Camaquã

Camaquã-RS
banner

Bem-vindo a Camaquã!

banner

As melhores pousadas em Camaquã podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Camaquã, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1864. A localidade está em uma altitude de 39m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 58.897 habitantes. A área total de Camaquã é de 1.683,2km², e sua densidade demográfica é de 34,99hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Camaquã-RS é 96180-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Camaquã

Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

Microrregião Centro Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem do povoamento remonta a 1763, quando casais açorianos dirigem-se para o sul, findando fazendas e charqueadas. Sua história, no entanto, tem início em 1815, com a criação da Capela Curada de São João Batista, em terreno doado por Joaquim Gonçalves da Silva, pai de Bento Gonçalves. O povoado se desenvolveu às margens do Arroio Duro,sendo em 1854 elevado à categoria de Freguesia. Através da Lei Provincial nº 569, de 19 de abril de 1864, era criado o município de São João Batista de Camaquã.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

19 de Abril

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 116

Distâncias

122 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

FORTE ZECA NETTO

Abriga a Biblioteca Pública Municipal, o Museu Municipal Divino Alziro Beckel e a Secretaria Municipal da Cultura. É referencial da história do município, serviu de residência ao legendário General José Antônio Netto, líder revolucionário das lutas entre libertadores e chimangos de 1893 a 1923. Informações fone (51) 3671-5288.

MUSEU MUNICIPAL DIVINO ALZIRO BECKEL

Acervo com material relativo ao General Zeca Netto, Revolução de 1923 e objetos doados pela comunidade. Rua General Zeca Netto, 20 - Jardim do Forte  fone: (51) 3671-5288 ramal 37 de terça a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h30min.

CAMINHO FARROUPILHA

A Costa Doce, uma das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, constituída por um complexo lagunar que inclui o Lago Guaíba, o Rio Camaquã, o Canal São Gonçalo e as Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, foi cenário do principal acontecimento político-militar do Rio Grande do Sul, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Prédios e sítios em Guaíba, Camaquã, São Lourenço, Cristal, Piratini, Pelotas, Rio Grande e José do Norte são testemunhas da riqueza gerada pela indústria do charque, motivo básico do conflito, e de episódios dos combates entre farroupilhas e os soldados do Império do Brasil. Figuras como Bento Gonçalves, Gomes Jardim, Domingos José de Almeida, Corte Real, Onofre Pires, David Canabarro, General Netto, Giuseppe e Anita Garibaldi, Joaquim Teixeira Nunes e seus Lanceiros Negros, John Griggs, Caxias e Grenfell estão presentes na cultura e na memória.

CASCATA DÁGUA GRANDE
 
É uma cachoeira com queda dágua natural, cercada por vegetação nativa, tendo à frente a reserva indígena dos guaranis. Para visitação é necessário e agendamento. Localiza-se em Santa Auta, 5º Distrito. Informações fones: (51) 9984-2289 e 9984-8449.

BARRAGEM ARROIO DURO

Reservatório artificial de água, cercado por mata nativa e floresta de pinos. Funciona diariamente a partir das 8h. Informações fone: (51) 3671-4433 ramal 46.
 
COMPLEXO POLIESPORTIVO RUY DE CASTRO NETTO - PRAINHA

Localizado no bairro Jardim do Forte. Contém um lago artificial, uma raia de 600m própria para a prática de esportes. Funciona diariamente a partir das 8h. Informações fone: (51) 3671-4433 ramal 46.

FAZENDA DA FIGUEIRA

Casa de fazenda construída em 1795, durante dez anos serviu como Quartel Genral da Revolução Farroupilha. Cercada por mata nativa. Propriedade particular da Sra. Maria Berta. Para visitação, é ecessário agendamento. Informações pelos fones (51) 3335-1862 e 9981-6489.

CAMINHO FARROUPILHA, CULTURA E TRADIÇÃO GAÚCHA

A Costa Doce e o Pampa Gaúcho, duas das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, foram cenários do principal acontecimento político-militar do Sul do Brasil, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Reunindo cultura, belas paisagens e diversão, a Costa Doce e o Pampa Gaúcho oferecem um passeio único com seus visitantes: um roteiro integrado que fará o visitante se emocionar pela saga farroupilha.
No roteiro as estâncias, museus e charqueadas abrem as portas para receber os turistas, oferecendo passeios temáticos, a vivência nas lidas campeiras e, principalmente, o acesso a informação de dados sobre a história do Rio Grande do Sul. 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Camaquã

