

Ouvirá muitas histórias do tempo da nona, com sotaque do dialeto vêneto, como a trajetória da primeira cooperativa vinícola da América Latina, fundada em 1929, ou a instalação da Estação Férrea em Forqueta, em 1908.

Venha conhecer o Vale Trentino e descubra a alegria de viver nas coisas simples desta gente hospitaleira, sua gastronomia e principalmente nos seus saborosos vinhos

Criúva

Criúva, distrito de Caxias do Sul, está localizado na Encosta Superior Nordeste do Rio Grande do Sul, distante 54km da sede do Município. O acesso, todo pavimentado, é pela BR116, passando pelo município de São Marcos, via RS 315. Seu clima é subtropical e sua altitude é de 850 metros acima do nível do mar. Possui uma população com cerca de 2.000 habitantes, onde a principal economia é a pecuária.

Além da farta cultura trazida pelo tropeirismo, o distrito de Criúva é privilegiado pelas belezas naturais que podem ser encontradas em seu interior. A localidade é rica em vales, rios, cascatas e matas nativas,
com um povo alegre e acolhedor.

A comunidade oferece produtos turísticos como caminhadas educativas na mata, passando por esportes radicais, visitas em agroindústrias, o churrasco na vala, passeios a cavalo e o convívio permanente com as tradições gaúchas.
 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Fevereiro

 -  Festa de São Bráz - Festa religiosa - missa e almoço colonial
Local: São Bráz da 4ª Légua - Galópolis

 -  Festa em Honra a Santa Lúcia
Missa, Olimpíadas Colônias, Almoço Colonial
Local: Igreja e Salão paroquial de Santa Lúcia

 Fevereiro/Março

- Festa da Uva - A Festa da Uva, ou Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, é uma festa brasileira da cultura italiana e da produção agro-industrial regional que acontece a cada dois anos no município de Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul. A próxima edição será em: 16 de fevereiro à 04 de março de 2012.

Celebrar a vindima: esse era o objetivo da primeira festa agrária realizado em Caxias do Sul, na década de 30. O dia 07 de março de 1931 foi marcado por uma exposição discreta e elegante de uvas, na sede do Recreio Cruzeiro (esquina Visconde de Pelotas com a Sinimbu). Quem esta acostumado com carros alegóricos desfilando pelas ruas de Caxias, confraternizações festivas e bailes de gala, que representam a festa de hoje, ficaria surpreso em visitar a cidade nesta data.

 Março

-  Festa da Colheita - Festa Típica - Missa e almoço colonial
Local: São Pedro da 3ª Légua - Galópolis

 -  Festa de São Pelegrino - Missa e almoço colonial
Local: Igreja Matriz de Forqueta

 -  Festa da Gruta - Festa Religiosa - Missa e almoço colonial
Local: 3ª Légua - Galópolis

 -  Festa de Nossa Senhora de Lourdes - Missa e Almoço colonial
Local: Igreja Matriz - e Capelas Tunas Altas- Vila Olíva

 -  Festa de São José - Festa Religiosa - Missa e Almoço Colonial
Local: São josé da 4ª Légua - Galópolis

 Abril

 - Homens na Cozinha - Evento  Gastronômico de Caráter beneficiente, onde autotridades, empresários e pessoas de destaque social transformam-se em verdadeiros Homens na cozinha.
Local: Centro Poliesportivo do SESI-Bairro Fátima

 - Festa de São Jorge - Cavalgada e Baile
Local: Mulada

 - Festa de Santo Expedito - Missa Procissão e almoço típico colonial
Local: Forqueta

 - Festa em honra ao Pe. Cristóvão de Mendonza - Missa com benção da saúde na fonte. Almoço colonial
Local: capela Água Azul - Santa Lúcia do Piai

 - Festa do Divino - Cavalgada, Missa e Almoço Colonial
Local: Vila Seca

 Maio

 - Semana de Ana Rech - Apresentações, palestras, almoço e festa típicos.
Local: Ana Rech

- Festa do Divino - Local: Criúva

- Festa de N. Sra. de Caravaggio e Dia das Mães - Almoço Típico Colonial
Local: Comunidade Viva Maria

- Festa de Nossa Senhora do Caravágio - Missa e Almoço Colonial
Local: Capela Flor do Campo - Vila Olívia

- Festa da Padroeira - Missa e Almoço Típico Colonial
Local: Ana Rech

- Festa de Nossa Senhora - Festa Religiosa - Missa e Almoço Colonial
São João da 4ª Légua

-  Festa de São Gotardo - Missa e Almoço Colonial
Local: São Gotardo - Vila Seca

- Festa em honra a Nossa Senhora de Caravágio - Missa e Almoço Colonial
Local: Capitel de Caravágio - Sta Lúcia

- Festa de Nossa Senhora de Caravaggio - Missa e Almoço típico colonial
Comunidade Caravaggio 3ª Légua - Vila Cristina

 Junho

- Festa em Honra a Sto. Antônio - Missa e Almoço Típico Colonial
Local: Cerro da Glória - Vila Cristina

- Festa de São Pedro - Festa Religiosa - Missa e Almoço Colonial
Local: Galóplis

- Festa em Honra ao Sagrado coração de Jesus - Missa e Almoço Colonial
Local: Capela Camaldoli - Santa Lúcia do Piaí

 - Festa de Santo Antônio
Missa e Almoço Colonial
Local: Capela Sto Antônio Criúva

- Festa de Santo Antônio - Missa e Almoço Colonial
Local Forqueta

- Festa em honra a Santo Antônio - Festa Típica com procissão, Missa e Almoço Colonial
Local: Fazenda Souza Matriz

