Campo Bom

Campo Bom-RS
banner

Bem-vindo a Campo Bom!

banner

As melhores pousadas em Campo Bom podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Campo Bom, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 29m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 52.068 habitantes. A área total de Campo Bom é de 59,9km², e sua densidade demográfica é de 869,25hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Campo Bom-RS é 93700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Campo Bom

Roteiros do Brasil

Região Grande Porto Alegre

Microrregião Vale do Rio dos Sinos 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história do município iniciou-se em 1825, com a chegada dos colonos alemães. Esse período de colonização, onde as principais atividades eram a agricultura de subsistência e a indústria artesanal, estendeu-se até 1926. Veio então, o período de transição, quando passou a categoria de vila, com a realização de algumas obras públicas que contribuiram para a diversificação das indústrias e serviços. O período de urbanização veio em 1959, juntamente com a emancipação, quando deixou de pertencer a São Leopoldo devido a prosperidade econômica. Durante esta transição a economia também passou por diversas fases. As atafonas, as olarias e as indústrias calçadistas formaram esta processo. Atualmente não há mais atafonas; ainda tem grandes olarias, mas é o calçado o responsável pela maior parte da economia, tanto em nivel de indústria como de comércio.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

31 de janeiro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

 


57 km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

PRÉDIO DA PREFEITURA

Edificação com linhas modernas e cinco pavimentos. Localiza-se na parte central da cidade, na Av. Independência, 800.

LARGO IRMÃOS VETTER

Criado para a prática de atividades culturais e recreativas da comunidade e região. Mostra o perfil inovador do município que buscou preservar todos os elementos e estruturas originais, valorizando os símbolos do passado.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DR. LIBERATO

Prédio histórico com grande apelo cultural. Foi edificado entre 1934 e 1935 pra servir de estação ferroviária. Em 1963, a estação foi desativada e o prédio foi utilizado pela comunidade, abrigando a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. Atualmente abriga a Biblioteca Pública.

MONUMENTO DO SAPATEIRO

Criado pelo artista Ernesto fFederico Scheffel em 1981, em homenagem ao primeiro sapateiro, figura anônima que representa o pioneirismo da produção e do desenvolvimento da cidade.

MONUMENTO DAS TÁBUAS DA LEI (OS DEZ MANDAMENTOS)

Monumento na Praça da Bandeira. Foi doado à comunidade pelos Jovens Adventistas do Sétivo Dia, em 1990.

PRÉDIO DO CINEMA IMPERIAL

Fundado em 1935 por Luiz Frainer, chama a atenção por seu valor histórico.

IGREJA EVANGÉLICA

Foi a primeira igreja evangélica a ser construída na região Sul do Brasil, em 1851. Também era utilizada como escola pela comunidade evangélica. Em 1994, seu prédio foi escolhido como símbolo do Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Bom. Fica localizada na Av. Brasil, 2475.

CEMITÉRIO EVANGÉLICO

Construído em 1826. Nesse cemitério estão enterrados os primeiros alemães que chegaram no município. As lápides, com inscrições em alemão gótico, informam sobre aspectos culturais e religiosos do local.

IGREJA EVANGÉLICA DA TRINDADE

Com o objetivo de preservar o prédio histórico da Igreja, foi construída ao lado da antiga capela, a Igreja da Trindade, um prédio novo com espaços mais amplos para os cultos da comunidade.

IGREJA CATÓLICA SANTA TEREZINHA

Em 1930 foi lançada a pedra fundamental da Capela que tem pinturas do Irmãos Nilo. Este irmão marista, por ser daltônico, realizou as pinturas nas paredes internas, através de um sistema de números que lhe indicavam as cores escolhidas.

IGREJA DA PAZ

No bairro central, é a segunda Igreja Luterana mais antiga do Brasil.

PORTO BLOS

Local, nas margens do Rio dos Sinos, utilizado pelos troperios como ponto de repouso. Neste espaço os barcos e lanchões costumavam ancorar. Através dele realizavam as trocas comerciais com Porto Alegre.

ROTEIRO ARQUITETÔNICO

Campo Bom é um espaço atraente, procurado por muitas pessoas que desejam manter o contato com a natureza próximo dos centros urbanos e conhecer arquitetura local que conta um pouco de sua história, através de 31 propriedades.

ARTESANATO

O município é conhecido pela sua técnica e criatividade em objetos para os lares e escritórios. O artesanto em cerâmica feito com o barro retirado da beira do Rio dos Sinos encanta quem chega. Flores, folhas, sementes e madeira são outros elementos retirados da natureza local e que incrementam e embelezam ainda mais os produtos criados pelos profissionais da Associação Cerâmica da Barrinha. Mais do que conhecer a inspiração de cada um dos artesãos, o grande atrativo do passeio é a possibilidade de conferir de perto todo o processo de fabricação, como a extração do barro e da argila. Informações com a Prefeitura Municipal.