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (51) 3671-7200 - Fax: (51) 3671-4266

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51) 3692-1804 - Fax: (51) 3671-4266
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (51) 3671-4146/4400

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3671-1404

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.camaqua.rs.gov.br

             www.camaqua.famurs.com.br

Comentários de Camaquã

O de melhor na cidade de camaquã é a praça central e suas lojas que sao uma maravilha sao diversas das roupas caras as baratas alem da vista incrivel da igreja
Por: Paula

quero ver fotos da cidade de camaquã.porque gosto muito da cidade.
Por: Adão Leal

uma cidade maravilhosa..um lugar tranquilo para passear e descançar e diversão a noite pra quem gosta de sair e faser festas!!
Por: eliane

Oi, conheço e moro lá! tenho amor por Camaquã! é um ótimo lugar para se viver!!! Um lugar de belezas sem fim, de gente amiga e acolhedora!!! Venha conhecer que vc tbm vai gostar!
Por: Claudiani Jaskulski

conheço camaquã uma cidade maravilhosa,,morei muitos anos nela . e sinto muita saudades déla
Por: sabrina gorziza

sou paulista , militar ,45 ano ,estava pesquisando belas cidades do sul que tenha acima de 50 mil hab. encontrei esat linda cidade ,tenho planos de visita-lá no fim do ano quando saio de ferias , o que mais me atraiu foi que o poder publico , bem como o povo em geral preserva seu passado , nao destruindo as reliquias , ou melhor a memoria de uma cidade que representa a identidade de um povo lutados .so gostaria que tivesse mais fotos de industrias e outras lojas , comercial , pretendo visitar pois tenho interesse de ir morar no sul do brasil .
Por: augusto

Nasci em Camaqua, e mesmo não estando mais morando ai tenho ótimas recordações desta cidade tão hospitaleira e cercada de grandes belezas naturais. Vale a pena conhecer!
Por: Paulo Roberto de Souza Braga

Amo esta cidade!!!tranquila...aqui encontramos tambem uma das melhores festas todos os anos,o tradicional BAILÔCO!festa a fantasia,este ano tivemos a presença do ilustre Sidney Magal!!não deixem de prestigiar!!!
Por: Lisiane Machado Flores

achei tudo muito lindo ainda não conheco a cidade. mas pelo que vi amei .
Por: Amanda

Conheci essa cidade linda na virada do ano, foi o melhor passei que ja tive, nao tem como escolher qual parte de cidade e mais linda, conheci a antiga mina que esta desativada, a pedra da crus, as casas historicas a barragem com aquela prainha linda, enfim nao tem como decidir qual parte do passeio foi mais lindo, pois acidade inteira e maravilhosa.
Por: caroline

poco que eu vi entereso encontrar uma aria rural para comprar de vinte e equitarias que tem boms assesos e fovoravel as escolas
Por: lenir margarete garcia luiz

Cidade linda com pessoas educadas!!! Não tem como não se apaixonar por esta terra... Sou de Barra do Ribeiro, mas sempre que posso visito Camaquã! Boas lembranças....
Por: Denise Souza

é que eu ja morei em camaquã e estou com muita saldade dai
Por: kerolyn paola nunes leal

eu me lembro de momentos lindos que eu passei ai e que eu nunca vou me esquecer . adoooooooooooro camaquã tenho muitas amigas ai
Por: kerolyn paola nunes leal

camaquã é uma cidade linda, de gente honesta e guerreira, Camaquã é uma bela querencia acolhedora de todos os gaúchos e todo o povo... é um lugar pra viver
Por: victória wiatroski

já visitei camaquã adorei conhecer os casaraõs antigos
Por: elissandra delgado dutra

sou de camaqua estou fora amais de16 anos gosto de tudo ai
Por: mauro sergio v medeiros

sou de camaqua estou fora a 16 anos mais gostaria de voltar a morar ai
Por: mauro sergio v medeiros

nao conheço camquã mas por foto a cidadi é linda adoreiiiii ????
Por: adriana

Sou de Mostardas, conheço e faz tempo que não visito a bela Camaquã! Tenho parentes no município, e pretendo montar um sítio hotel em breve!
Por: Michele Jacobsen

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Camaquã
Fundação:
1864
Altitude:
39m
População:
58.897 habitantes
Área:
1.683,2km²
Densidade Demográfica:
34,99hab/km²
CEP:
96180-000

Envie seu comentário sobre Camaquã

banner