Capão da Canoa

Capão da Canoa-RS
banner

Bem-vindo a Capão da Canoa!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Capão da Canoa e muitas outras opções de hospedagem na cidade Capão da Canoa. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Capão da Canoa.

A cidade de Capão da Canoa, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1982. A localidade está em uma altitude de 6m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 27.494 habitantes. A área total de Capão da Canoa é de 96,7km², e sua densidade demográfica é de 284,32hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Capão da Canoa-RS é 95555-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Muito se engana quem pensa que o estado do Rio Grande do Sul só tem frio o ano inteiro. Na verdade, a região conta também com o seu próprio litoral, que está repleto de atrativos que só a parte sul do mapa consegue nos proporcionar.

A cidade de Capão da Canoa, no litoral gaúcho, é uma das mais requisitadas quando o assunto é praia boa no estado. O local reúne não só brasileiros, como também uruguaios e argentinos que adoram passar o verão na praia.

Um dos grandes diferenciais de Capão da Canoa vai para a orla que abriga suas praias. Ao longo da mesma é possível encontrar muitos grupos de amigos, familiares e outros que fazem a festa na região, repleta de bares, restaurantes com comida típica gaúcha e assim por diante.

A praia mais famosa de Capão da Canoa é a praia de Atlântida, que conta com muitos bares e por conta disso, fica lotada na alta temporada pelo público mais jovem. Os amantes de surf também encontram o que procuram em Atlântida.

Por outro lado, para os que procuram por sossego, como pode ser o caso das famílias, por exemplo, o destaque vai para a praia de Xangri-lá: ela é ótima para as caminhadas, para a prática de frescobol e conta com uma areia bem batida, além de mar bonito e calmo.

Mas nem tudo em Capão da Canoa pode ser feito à beira-mar. Aos que vão ao destino com as crianças, uma boa opção é o Acqua Lokos, um ótimo parque temático que reúne não só toboáguas e piscinas (todas térmicas e algumas contam até com ondas!), como também passeios de kart, pedalinhos, botes, roda-gigante, charretes, cavalos e até mesmo uma divertida montanha –russa aquática. E, quando o período noturno chega, o burburinho fica por conta das danceterias e demais baladas que também estão localizadas na região da orla.

Capão da Canoa é uma cidade que foi fundada por imigrantes tano italianos quanto alemães e, por isso, sua gastronomia foi contemplada como uma mistura entre europeus e gaúchos. Frutos do mar, cafés coloniais e sanduíches típicos como os chivitos e panchos não podem faltar na sua visita à região.

Informações de Capão da Canoa

Roteiros do Brasil

Região Litoral Norte Gaúcho

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Capão da Canoa, floreceu por volta de 1900 com o nome de Arroio da Pescaria, época em que os primeiros ranchos começaram a se agrupar à beira mar. O local abrigava, além de pescadores, também alguns aventureiros. Por vezes o local era visitado por tropeiros, fazendeiros e viajantes.

Mais tarde, por volta de 1920, começaram a chegar os primeiros veranistas oriundos da serra gaúcha e também de Porto Alegre, os maiores frequentadores eram os descendentes das colônias alemãs e italianas, por volta de 1940 a colônia israelita também começou a se fazer presente em bom número. O nome de Arroio da Pescaria, só começou a desaparecer na década de 40, quando alguns entendem que surgia a denominação Capão da Canoa.

Pelo Ato Número 073 de 1° de fevereiro de 1933, Cornélios surgiu como 6° Distrito de Osório, onde estava incluída também a Vila de Capão da Canoa. Em 1952 o 6° Distrito de Osório, Cornélios foi transferido para Capão da Canoa. A emancipação do município caponense, veio trinta anos depois pela Lei 7.638, de 12 de abril de 1982.

Oririgem do Nome

Na verdade, o nome Capão da Canoa, já existia no interior de uma fazenda de propriedade da família Nunes, na extensão da praia de Xangri-lá (hoje município de Xangri-lá) com fundos para a Lagoa das Malvas, pois este, eram quem davam apoio aos visitantes que passavam ou vinham veranear. Com o tempo este lugar passou a ser conhecido, fazendo com que o velho nome Arroio da Pescaria desaparecesse, dando espaço para Capão da Canoa.

Aniversário da Cidade

12 de Abril

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

O clima encontrado no município é temperado (subtropical úmido) - ameno e saudável.

Temperatura Média

A temperatura varia entre 6 e 18 graus nos meses mais frios e 28 e 38 graus no verão.

hspace=0 COMO CHEGAR

Acesso Rodoviário

BR-101 / RS407
BR-290 / RS389 (Estrada do Mar)
RS486 (Rota do Sol)

Localização

Capão da Canoa, encontra-se na planície costeira do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Limites

Terra de Areia, Maquiné, Xangri-lá e Oceano Atlântico

Distâncias

Curitiba:650 Km;  Florianópolis: 366 Km; Porto Alegre: 130 Km; Rio de Janeiro: 1.478 Km; São Paulo: 1.049 Km

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Mar

São 17,2 km de mar aberto ao ladoleste do município.

