Canela

Canela-RS
banner

Bem-vindo a Canela!

banner

Comece planejando a sua viagem para Canela utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Canela e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Canela.


Canela é uma cidade do interior do Rio Grande do Sul que, juntamente com Gramado, forma um dueto de cidades que despontou para o turismo nacional há algum tempo e, atualmente, é um dos principais destinos turísticos do Brasil, principalmente no Natal. São poucos anos de vida como cidade independente (foi fundada em 1944), mas são muitas histórias e atrativos para que o visitante tenha muito que fazer e se encante pela cidade.

Canela, nos três meses que antecedem o Natal, vira parada obrigatória para os turistas que visitam Gramado. Em tese, a cidade de Gramado é a principal, as pessoas procuram por ela e geralmente compram pacotes para lá. Porém, Canela ganha muitos destes turistas por conta da lotação dos hotéis em Gramado e, também, por conta dos preços, ligeiramente menores do que na cidade vizinha.

As atrações, principalmente as naturais, não faltam. Podem-se destacar três principais locais em que as pessoas mais visitam na cidade: o Parque do Caracol, o Parque da Ferradura e a Catedral de Pedra. O Parque do Caracol conta com uma queda d’água que proporciona uma ampla visão da beleza da natureza, trilhas em várias direções, churrasqueiras, observatório e, é claro, animais belíssimos com os quais é possível fazer contato muito próximo durante o passeio.

O Parque da Ferradura, chamado assim por conta do seu formato, é onde o Rio Santa Cruz corta o parque, formando um grande cânion de 420 metros de altura. Aqui, a interação com a natureza é ainda mais intensa, sendo possível chegar muito próximo dos quatis e outros animais silvestres.

A Catedral de Pedra de Canela, igreja construída ao longo de três décadas, no século XX, é uma igreja com 65 metros de altura, revestida de pedra de basalto, em homenagem a Santa Maria de Lourdes, padroeira da cidade. É um dos pontos mais visitados do Rio Grande do Sul. Não deixe de conhecer Canela, principalmente no Natal, quando o turismo se aquece e a cidade fica linda. E, para aproveitar ainda mais o passeio e as belezas naturais da cidade, realize os diversos outros roteiros naturais e culturais que Canela tem a oferecer!

Informações de Canela

Roteiros do Brasil

Roteiro: Caminhos Temperados - Charme e Cultura do Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Seu grande desbravador e incentivador foi o coronel João Corrêa da Silva, que trouxe a ferrovia e investiu nela. O pequeno povoado que se formou era constituído de famílias de imigrantes italianos e alemães e, com o início das atividades industriais, logo tornou-se passagem obrigatória entre os Campos de Cima da Serra e Porto Alegre. O roteiro conduzia os tropeiros à capital para vender seus artigos e também a vinda de mascates que subiam a serra para vender seus produtos nas fazendas. Canela proporciona integração entre o homem e o meio ambiente, convidando você a visitar as suas belezas e desvendar sua geografia. 

Significado do Nome:

A denominação do município teve origem em uma árvore caneleira, sob a qual os tropeiros descansavam e faziam suas pousadas no século passado. 

Aniversário da Cidade:

28 de Dezembro

Gentílico:

População:

 habitantes - censo IBGE/201

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima:

Subtropical 

Temperatura Média:

15°C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Porto Alegre: RS-235

Localização:

Município da Microrregião Hortênsias do Estado do Rio Grande do Sul

Limites:

Norte: Caxias do Sul, Sul: Três Coroas, Leste: São Francisco de Paula, Oeste: Gramado

Acesso Rodoviário:

RS-235, RS-466

Distâncias:


Da Capital:

122 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Cultura e Lazer:

Principais Pontos Turísticos:

-Catedral de Pedra

  -Igreja Nossa Senhora de Lourdes, teve sua construção iniciada em 1953, em basalto, no estilo gótico inglês, possui uma torre de 65m de altura composta por um carrilhão de 12 sinos.