CICLOVIA

Com um total de 18Km de extensão é considerada a primeira na América Latina. Possui um anel que circunda o centro da cidade com 7.200 metros de extensão.

PARCÃO

(Parque Municipal da Integração). Localizado na Av. dos Municípios, próximo ao centro da cidade. Oferece a Casa dos Escoteiros, quadra de areia, cancha de bocha.

PRAÇA JOÃO BLOS

Inicialmente chamava-se Praça Campo Bom. Mais tarde, em homenagem à família que doou as terras, passou a chamar-se João Blos. Em 1988 recebeu remodelação paisagística, tornando-se um atrativo para visitação.

SOCIEDADE 15 DE NOVEMBRO

Em 1893 foi fundada a Sociedade Atiradores, atual Clube 15 de Novembro. Construída em estilo eclético nas primeiras décadas do século XX, ao redor dos anos 30, está perfeitamente restaurada, e faz parte do patrimônio histórico.

 

 

 

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Campo Bom

hspace=0 [email protected]

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.campobom.famurs.com.br

hspace=0 fone: (51) 3598.8600 - fax (51) 3597.8600

Serviço de Informação ao Turista: Fone/fax: (51)3598-8600
E-mail: [email protected]
Homepage: www.campobom.famurs.com.br

 

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - fone: (51) 3598-1300

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - fone: (51) 3597-1621

 

 

 

 


ESTÁDIO ESPORTE CLUBE 15 DE NOVEMBRO

Em 1911 os operários da empresa Vetter & Irmãos fundaram o Esporte Clube 15 de Novembro. Os jogos ocorriam em um potreiro no Morro das Pulgas. Os próprios atletas custeavam suas despesas com uniformes e excursões. Para jogar em Lomba Grande viajavam a cavalo passando por São leopoldo ou pelo Passo da Cruz, em Sapiranga.

CHAMINÉ

A chaminé fazia parte de uma antiga fábica de cerâmicas da região, chamada São Geraldo, onde eram produzidos canos de barro utilizados nas tubulações.

PARQUE DÉLCIO AFONSO LAUER

Possui estrutura organizada de brinquesdos para as crianças feitos em madeira, coreto e outros espaços utilizados pela comunidade local.

ROTA CAMINHOS DO VALE

Rota formatada pelo SEBRAE que une 6 municípios pertencentes à Região Turística vale do Rio dos Sinos.
Municípios Participantes: Campo Bom, Dois Irmãos, Igrejinha, Ivoti, Novo Hamburgo (Lomba Grande) e Sapiranga.

 

BR 116, RS 239

Comentários de Campo Bom

Ouço falar muito, e de bem, é uma cidade limpa, esse ponto adorei,o clima é bom, me falam que é linda tbem, tebho curiosidade de conhecer,o povo desta cidade esta de parabens, .......
Por: ana janete

gostaria muito de conhecer a cidade pois tenho uma irma que esta morando ai mas naa sei nem a onde a cidade e grande
Por: janete marques de souza

Campo Bom é uma das cidades mais organizadas e bonitas do Vale do Sinos. Vale a pena tirar uma tarde de sábado ou domingo para passear na cidade e conhecer os pontos turísticos, bem como, colocar um tênis e dar uma caminhada ao longo da primeira ciclovia do Brasil. venha conferir
Por: Débora Maria Kehl Trierweiler

cidade maravilhosa com excelente infraestrutura preparada para receber milhares de visitantes...natal da integração é tudo de bom os melhores shows do sul do estado... tudo grátis..parabéns campo bom
Por: marciano

A cidade de Campo Bom está linda,vejo que tem uma bos infra-estrutura.Ao ver as imagens de Campo Bom fiquei encantada c/ a arquitetura e principalmente a limpeza da cidade. Sou moradora de Belo Horizonte MG e á próxima cidade q/ pretendo conhecer é Campo Bom. Quero também parabenizar ao prefeito eleito e toda sua equipe por cuidarem tão bem desta cidade. Parabéns á todos os moradores . Abraços e até breve....
Por: Rosiley Gonçalves da Silva

Conheço vários lugares do Brasil, mas para se morar nada melhor que Campo Bom, limpa, moderna, perto de tudo, clima agradável e excelente infraestrutura!
Por: Igor

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Campo Bom
Fundação:
1959
Altitude:
29m
População:
52.068 habitantes
Área:
59,9km²
Densidade Demográfica:
869,25hab/km²
CEP:
93700-000

Envie seu comentário sobre Campo Bom

banner