Lagoa dos Quadros

Está a oeste do município, na divisa com Maquiné

CTG João Sobrinho

Localiza-se na Tapera dos Quadros - A 10 km da sede - Possui invernadas artísticas e um parque de rodeios.

Fazenda dos Acquas Lokos

Localizado a 155 km de Porto Alegre, na Estrada do Mar, km 50 (Arroio Teixeira). O parque possui restaurante, lanchonetes, e atrativos inovadores como: barco viking; lençol dágua; minhocão; parede de montanhismo; passeio a cavalo e charrete; pedalinhos; piscinas (adulto, infantil, hidromassagem, com ondas; rampa (adulto, infantil, molhada) rio com água corrente; tobogã de bóias; toboáguas; fazenda; corredeiras; parque de diversões; parque coberto com água aquecida; segunda maior montanha russa em madeira do Brasil. Informações pelo fone: (51) 3625-2992 e e-mail

Marina Park

Localizado a 155 km de Porto Alegre, na Estrada do Mar, km 35. O parque possui o Vale dos Dinossauros, pavilhão fechado para dias de chuva, transporte gratuito partindo de vários municípios, restaurante, lanchonetes, bar, sorveteria e atrativos inovadores: pedalinho; free fall; piscinas; áreas de camping, esporte, marina; toboáguas; kamikase; rampa lenta e rápida; rio de correnteza. Funcionamento: alta temporada - diariamente das 10h às 19h; baixa Temporada - de terças a domingos, das 10h às 18h. Informações pelos fone: (51) 3625-3049

Rota Caminho das Águas

Lagoas, rios, dunas, cascatas, rochedos, matas e mar ostentam toda a imponência desta terra maravilhosa situada no litoral do Rio Grande do Sul. Municípios participantes: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Xangri-lá. Informações: Associação dos Municípios do Litoral Norte - Fone:(51) 3663-2300 (Fabiano)

Praia Capão Novo

Distante 9 kms. ao norte de Capão da Canoa, com acesso pela Interpraias ou pela Estrada do Mar. É uma praia planejada, moderna. Possui uma área comunitária à beira do mar, com clube social, canchas de esporte, pistas de patinação, de bicicross, palco de eventos, lojas, bares e restaurante.

Arroio Teixeira

Arroio Teixeira dista 14 quilômetros ao norte de Capão da Canoa e Curumim, 17 kms. São ligadas pela Estrada do Mar. São praias urbanizadas, com todos os serviços.

Praia do Barco

Praia do Barco, Jardim Beira Mar, Guarani, Arco Iris, Araçá são outras praias pertencentes ao município. Ao norte de Capão da Canoa situa-se ainda a chamada Zona Norte.


 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Capão da Canoa

 

 

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (51) 3625-2112 - Ramal 274

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Hospital Santa Luzia
Endereço: Rua Dom Luiz Guanella, 2864 - Telefone: (51) 3665-2391

- Posto de Saúde - Capão Novo
Telefone: (51) 3621-1839

 

 

hspace=0 Estação Rodoviária:  Rua Dois Irmãos, nº 303 - Tel.: (51) 665-2630

 

 

 

 

Créditos

Inormações e fotos

Sites: www.riogrande.com.br

 

Comentários de Capão da Canoa

MOREI MUITOS ANOS EM CAPAÕ, POR MOTIVOS DE TRABALHO VIM PARA SAO PAULO. È UMA CIDADE LIMPA,TRANQUILA. SEUS MORADORES SÃO HOSPITALEIROS. ADORO CAPÃO. QUANDO ME APOSENTAR COM CERTEZA VOLTAREI A MORAR NA MINHA QUERIDA CIDADE QUE É CAPÃO DA CANOA. QUERIDA.
Por: FLAVIA RAQUEL ÁVILA DE OLIVEIRA

moro em arroio teixeira ha 20 anos . conheço capão muito bem sou natural de são leopoldo ,quando vim pra ca eu tinha 16 anos meus irmãos moram em capão da canoa nas mediaçoês da avenida ruda . Hoje tenho a certza que aqui é a melhor cidade pra se viver no rs . olha que conheço varias cidades
Por: ADEMIR

adoro capão ja faz tempo q vaou pra praia tdo de bom e logo logo estarei por ai denovo.....
Por: lisandra dos santos

Nunk fui me Capão mas estou aqui procurando um lugar legal para ficar por alguns dias neste lugar que muiots falam, que é muito bom...
Por: rebeca

um excelente local para passar as férias com a familia!
Por: Julia

Eu veraneio todo ano nessa maravilhosa praia que e capao da canoa mais precisamente na praia do barco nessa praia temos um complexo de moradores atrivos,mercados,bares,restaurantes,sorveterias e hoteis eu amo essa praia e nao abro mao dela espero que voces tambem gotem e aproveitem bem.
Por: Giovane do nascimento gomes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Capão da Canoa
Fundação:
1982
Altitude:
6m
População:
27.494 habitantes
Área:
96,7km²
Densidade Demográfica:
284,32hab/km²
CEP:
95555-000

Envie seu comentário sobre Capão da Canoa

banner