-Monumento a Integração

  -Foi criado pelo escultor Carlos Tennius para marcar a vinda dos presidentes dos países do Cone Sul: Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. A obra reforça o sentimento de amizade e parceria entre os países vizinhos.

-Aldeia da Mamãe e Papai Noel

  -Conheça uma casa de 1916, toda decorada com motivos natalinos, onde a Mamãe Noel recebe seus visitantes o ano todo. Conheça sua casa e brinque com os animais.

-Museu Castelinho Caracol

  -Construído entre 1913 e 1915 pelo casal Pedro Carlos Franzen e Luiza Sommer. A técnica idealizada pelo construtor austríaco F. Schubert utilizou um sistema de encaixes e parafusos que dispensa o uso de pregos. 

-Parque das Corredeiras

  -Os esportes radicais são destacados nesse parque. O Rio Paranhana atrai visitantes para prática do rafting.

-Morros Pelado, Queimado e Dedão

  -O Morro Pelado, localizado a 6 km da cidade, proporciona uma das vistas mais espetaculares da região, com visão de 180 graus, você observa uma paisagem ímpar de horizontes longínquos. Sua geografia é perfeita para esportes radicais.

-Barragem e Usina dos Bugres

  -Com uma bacia de acumulação de 245.000 m3 de água proveniente do Rio Santa Maria. Tem 182m de comprimento e 27m de altura. A usina foi inaugurada em 1954, com uma potência de 11.500 kw. Está situada a 20 km da sede, na localidade denominada Bugres.

-Usina Hidrelétrica da Canastra

  -Construída em 1957, com uma potência de 34.000 kw, alimenta Canela e Gramado e, através da subestação de Taquara, parte do Litoral ( Localiza-se a 11 km da sede do município.

-Parque das Sequóias

  -Situado em uma área de 10 ha, apresenta uma coleção de coníferas(árvores com frutos em forma de cones) do mundo,onde se destacam as sequóias e a gingo biloba. Do parque saem roteiros de trekking, mountain bike e hipoturismo. Funciona diariamente, das 9h às 18h.

-Parque do Pinheiro Grosso

  -No coração da mata nativa, existe uma araucária nativa de aproximadamente 700 anos, mede 42 m de altura e 2,75 m de diâmetro. Uma passarela de madeira permite o acesso fácil ao local, no interior da mata nativa. Localiza-se na RS 466, estrada Canela-Gramado.

-Floresta Encantada do Caracol

  -De frente para a Cascata do Caracol, com extensão de 405m, possui um teleférico que leva o visitante a um mirante, com vista para a cascata e para o Vale da Lageana. O parque contempla esportes radicais como trekking, mountain bike e canyoing Localiza-se na Estrada do Caracol, Banhado Grande, 450.

-Parque do Caracol

  -Abriga a Cascata do Caracol, formada pelo arroio de mesmo nome, que despenca de uma altura de 131m cercado de rochas de formação basáltica, formando um conjunto paisagístico de rara beleza. O parque está situado a 7 km da sede, com moderna infra- estrutura, com restaurante, área de lazer, feira de artesanato e trilhas ecológicas auto interpretativas mantidas pelo Projeto Lobo-Guará. Outra atração localizada é a escada de 927 degraus que conduz até a base da cascata e o observatório ecológico, um elevador panorâmico com vista de 360 graus. Também pode-se passear no trem da Estação Sonho Vivo.

-Parque Laje de Pedra

  -Passeia-se por ruas arborizadas e belos jardins. Esse caminho conduz o visitante a comtemplar o Vale do Quilombo, uma das mais belas paisagens da região. De seu mirante,observa-se um horizonte de montanhas e vales.

-Parque da Fazenda da Serra

  -Localizado na RS 476, nº 820/Bairro Saiqui é uma área verde natural, com lagos, quadra de esporte, piscina e parque infantil. Nela pode-se andar a cavalo e de charrete, conhecer a gastronomia gaúcha, o processo de ordenha e fabricação de queijos, bem como Centro de Treinamento e Criação de Cavalos Crioulos.