- Festa de São João - Missa e Almoço Colonial
Local: Capela São João - Criúva

- Festa em honra a São joão - Missa e Jantar dançante
Capela Linha Gonzaga - Santa Lúcia do Piaí

- Festa em honra a Sto Antônio - Missa com procissão e Almoço Colonial
Local: Capela Sto. Antônio - santo Antônio - Santa Lúcia do Piaí

- Festa em honra a São Paulo e São Pedro - missa e Almoço Colonial
Local: Capela de São Paulo - Santa Lúcia do piaí

 Julho

- Festa do Colono - Missa e Almoço Típico Colonial e reunião dançante
Local: Sebastropol - Vila Cristina

- Festa do Agricultor - Festa Típica - Missa e Almoço Colonial
Local: São joão da 4ª Légua - Galópolis

- Festa do Agricultor - Festa Típica - Missa e Almoço típico Colonial
Local: Ana Rech

- Festa do Vinho Novo - Missa e Almoço Colonial
Local: Forqueta

- Festa em honra a Nossa Senhora do Carmo - Missa almoço colonial, Reunião dançante
Local: Santa Lúcia Sede

- Festa do Agricultor - Missa e procissão de tratores da Igreja Matriz até a Capela de Santo Izidoro. Onde haverá benção dos tratores e almoço colonial.

 Agosto

- Festa da Colheita - Missa Almoço típico Colonial
Local: Barros Pimentel - Vila Cristina

- Festa em honra a São Roque - Festa típica com procissão, missa e almoço colonial
Loca: Capela São Roque - Fazenda Souza

- Exposição de Orquídeas (anual)

 Outubro

 - Mercopar - Local: Pavilhões da Festa da Uva

 Dezembro

- Encanto de Natal - Local: Ana Rech

- Natal Esperança - Local: Santa Lúcia do Piai   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3218-6000 / 6012

Sites: http://www.caxias.rs.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODOVIÁRIO - CAXIAS DO SUL

Rua Ernesto Alves, 1341
Telefone: (54) 3218-3000
E-mail: [email protected]

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3289-0500

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (54) 3223-1333

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.caxiasdosul.tur.br

www.citybrazil.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Caxias do Sul

ja vivi 30 anos em caxias do su,agora vivo em são paulo a mais de um ano,mas posso afirmar com toda certeza...o céu daí é mais azul.Amo caxias,e o dia q eu puder eu volto pra minha terra.
Por: sandra

Eu moro em caxias faz 13 anos e amo morar aqui!!naum tro essa cidade por nada...
Por: Carina

morei em Caxias de 95 a2003,cidade linda, maravilhosa,cheia de vida,me acolheu muito bem deixei ai muitos amigos e familiares e trago muitas saudades,espero muito breve voltar e abraçar esta cidade que guardo no coraçao. Moro atulmente em Francisco Beltrao,Pr
Por: Neoci Ogliari Felippi

Eu nao sou caxiense,morei em Caxias do Sul por um ano,e simplesmente "amei" cx,é uma cidade maravilhosa,muito limpa,enfim é dimais
Por: Daiana da Luz

para voce passar alguns dias agradáveis venham conhecer e prestigiar a FESTA do PINHÂO em VILA SECA, distrito de CAXIAS do SUL,de 05 a 13 de junho de 2010,contamos com suas presenças.muita comida típica de nossa região ,á base de pinhão,atrações todas as noites e sábados e domingos o dia inteiro e café campeiro.
Por: Marines Boff Rech

Sou Natural do Estado de Alagoas. Mas em 1987, tive a felicidade de morar em CAXIAS DO SUL, na oportunidade estudava no seminário dos padres e irmãos paulinos, no bairro São Ciro. Confesso que amei viver em Caxias. Hoje me encontro em Alagoas. Mas, se pudesse iria para Caxias do Sul, pois, é uma cidade maravilhosa. Feliz é quem vive em CAXIAS DO SUL.
Por: Antonio Cláudio dos Santos

A essência do progresso urbano compartilhado com as belezas da serra gaúcha enfeitada culturalmente pelos descendentes de imigrantes italianos que com maestria produzem os bos vinhos. Obrigatório conhecer a região.
Por: Pedro Martim Kokuszka

cidade maravilhosa muit o linda mesmo quero conhecer todos esses lugares um dia
Por: elaine bonkoski

Amo Caxias !!!! Nasci,viverei e morrerei aqui!!!Cidade linda,povo maravilhoso,honesto e trabalhador.
Por: Bruno roberto caldarrt

Capital Europeia do Brasil, rica em diversidade cultural, a mais bela da região sul, onde o passado e o presente convivem em harmonia, ah que saudades! Morei em Caxias 1970/1977...que mora no meu coração.
Por: gilvan molina

Sou do Sul de Minas,desde 2004,visito Caxias todo ano.Adoro,e uma cidade maravilhosa,limpa,comercio otimo.Adoro visitar as cidades ao redor.As paisagens sao maravilhosas,e tudo de bom.A gastronomia e muito boa,o vinho excelente.Estou esperando o dia de voltar,se Deus quiser em fevereiro para a festa da uva de 2012.
Por: clarice de oliveira

lugar lindo e maravilhoso amei conhecer esse lugar e agora voltarei sempre
Por: neuma

Estive em caxias em março de 20ll,visitei igrejas catolicas,vinicolas,restaurantes e andei pela cidade,admirando o que há de mais bonito,Cidade e povo maravilhosos.
Por: Alcyr Reis

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caxias do Sul
Fundação:
1890
Altitude:
817m
População:
349.581 habitantes
Área:
1.588,4km²
Densidade Demográfica:
220,08hab/km²
CEP:
95000-000

Envie seu comentário sobre Caxias do Sul

banner