-Parque do Saiqui

  -Local de excelente arborização, com infra-estrutura para camping. Tem uma área de 25ha e esta apenas 7km da sede.

-Off Road & Jeep Tour - Turismo Aventura

  -Trilhas, à primeira vista intransponíveis, são facilmente percorridas pelos veículos. Conheça lugares ainda desconhecidos por muitos, intercalando caminhos de pura beleza com outros que mostrarão a perícia do piloto.

-Alpen Park

  -A principal atração do parque é um equipamento de trenó para descida de montanha, o Alpine Coaster, importado da Alemanha.O parque possui uma pista de aproximadamente 950m, especialmente construída para o passeio de trenós. Com a distância de 360m. de descida de montanha e curvas fechadas, o trajeto é diversão garantida para toda a família.Os trenós, para uma ou duas pessoas, são extremamente seguros e têm freios individuais controlados pelos próprios usuários. Localiza-se na Estrada São João, 901.

-Mundo a Vapor

  -Paris, 1895
Uma locomotiva desgovernada colide contra a parede da estação, atravessando-a e precipitando-se na rua.
Este famoso acidente ferroviário, reconstituído de forma impactante, é apenas o começo das atrações que o aguardam no Parque Temático Mundo a Vapor.
O Mundo a Vapor foi uma idéia pioneira, que surgiu desde 1939 através da Família Urbani. Inspirados pela temática das máquinas a vapor, que transformaram o mundo desde a Revolução Industrial, colocaram em prática a sua utilização em réplicas perfeitas e exclusivas, fabricadas artesanalmente, sendo únicas no mundo
.

-Cavalgada- Turismo Aventura

  -O andar a cavalo, além de relaxante, é o ideal para percorrer grandes distâncias e respirando o ar puro da mata, desfrutar do clima de integração e amizade entre os participantes do passeio. Conheça e desfrute, junto à sua família, percorrendo por seguras trilhas, as paisagens serranas.

-Mountain Bike - Turismo Aventura

  -As trilhas e caminhos oferecidos pela cidade são perfeitos para o contato com a natureza e para libertação do stress do dia-a-dia. Com várias opções de trajetos, desde os mais tranquilos até os mais radicais, todos podem desfrutar deste agradável esporte.

-Passaporte dos Parques- Turismo Aventura

  -Com o Passaporte dos Parques, você visita , de maneira prática e econômica, as atrações turísticas de Canela. Ingresse em parques temáticos, museus, fazendas e em inúmeras outras atrações apaixonantes.

-Rafting- Turismo Aventura

  -Água, muita água te espera num dos esportes de aventura mais populares do Barsil. A região destaca-se pela qualidade dos rios e sua água cristalina que percorre a impactante Mata Atlântica. No Rio Paranhana, consideraod uum dos melhores do País para a prática do esporte, desfrute de momentos de muita adrenalina e emoção.

-Rapel, Cascading e Escalada - Turismo Aventura

  -Utilizando cordas e equipamentos de segurança, esteja pronto para explorar, subindo ou descendo, ocais onde você nunca imaginou estar. Sinta a força da água e refresque-se nas mais belas cachoeiras da região. Em diferentes níveis de dificuldade, à disposição de iniciantes ou experientes para a prática do esporte, seja recompensado com uma arrebatadora sensação de vitória, aliada é claro, a uma vista espetacular.

-Tirolesa e Pêndulo - Turismo Aventura

  -Percorra através de cabos aéreos, locais cuidadosamente escolhidos para que você desfrute da vista inigualável de rios e cachoeiras da região, ou radicalize, amarrado em uma corda jogando-se de uma ponte para a mais pura adrenalina.

-Treinamento Empresarial - Turismo Aventura

  -O treinamento empresarial junto à natureza é amplamente utilizado pelas empresas para estimular em seus colaboradores habiliaddes como: iniciativa, criatividade, liderança, competitividade, organização, trabalho em equipe e tomada de decisão. mesmo sem perceber, os participantes, através do contato com a natureza e a integração entre os componentes do grupo são convidados a promover transformações a nível racional, fésico e emocional.

-Trekking - Turismo Aventura

  -Em trilhas estruturadas e seguras, caminhe e descubra a natureza em detalhes. Praticado por pessoas em qualquer idade, o trekking é a mais acessível de todas as atividades. Canela oferece diversos parques para sua prática, onde se pode observar a mata nativa e pequenos animais.

-Vôos panorâmicos e Livres - Turismo Aventura

  -Imagine sobrevoar todos os pontos turísticos, tendo uma visão única e diferente. Encante-se com as belezas naturais da região, decolando de uma pista situada próxima ao centro da cidade de Canela e emocione-se com a vista privilegiada.

-Missa do Turista

  -Todos os domingos, as 10h30min, uma missa especial com bênção para os turistas. Na Igreja de Pedra, todo o ano.

-Teleférico

  -Com vista frontal para a cascata do Caracol, em sua extensão de 415m, o teleférico leva o visitante a mirantes com vista para a cascata e para o Vale da Lageana. No parque, há também belvederes, playground e trilhas ecológicas.

-Rota Romântica

  -É um caminho de 273 Km, composto por 13 municípios de colonização alemã no Rio Grande do Sul. Podemos desfrutar da rica arquitetura germânica, da gastronomia, com seus deliciosos cafés coloniais, da alegria dos Kerbs e festas típicas, além das belezas naturais da região da serra.
Municípios participantes:Canela, Dois Irmãos, Estância Velha, Gramado, Ivoti, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São Leopoldo.

-Parque Fazendada Serra

  -O Parque está situado na rodovia RS 476, nº 820, no Bairro Saiqui. É possível participar da lida campeira, passeio a cavalo, galpão com fogo de chão, passeio de charrete, açudes/rios/lagos p/ banho, quadra de esportes, serviço de alimentação e Um dia na Fazenda.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANELA

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3282-4077 -  Fax: (54) 3282-1289

Sites:

SUB-PREFEITURA:

Atividades da Subprefeitura:

-Saúde:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3282-1287/3230/3035 - Fax: (54) 3282-2200

Rodoviaria de Canela

Telefone: (54) 3282-1375

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

Telefone:(54) 3282-4344

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:

Créditos: Informações e Fotos:

-www.canela.com.br

- www.canela.rs.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários de Canela

olá já fui nessa cidade CANELA é perto de gramado-rs gostei do meu passeio !!! fui em todos os parques que tinha em gramado e canela fui o parque da ferradura ,no parque do caracol,fui no parque mini mundo e outros....... adorei muito ... mande a resposta pra mim obrigada !!!!!! agradeci por tudo .... bom final de semana pra vcs.....o problema é que eu não conheço vcs mas bom final de semana ....! mande a resposta pra mim !!!!!! obrigada por tudo !!!!!!!!!
Por: janaina taquini

Simplesmente fantástica. Visitem. Inesquecível com cenários cinematográficos. Paisagens européias.
Por: Pedro Martim Kokuszka

Sou morador desta Cidade Maravilhosa aonde a Natureza é o que temos de mais importante a oferecer aos turistas. Hospitalidade e respeito é marca registrada do nosso povo. VALE APENA NOS VISITAR.
Por: Alcimar Alano

Muito bom, até o o ar aqui é melhor, natureza exuberante e paisagens extraordinárias. Gastronomia farta e de qualidade, vale muito a pena
Por: Osmar Dias

que lugar lindo, perfeito pra uma lua de mel so me falta o marido
Por: GENEVIA OLIVEIRA SILVA

Canela é um destino para o ano todo ! Sempre tem muitas opções de passeios ! A gastronomia é ótima ! Os parques são sensacionais e o clima friozinho junto com a exuberante natureza são contagiantes .É um lugar para ficar e voltar várias vezes!
Por: Dkb

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Canela

Envie seu comentário sobre Canela

banner